Os cinco Ecopontos instalados pela Prefeitura de São Luís – bairro de Fátima, Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América e Angelim – estão recebendo, em média, 750 toneladas mensais de materiais recicláveis e resíduos não coletados pelo serviço convencional de coleta de lixo. A quantidade de material que é depositada nestes espaços mostra que a população tem entendido e utilizado cada vez mais os locais implantados pela Prefeitura com a finalidade de reduzir, até a extinção, os pontos irregulares de resíduos existentes no município.
Com os Ecopontos, a Prefeitura está transformando áreas degradas em espaços controlados, sem a presença de animais transmissores de doenças. “Desta forma contribuímos com a estética do bairro e com a saúde dos moradores próximos aos locais. Além disso, possibilitamos que haja aumento na qualidade de matérias recicláveis que retornam ao ciclo produtivo” destacou a coordenadora do Comitê de Limpeza Pública de São Luís, Carolina Estrela.
Os materiais recebidos nos Ecopontos são destinados à Associação de Catadores de Material Reciclável e Cooperativa de Reciclagem de São Luís, formada por 30 famílias. “São Luís estava precisando de espaços de coleta como esses. Agora a gente tem um local certo para deixar aqueles entulhos que não sabia o que fazer. O melhor é que eles estão sendo construídos em espaços que antes eram ocupados por lixões. Uma ótima iniciativa da Prefeitura”, disse o pedreiro Milton Melo Araújo, que estava depositando entulho resultante de uma obra no Ecoponto do Turu.
Locais dos Ecopontos:
1- Ecoponto Av. Africanos
Av. dos Africanos, S/N , bairro de Fátima
2- Ecoponto Bequimão
Av. 1, S/N Bequimão, São Luís
3- Ecoponto Habitacional Turu
Travessa G, S/N, Habitacional Turu
4- Ecoponto Jardim América
Avenida 03, S/N, Jardim América
5- Ecoponto Angelim
Rua 27, S/N, Angelim
O horário de funcionamento dos Ecopontos é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.
Foto: A. Baêta
Umas das grandes realizacoes da gestao de Edivaldo. Muito bom esses Ecopontos.