Que show da Seleção Brasileira em Montividéu. A partida perfeita da Seleção, entra para o rool dos grandes jogos no futebol mundial.
Diante de 50 mil torcedores que lotaram o Estádio Centenário, o time comandado pelo técnico Tite deu um chocolate no Uruguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia. O adversário tinha vencido todos os jogos em casa.
Foi a sétima vitória do Brasil com Tite nas Eliminatórias e a quarta vitória fora de casa.
O Brasil saiu perdendo quando Marcelo fez uma bobagem e Alisson teve que cometer pênalti em Cavani. O artilheiro uruguaio cobrou e fez 1 a 0.
A partir daí foi uma aula de futebol. Paulinho marcou três vezes e Neymar completou a goleada com um golaço.
Com a vitória, o Brasil segue na liderança e pertinho da classificação com 30 pontos e volta a jogar na terça-feira (28), na Arena Corinthians, em Sâo Paulo, contra o Paraguai.
O deputado Eduardo Braide apresentou, na manhã desta quinta-feira (23), à Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís “Ilha Literária”, o Programa Estadual de Doação de Livros Didáticos e Paradidáticos, criado por meio da Lei 10.449/2016, de autoria do parlamentar.
“A leitura é o maior bem que todo ser humano pode adquirir. É através da leitura que ganhamos conhecimento, que podemos compreender o que o outro precisa. É como podemos formar um cidadão”, disse o deputado.
A Lei 10.449/2016 possibilita aos alunos da rede estadual, o acesso ao mundo literário por meio de doações de livros realizadas por empresas. Com o programa estadual, as empresas que participarem como doadoras poderão receber o selo “Empresa Amiga da Leitura”, servindo como incentivo à boa prática.
Ainda em sua fala, Eduardo Braide justificou o motivo que o levou a criar a Lei 10.449/2016.
“Pesquisas do mundo todo mostram que crianças e adolescentes que leem e têm contato com a literatura desde cedo, aprendem melhor, pronunciam melhor as palavras e, de modo geral, se comunicam melhor. Contrapondo esse cenário, vi uma pesquisa divulgada pelo Jornal da Globo, em que 70% dos entrevistados não leram um livro sequer durante um ano inteiro. Essa é uma situação lamentável, que precisa ter um reforço nas nossas escolas, especialmente, com as nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
Realizadora do seminário, a Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís “Ilha Literária” é um espaço de discussão e organização de fomento a leitura na capital, com polos nos bairros Cidade Operária e Coroadinho, totalizando 16 bibliotecas comunitárias.
“Estamos ampliando e fortalecendo cada vez mais nossas ações na área socioassistencial, o que nos tem possibilitado resgatar muitas de nossas crianças que passavam por situações degradantes ocasionadas pelas mais diversas formas de violência, como o trabalho infantil, por exemplo”, afirmou o prefeito Edivaldo, durante visita realizada na manhã desta quinta-feira (23), à Casa do Bairro, equipamento social da Prefeitura de São Luís, localizada no Centro Histórico. O gestor, que estava acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e do vice-prefeito Julio Pinheiro, foi ver de perto as ações realizadas na instituição.
A Casa do Bairro congrega ações sociais executadas pela Prefeitura em atenção às crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade e risco social. Estas práticas colocaram São Luís entre as onze cidades brasileiras, destas três capitais, na qual a Organização Internacional do Trabalho (OIT) está realizando levantamento das ações de enfrentamento para erradicação do trabalho infantil.
O reconhecimento atribuído ao município de São é devido ao desenvolvimento, com êxito, das ‘Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti)’, na capital. “A menção positiva desse importante organismo internacional nos impulsiona e estimula ainda mais a trabalhar pelo social em nosso município, na busca pela proteção de nossas crianças e adolescentes, para que elas tenham uma vida mais digna”, frisou o prefeito Edivaldo.
A titular da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semcas), Andreia Lauande, destacou que além de criar a Casa do Bairro, a Prefeitura de São Luís resgatou e revitalizou outros projetos socioassistenciais da capital, como o Circo Escola – que estava com suas atividades paralisadas – e o Centro de Convivência da Vila Luizão.
“Além dessas instituições, temos outras 60 entidades conveniadas com o município, todas referenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que também executam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Muitas das ações ali desenvolvidas são destinadas ao enfrentamento do trabalho infantil, o que revela que a gestão do prefeito Edivaldo muito tem feito para combater essa prática criminosa em nossa cidade, mas trabalhamos para avançar ainda mais na área”, observou Andreia Lauande.
O deputado estadual Léo Cunha (PSC) ocupou a tribuna durante sessão plenária, na manhã desta quinta-feira (23), para solicitar ao governador Flávio Dino (PCdoB) a inclusão de municípios no programa “Mutirão Rua Digna” do Governo Estadual.
A ação tem o objetivo de melhorar vias urbanas com a realização de pequenos serviços e reparos, além de gerar emprego e renda nas comunidades atendidas.
A indicação pede a inclusão de bairros, povoados e ruas mais carentes dos municípios de Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene, Montes Altos, Sítio Novo, Campestre, Porto Franco, Estreito, Lajeado Novo, Carolina, Balsas, São Pedro dos Crentes, João Lisboa, Senador La Rocque, Buritirana, Amarante, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Açailândia, Itinga, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Paulo Ramos, Pastos Bons e Grajaú para que sejam beneficiados pelo programa com recursos garantidos pelo Governo.
O projeto contempla as ruas da sede e povoados com indicadores sociais insatisfatórios, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população e redução das desigualdades sociais.
Entre os serviços realizados estão a pavimentação das ruas, reparo de imperfeições, colocação de bloquetes, terraplanagem e serviços complementares de infraestrutura com drenagem superficial (meio fio, sarjeta e calçada).
“Esses municípios têm muitos bairros e ruas carentes e precisam realmente deste mutirão. Deixo aqui o meu clamor ao governador Flávio Dino”, solicitou o deputado Léo Cunha.
O programa também busca estimular o comércio de bens e serviços, movimentar a economia e abrir oportunidades de trabalho, para o parlamentar, esses requisitos são primordiais para a inclusão desses e de outros municípios. “Peço ao governador que expanda esse projeto para que possa atingir outras cidades do maranhão”, finalizou.
O Sampaio ainda não se manifestou sobre a possível irregularidade do goleiro Jean, na partida contra o Imperatriz e que pode custar a perda de quatro pontos na classificação geral da competição.
O caso é o seguinte. Jean estava aquecendo ontem para a partida contra o Sport quando a chegou a informação de que o contrato do jogador havia acabado na sexta-feira (17). O jeito foi anunciar uma possível contusão e Jean retirado do jogo, tanto é que o titular foi Wanderson e o Sampaio sequer teve goleiro reserva.
Com isso, foram verificar que Jean chegou a ficar no banco de reservas contra o imperatriz no domingo e esta seria a irregularidade.
Se confirmada a informação é o cúmulo do absurdo um time profissional com a história e a tradição do Sampaio lançar um atleta sem contrato. Nem quero acreditar, pois seria amadorismo demais.
Vale lembrar que há dois anos, o Sampaio dançou na Copa do Nordeste por lançar o volante Curuca, também de forma irregular.
Se for isso realmente é mita falta de profissionalismo mais uma vez no Sampaio. É hora de repensar sobre tudo que vem acontecendo no Mais Querido. Lamentável!!!!
Mas vamos esperar o clube se posicionar para ver se existe mesmo a irregularidade.
Em tempo, o site do clube anuncia a volta do atacante Pimentinha e a contratação do volante Marcílio que está no Santa Cruz-PE.
E quem também pode retornar é o atacante Edgar, atualmente no Remo.
O deputado estadual Sousa Neto (PROS) voltou a denunciar, nesta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa, que o governador Flávio Dino (PCdoB) está descumprindo decisão judicial que determina que 112 candidatos refaçam a prova de redação do concurso público para Agente Penitenciário do Maranhão.
“O Governador Flavio Dino desobedece uma determinação judicial e vai endividar o Estado para pagar débito de multa judicial, quando esse dinheiro deveria estar sendo empregado em vários setores em benefício da população”, disparou Sousa.
No ano passado, ele já havia tratado do assunto na Tribuna, onde mostrou sua indignação com a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB). “Subi à tribuna, mais uma vez, para denunciar o abuso que aconteceu no concurso dos agentes penitenciários, realizado pela FUNCAB, que eliminou 112 do 448 aprovados na prova objetiva, argumentando que esses candidatos haviam fugido do tema da redação”.
Em seu pronunciamento, o parlamentar apresentou documento em que comprova o erro cometido pela empresa, contratada pela Secretaria de Estado da Administração (SEAP), para organizar o certame. “Essa fundação, antes de avaliar os candidatos, deveria ter avaliado sua própria conduta, quando contrariou o edital do concurso. Como eles poderiam fugir ao tema em uma prova discursiva sem tema? Trago aqui o enunciado da prova de redação em que faltou o tema, falha grave, cometida pela banca examinadora”.
O item 9.1.2 do Edital 001/2016/SEGEP/MA, que regia o processo seletivo, diz que ‘A prova discursiva consistirá em redação de texto dissertativo, sobre tema a ser enunciado no caderno de questões’. “Mesmo diante da minha cobrança e de ser consciente não ter cumprido com as normas do edital, a fundação preferiu manter o erro e deixar de fora os candidatos que foram ilegalmente eliminados do concurso”, pontuou a parlamentar.
Sousa foi procurado, pela segunda vez, por um grupo de candidatos. Eles alegam estarem sendo penalizados pelo governo Flávio Dino. “Um grupo de candidatos esteve em meu gabinete para buscar meu apoio, mais uma vez, para falar do caso, já que eles foram eliminados de maneira injusta do concurso, e conseguiram, judicialmente, o direito de fazer novamente a etapa da redação. A Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão também já se manifestou favorável aos proponentes”, informou.
Desde o ano passado, já são pelo menos três decisões favoráveis concedidas pela Vara da Fazenda Pública, e as multas aplicadas para o Estado estão crescendo a cada dia, podendo atingir valores exorbitantes. “A Justiça Maranhense reconheceu o erro cometido pela FUNCAB e determinou uma multa diária no valor de R$1 mil a R$ 1.500,00, caso não fosse refeita a prova para esses candidatos. E até agora, nada”, enfatizou.
O deputado deve solicitar informações ao governo para a contratação, por dispensa de licitação, da referida empresa.
O prefeito de Codó, Francisco Nagib e o o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão inauguraram no último dia (17), o Centro de Ensino Raimundo Pinheiro Pires, a tão sonhada escola de ensino médio do Distrito Km 17. Na cerimônia de inauguração estavam presentes a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira, secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, a secretária Municipal de Educação, Deuzimar Serra, a diretora regional de Educação, Fátima Falcão, o deputado Estadual, Cesar Pires, o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim, secretários de governo e vereadores.
Instalada na área do antigo posto de abastecimento do Km 17, a nova unidade escolar é a realização de um sonho antigo da comunidade. O Centro de Ensino Raimundo Pinheiro Pires possui seis amplas salas de aula, dispõe de secretária, sala de professores, laboratório de informática, espaço para biblioteca, área de recreação, quadra poliesportiva e atenderá cerca de 300 alunos do Km 17 e de povoados vizinhos.
“A escola atenderá ao ensino médio e também ao fundamental. Já são nove turmas iniciando imediatamente. Com previsão para EJA e expansão, para que as crianças e jovens do Km 17 não precisem se deslocar a grandes distâncias em busca de conhecimento e crescimento. Quero destacar o esforço de todas a lideranças políticas da região, do ex-prefeito Zito Rolim, do Prefeito Francisco Nagib e do Governador Flávio Dino, que juntos entregam esse presente a toda comunidade”, declarou o Secretário Felipe Camarão.
O prefeito Francisco Nagib parabenizou toda comunidade do Km 17 e falou que, além de outros avanços, o dia estava especialmente celebrando conquistas para educação.
“Hoje estamos vivendo um dia de muita alegria. Um dia que eu agradeço a Deus. Um grande momento, em especial para educação, pois hoje no início da manhã, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em conjunto com o Governo do Estado, começou a distribuição de mais de cinco mil cartões do programa Bolsa Escola. Agora, em mais uma parceria entre o Município de Codó e o Governo do Maranhão, estamos aqui com todos vocês entregando este grande presente a população do Km 17 e comunidades vizinhas, uma escola de ensino médio, nova em folha e pronta para receber nossos estudantes. Parabéns a todos. Viva nossos estudantes, viva o Maranhão, viva Codó e viva o Km 17!”, finalizou o prefeito
O vereador Honorato Fernandes (PT) esteve reunido, com o Secretário de Trânsito e Transporte de São Luís, Canindé Barros. Na ocasião, o parlamentar tratou com o secretário sobre questões relacionadas ao ordenamento do trânsito nos bairros do São Francisco, Renascença I e II, além de outros assuntos que envolvem o sistema de transporte da cidade, como licitação, consórcios, funcionamento dos terminais, sistema de monitoramento, e climatização dos coletivos.
De acordo com o vereador, a iniciativa de procurar o secretário para discutir pontos referentes ao ordenamento do trânsito no bairro do Renascença se deu após ouvir inúmeros relatos de dificuldade de tráfego na rua Mitra, situada próxima ao Bob’s e a Escola Crescimento. “Segundo os relatos que me foram feitos, o tráfego conturbado tem gerado várias colisões na região”, afirmou Honorato.
Após expôr o problema ao secretário, uma equipe técnica da secretaria foi encaminhada ao local para verificar as dificuldades apontadas. Constatado o problema, o secretário Canindé Barros garantiu que “uma intervenção será realizada, de modo que o fluxo da via passará a transcorrer em sentido único”, assegurou Canindé.
Além do ordenamento do trânsito, o vereador e o secretário discutiram outros temas que envolvem o sistema de transporte da cidade, como licitação, consórcios, sistema de monitoramento, climatização dos coletivos, implantação de redes Wi-Fi e de um sistema de alerta de emergência nos coletivos.
Dentre as novidades ressaltadas pelo secretário da SMTT, estão as medidas que visam a melhoria da segurança e comodidade dos usuários, cuja implantação já está em curso, ou prevista para curto prazo, segundo ele.
“Estamos trabalhando na implantação de medidas que visam o aprimoramento do serviço do nosso sistema de transporte. Já está em processo de avaliação um sistema de alerta de emergência, que poderá ser acionado pelos usuários em situações de risco. E dentro de pouco tempo, os usuários já terão também acesso à rede Wi-Fi nos coletivos”, disse o secretário.
O vexame da desclassificação no primeiro turno do Campeonato Maranhense, além da eliminação na Copa do Brasil e Copa do Nordeste mostrou a fragilidade do time do Moto e dá sinais de que com esse elenco que está ai os resultados não virão de forma alguma.
O técnico Marcelo Vilar terá muito trabalho para arrumar a casa e mostrar que verdadeiramente pode fazer o time evoluir, pois até agora vimos lampejos disso no jogo com o Fortaleza e nada mais. Vilar é mesmo o técnico que o Moto precisava? Ele é ainda tem condições de mudar o quadro? São perguntas que a diretoria e o treinador devem buscar resposta.
Paralelo a isso, a direção precisa melhorar as condições de trabalho e qualificar melhor o elenco, mas isso deve acontecer o quanto antes, afinal os times só terão que contratar até o início do 2º turno do Campeonato Maranhense.
Além da fragilidade do elenco, o que também causa espanto é a demonstração de falta de comprometimento visível em campo. Poucos são os jogadores que brigam em campo e mostram vontade de jogar.
Os laterais não marcam, Tote vacila demais na marcação. Lorran e Chico Bala não conseguem dar segurança na esquerda. Os zagueiros não se entendem e fazem muitas besteiras. Até mesmo o novato Laerte já mostrou que é do nível dos que estavam e cometeu falhas infantis em apenas dois jogos.
Mesmo quando jogava com três volantes, o Moto perdia a bola no meio-campo e errava muitos passes. Com apenas dois, o problema continua. Apenas Felipe Dias demonstra vontade de jogar. Marcos Paulo é aquele bom jogador na bola parada. Válber escolhe quando e onde quer jogar. Jogador assim não serve para clube algum.
O ataque do Moto não faz mal a ninguém. Merece registro apenas a doação de Tony Galego que ao lado de Ruan e Felipe Dias são os que se salvam até aqui.
O Moto tem que reagir rápido e buscar pelo menos seis jogadores “de qualidade” se quiser de fato começar a ter os resultados positivos ou do contrário vai chegar à Série C e continuar como caixão de pancadas.
Para a deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA), o projeto que regulamenta a terceirização e o trabalho temporário (PL 4302/98) pode trazer consequências danosas aos empregados brasileiros. A proposta foi aprovada na noite desta quarta-feira (22) pelo plenário da Câmara, com voto contrário da parlamentar maranhense.
Na opinião de Eliziane, caso sancionado o texto que permite a terceirização em todas as atividades de uma empresa, a formalização do trabalho poderá estar sob ameaça.
O projeto também regulamenta aspectos do trabalho temporário, aumentando de três para nove meses o tempo máximo de sua duração. “Causa-nos muita preocupação o fato desta matéria representar risco para o emprego formal. A partir deste projeto, não há nenhuma garantia de estabilidade do emprego. E todos sabem que o valor dos salários vai cair substancialmente, já que as terceirizadas pagam a seus funcionários uma remuneração bem menor do que os valores que recebem dos seus contratantes”, disse a deputada maranhense.
Eliziane Gama também está preocupada com as consequências desta proposta para o serviço público. A medida prevê que a contratação terceirizada seja feita sem restrições, inclusive na administração pública.
Para ela, as regras só serão boas para o empresariado. “Talvez, o concurso público sofra uma grande punhalada com a terceirização nos moldes aprovados pela Câmara. Abre-se mais uma oportunidade para não se contratar funcionários públicos, por meio de processos universais e isentos. Basta a instituição pública terceirizar tais serviços”, acrescentou a parlamentar.