Carnaval em Pinheiro

1comentário
Prefeito Luciano Genésio garante melhor carnaval da história de Pinheiro

O prefeito Luciano Genésio (PP) garantiu hoje (20) que Pinheiro terá o melhor carnaval de sua história em 2017.

Em postagem nas redes, depois  que adversários tentaram criar um clima de incerteza sobre a festa na cidade, ele reagiu prometendo “programação diversificada e muita segurança para os foliões”.

“Estão de brincadeira. Tudo está sendo feito dentro da legalidade e não são denúncias vazias que irão atrapalhar o carnaval de Pinheiro. Vamos realizar o melhor Carnaval que o município já teve, com muitas atrações, uma programação diversificada e muita segurança para os foliões”, afirmou o prefeito.

Luciano garantiu que a licitação para o carnaval pinheirense segue dentro das regras legais e que a vencedora estará apta a comandar a folia.

Com relação à empresa Gajo Entretenimento, ele garante que esta sequer disputa a licitação.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Apoio da bancada

0comentário
Cleomar Tema destaca apoio de parlamentares e pede bancada federal em apoio aos municípios

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema, destacou , nesta sexta-feira (20), o apoio recebido em sua campanha por deputados federais e estaduais, ao mesmo tempo em que conclamou toda a bancada federal maranhense a cerrar fileiras em defesa dos municípios do Estado, como forma de fortalecimento dos municípios e que lutem em Brasília para que o pacto federativo seja concretizado.

O dirigente municipalista lembrou que teve apoio importante dos deputados federais Zé Reinaldo, Weverton Rocha, Juscelino Resende, Rubens Pereira Júnior e André Fufuca, além dos parlamentares estaduais Stênio Resende, Zé Inácio e Fábio Braga. Ele disse também que teve no vice-governador Carlos Brandão um grande aliado nessa trajetória.

“Tive apoio desses deputados, e entendo que se toda a bancada federal, envolvendo senadores e deputados estiver empenhada em apoiar os municípios, com certeza daremos um grande salto para odesenvolvimento de nossas cidades, para o desenvolvimento do nosso Estado”, acrescentou Cleomar Tema.

Ele lembrou que todas as ações acontecem é nos municípios, que é a célula federativa concreta. “Fala-se muito, e há bastante tempo, do pacto federativo, mas ele é apenas uma peça de ficção política. Tudo acontece é no município, responsável pela arrecadação e pelas demais ações. No entanto, somos penalizados quando da divisão do bolo tributário. A União fica com mais de 60%, os Estados abocanham mais de 20% e os municípios ficam com a migalha de menos de 15%”, salientou Cleomar Tema.

Ele disse que o País vive um momento de crise, ressaltando que toda crise leva a mudanças para superá-las, enfatizando que essa é a hora dos municípios brasileiros, com apoios de suas respectivas bancadas federais em Brasília deflagrarem um forte movimento para que se fortaleçam, para que se desenvolvam.

Foto: De Jesus/ O Estado

sem comentário »

Pacto com Sarney

0comentário
“O problema do Maranhão não é o Sarney”, garante deputado José Reinaldo Tavares

O deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) defendeu a união da classe política como solução para os problemas do Maranhão.

Em entrevista ao jornal O Imparcial, o ex-governador voltou a mencionar a proposta de “pacto” que ele mesmo levantou em junho de 2015, com o ex-presidente da República José Sarney em favor do Maranhão.

Segundo José Reinaldo, o governador Flávio Dino não gosta que ele fale em “pacto” com o grupo do ex-presidente Sarney.

“O governador [Flávio Dino] não deu muita trela, e acabamos não fazendo o pacto. Eu acho que o Sarney não quer prejudicar o Maranhão. Quando eu falo isso, fica todo mundo brabo comigo. O governo não gosta que eu fale isso. O Sarney está numa idade hoje que quer ser reconhecido. O problema do Maranhão não é o Sarney. O problema do Maranhão é a pobreza. São as dificuldades e os problemas que todos nós já conhecemos e que não adianta a gente estar repetindo aqui. Essa é a agenda que temos que enfrentar. Se nós nos uníssimos, pacificaríamos o estado. Eu fui para o Congresso e disse: ‘Eu vou unir a bancada’. Pela primeira vez unimos os 18 deputados federais. A bancada unida pode trabalhar e ajudar o Maranhão”, disse.

O parlamentar reafirmou a sua disposição de concorrer ao Senado e diz que chegou a sua vez de pleitear a vaga.

“Eu acredito que esteja fazendo um trabalho razoável como deputado federal e estou horando os votos que eu tive. A força que o Senado dá a cada senador é desproporcional aos deputados. Eu acredito que como senador, posso ajudar muito o Maranhão. Eu acho que o Senado ainda não deu a contribuição que deveria dar ao estado, mais ainda há tempo. E é por isso que eu vou disputar uma cadeira do Senado que eu já abri mão várias vezes. A primeira foi em 2006. Na eleição do Jackson Lago eu tive uma votação garantida para o Senado. E depois na composição partidária em torno da campanha do governador Flávio Dino eu tive que abrir mão de novo para não desmanchar o grupo. Agora chegou a minha vez de pleitear uma vaga”, afirmou.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Homenagem a Braide

1comentário
Eduardo Braide recebe homenagem da diretoria do Grêmio Estudantil do Liceu Maranhense

O deputado Eduardo Braide recebeu, em seu gabinete, nesta sexta-feira (20), representantes da diretoria do Grêmio Estudantil Aluísio Azevedo, do Liceu Maranhense. Na oportunidade, o parlamentar foi homenageado pela organização, com a placa “Amigo da Renovação”.

“Essa homenagem me deixa muito honrado, especialmente porque acompanho o trabalho do Grêmio do Liceu Maranhense, uma das mais tradicionais escolas da rede pública estadual, em São Luís”, destacou Braide.

Ao entregar a placa ao deputado, o presidente do Grêmio Estudantil, Louis Guilherme, agradeceu o apoio recebido de Eduardo Braide pela organização.

“Viemos agradecer todo apoio que sempre recebemos do deputado. Ele tem contribuído de forma significativa em nossa gestão à frente do Grêmio Estudantil do Liceu”, disse o estudante.

Eduardo Braide fez questão de destacar que a parceria com o Grêmio Estudantil continuará – citando como exemplo, o Conselho Escolar Antidrogas.

“Me deixa muito satisfeito ver o interesse do Grêmio Estudantil na implantação do Conselho Escolar Antidrogas, uma lei de nossa autoria (Lei n°10.302/2015). Os estudantes do Liceu, representados pelo Grêmio, podem ter certeza de que continuaremos apoiando ações importantes que beneficiem e integrem toda comunidade escolar”, finalizou o deputado.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Incentivo à agricultura

0comentário
Prefeitura de Alcântara distribui 7 toneladas de sementes aos agricultores do município

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Agricultura, distribui sementes aos agricultores familiares do município. A ação de abertura que aconteceu no Clube Mangueirão, na sede do município, contou com a presença do Prefeito Anderson Wilker, de secretários municipais, lideranças comunitárias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e demais autoridades. A ação teve a coordenação da secretaria de cultura.

Foram atendidas 741 famílias em 45 povoados da zona rural do município de Alcântara, desde a tarde de sexta feira (13). Apenas os povoados cadastrados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais foram beneficiados com a distribuição de sementes (milho e arroz). É bom salientar que parte das comunidades alcantarenses vive da pesca e por esse motivo não recebe sementes para a agricultura.

Para o prefeito Anderson, que esteve acompanhado do vice Sargento Leitão na abertura da entrega de sementes no Clube Mangueirão, o momento é de muito trabalho. “Este momento é uma síntese de que só plantando que teremos bons frutos. Isso vale para todos os setores de nossa gestão, não só para a área da agricultura. Quanto mais a gente planta boas sementes, mais existe a possibilidade de termos muitas colheitas boas. Vamos trabalhar em conjunto, todas as secretarias interligadas, e com fé em Deus teremos bons frutos. Nada muda a vida de um homem, se não for através do trabalho. É isso que estamos fazendo e isso que vamos fazer”, disseo prefeito, que além da saúde e educação, já começou investir na agricultura.

Foram distribuídos 7 mil quilos de sementes, sendo que 4 toneladas foram de  milho, e 3 mil quilos sementes de arroz. Durante a distribuição a Secretaria entregou 4 quilos de milho por linha de roça e 6 quilos de arroz também por linha de roçado. Quanto maior a área do agricultor, maior a quantidade de semente recebida pelo trabalhador rural.

Segundo o Secretário Benedito Barbosa (Biné), este ano tudo aconteceu muito em cima, mas a partir de 2018 essa mesma distribuição será feita com mais planejamento, em que mais trabalhadores serão beneficiados. “Levamos as sementes em todas as 45 comunidades, e recebemos vários elogios. Antes no período de distribuição os trabalhadores vaziam vaquinha para buscar as sementes em Alcântara. Quem não tinha como pagar passagem, não recebia. A partir deste ano entregaremos em cada comunidade onde vivem os trabalhadores”, destacou Biné.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Aposta no MAC

3comentários
Enquete aponta que internautas acreditam que o MAC será o campeão do Estadual 2017

Para mais de 40% dos internautas do GloboEsporte.com, o Maranhão Atlético Clube será o campeão do Maranhense 2017.

Em enquete realizada iniciada nessa terça-feira e encerrada na manhã desta sexta-feira, mais de 16 mil votos foram contabilizados e apontaram o seu favorito para o título Estadual.

O MAC somou 6.857 votos o equivalente a 41,12% da votação. Na segunda colocação ficou o Moto Club com 4.810 (28,85%). O terceiro escolhido foi o Sampaio Corrêa com 4.303 votos (25,81).

Na sequência da enquete aparecem o São José com 297 (1,78) e o Cordino com 173 (1,04%). O Imperatriz teve 114 votos (0,68%), o Americano 67 (0,40%) e o Santa Quitéria foi o menos votado com 53 (0,32%). A enquete recebeu um total de 16.674 votos.

3 comentários »

Venda proibida

2comentários
Prefeitura de São Luís realiza fiscalização para impedir comércio de Noz da Índia

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está realizando ações de vigilância em farmácias e lojas de produtos naturais para verificar a comercialização do produto noz da Índia. O trabalho é para coibir a venda de produtos que possam trazer riscos à saúde da população, tendo em vista recentes relatos de pessoas acometidas de doenças em decorrência do consumo da semente, além da notificação de um óbito sob suspeita de utilização da noz. A Superintendência de Vigilância Sanitária do Maranhão (Suvisa) suspendeu, na última quarta-feira (18), a comercialização do produto.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que os usuários desse produto estão correndo riscos e devem suspender o uso imediatamente. “A noz da Índia não tem registro no Ministério da Saúde e sua eficácia não tem comprovação, podendo até ser tóxica ao organismo. Fazer uso dela é colocar a saúde em risco”, declarou.

A operação da Vigilância Sanitária já visitou 50 estabelecimentos e autuou os quatro locais onde a noz da Índia foi encontrada. O produto foi apreendido pelos fiscais. A noz da Índia apresenta elevado risco de intoxicação, pois a ingestão de apenas uma semente da planta pode resultar em quadro grave ou severo, com náuseas, vômitos, cólicas abdominais intensas, diarreia e sede intensas, secura nas mucosas, letargia e desorientação. Pode ainda ocorrer desidratação acentuada, dilatação das pupilas, aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia), alteração na frequência respiração (dispneia) e aumento da temperatura corporal (hipertemia).

De acordo com a coordenadora do órgão, Zilmar Rodrigues, foram encontradas poucas unidades da noz da Índia nos estabelecimentos já fiscalizados. Muitos locais já haviam recolhido o produto das prateleiras.

Durante as vistorias, a Coordenação de Vigilância Sanitária identificou e apreendeu outros produtos que estão sendo vendidos de forma irregular, com prescrição indevida, como Cerveja Preta, Cura Tudo e Extrato de Raiz Gotas do Zeca que são prescritos como medicinais, sem comprovação de eficácia nem registro no Ministério da Saúde.

O estabelecimento que for autuado pela Vigilância tem 15 dias para apresentar defesa, de acordo com a Lei Federal 6437/1977 – que versa sobre infrações sanitárias.

Foto: Divulgação

2 comentários »

Imperatriz sem água

0comentário
Ministério Público pede urgência na resolução de problema de falta de água em Imperatriz

O Ministério Público do Maranhão pediu urgência à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para solucionar o problema de falta d’água na cidade de Imperatriz.

A cobrança foi feita pelo promotor de justiça Jadilson Cirqueira, que responde pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, ao presidente da Caema, Davi Telles, durante inspeção do MPMA nas obras da rede de esgoto do bairro Parque Buriti.

O rompimento da adutora, na última segunda-feira (16) ocasionou a interrupção do fornecimento de água. Diante do problema, ainda na segunda, o MPMA instaurou inquérito civil para apurar os fatos e adotar as medidas legais a fim de responsabilizar a empresa e reparar o dano coletivo causado pela ausência de água.

“O Ministério Público está investigando as causas do acidente e buscará formas de reparar o dano. Também estamos conversando com a gerência da Caema para dar urgência na retomada do fornecimento de água para a população”, afirmou Jadilson Cirqueira.

Foto: Divulgação/ Ministério Público

sem comentário »

Dedicação ao esporte

0comentário
Um incentivo à dedicação: U.I. Barbosa de Godóis premia seus melhores atletas de 2016

A noite de quarta-feira (18) foi de homenagens, premiação e muito orgulho estampado nos rostos dos alunos e alunas atletas da U.I. Barbosa de Godóis, escola da rede estadual de ensino, no bairro Monte Castelo.

Foi a 8ª edição do ‘Troféu Melhores do Ano’, um evento realizado pela escola para premiar os atletas do Barbosa de Godóis Handebol (BGH), que mais se destacaram nas competições disputadas em 2016, onde as equipes conquistaram nada menos que 53 troféus.

“Esta é uma forma de reconhecer o esforço dos nossos estudantes/atletas e, ao mesmo tempo, estimulá-los a continuar em frente com determinação e garra, que não faltaram a eles em 2016”, ressaltou o técnico e coordenador do projeto BGH, Eduardo Teles.

A premiação ocorreu na quadra da escola, que foi especialmente preparada para o evento. Foram premiados os melhores jogadores/jogadoras, goleiros/goleiras, atletas simpatia, melhores seleções masculina e feminina, atletas revelação masculino e feminino, e o melhor e a melhor atleta.

A melhor atleta do ano foi Gilvana Nogueira, que recebeu cinco troféus. Ela não compareceu à premiação porque está em competição pelo Português do Recife (PE).

A escola também homenageou parceiros que, de alguma forma, contribuíram para as conquistas do BGH: o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que foi representado pelo secretário adjunto de Projetos Especiais, Ismael Cardoso; o vereador Pedro Lucas; a gestora-geral da escola, Venina Frazão; o técnico auxiliar Carlos Alberto (Cegueta); o presidente do Sindicado dos Servidores Federais (Sindsep Maranhão), Raimundo Pereira de Sousa.

Foto: Divulgação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS