Neste domingo (2), já na reta final do Processo de Eleição Direta do PT em São Luís, o vereador Honorato Fernandes (PT), que encabeça a chapa “Unidade para Renovar”, promoveu um grande encontro com o objetivo de reunir com os integrantes e apoiadores da sua candidatura à presidência do Diretório Municipal do PT em São Luís.
Realizada no Espaço Baluart, a confraternização contou com a presença de filiados, militantes petistas e de alguns companheiros de legislatura do vereador Honorato, como os vereadores Sá Marques (PHS), Raimundo Penha (PDT), César Bombeiro (PSD) e Joãozinho Freitas (PTB).
Na ocasião, o candidato da chapa, que conta com o apoio de diversas tendências da legenda, destacou que o objetivo do grupo é trazer a unidade do PT, para resgatar o espírito de militância e reorganizar o partido.
“Nossa chapa é formada por vários companheiros de diversas forças do PT que querem escrever uma nova história para o partido. Nosso objetivo é fortalecer o PT, para que a nossa militancia volte a participar ativamenente das acoes do Partido”, afirmou Honorato, reforçando a necessidade de defesa dos ideais que norteiam a ideologia petista, tendo em vista a atual conjuntura política, marcada pela ameaça de direitos, sobretudo, da classe trabalhadora, segundo ele.
“Neste momento de ataques ao nosso projeto e aos direitos da classe trabalhadora, precisamos de unidade para juntos lutarmos em defesa do legado dos governos Lula e Dilma, da história do PT, do respeito à constituição e ao estado democrático de direito”, disse.
Representando parte da juventude petista, o militante Márcio Brito, cuja base de militância é formada em sua maioria por jovens e mulheres, ratificou o apoio à Honorato. “Estou aqui para reforçar o meu apoio à candidatura de Honorato e dizer que, no dia 09 de abril, toda minha base de militantes estará à disposição da chapa, votando e trazendo votos para a chapa Unidade para Renovar”, declarou o militante petista.
O fortalecimento do partido através da unidade também foi um anseio pontuado pelo Presidente do Sindicato dos Comerciários, Osvaldo Muller, que disse encontrar na candidatura de Honorato a alternativa para que isso ocorra. “Meu desejo e projeto é fortalecer o nosso Partido dos Trabalhadores, pois eu acredito que a unidade e a transformação vão vencer, por isso que eu apoio o companheiro Honorato Fernandes para presidente do PT de São Luís”, destacou o sindicalista.
A possibilidade de aproximação das bases, de reenergizamento da militância foram os pontos citados por Cecilia Amin, membro da Comissão de Justiça e Paz de São Luís, para justificar o apoio à candidatura de Honorato.
“O PT precisa se reaproximar das bases, estar nos bairros e nas organizações sociais. Vejo no vereador Honorato Fernandes essa possibilidade de revitalização, de interlocução com a sociedade, de animar a militância para defender a política como a arte de promover o bem comum. Honorato Fernandes à frente do Diretório Municipal de São Luís é a melhor opção para fazer o PT voltar a ter vida”, disse.
A eleição do PED acontece no próximo domingo (9).