Não é possível que ninguém na Prefeitura de São Luís consiga ver uma situação grave dessas em um dos cartões postais frequentados por pedestres, atletas e turistas que visitam a nossa cidade.
Uma parte da calçada da Avenida Litorânea, situado no trecho da extensão da via, está se deteriorando.
A calçada está completamente quebrada, o que tem se tornado um problema para os frequentadores que utilizam o espaço para passear e realizar atividades físicas.
Os blocos de concreto que fazem parte da cobertura da calçada começaram a quebrar.
A situação tem aumentado o risco de acidentes entre os frequentadores da Avenida Litorânea, localizada na orla marítima da capital.
Além deste problema, um poste de iluminação da faixa de areia está funcionando apenas com um dos refletores, diminuindo a visibilidade de quem transita pela a calçada no período da noite.
O trecho afetado está situado no início da extensão da Avenida Litorânea, entre as praias do Calhau e Olho d’Água, que é conhecido popularmente como praia do “Caolho”.
É difícil acreditar que o poder público desconhece esse problema.
O estádio Nhozinho Santos está liberado para a realização de jogos de futebol. Após a entrega de melhorias e apresentação dos laudos, o Ministério Público está autorizando a utilização do estádio após quase 2 anos fechados.
O secretário de Desporto e Lazer, Júlio França esteve reunido com a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante para entregar os quatro laudos técnicos do estádio Nhozinho Santos: do Corpo de Bombeiros, CREA, Vigilância Sanitária e Policia Militar e com isso já pode ser utilizado pelos clubes.
“Nós recebemos todos os laudos e o estádio Nhozinho Santos agora está liberado para a realização dos jogos de futebol. Além dos laudos, o secretário Júlio França trouxe o projeto de modernização que segundo ele tem previsão de execução no segundo semestre”, disse Lítia Cavalcanti.
Júlio França destacou que o projeto de modernização tem recursos garantidos pelo Ministério dos Esportes através da Caixa Econômica Federa.
“Os projetos dos serviços de engenharia que garantirão a modernização do Nhozinho Santos serão executados no segundo semestre/2017. Serviços estes, que já foram aprovados pela Caixa Econômica Federal e viabilizados por meio do Ministério dos Esportes”, destacou Júlio França.
Mesmo com a liberação pelo Ministério Público, Júlio França garante que vai continuar trabalhando para melhorar a condição do gramado que ainda não foi trocado.
Também participaram da reunião, o secretário adjunto da Semdel, Patrick Abdalla e o chefe da Assessoria Técnica da Semdel, Márcio Alves.
Em reunião realizada na última quinta-feira (16) com prefeitos e deputados maranhenses, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, garantiu a revisão do teto da saúde no estado, atendendo à reivindicação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, cujo presidente, prefeito Cleomar Tema (Tuntum), destacou ser a hora de uma força tarefa para que estabeleça pelo menos a média nacional quanto aos valores repassados às cidades.
O encontro com o ministro foi parte de um movimento deflagrado pela Famem, que levou 90 prefeitos à Capital Federal e, no dia anterior, recebeu a adesão do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. O parlamentar disse que iria se empenhar pessoalmente para que o Governo Federal venha a equacionar o problema mostrado pelos gestores municipais do Maranhão.
No Ministério da Saúde, Tema destacou que o Maranhão está sendo penalizado ao figurar na 25ª posição no ranking nacional em relação aos valores da per capita. O diretor administrativo da Famem, Gildásio Ângelo da Silva, mostrou dados estatísticos mostrando a falta de critérios da União quanto à divisão dos recursos entre os estados.
Os deputados federais Juscelino Filho (coordenador da bancada), Pedro Fernandes e Cleber Verde, que acompanharam os prefeitos, fizeram gestões junto ao ministro e garantiram que estão empenhados em pavimentar caminho para um encontro da Federação com o presidente Michael Temer.
“Vamos atuar em diversas frentes. Na parte técnica, a Famem começará, a partir de agora, a elaborar estudos quanto às demandas médicas hospitalares e também para a formatação de uma nova PPI, já que estamos atrasados nesse quesito”, destacou o líder municipalista.
O prefeito do município de São Roberto, Mundinho do Luisão (PCdoB), esteve reunido na manha desta sexta-feira (17), com o Deputado Estadual Glalbert Cutrim (PDT). O encontro aconteceu no gabinete do deputado na Assembleia Legislativa do Estado, em São Luís.
Mundinho apresentou ao deputado um relatório dos problemas encontrados no município, devido a péssima gestão entregue pelo ex-prefeito. “Estamos iniciando nosso governo com o objetivo de organizar o município, e viemos em busca de apoio dos amigos que eu sei que podem contribuir com a melhoria de São Roberto, e o deputado Glalbert Cutrim é quem pode nos ajudar”, disse Mundinho.
No encontro, Mundinho também falou do Plano de Governo, e da importância em efetivar tudo que foi programado durante a eleição. Entre as ações, está prevista a criação da Casa do Estudante São Robertense, local de apoio para os jovens que buscam a conclusão do ensino médio e superior, e que não contam com familiares na capital.
“Acho a iniciativa do prefeito Mundinho extremamente importante, pois investir no futuro dos nossos jovens, é pensar em uma Maranhão melhor. Só através da educação conseguiremos mudar os índices que põem nosso estado em colocação inferior a outros no nordeste”, disse o deputado.
O deputado também lembrou da importante obra de pavimentação da MA-012, que está sendo executada pelo Governo do Estado e que beneficiará a população de São Roberto.
“Estamos acompanhando o andamento da obra de pavimentação da MA-012, sonho antigo dos moradores de São Roberto e municípios vizinhos que está sendo realizado pelo Governo do Estado. Quando concluída, a obra trará crescimento econômico à região, além de melhoria na qualidade de vida. Também iremos pedir apoio no sentido de acabar com o sofrimento da população, que todos os anos sofre no período de chuva com o alagamento do canal da Avenida João Castelo, pedido do prefeito Mundinho”, concluiu Cutrim.
Lago Verde
Glalbert Cutrim também recebeu o prefeito de Lago Verde, Dr. Francisco (PPS), na pauta, o prefeito trouxe como prioridade, encontrar mecanismos e apoio para acabar com o sofrimento da população, que precisa se deslocar 20 km para ter acesso a atendimento médico.
“Nosso principal objetivo já no início de nosso mandato é encontrar uma solução para o setor da saúde. Não podemos aceitar que a população de Lago Verde tenha que buscar atendimento a mais de 20 km longe de suas residências”, disse Dr. Francisco.
O deputado garantiu ao prefeito de Lago Verde que o tema será colocado em pauta na sua lista de prioridade para as indicações já nos próximos dias, e que usará seu prestigio junto ao Governo do Estado, no qual faz parte da base governista, para garantir apoio ao município.
Cutrim garantiu que irá formalizar pedido de 2 ambulâncias para beneficiar a população dos dois municípios.
O presidente do Sampaio Sérgio Frota vai perdir à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a mudança na data do jogo com o Guarani de Juazeiro pela 2ª fase da Copa do Brasil.
A partida foi marcada pela CBF para o domingo de Carnaval (26), às 17h, no estádio Castelão uma data bastante complicada para o torcedor maranhense, segundo o dirigente.
“Nós vamos conversar com a CBF sobre essa data que é bastante complicada. É o único jogo nesta data no futebol brasileiro. Nós sabemos que todo o contingente da Polícia Militar vai estar envolvido na segurança do Carnaval em São Luís e no interior, além disso uma partida de futebol em pleno domingo de Carnaval vai perder muito em público, aqui muita gente viaja para o interior e essa é uma partida em que o Sampaio vai precisar muito da presença do seu torcedor”, disse.
E vai mesmo. Com o apoio da sua imensa torcida, o Sampaio tem tudo para passar pelo Guarani de Juazeiro-CE e enfrentar na 3ª fase o vencedor do confronto entre Internacional-RS e Oeste-SP.
Sampaio e Guarani de Juazeiro se enfrentam em jogo único. O vencedor passa à 3ª fase. Se houver empate, a decisão da vaga será na cobrança de pênaltis.
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) subiu a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para reforçar a defesa pela bonificação nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos estudantes maranhenses. O objetivo da proposta, de autoria do deputado Marco Aurélio, é priorizar o ingresso na Universidade Federal do Maranhão.
O investimento na qualificação do ensino fundamental e médio entrou na discussão. Segundo pontuou Bira, é algo necessário, que tem sido feito pelo Governo do Maranhão, mas que os resultados aparecem em longo prazo. “O que a gente faz com os maranhenses que estão neste momento tentando ingressar na Universidade? E o que a gente faz com a falta de médicos que existe em nosso Estado, já que nós temos o menor número de médicos por habitante do País? A questão é emergencial”, refletiu.
Ao completar o questionamento, ele frisou que é preciso pensar, neste momento, em alternativas que resolva a questão também em curto prazo. A solução mais acetada, para o deputado, é a proposta da bonificação nas notas do Enem. E lembrou ainda que a própria universidade sofre com a situação, uma vez que precisa abrir edital específico sempre que são geradas as chamadas vagas ociosas. Alguns casos, conforme citou, vão parar na justiça.
“É prioridade garantir o acesso dos estudantes maranhenses à Universidade Federal do Maranhão. E a solução mais acertada é a proposta de bonificação nas notas do Enem. Vamos reunir com a UFMA para que, a partir do dialogo, a gente possa caminhar os próximos passos em direção da efetivação desta medida”, concluiu.
O Moto apresentou nesta sexta-feira (17) o novo treinador Marcelo Vidal que assume o time no treinamento à tarde no CT do Paranã e comanda a equipe no jogo de domingo (19), às 16h, contra o Cordino pelo Campeonato Maranhense.
O treinador que foi campeão brasileiro da Série D em 2014 pelo Botafogo-PB e que estava no Ferroviário-CE, disse que o calendário cheio do Moto foi decisivo para que ele aceitasse a proposta da diretoria rubro-negra. Ele vai comandar o time no Campeonato Maranhense, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro Série C.
“O Moto Club por si só já era motivo suficiente para aceitar esse desafio. A mim me honra muito treinar um time de destaque e de grande torcida como é o Moto. A gente sabe que vai disputar campeonatos difíceis, mas a gente veio com a intenção de conquistar títulos aqui no Moto Club. Eu tenho boas referências do elenco, sei que não tiveram o tempo adequado de preparação, os jogadores nunca trabalharam comigo, mas já joguei contra, mas vamos buscar conhecê-los o mais rápido possível”, disse.
O treinador disse que trabalhará em duas frentes: conquistar a conquista do estadual e reforçar e qualificar melhor a equipe para em seu primeiro ano na Série C fazer um grande papel e quem sabe sonhar em chegar na Série B.
Vilar que recebe o time na primeira colocação do Grupo B deve manter a mesma equipe que goleou o MAC na quarta-feira por 3 a 0. O único desfalque será Felipe Dias que deixou a partida com estiramento na coxa e deve permanece fora. O substituto será Diego Teles. O time para a partida com o Cordino será: Ruan, Diego Renan, Fernando Fonseca, Wanderson e Lorran. Curuca, Diego Teles, Toni Galego e Marcos Paullo. Vinícius Paquetá e Cleber Pereira.
“Estou disposto a ir para uma candidatura ao Senado. É a primeira vez que eu estou dizendo isso em uma rádio. Eu sou candidato ao Senado e tenho recebido por parte de muitas lideranças de todo o estado o apoio, inclusive de prefeitos de partidos do governo, do PCdoB, prefeitos PDT, do PSDB, de lideranças desses partidos que dizem: olha são duas vagas para o Senado e uma delas eu vou votar no senhor e os comentários que se tem ai é que as pesquisas já apontam o meu nome como um dos líderes dessa corrida para o Senado, mas é cedo ainda e eu não vou tirar o foco da minha gestão no Ministério do Meio Ambiente”, afirmou.
Por sua atuação parlamentar, Sarney Filho se disse apto a disputar uma das vagas do Maranhão ao Senado.
“Me acho qualificado para disputar uma vaga ao Senado. São duas vagas e acredito que numa delas, o deputado Sarney Filho irá representaro Maranhão com muita ênfase.Eu tenho experiência parlamentar, eu tenho conhecimento, eu conheço os caminhos de Brasília. Eu tenho uma atuação reconhecida nacionalmente nesta minha área ambiental, mas também uma atuação reconhecida pelos prefeitos como um deputado trabalhador, um deputado que tem o seu gabinete com as portas abertas para resolver os problemas do Maranhão. Eu me acho e os meus amigos me cobram e eu já recebi essa proposta de inúmeros prefeitos e muitos deles que não votaram em mim para deputado federal, mas me garantem que votam em mim para o Senado”.
Sarney Filho também comentou sobre a possibilidade de Roseana Sarney vir a ser candidata a governadora.
“A gente tem visto ai que nos últimos quatro anos no governo dela o Maranhão cresceu 5% ao ano e a gente está vendo que nos dois primeiros anos do atual governo o Maranhão tem ido para o vermelho, tem crescido negativamente. A gente tem sentido em todos os lugares que as pessoas sentem muita falta do Governo Roseana, então, e eu não falo por Roseana, se essa movimentação espontânea do povo maranhense continuar, dificilmente ela vai se negar a ser candidata ao governo, mas isso é uma questão que ela vai resolver. Seguramente, a Roseana já me disse várias vezes que não gostaria de sair do Maranhão, ela quer ficar no Maranhão. Então, eu acredito que a Roseana vai me apoiar para o Senado e acredito que se essa onda continuar crescendo, ela não vai puder se negar a ser candidata a governadora”, disse.
Durante a entrevista, o ministro Sarney Filho se mostrou aberto a conversas com a Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão para efetivação de projetos na capital maranhense e em todo o estado.