O IV Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Luís, com o tema “Gestão Municipal: a importância da Segurança Alimentar e Nutricional”, acontece nesta segunda-feira (28) no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), a partir das 8 horas.
O objetivo do evento é fomentar o debate de políticas públicas, sugestões para avaliar os programas de Segurança Alimentar da Prefeitura de São Luís e seus impactos na população. O fórum contará com a presença de gestores municipais, profissionais da área, pesquisadores e representantes de instituições parceiras.
O evento tem início às 8h, com credenciamento dos participantes. Às 9h45, apresentação do painel “Experiências da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar de São Luís”, seguido de coffee break. As atividades retomam às 10h20, com a palestra “Cenário brasileiro, maranhense e local do estado de (in) segurança alimentar e nutricional da população”. Às 11h tem debate.
No período da tarde a programação inicia às 14h com a palestra “A implantação e o fortalecimento do SISAN”. A programação prossegue com a mesa de debates “Gestão Pública e os Desafios para a Promoção e a Garantia da Segurança Alimentar e Nutricional”, coordenada pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável do município (Seplan), Pablo Rebouças; debate com os secretários municipais Fatima Ribeiro (Semsa), Andréia Lauande (Semcas), Cristiane Guedelha (Semapa) e Moacir Feitosa (Semed). O fórum encerra com a participação do Sesi na palestra “Repensando as estratégias para Promoção da Saúde e Sustentabilidade”.
O diretor de Futebol do Moto, Waldemir Rosa intensifica os contatos com jogadores e deve anunciar na próxima semana, os primeiros nomes do elenco rubro-negro para a próxima temporada.
Ele garante que a base do time que conquistou o acesso à Série C será mantida, principalmente com os jogadores maranhenses.
Nomes importantes como Felipe Dias, Curuca, Wanderson e Dieguinho, dentre outros estão na lista das prioridades do Moto.
Waldemir Rosa vem conversando com o técnico Ruy Scarpino que retornará para comandar o Moto na próxima temporada sobre nomes de atletas conhecidos aqui mesmo do Maranhão, bem como nomes de jogadores que são conhecidos na região.
“Nós não podemos errar, por isso precisamos trazer jogadores dentro da nossa realidade financeira e que de fato vão ajudar o Moto a fazer grande campanha em todas as competições que vai disputar na próxima temporada”, garante Waldemir Rosa.
Os nomes dos jogadores que virão são guardados em segredo pelo dirigente e somente serào anunciados após a assinatura do contrato.
O Moto ainda não confirmou a data do início da pré-temporada, mas já sabe que terá que atuar no dia 22 de janeiro pelo Campeonato Maranhense e no dia 26 de janeiro, contra o Altos-PI, pela Copa do Nordeste.
O deputado federal André Fufuca, do PP-MA (Partido Progressista do Maranhão) foi classificado como o melhor parlamentar do Maranhão e o 18º na classificação nacional, em avaliação feita pelo site Políticos.Entre os deputados federais, Fufuca teve um desempenho ainda melhor, ficando na décima colocação.
O Políticos é um site que compara políticos de todo o Brasil, classificando-os em ranking por notas, do melhor para o pior. As notas são baseadas em oito critérios, que vão da presença nas sessões no Congresso a Responsabilidade Social.
Na avaliação do site, o parlamentar foi pontuado positivamente por diversos critérios, entre eles por estar sempre presente nas sessões, não responder a processos na Justiça e manter os gastos do seu gabinete dentro da média. André também sempre está presente nos municípios de todo o Maranhão, observando suas necessidades e captando recursos para as regiões. O deputado foi relator e presidente de comissões importantes, além de ter sido coordenador da Bancada federal.
Durante a solenidade de premiação, Fufuca afirmou que tem orgulho de defender o Maranhão na Câmara dos Deputados: “Eu recebo esse prêmio com muito orgulho na certeza de que o trabalho que foi prestado nesses últimos dois anos foi muito relevante, e ele só reforça o nosso compromisso de continuar fazendo o melhor para o nosso estado e para o Brasil.”
O objetivo do ranking do Políticos é monitorar a atividade legislativa federal e divulgar para a sociedade quais parlamentares contribuem mais para o crescimento e desenvolvimento do país.