O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, anunciou neste sábado (31) mudanças no secretariado municipal para o início do segundo mandato, para o qual toma posse neste domingo (1º).
As mudanças, integradas às ações de rotina da administração municipal, são parte de um conjunto de medidas que devem ser anunciadas nas próximas semanas. O objetivo é reestruturar a administração municipal em face da necessidade de ajustes de despesas para a manutenção do equilíbrio financeiro do município.
O ex-deputado estadual e presidente do PEN, Jota Pinto assume a Secretaria de Articulação Política. O vereador Ivaldo Rodrigues será o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
Na Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), assume Mádison Leonardo Andrade Silva. Diogo Lima, hoje titular da Semurh, vai para o comando da Coliseu, para conduzir a liquidação da extinta Companhia de Limpeza de São Luís.
A Comissão Permanente de Licitação (CPL) passa a ter como presidente Thiago Braga, que já integrava o quadro administrativo do órgão e Hélio Soares passa a comandar a Secretaria de Relações Parlamentares.
Um dos prêmios mais interessantes do Troféu Best Swimming é o prêmio para a Revelação do Ano, seja na piscina ou nas águas abertas. O critério é trazer novos nomes, promover a renovação e apresentar futuros talentos que passam a fazer parte da elite nacional.
A maranhense Júlia Leal Nina, 14 anos de idade, cumpriu a sua primeira temporada na disputa do Circuito Nacional de Águas Abertas e terminou o ano como campeã brasileira juvenil e quarta colocada no ranking nacional absoluto. Na sua categoria, foram três vitórias, um segundo e um terceiro lugar em cinco provas disputadas.
Treinada pelo pai Alexandre Nina, na Escola de Natação Nina em São Luís, Júlia também se destaca nas provas de piscina tendo sido finalista no Brasileiro de Curitiba além de medalha de prata nos 800 livre da Copa Pacífico.
Diariamente, cumpre uma rotina pesada de treinos, Nina é um dos treinadores mais destacados no país em provas de fundo e Júlia é apenas mais uma na sequência de bons resultados que o programa tem alcançado. Julia, junto com a companheira de treino, Carol Hertel, vão estar na Seleção Brasileira Juvenil que disputará o Sul-Americano em abril, na Colômbia.
Também estava na disputa pelo Troféu de Revelação das Águas Abertas, Elder Luna, nadador do SESI-SP, campeão brasileiro júnior e quinto colocado no ranking nacional absoluto.
A programação do Réveillon de São Luís promovido pela Prefeitura e Governo do Estado terá ritmos da música gospel e samba na Avenida Litorânea.
Na Praça Maria Aragão, vai acontecer a Virada com Jesus com as atrações da música Gospel. Na avenida Litorânea, Jorge Aragão comanda a festa às 23h, no palco (rio Pimenta).
No dia 1º, a noite será do reggae com a atração principal por conta da Tribo de Jah.
Veja a programação:
Praça Maria Aragão – Virada com Jesus
20h – shows dos cantores maranhenses Zaqueu Barros, Isana Barros e Meire Oliver
23h – Banda cearense Som e Louvor.
Avenida Litorânea (rio Pimenta) – Especial Samba
19h – DJ Jards Macaco
20h – Feijoada Completa (participações de Nivaldo e Sami)
21h30 – Grupo Argumento (participação Nivaldo e Ribão)
23h – Show de Jorge Aragão (participação Serrinha)
0h30 – Máquina de Descascar Alho (participação Adão Camilo)
1h30 – Banda Mix Brasil
Avenida Litorânea (rio Pimenta) – Especial Samba
19h – DJ Tarcisio Selektah
19h30 – Banda Raja
20h30 – DJ Tarcisio Selektah
21h – Barba Branca
22h – DJ Tarcisio Selektah
22h30 – Tribo de Jah
O prefeito reeleito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) toma posse ao cargo neste domingo (1º). Reeleito com 285.242 votos para o novo mandato de 2017 até o ano de 2020, ele terá como vice, Júlio Pinheiro. Na ocasião também serão empossados os 31 vereadores e suplentes. A solenidade vai acontecer no auditório Alberto Abdalla, na Fiema, a partir das 15 h.
O primeiro mandato de Edivaldo à frente da Prefeitura garantiu a resolução de problemas históricos da cidade, com iniciativas como a licitação dos transportes, a urbanização de mais de 2 mil ruas em cerca de 100 bairros e a construção de 22km de canais e galerias, entrega de mais de 11 mil unidades habitacionais e encerramento das atividades do Aterro do Ribeira.
Além disso, a gestão contabilizou destaques em nível nacional como a segunda maior nota do país na Escala Brasil Transparente, o reconhecimento pleno como Prefeito Amigo da Criança pela Fundação Abrinq e a vitória na fase regional do prêmio Prefeito Empreendedor, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – iniciativa reconhecida também pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela ONU.
O município de São José de Ribamar teve bloqueados, nesta sexta-feira (30), os recursos da multa de repatriação, no valor previsto de R$ 4.041.989,58, e da transferência do Fundeb, no valor previsto de R$ 593.835,59.
O bloqueio foi determinado pelo juiz federal José Carlos do Vale Madeira, que atendeu ação cautelar movida pelo prefeito eleito, Luis Fernando Moura da Silva.
Segundo nota assinada pela secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças de São José de Ribamar (SEMPAF) Raimunda Sipaúba Silva dos Santos, os recursos da repatriação seriam utilizados pela atual gestão para cumprir obrigações do município com fornecedores e complementação da folha de pessoal; sendo que parte deles ficaria em caixa para o próximo prefeito – assim como ficarão outros recursos provenientes da receita própria e do FPM, por exemplo – já que a administração pública é impessoal e contínua, não havendo, no entendimento da atual gestão, razões legais para uma intervenção desta natureza.
Ainda segundo a nota, mesmo diante de tal fato, a atual gestão está cumprindo rigorosamente com seu calendário de pagamento e outros compromissos.
Vocês viram o JMTV de ontem sobre as UPAS? Alguns médicos paralisaram os atendimentos por falta de pagamento, mas o que me chamou atenção foi um médico dando entrevista sem mostrar o rosto e com a voz distorcida para não ser identificado.
Estou até agora me questionando que tipo de governo é esse que não dá o direito à liberdade de expressão aos seus funcionários. Pareceu aquelas cenas onde as pessoas dão entrevista na TV contando sobre um roubo, assassinato ou coisa do tipo e não mostram o rosto com medo de serem identificadas pelos bandidos. Tudo por medo de sofrer repressão.
Soube que três médicos foram afastados por causa da reportagem. Existe algo mais absurdo que isso? Não adianta depois querer colocar culpa nas terceirizadas pelas demissões quando ficar ruim perante a população essa vingança absurda.
O governador tem é de voltar os médicos aos seus locais de trabalho e principalmente fazer seus pagamentos ao invés de retaliá-los. Sinto dizer que dessa forma ele vai ter que demitir daqui a pouco quase a totalidade da classe médica do estado porque a insatisfação vem de praticamente todos.
Que governo é esse que dá medo nas pessoas? Mas esse é Flavio Dino, um ser humano incapaz de aceitar críticas e de entender que as pessoas que trabalham no governo que ele administra – de forma muito ruim – precisam de seus salários para viver. Absurdo isso.
Atendendo a pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), o Poder Judiciário determinou, nesta semana, o bloqueio dos recursos referentes à repatriação de dinheiro não declarado no exterior em 17 municípios. As ações inibitórias com pedido de tutela de urgência antecedente foram ajuizadas como parte da ação institucional “A cidade não pode parar: campanha pela transparência na transição municipal”.
O acesso dos atuais gestores ao repasse do governo federal foi bloqueado em Pindaré-Mirim, Tufilândia, Barreirinhas, Santa Inês, Olho d’Água das Cunhãs, Pio XII, São Vicente Férrer, Cajapió, São João Batista, Vitória do Mearim, Viana, Cajari, Brejo, Anapurus, Matões do Norte, Cantanhede e Matinha.
A Justiça também emitiu notificação aos gerentes do Banco do Brasil responsáveis pelas contas dos municípios para impedir a movimentação financeira dos recursos sem prévia autorização legislativa.
Além das ações ajuizadas pelos promotores de justiça, o MPMA fez representações ao Tribunal de Contas da União (TCU), Procuradoria Geral da República, Ministério Público de Contas que atua junto Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão, além de encaminhar ofício à Procuradoria da República no Maranhão.
O TCU concedeu medida liminar, na quarta-feira, 28, proibindo o governo federal de antecipar o repasse dos recursos referentes à multa de repatriação de dinheiro. Entretanto, nesta quinta-feira, 29, o ministro Raimundo Carreiro acatou recurso da Advocacia-Geral da União e liberou o repasse.
O deputado federal André Fufuca (PP) fez um balanço do segundo ano de mandato na câmara dos Deputados.
Este ano, o deputado teve aprovado 13 projetos aprovados entre os 107 projetos, requerimentos e sugestões apresentados ao Executivo.
Destaque para o projeto que criou os cursos de medicina, na Unifersidade Feral nos Campus de Balsas e Santa Inês.
Outro projeto importante foi o da criação da Zona Franca de Rosário e o pedido de urgência na duplicação da BR-010 no trecho entre Alçailândia e Governador Edison Lobão., na Região Tocantina.
Veja o vídeo e confira como foi a participação de André Fufuca
O secretário de Saúde do Maranhão, o advogado Carlos Lula, assegurou, através das redes sociais, que os três médicos que foram informados que estavam desligados da UPA da Vila Luizão seguem trabalhando normalmente.
“Nem se quisesse teria como “demitir” algum médico. Eles são sócios de empresas que prestam serviços ao Estado. O Estado, portanto, não possui com eles qualquer relação. E a empresa medica a que pertencem os “denunciantes” permanece prestando serviço”, assegurou.
Carlos Lula também deixou claro que os “denunciantes” não precisam esconder os rostos para fazer as reclamações.
“Os tais “denunciantes”, inclusive, que não sei por qual motivo resolveram esconder o rosto na reportagem, também permanecem trabalhando”, finalizou.
Pelo visto quem ordenou que os três médicos fossem desligados da UPA da Vila Luizão não teve a autorização do secretário Carlos Lula. As explicações do secretário também servem para atualizar o secretário de Comunicação, Márcio Jerry, que, por maldade ou desinformação, afirmou que a TV Mirante utilizou falsos médicos para fazer a reportagem.