O Banco do Brasil anunciou o fechamento de agências bancárias em todo o país e um plano de aposentadoria incentivada.
Ao todo, 379 agências serão transformadas em posto de atendimento e 402 serão desativadas em todo o país. Com a medida, o Banco do Brasil estima economizar R$ 750 milhões.
Enquanto isso, o BB acunciou a implantação de 255 unidades de atendimento digital em 2017.
No Maranhão serão fechadas cinco agências e outras oitos serão transformadas em postos de atendimento.
Serão desativadas em São Luís as agências da Deodoro, Hospital Materno Infantil e Anjo da Guarda, além das agências da Praça da Cultura, em Imperatiz e Parque das Nções, em Açailândia.
Serão transformadas em postos de atendimento, as agências Alemanha e Anil, em São Luís, além das agências nos municípios de Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão, Lima Campos, Matões e Parnarama.
O banco também anunciou um plano de aposentadoria incentivada, com período de adesão voluntária até 9 de dezembro. A expectativa é que a medida atinja 18 mil funcionários que já reúnem as condições para se aposentar. O BB possui 1.892 funcionários no Maranhão e 248 fazem parte do público potencial do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada, que prevê adesão voluntária.
O banco vai oferecer valor correspondente a 12 salários, além de indenização por tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, dependendo do tempo de empresa.
Além disso, o Banco do Brasil vai oferecer redução de jornada de 8 para 6 horas diárias a 6 mil assessores da direção geral e superintendências, com objetivo de diminuir em 16,25 por cento o salário médio.