A eliminação dos dois representantes maranhenses na Copa São Paulo logo na primeira fase é a confirmação de que o trabalho de base no futebol maranhense não vai nada bem.
Sampaio e Pinheiro foram eliminados logo na segunda rodada após duas derrotas. A competição segue agora com 60 equipes, enquantos os dois maranhenses já estão de volta.
Vai ser sempre assim enquanto os dirigentes instistirem em não dar prioridade à base. A garotada maranhense é bastante talentosa, mas sem a devida preparação nos nossos clubes nunca passarão de “promessas” do futebol.
Não adianta apenas dois ou três meses antes de uma competição como a Copinha juntar atletas e colocar a camisa do time. É assim que as coisas tem funcionado aqui.
Sem uma boa divisão de base, capaz de formar atletas, o clube é obrigado a gastar o que não tem no futebol profissional. E acabam trazendo para cá atletas sem a condição técnica desejada. O resultado nós já sabemos.
É preciso dotar a comissão técnica das divisões de base das mesmas condições dadas ao time profissional e dar a ela caráter permanente.
Em resumo, é necessário ser profissional logo na base.
Foto: Agência Corinthians
[…] motense em Futebol sem base […]
Pior foi o que fez o ex presidente do MOTO que recebeu 500 mil através da Lei de Incetivo ao esporte para usar na base e usou no profissional. E agora como fica essa prestação de Contas? Pq o Sub 19 foi “arrendado” ano passado e quem tava tomando conta era um tal de Danilo e sem nenhum apoio financeiro do MOTO!
Concordo em gênero, número e grau.
Sem um bom calendário fica muito difícil.
Você enfrenta clubes que vivem disputando competições locais, nacionais e internacionais,então não tem como superar essas equipes.
Intercâmbio é fundamental também.
Os jogadores mais novos daqui do Maranhão também se acham, por isso é preciso que se profissionalize desde o u Sub 15 pois o pessoal aqui é muito amador esse é o segredo !
O Sampaio não tem divisão de base, tem sim um amontoado de jogadores para as competições e está ai mais esse fracasso na base numa competição nacional importante e que o time é eliminado num grupo fácil desse
Esta é a verdadeira situação que nosso dirigentes enxergam o trabalho de base dos clubes que dirigem treinadores que em vez de se qualificar fazendo cursos em outros Estados ficam nesta mesmices só as equipes só para passear.
Este é um dos caminhos e o melhor a seguir, não só eu, mais muitos de nós conhecemos jovens bom de bola por aqui,falta a oportunidade e um trabalho tecnico para que possam assimilar a prifissão.