O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) sugeriu na sessão de hoje, audiência pública com a presença a Superintendência do Banco do Brasil, na Assembleia Legislativa, para cobrar da instituição financeira a reativação da agência do banco no município de Barreirinhas.
O parlamentar lembrou que desde o ataque criminoso que resultou na explosão da agência, no mês de agosto, as atividades de atendimento a correntistas foi desativado pela gerência do banco.
Ele lembrou que Barreirinhas é a cidade com o maior potencial turístico e que apresenta o maior fluxo anual de visitantes no Maranhão e falou dos prejuízos acumulados paro município e Estado.
“Não estamos falando apenas dos turistas, mas de assalariados, aposentados e pensionistas que todo mês têm de gastar R$ 40,00 de táxi para ir até o município de Tutóia sacar o recurso, que na maioria das vezes já pouco”, afirmou.
Ele disse que o mercado turístico também acaba atingido pelo problema, uma vez que parte das atividades e passeios promovidos por pequenos empreendedores, não oferece ao turista a opção de pagamento por meio de cartão de crédito.
“O turista que chegam àquela cidade, principalmente de maior poder aquisitivo, e precisam pagar os seus passeios de voadeira para ir até Caburé, até o Mandacarú, só podem pagar em espécie. Mas eles não têm onde sacar o dinheiro e ficam surpresos com a situação de uma cidade vitrine do turismo no país. O município está perdendo com isso”, finalizou.
A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) anunciou que ajuizará uma Ação Civil Pública contra o governador Flávio Dino, o secretário de saúde Carlos Lula e a direção do Hospital Presidente Vargas pelas mortes ocorridas logo após a pane na usina de oxigênio dia 13 de outubro na unidade. A parlamentar relembrou que no dia 17 de outubro havia denunciado na Assembleia Legislativa as 8 mortes que ocorreram no hospital, 6 destes casos já estão sendo investigados pelo Ministério Público.
“No dia seguinte a minha denúncia, o deputado Levi ainda subiu aqui nesta tribuna assumindo as mortes, mas reduziu o número para 2 óbitos. Confirmando que houve problema técnico e que houveram mortes na unidade de tratamento intensivo do Presidente Vargas. Na mesma semana que denunciamos isso, a promotora de saúde, Glória Mafra, esteve na unidade. Além disso, a própria Vigilância Sanitária Municipal também havia relatado que a unidade não tem condições de receber pacientes. Foi então que O Ministério Público recomendou a transferência de pacientes dos leitos de UTI. Desde então o MP vem investigando a relação das mortes com a pane no sistema de oxigênio na UTI do Presidente Vargas. O próprio Ministério Público confirma essas ocorrências. A Secretaria de Estado da Saúde já informou as declarações de óbitos, mas a SES tem até o dia 11 para fornecer novas informações. O fato é que mortes ocorreram, há fortes indícios de que tem relação com a pane no sistema de oxigênio, senão o Ministério Público não estaria investigando. E precisamos ter conhecimento de tudo o que já foi apurado. Também anuncio aqui que entrarei com uma Ação Civil Pública responsabilizando o estado pelas mortes, responsabilizando o governador Flávio Dino, o Secretário Carlos Eduardo Lula e a direção do hospital também”, discursou Andrea Murad.
A parlamentar anunciou ainda que pedirá à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa que acompanhe a visita técnica que a promotora Glória Mafra fará no Hospital Presidente Vargas esta semana. Durante o seu discurso, a deputada Andrea Murad ainda relembrou o caso de 4 mortes na UTI do Hospital Macrorregional de Coroatá em abril de 2015, motivadas pelos mesmos problemas na usina de oxigênio.
“Vou propor aqui que a Comissão de Saúde da assembleia se reúna com a promotora de saúde, Glória Mafra, para tomarmos conhecimento sobre o que já foi apurado pela promotoria, e, principalmente, ajudar a buscar soluções imediatas para os problemas no hospital Presidente Vargas. E que também acompanhemos a visita técnica que será feita à unidade. Sobre o caso no Hospital Macrorregional de Coroatá, onde também ocorreram 4 mortes em 18 de abril de 2015, também por falhas no fornecimento de oxigênio para a UTI do hospital, eu estou solicitando ao Ministério Público tudo que foi investigado até agora. Todo o teor do processo investigatório, que foi um pedido da própria Procuradora Geral na época, Dra. Regina, aos promotores Vicente Gildásio e Williams de Paiva, os dois das promotorias de Caxias, e também da promotora Patrícia de Coroatá. Lembrando aqui que eu dei entrada num requerimento também na época solicitando uma visita ao Hospital Macrorregional de Coroatá para a Comissão de Saúde desta Casa com a participação dos membros da comissão, e, como sempre, mais uma vez, o requerimento foi negado, porque os deputados da base do governo se negam a enxergar a falha do governo e as pessoas podem morrer e ninguém está nem aí para nada, já que eles são da base governista, as pessoas morrem e nada acontece. Então, quem é governo, é governo, quem é povo é povo e eu prefiro ser povo”, finalizou Andrea Murad.
O deputado Eduardo Braide apresentou, nesta quarta-feira (9), na tribuna da Assembleia Legislativa, o Requerimento de sua autoria em que pede providências para o evitar o fechamento da agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida dos Portugueses – Anjo da Guarda.
“Não podemos admitir que uma das áreas mais populosas de São Luís fique sem atendimento bancário. Temos mais de 200 mil pessoas que não podem ser prejudicadas pela falta de uma agência em que serviços bancários presenciais são necessários”, afirmou o deputado em seu pronunciamento.
O deputado Eduardo Braide adiantou ainda que já solicitou uma reunião com o superintendente do Banco do Brasil no Maranhão, Ingo Kobarg Júnior.
“Solicitei a reunião com o superintendente do Banco do Brasil para expor pessoalmente a necessidade da população que vive na área Itaqui-Bacanga. É um direito dos moradores ter uma agência bancária perto de suas casas. É nossa obrigação, como deputado, defender esse direito. É isso que vamos fazer”, finalizou o deputado.
A marca genuinamente piauiense que traz estilo, personalidade e bons preços. Inaugurada há poucos meses, teve rápida aceitação do público teresinense e viu com bons olhos a oportunidade de expandir seus serviços para a Ilha do Amor. Chegará a São Luís com a mesma proposta conceito, aliando o melhor preço e estilo para a clientela de acessórios femininos.
Procurando se identificar com o público maranhense, a “Mermã, que lindo!” convidou para abrilhantar a campanha “Mermã, que lindo! em SLZ” a querida Deise, Miss Maranhão 2016 e Top 3 Miss Brasil, valorizando a beleza natural das mulheres deste Estado.
Além da Miss Maranhão, a loja terá como embaixadoras três das melhores fashionistas do estado, que além do bom gosto, mostram identificação com a marca: Ana Luísa Cruz, do Guia das Amigas (@guiadasamigas), Amanda Estanislau (@amandaestanislau) e Jamylle Paiva (@jamyllepaiva), fechando o time de Blogguer “Mermã, que lindo!”.
A “Mermã, que lindo!” está ansiosa para abrir suas portas neste estado e conta com toda a receptividade característica do povo maranhense. Com intuito de retribuir todo o carinho com o qual vem sendo tratado mesmo antes da inauguração, será realizado na quinta-feira, dia 10, às 19 horas, um evento fechado para colunistas, jornalistas e bloggers, visando apresentar, em primeira mão, a marca à imprensa local; e na sexta-feira, dia 11, às 19 horas, será realizado um coquetel para convidados especiais e aberto às futuras clientes.
A primeira filial da “Mermã, que lindo!” estará funcionando na Rua dos Perdizes, quadra 36, nº 04, loja 07. Jardim Renascença – São Luís – MA.
Venha conhecer a marca que faz sucesso no Piauí na venda de acessórios femininos e que deve fazer também no Maranhão.
O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) questionou, na manhã desta terça-feira (8), as notícias da imprensa relacionadas a denúncias de fraudes na concessão de isenções fiscais no âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Ele observou que a denúncia trata do desvio de elevadas somas de dinheiro público. “Os valores ali são muito altos e o Maranhão precisa, a população precisa ter esse fato devidamente esclarecido, com transparência e para que não haja nenhuma dúvida”, frisou o deputado. O deputado Raimundo Cutrim também lamentou o suposto acordo entre o promotor Paulo Roberto e a juíza Cristina Leite que aceitu a denúncia.
“Nós não podemos, de forma nenhuma, concordar ou aceitar que há um acordo para que o juiz tenha que aceitar uma denúncia. O Ministério Público, a Justiça, a Polícia Judiciária faz o procedimento pré-processual, encaminha para o Ministério Público, que faz sua denúncia de acordo com o seu pensamento e com tudo que ali é constado nos autos, e o Poder Judiciário é o aplicador da lei. E é naquilo que nós nos agarramos, pois a gente tem que acreditar num Ministério Público forte, em um Poder Judiciário forte e numa Polícia Judiciária forte com independência. Então, a declaração do eminente promotor compromete de certa forma a magistrada. O que se espera da justiça é a imparcialidade, que deve decidir conforme a lei e não através de acordo como revelou o promotor de justiça. Diante desses fatos e por se tratar de um assunto de grande repercussão e complexidade, o mais sensato seria tanto o órgão máximo do Ministério Público, quanto do Poder Judiciário decidir pela suspeição dos dois”, afirmou.
Grupo Mateus
O deputado Raimundo Cutrim observou que, na denúncia relacionada à concessão de isenção fiscal, foram elencadas dezenas de empresas, de grande porte e médio porte, e mais especificamente o Grupo Mateus.
“Não tenho procuração de ninguém, e falo por conta própria: O Grupo Mateus hoje emprega mais de vinte e mil pessoas diretamente. Paga mais de vinte milhões por mês de ICMS. É o maior arrecadador do Estado em ICMS. Tem mais de mil e trezentos representantes comerciais das indústrias que prestam assessoria a ele, a empresa. Tem cerca de dois mil promotores de vendas contratados pelos representantes, além dos vinte mil empregos diretos. Tem cerca de quinhentos caminhões próprios rodando no Estado. E aqui estou falando isso, não tenho procuração de quem quer que seja do Mateus para falar, a minha preocupação, que aqui estou dizendo, é com a credibilidade do grupo que pode sofrer sérios prejuízos em nosso o Estado”.
Cutrim frisou que o empresário Ilson Mateus, por meio de sua página oficial no Facebook, garantiu que todas as operações fiscais realizadas pelo grupo com o Estado se pautam dentro da total legalidade e transparência, respeitando as legislações vigentes e os princípios éticos da empresa, que busca sempre contribuir para o desenvolvimento econômico e social.
O deputado Sergio Frota (PSDB), em aparte ao discurso proferido pelo deputado Raimundo Cutrim, frisou também que não acredita que o Grupo Mateus, com a assessoria jurídica que possui, e com a consultoria financeira que tem, iria fazer uso indevido de uma compensação de ICMS.
“Eu acho que não podemos prejulgar ninguém e devemos é valorizar uma pessoa que investe no setor produtivo. Hoje temos uma distorção grande no Brasil de investimento no setor financeiro. Também não tenho procuração do Ilson Mateus, o conheço pessoalmente, já tive oportunidade de contar com o apoio Grupo Mateus para o futebol maranhense e é uma pessoa que trabalha de segunda a segunda pela sua empresa, gerando empregos, investindo e dando oportunidade de vida a muitas pessoas. Eu acho que isso tem que ser esclarecido, mas não podemos fazer pré-julgamento”, declarou Sergio Frota.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) utilizou o Tweeter para comentar a vitória do republicano Donald Trump, na eleição para presidente dos Estados Unidos.
Para Dino, a vitória de Trump será mais um obstáculo para a recuperação econômica do Brasil. “Vitória de Trump. com sua política protecionista e autocentrada, constitui mais um obstáculo à recuperação econômica do Brasil”, afirmou.
Além disso, segundo Flávio Dino a vitória do bilionário americano que surpreendeu o mundo é um risco para a paz mundial. “Com a vitória de um político instável e impulsivo na maior potência bélica, mais riscos e problema para a paz Mundial”, escreveu.
Quem segue o perfil do prefeito Edivaldo Holanda Júnior no Facebook vem acompanhando todos os dias as transmissões ao vivo das visitas a bairros, obras, reuniões, enfim… O prefeito definitivamente aderiu à onda do Live.
O processo é bem simples e não muito diferente de uma atualização de status normal na rede social. É necessário apenas ter uma boa conexão de internet, para que tudo funcione sem travamentos.
Utilizado bastante durante a campanha eleitoral para falar direto com a população, o prefeito Edivaldo Holanda presta conta ao vivo das suas ações e o resultado não poderia ser melhor.
Durante a transmissão, Diogo Lima diz que foi a comunidade quem escolheu aquele modelo de praça para o Angelin e o prefeito chega a afirmar que vai adotar o modelo de praça no Angelim em outros bairros de São Luís.
Além de continuar administrando São Luís no bairros, que bom que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior está disposto a manter o canal direto com a população.
Que o prefeito siga assim pelos próximos quatro anos…
Que Sérgio Frota errou disso ninguém tem dúvida. Não fosse assim o Sampaio não estaria rebaixado agora para a Série C.
E Sérgio Frota mesmo não esconde que errou muito este ano…
Mas daí não podemos crucificar ou criminalizar ninguém por isso. O mundo não acaba porque o Sampaio foi rebaixado.
Vale lembrar que quando Frota pegou o Sampaio, o time estava desacreditado na Série D. Após duas grandes temporadas, o time chegou à Série B.
Ganhou projeção nacional, chegou abrigar pelo acesso à Série A, no ano passado, mas agora caiu e está juntamente o com o seu maior rival na Série C que é o Moto Club e este talvez seja o maior problema para o torcedor Tricolor que vai ter que aguentar muita gozação.
Mas os erros de Sérgio Frota agora é que valem. Os acertos fazem parte apenas da história de glórias do clube.
Mas antes que os desavisados pensem que estou fazendo a defesa do presidente do Sampaio quero aqui apenas repor a verdade dos fatos e lembrar que apesar do nosso “sonho”, o futebol maranhense ainda não tem estrutura financeira para se firmar numa Série B, embora não tivesse faltado dinheiro ao Sampaio.
E diria mais…. Do jeito que as coisas andam, até mesmo na Série C, já começo a temer pela participação dos nossos dois representantes.
Só quem vive na pele o que é o futebol maranhense vai entender porque estou dizendo essas coisas agora que o Sampaio foi rebaixado. E vai entender a importância que tem um dirigente em um time de futebol por aqui.
Da mesma forma que o Sampaio fracassou na temporada pelos erros do seu mandatário porque não acreditar que é possível arrumar a casa e o Mais Querido possa voltar a trilhar pelo caminho do sucesso?
Para isso, espero que os erros deste ano tenham servido de lição ao Sampaio.
Sem paixões ou paternalismo, o time agora precisa passar por uma ampla reformulação e profissionalização.
Que este rebaixamento faça surgir um Sampaio novo e mais forte como verdadeiramente espera a sua imensa torcida.
A Prefeitura de São Luís convoca os beneficiários do programa Bolsa Família para atualização de dados e acompanhamento de saúde. A atualização cadastral é uma ação periódica realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas), que verifica se as famílias continuam com o perfil para o recebimento do benefício. Qualquer alteração no endereço, na renda, na composição familiar ou na localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar deve ser comunicada à Semcas e registrada no cadastro da família.
Além do recadastramento, a família que recebe o benefício precisa também cumprir obrigações referentes à saúde e educação, como manter a criança na escola e a vacinação atualizada. Esses dois quesitos são condições indispensáveis para que os atendidos continuem recebendo o beneficio mensalmente.
A titular da Semcas, Andreia Lauande, chama atenção para a importância da atualização dos dados para evitar a perda do benefício. “É de extrema importância que as famílias fiquem atentas aos prazos de atualização que são informados nos extratos de pagamento ou carta enviada pelo governo federal. Ocorre que quem não realizar o recadastramento até o prazo informado sofre o bloqueio de no máximo dois meses, podendo ter o benefício cancelado”, informou.
São Luís possui mais de 150 mil cadastros na base de dados do Bolsa Família, com 83,910 famílias recebedoras do benefício. Anualmente é realizado recadastramento, onde o município faz a averiguação dos dados informados pelas famílias e repassa à base de dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
“A gestão municipal não realiza nenhum bloqueio ou suspensão do benefício do Bolsa Família, todas as informações coletadas pela unidades de atendimento da Semcas são repassadas ao MDSA, que define todos bloqueios e cancelamentos. É importante ressaltar ainda que as entrevistas para aquisição do valor do Bolsa Família são autodeclaratórias e cabe ao município, se houver indícios de subdeclaração de renda, realizar visita técnica para atestar a realidade das famílias” ressaltou, Andreia Lauande.