Cordino e Maranhão garantiram neste sábado (18), vaga na semifinal do primeiro turno do Campeonato Maranhense. As duas equipes venceram seus jogos pela última rodada da fase de classificação.
Em São Luís, o Maranhão levou a melhor no clássico contra o Moto por 2 a 1 e ficou com a segunda colocação no Grupo B. A partida marcou a reabertura do estádio Nhozinho Santos.
Os gols do MAC foram marcados no primeiro tempo por Gabriel e Naoh aproveitando mais uma vez os vacilos da defesa rubro-negra. Para o Moto descontou Vinícius Paquetá.
Com o resultado, o MAC enfrenta o Imperatriz em jogo único na semifinal. A partida será no Frei Epifânio D’Abadia e o Imperatriz leva a vantagem do empate.
Em Barrra do Corda, o Cordino fez 2 a 0, contra o Americano e garantiu a primeira colocação com 11 pontos, mas tem a vantagem nos critérios de desempate.
O adversário do Cordino na próxima fase será São José, Sampaio ou Santa Quintéria. O time de Barra do Corda terá a vantagem.
Jogos do domingo
16h – Sampaio x Imperatriz – Castelão
16h – São José x Santa Quitéria – Dário Santos
O prefeito, Luis Fernando, assinou na manhã desta sexta-feira (17), projeto de lei complementar que institui a Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual do município de São José de Ribamar. A assinatura ocorreu durante evento realizado no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IEMA, e contou com a presença do superintendente do Sebrae, João Martins.
Além de tornar legalizados os pequenos negócios que atualmente se mantem na informalidade, a proposição do projeto dispõe sobre a simplificação do processo de abertura e fechamento de empresas, preferencia nas aquisições de bens e serviços pelo poder público, desenvolvimento de ações voltadas à educação empreendedora, bem como incentivo à geração de empregos e ao associativismo.
Após a aprovação da lei, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, vai mapear as microempresas do município e a real situação de cada uma. De acordo com o superintendente do Sebrae, João Martins, essa será uma importante etapa na parceria Prefeitura/Sebrae para a política de assistência aos pequenos empreendedores locais.
“Ribamar está passando por um momento especial e a parceria do Sebrae com a Prefeitura é de extrema importância para explorar o potencial econômico do município. A lei é essencial para desenvolvermos ainda mais o município e abrir espaço para o crescimento das pequenas empresas, a gestão do prefeito Luis Fernando é conhecida em todo o maranhão como uma marca de gestão publica, portanto essa parceria terá grandes resultados”, destacou João Martins.
Para o prefeito Luís Fernando, o projeto também vem fomentar o desenvolvimento dos pequenos empreendedores locais, “após sancionada, a Lei Geral só vai trazer benefícios para nossa cidade. A lei é um marco na nossa história, além de estimular o setor, também vai aquecer consideravelmente a economia de Ribamar”, comemorou o Prefeito.
O projeto de lei agora será encaminhado para a Câmara Municipal e deverá ser votado pelos vereadores nos próximos dias.
O Procon do Maranhão divulgou uma lista com as empresas que tiveram mais reclamações no estado em 2016. O levantamento tem o objetivo de ajudar os consumidores a escolherem uma empresa para prestação de serviços ou compra de produtos.
A lista contém as 10 empresas mais acionadas no período entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2016 e os dados são do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).
A Oi Fixo e a Oi Móvel encabeçam a lista pelo terceiro ano consecutivo, com, respectivamente, 223 e 194 reclamações fundamentadas. A Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), SKY e Caixa Econômica Federal subiram dois lugares cada, ocupando, respectivamente, a terceira, quarta e sexta colocação. A CAEMA registrou melhora em seus serviços, caindo do terceiro para o quinto lugar do ranking.
A administradora de cartões de crédito Bradescard mantém seu sétimo lugar no ranking pelo terceiro ano consecutivo, enquanto a Samsung e a Claro Fixo e TV figuram pela primeira vez em oitavo e décimo lugar, respectivamente. A CCE e a operadora Tim, que estavam no ranking de 2015, caíram posições suficientes para não entrar no ranking deste ano.
Cabe ressaltar que o ranking é baseado somente nas reclamações fundamentadas não atendidas, isto é, aquelas em que a análise das provas constatou as infrações. Para conferir as informações completas, basta acessar o site do Procon.
Confira abaixo o ranking das 10 empresas com mais reclamações em 2016:
1- Oi Fixo – 223
2- Oi Móvel – 194
3- CEMAR – 158
4- SKY – 84
5- CAEMA – 83
6- Caixa Econômica Federal – 60
7- Bradescard – 50
8- Samsung – 48
9- Claro Móvel – 47
10- Claro Fixo e TV – 41
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, o regime de urgência para oito projetos de lei relacionados a questões defendidas pela bancada feminina, entre eles dois projetos do deputado Weverton Rocha (PDT-MA): o que obriga a realização de exame de ecocardiograma fetal em gestantes e o que torna obrigatória a cobertura de teste sorológico para zika vírus por parte dos planos de saúde.
Em 2016, foram registrados 174.003 casos prováveis de febre pelo vírus da zika no Brasil e mais de 4,7 mil suspeitas de microcefalia associada à doença. Uma portaria do Ministério da Saúde determinou que os planos de saúde incluíssem em sua cobertura o teste do Zika vírus, mas a determinação não tem sido cumprida. O deputado quer que a força da lei garanta o caráter obrigatório à cobertura para testes de detecção de ZIKAV pelos planos de saúde para gestante, no âmbito do pré-natal, solicitado por médico.
Weverton também propõe que o ecocardiograma fetal passe a integrar o rol de exames obrigatórios a serem realizados nas gestantes, em todos os hospitais e maternidades públicos, segundo orientação da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualmente, o SUS oferece o exame apenas para gestantes em que o risco de malformação cardíaca do bebê é maior, como em diabéticas, hipertensas e mulheres que utilizam medicamentos, ou ainda quando há suspeita de alteração genética, como a Síndrome de Down. Fora desse grupo, o exame só é feito na rede particular e custa até R$ 600. “A inclusão desse exame no pré-natal pode salvar as vidas de muitas crianças, então temos que garantir também na rede pública, para que todas as mães tenham acesso”, explicou o deputado.
Com a urgência aprovada, os projetos aguardam agora para entrarem em pauta e serem votados no Plenário. “Esse é um novo desafio, mas dada a relevância do tema e o apoio que temos recebido do Brasil inteiro, acredito que vamos conseguir colocar para votação em breve”, afirmou Weverton.
Maranhão e Moto fazem hoje (18), às 15h45, o clássico decisivo pela fase de classificação do primeiro turno do Campeonato Maranhense e que marca também a reabertura do Estádio Nhozinho Santos que estava fechado há dois anos.
Após uma reforma rápida, o estádio será reaberto pela Prefeitura de São Luís e apenas o gramado ainda vai continuar passando por melhorias.
A partida entre Maranhão e Moto decide uma vaga na semifinal do primeiro turno. Com 10 ponto, o Moto quer a vitória para assegurar a primeira colocação no grupo B e a vantagem na próxima fase. Mas o time se classifica mesmo com o empate ou derrota, mas neste caso terá que torcer por uma derrota do Cordino para o Americano.
O MAC se classifica se vencer o clássico ou até com um empate, mas desde que o Cordino perca para o Americano em Barra do Corda, às 15h45.
No Moto, a novidade é o zagueiro Laerte que chegou e pode ser utilizado pelo técnico Marcelo Vilar. O MAC terá os meias Eloir e Zé Neto, além do atacante Gabriel que deve fazer a sua estreia no time atleticano.