A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e as Federações do Nordeste definiram mudança na Copa do nordeste em 2018 que volta a ter 16 equipes.
O Maranhão passa a ter uma vaga direta (campeão estadual) e o vice vai disputar um mata-mata para tentar garantir a classificação.
A competição terá os nove campeões estaduais, os vice-campeão na Bahia, Pernambuco e Ceará (das três federações melhor ranking no Nordeste).
Outras quatro vagas serão definidas nos playoffs com os vice-campeões do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Paraíba e os terceiros colocado da Bahia e Pernambuco.
Essas 16 equipes formarão 4 grupos com quatro equipes cada.
Em 2019, as equipes serão definidas pelo ranking da CBF, o que tornará a competição ainda mais elitizada.
Serão os nove campeões estaduais e os três os melhores clubes da Bahia, Pernambuco e Ceará no ranking da CBF
Os playoffs terão o melhor clube do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Paraíba no ranking da CBF, além dos dois melhores da Bahia e Pernambuco no ranking da CBF.
Tem que tirar os clubes daqui mesmo pois o pessoal é safado e semvergonha pois aqui se gosta de futebol de RJ e SP eu me excluo !
Boa a CBF ta certa, os times do Maranhão infelizmente so fazem vergonha tem que que jogar mesmo so esse campeonato falido do Maranhão.
algo ja esperado, vide o clássico MAREMOTO castelão tomado por moscas, cadeiras vazias.
Isso também por causa da chuva. Teve momentos em que se achava que nem teria jogo. Atrapalhou bastante.
Nessa projeção, com o tempo, passaremos a disputar a Copa Verde. Nosso “futebol” não tem suporte nem pra se manter na Copa do Nordeste.