Nossa memória está indo ao chão…

3comentários
Casarão abandonado na Rua do Sol ameaça desmoronar no Centro Histórico de São Luís

Uma parte da história de São Luís que está sendo apagada. Tudo isso na cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade.

Este casarão abandonado na Rua do Sol, no nosso Centro Histórico ameaça desmoronar colocando em risco a vida dos pedestres.

Em dezembro do ano passado um mapeamento foi realizado pela Defesa Civil de São Luís que constatou que dos 70 casarões que estavam ameaçados de desabar.

A situação ficou ainda mais grave nos últimos dias com as chuvas intensas e segundo os meteorologistas deve continuar por todo o primeiro trimestre do ano.

Que algo seja feito enquanto ainda é possível salvar o que resta de beleza arquitetônica no Centro Histórico.

Foto: Douglas Pinto

3 comentários »

CBF divulga tabela do Brasileirão

0comentário

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro Série A 2017.

O atual campeão, Palmeiras estreia na Arena Alianz Park contra o Vasco.

A primeira rodada terá jogos nos dias 13 e 14 de maio.

Veja os confrontos:

Fluminense x Santos
Flamengo x Atlético-MG
Palmeiras x Vasco
Corinthians x Chapecoense
Cruzeiro x São Paulo
Coritiba x Atlético-GO
Grêmio x Botafogo
Bahia x Atlético-PR
Ponte Preta x Sport
Avaí x Vitória

Também nesta segunda-feira, a CBF acabou com aquela história de venda de mando de campo. Assim, nenhuma equipe poderá deixar de jogar na sua cidade para ganhar dinheiro em outros estados.

Outra decisão tomada foi que a partir de 2018, nenhuma equipe da Sërie A poderá utilizar gramado sintético. Atualmente, o Atlético-PR utiliza grama sintética na Arena da Baixada.

sem comentário »

Wellington participa de reunião com Alckmin

0comentário
Deputado Wellington do Curso discute Pacto Federativo e a PEC 47 em reunião com Alckmin

Representando o Maranhão ao cumprir agenda parlamentar nacional, em ações na UNALE, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) esteve reunido com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. A reunião teve por objetivo abordar temas relevantes como o Pacto Federativo e a PEC 74, que trata da divisão das responsabilidades da União com as Assembleias Legislativas sobre questões como: direitos processuais, assistência social, trânsito, transporte, licitação e contratação, direitos agrários e outros.

Ainda durante a reunião, o deputado Wellington e o governador Alckmin trocaram ideias bem sucedidas nos estados, a exemplo de projetos voltados para a moradia, gestão da água, saneamento básico, desenvolvimento social e combate às drogas.

“Discutir sobre temas importantes como esses nos motivam mais ainda a desenvolver uma atividade na Assembleia Legislativa de qualidade. Inclusive, levamos agora para o Maranhão alguns projetos já implantados pelo governador de São Paulo. São ideias simples, mas que fazem a diferença na vida das pessoas.”, disse Wellington.

Participaram da reunião deputados estaduais representantes de quase todas as Assembleias Legislativas do Brasil, que fazem parte da Diretoria Executiva da UNALE e Comissões Especiais. Em relação ao Maranhão, além do deputado Wellington, esteve presente o também deputado estadual Rigo Teles (PV).

Foto: Divulgação

sem comentário »

Nagib e Camarão firmam parceria em Codó

0comentário
Município de Codó e Governo do Estado firmam acordos para melhorias na educação

O Governo do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Codó firmaram na sexta-feira (18) dois acordos de cooperação para melhorias na educação. Além do Prefeito de Codó, Francisco Nagib, e do Secretário de Estado da Educação, Filipe Camarão, estiveram presentes no encontro o vice-prefeito, Ricardo Torres, o deputado estadual Cesar Pires, a secretária municipal de educação Deuzimar Serra, a Secretária de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira, o Secretário de governo, João de Deus, o vereador Max Tony e a gestora regional da educação, Fátima Falcão.

Na ocasião foram assinados dois termos de parceria entre o Governo do Maranhão e a prefeitura de Codó: o primeiro para a cessão de professores, em cooperação mútua, a fim de suprir carências de docentes nas redes estadual e municipal. O segundo é sobre o centro de formação para todos os educadores, transformando Codó em um pólo de capacitação docente para toda a região.

O secretário destacou as ações da gestão estadual no município, como a construção do Núcleo de Educação Integral, construção de uma escola no Km 17 e a reforma da escola quilombola entregue no ano passado. “O governo e a prefeitura caminharão juntos para melhoria da qualidade de vida da população de Codó”, ressaltou Felipe Camarão.

A secretária municipal de Educação, Deusimar Serra, apontou que a parceria vai impactar na formação de dois mil professores do município. “A educação de Codó esperava por isso”, revelou.

Representando o poder Legislativo, o vereador Pastor Max destacou o compromisso do Governo do Estado com a educação. “Codó amargou por muito tempo problemas históricos e hoje conta com a parceria do Governo do Estado”, disse.

Para o prefeito de Codó, Francisco Nagib, tanto os acordos quanto outras parcerias entre o Estado e o município de Codó irão contribuir para o desenvolvimento dos alunos, professores e demais profissionais ligados a educação. “Muitos avanços já foram feitos em apenas quarenta dias. Ter esse apoio do governo do Maranhão é muito importante. Por meio dessa parceria já iremos entregar para Codó o Núcleo de Formação Integral, o Centro de Formação de Professores e a escola do Km 17. Com essa união de forças nós iremos caminhar juntos em prol de melhorias para a educação de Codó”, concluiu.

Foto: Ascom / PMC

sem comentário »

Novos vereadores com novas práticas

2comentários
Ivaldo Rodrigues com os vereadores Concita Pinto e Raimundo Penha no Mercado da Liberdade

A decisão de dois novos vereadores de São Luís de unir forças e trabalhar em prol da comunidade pode começar a ajudar a mudar a realidade de moradores da Liberdade. Durante a campanha eleitoral, o bairro da Liberdade foi base eleitoral dos dois vereadores eleitos.

Os vereadores Raimundo Penha (PDT) e Concita Pinto (PEN) dedidiram destinar, cada um, R$ 50 mil em emendas para a realização de melhorias no mercado da Liberdade que tem muitos problemas.

“Verificamos junto aos feirantes e alguns consumidores os problemas estruturais do local. O secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues, comprometeu-se em nome da Prefeitura de São Luís a resolver parte dos problemas emergenciais, como o disciplinamento do fluxo de veículos próximo ao mercado. A outra parte iremos eu e a vereadora Concita, destinar 50 mil em emendas cada um, totalizando 100 mil reais, para que sejam resolvidos os problemas do mercado e dessa forma oferecer mais conforto para os consumidores”, destacou Penha.

Neste domingo (19), os dois vereadores estiveram visitando o local em companhia do secretário municipal de Pesca, Agricultura e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues e anunciaram a decisão de destinar R$ 100 mil em emendas.

“Logo que assumi meu mandato tomei como prioridade solucionar os problemas da feira da Liberdade, fiz um requerimento para o Prefeito Edivaldo Holanda Jr. e o secretário Ivaldo Rodrigues solicitando essas melhorias, e com a graça de Deus podemos contar hoje com uma emenda que vai resolver esses problemas. Neste domingo, estive visitando esta feira e conversando com os feirantes para saber as suas reais necessidades e aplicar os recursos naquilo que realmente é necessário e que irá trazer benefícios a feirantes, moradores e todos que frequentam essa importante feira da nossa capital. Quero agradecer ao Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) de São Luís Ivaldo Rodrigues, que prontamente aceitou o meu convite e ao vereador Raimundo Penha, que não só esteve conosco nesta visita, mas também vai destinar verba de uma de suas emendas para ampliar ainda mais as melhorias na feira da Liberdade”, afirmou Concita.

“Saíndo aqui do mercado da liberdade com a vereadora Concita Pinto e o vereador Raimundo Penha, ambos definiram 50 mil cada para melhoria nas instalações elétrica, hidráulica e um novo telhado. Seguindo determinação do prefeito Edivaldo Holanda vamos iniciar o mais rápido possível esta intervenção”, disse Ivaldo.

Foto: Divulgação

2 comentários »

Defesa é a dor de cabeça de Marcelo Vilar

4comentários
Técnico Marcelo Vilar estrou com tropeço diante do Cordino, dois a dois pelo Maranhense

A diretoria do Moto se reúne com o técnico Marcelo Vilar e deve ir novamente ao mercado buscar reforços para o time, especialmente para o setor defensivo. A ideia é trazer jogadores que possam permanecer logo na equipe para o Campeonato Brasileiro Série C que tem início previsto para o mês de maio.

É que a defesa do Moto levou gols em sete dos oito jogos que disputou nesta temporada. Ao todo são 6 gols na Copa do Nordeste, gols no Campeonato Maranhense e um na Copa do Brasil, sendo a maioria de bola parada.

O time somente não levou gol na goleada por 3 a 0 contra o MAC. O ataque do Moto até que fez a sua parte, pois marcou 9 gols em oito jogos (seis no Maranhense e três na Copa do Nordeste)

Neste domingo, no empate por 2 a 2, contra o Cordino, a defesa voltou a falhar e novamente o time levou dois gols de Ulysses.

Além da dupla Fernando Fonseca e Wanderson que vai muito mal, o Moto tem experiente Ozéia e Guilherme, este sequer vem sendo relacionado.

Para tentar resolver o problema, o Moto deverá buscar pelo menos mais dois zagueiros uma vez que os que estão ai não estão dando conta do recado.

E que cheguem o quanto antes…

Foto: Welliandrei Campelo

4 comentários »

Lideranças reaforçam apoio a Weverton

2comentários
Lideranças políticas afirmam que deputado Weverton Rocha é projeto coletivo para o Senado

Lideranças políticas de diversos municípios maranhenses voltaram a se reunir neste domingo (19h), em Codó, para reafirmar o projeto comum de candidatura ao Senado, tendo como nome o deputado federal Weverton Rocha (PDT). Participaram do encontro, que foi organizado pelo prefeito de Codó Francisco Nagib e pelo empresário Francisco Oliveira, cerca de 40 prefeitos, mais de 30 vereadores, ex-prefeitos, lideranças municipais, deputados estaduais e federal.

Entre os presentes estavam quatro presidentes de partido, o deputado federal Juscelino Filho, do Democratas; o prefeito de Timon Luciano Leitoa, do PSB; o ex-deputado estadual Jota Pinto, do PEN; além do próprio Weverton, que é presidente do PDT. Também compareceram o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, os deputados estaduais Rogério Cafeteria, César Pires, Rafael Leitoa,Glaubert Cutrim, e os ex-deputados Rubens Pereira, Hélio Soares e Marcos Caldas.

Durante cerca de três horas as diversas lideranças falaram de suas expectativas para um projeto de candidatura ao Senado e expressaram o desejo de ver um senador que lute pelos interesses do estado e dos municípios maranhenses.

“Cada um de nós está aqui, porque acreditamos em você, Weverton”, afirmou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. O deputado estadual Rogério Cafeteira destacou o ineditismo da iniciativa de gestar um projeto coletivo, construído e consolidado fora de salas fechadas. O ex-deputado Rubens Pereira, um dos organizadores dos encontros, fez questão de lembrar que essa candidatura é da chapa do grupo de apoio do governador Flávio Dino, embora consiga contar com parceiros de partidos que ainda não estão na base do governador.

Juscelino Filho, colega de Weverton na Câmara dos Deputados e um dos idealizadores do projeto, afirmou que o movimento está crescendo e que hoje Weverton Rocha é o nome mais aceito não apenas no PDT, mas também no DEM, PSB, PEN e outros partidos. “Ele tem capacidade de articulação, desenvoltura e é um deputado muito atuante”, ressaltou.

Ao final do encontro, o deputado Weverton Rocha agradeceu o apoio de todos e afirmou que aceita o desafio de colocar seu nome para uma das vagas que disputarão o Senado, porque entende que esse não é um projeto apenas seu. “É um projeto nosso, um projeto maior, pelas cidades, pelo estado, pelas pessoas que vivem aqui”. E completou, “Estamos fazendo aqui um pacto de fazer política de diálogo e solução para o povo do Maranhão”.

O próximo encontro acontecerá em 9 de abril, em Barra do Corda.

Foto: Divulgação

2 comentários »

Honorato destaca Dia Mundial de Justiça Social

0comentário
Vereador Honorato Fernandes (PT) destaca Dia Mundial de Justiça Social

Por Honorato Fernandes

Hoje comemoramos o Dia Mundial de Justiça Social, data que nos remete a necessidade de profunda reflexão sobre como fortalecer a luta contra a exclusão social, o preconceito, o desemprego, a pobreza, e tantos outros itens que demonstram o grau de desigualdade ainda existente.

Lutar por um país que busca a justiça social, significa a luta pela promoção continua de uma convivência pacífica na sociedade que somente pgassará a ocorrer, se cada um de nós, excluir do nosso dia a dia, toda e qualquer tipo de barreira preconceituoso, seja por idade, cultura , raça, etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Nesse sentido, é que convido a todos os amigos e amigas a ficarem atentos ao que ocorre no Brasil na era Temer, onde muitas medidas adotadas, nada tem a ver com a construção moral e política que se baseia na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva.

Temos que garantir desenvolvimento econômico, mas esse precisar ter como pilar a justiça social, a garantia de direitos conquistados e o respeito a democracia.

*Honorato Fernandes é vereador de São Luís

Foto: Zaqroz Neto

sem comentário »

Edilázio propõe isenção de ICMS para armas

3comentários
Deputado Edilázio Júnior (PV) propõe isenção de ICMS para armas no Maranhão

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, a Indicação 096/17 ao governador Flávio Dino (PCdoB), que solicita ao chefe do Poder Executivo providências necessárias para a concessão de isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a aquisição de armas de fogo, munições, coletes à prova de bala e demais acessórios, para policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e agentes penitenciários.

Na justificativa de sua proposição, publicada no Diário Oficial da Casa, o deputado afirma que os profissionais de Segurança Pública atuam com arma de fogo, por exemplo, um dos 10 produtos que apresentam a mais elevada carga tributária do país, com alcance de mais de 70% sobre o valor do produto.

“Tal carga tributária abrange esses profissionais, quer seja nas armas públicas, ou nas armas particulares empregadas para deslocamento de ida e volta ao serviço”.

Segundo o deputado, diversas categorias de profissionais tem o reconhecimento por parte do Estado da isenção de impostos para a sua ferramenta de trabalho. “Temos como exemplo os taxistas, que podem adquirir veículos com impostos reduzidos. Os profissionais da área da segurança pública podem utilizar determinados armamentos quando estão em serviço, dispondo, assim, de meios razoáveis, no que se refere ao poderio de fogo, para enfrentar a criminalidade em situação de igualdade, o que não ocorre quando estão de folga”, explicou.

Para Edilázio, é necessário disponibilizar meios aos profissionais para que melhor possam combater o crime também quando não estiverem de serviço. O deputado argumenta que alguns estados como Ceará, por meio do Decreto nº 30.854, de 14 de março de 2012, concederam aos policiais daquele estado o benefício. Mato Grosso do Sul também isentou o ICMS para armas de fogo, por meio do Decreto nº 12.315, de 14 de agosto de 2006.

“Tal indicação almeja admitir que os profissionais possam adquirir a arma de fogo particular, munição e acessórios com isenção de impostos, dentro do seu orçamento, pois infelizmente já não é tão digno para o exercício de tão relevante profissão”, sustentou na argumentação.

Caberá ao Executivo (Governo Flávio Dino) analisar a medida.

Foto: JR Lisboa / Agência Assembleia

O Estado

3 comentários »

Sampaio e Moto tropeçam no Maranhense

0comentário

Três jogos fecharam neste domingo a 4ª rodada do Campeonato Maranhense. Sampaio e Moto tropeçaram nos adversários, mas seguem na briga por classificação para as semifinais do primeiro turno.

Pelo Grupo A, o Sampaio perdeu, de virada para o Santa quitéria por 2 a 1, no Rodrigão e perdeu também a liderança para o Imperatriz que venceu o São José, em São José de Ribamar por 1 a 0.

O Imperatriz lidera com 8 pontos. Sampaio e Santa quitéria estão empatados com 5 pontos, mas o Sampaio leva vantagem no saldo de gols. o São José é o lanterna do grupo com 2 pontos.

No Grupo B, o Moto também tropeçou e ficou no empate por 2 a 2, com o Cordino, na estreia do técnico Marcelo Vilar. Mesmo com o empate, o Moto permanece na primeira colocação com 7 pontos ganhos.

O Cordino tem 7 pontos e saldo de um gol é o segundo colocado. O MAC, também com 7 pontos é o terceiro e o Americano é o último com 1 ponto.

Próximos jogos

22/02 – Quarta-feira
15h45 – Cordino x Maranhão – Barra do Corda

24/02 – Sexta-feira
20h30 – Imperatriz x Santa Quitéria – Imperatriz

25/02 – Sábado
15h45 – São José x Sampaio – São José de Ribamar

02/03 – Quinta-feira
20h – Americano x Moto – São Luís

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS