Feira do Livro homenageia Gonçalves Dias

4comentários
FeriradoLivro
Feira do Livro ficará aberta até o dia 13 de novembro das 13h às 22h, na Praia Grande

A 10ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) abre programação nesta segunda-feira (7) para receber os mais de 200 mil visitantes, entre turistas e moradores locais, que celebrarão a tradição literária e cultural da capital maranhense. Este ano, a Feira homenageará o poeta maranhense Gonçalves Dias. Com o tema “Ler a Cidade e suas Memórias”, o maior evento literário do Maranhão vai até o dia 13 de novembro, na Praia Grande.

A FeliS ficará aberta das 13h às 22h todos os dias com programações voltadas para todas as idades. O evento é realizado pela Prefeitura de São Luís e tem, como correalizadores, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Associação dos Livreiros do Maranhão (Alem).

A programação da X FeliS incluirá atividades artísticas, lançamentos de livros, palestras, oficinas e debates com escritores, pesquisadores e poetas de relevância local e nacional. O espaço que está sendo montado no Centro Histórico de São Luís abrigará também exposições e vendas de artigos literários.

O evento ocupará as ruas, praças e espaços culturais do Centro Histórico, com estrutura que compreende 36 estandes para livreiros, nove estantes institucionais, cinco auditórios para palestras, debates e conferências, quatro espaços infantis e um palco principal na escadaria da Praça Nauro Machado.

FeiradoLivreo2
Evento ocupará as ruas, praças e espaços culturais do Centro Histórico de São Luís

A conferência de abertura acontecerá na Praça Nauro Machado, às 20h, com o pesquisador Weberson Grizoste, especialista na obra de Gonçalves Dias. Ao longo da programação, várias atividades desvendarão as facetas de Gonçalves Dias, por meio de palestras, debates, intervenções artísticas e rodas de conversa. “Gonçalves Dias é um patrimônio maranhense da comunidade brasileira. É também um grande pesquisador do indigenismo, tendo conhecido, como poucos, a Amazônia e o Brasil”, explicou Grizoste.

O pesquisador também lembrou o posicionamento político de Gonçalves Dias. “Ele criticou a política imperial e foi inclusive demitido do jornal em que atuava, o Guanabara. Outro ponto que merece destaque é a paixão por Olímpia, menos conhecida que Ana Amélia, mas ainda assim importante. Na palestra, vamos falar sobre essa trajetória e obra política”, descreveu o pesquisador.

Celebrando 10 anos de Feira do Livro, Gonçalves Dias foi escolhido entre diversos nomes de escritores e poetas maranhenses por ser considerado o poeta maior da Literatura Brasileira. O maranhense é patrono da cadeira de número 15 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do poeta Olavo Bilac. Gonçalves Dias também é exaltado como um dos criadores do Romantismo Brasileiro e é reconhecido pela capacidade de construir versos sobre as mais variadas temáticas, como a saudade, o amor, o índio, a identidade cultural de um povo, entre outros.

4 comentários »

‘É duro ser rebaixado’, diz Flávio Araújo

12comentários
Após derrota por 2 a 1 para o Paysandu, treinador diz que o Sampaio está rebaixado
Após derrota por 2 a 1 para o Paysandu, treinador diz que o Sampaio está rebaixado

Se havia algum fio de esperança, diria que acabou. O próprio técnico Flávio Araújo já considerou o time do Sampaio rebaixado após mais uma vergonhosa derrota em casa pelo Campeonato Brasileiro Série B. “Ë duro ser rebaixado”, disse Flávio.

O treinador que sempre procurava passar otimismo “jogou a toalha”, após a partida de hoje. As vaias dos torcedores ao final do jogo mostram que o torcedor também já não acredita mais.

O Sampaio vencia o Joinville por 1 a 0, até 40 minutos do segundo tempo, mas de forma incrível levou dois gols e perdeu para o catarinenses por 2 a 1, em pleno Castelão, em São Luís.

Com 27 pontos, o time maranhense permanece na lanterna e está a oito pontos do Oeste-SP que é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento, mas que ainda vai enfrentar o Bragantino e pode ampliar a vantagem.

Faltando quatro jogos para o Sampaio encerrar a péssima campanha na Série B, ainda existem chances matemáticas, mas tudo é apenas uma questão de aguardar os próximos confrontos, pois o Tricolor não depende mais apenas de si.

O próximo jogo do Sampaio será na terça-feira, 21h30, contra o Bahia, no Estádio da Fonte Nova.

12 comentários »

Edivaldo entrega escolas recuperadas

8comentários
Prefeitura entrega escolas requalificadas nos bairros Centro, Estiva e Santa Bárbara
Prefeitura entrega escolas requalificadas nos bairros Centro, Estiva e Santa Bárbara

O prefeito Edivaldo entregou na manhã deste sábado (5) mais três escolas que receberam obras de requalificação incluindo melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, piso, telhado e pintura nova. A agenda de entrega foi iniciada logo cedo, às 8h30 pela Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Serra, no Centro.

De lá o prefeito seguiu para a U.E.B Evandro Bessa, localizada na Estiva. Encerrando a agenda, também foi vistoriada a U.E.B. Enedir Santos Paixão, no bairro Santa Bárbara. Até o final do ano. serão 70 escolas requalificadas, beneficiando milhares de estudantes de diferentes bairros da capital. Nesta etapa serão atendidos cerca de mil alunos.

A U.E.B Luís Serra tem 197 alunos matriculados e está localizada na Rua da Saúde, Centro, em um prédio construído em 1827 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há 35 anos. Na ocasião, o chefe do executivo municipal destacou as ações que têm sido implementadas nesta gestão. “Estamos visitando três escolas que estamos entregando totalmente requalificadas. Até o final do ano, concluiremos e entregaremos 70 escolas no município de São Luís e continuaremos, no próximo mandato, com a política de valorização da Educação implementada nesta gestão”, disse o prefeito Edivaldo.

Escolamunicipal
A Prefeitura tem investido na requalificação, construção de escolas e creches em toda a cidade

O secretário de Educação Moacir Feitosa informou que na próxima semana as entregas de escolas requalificadas continuam. “Estas obras são importantes porque melhoram o ambiente de trabalho para o professor e para as crianças. A determinação do prefeito Edivaldo é valorizar a educação, os professores e estudantes, como a população de São Luís merece”, frisou o gestor.

A Prefeitura tem investido na requalificação, construção de escolas e creches em toda a cidade. Entre os bairros que estão sendo comtemplados com obras de novas escolas estão a Chácara Brasil, Residencial Ribeira e Vila Conceição (Coroadinho) que receberão unidades de ensino com 12 salas cada uma, com capacidade para atender 1.200 alunos nos três turnos. A Prefeitura também está construindo creches na Cidade Operária, Chácara Brasil, São Raimundo e Residencial Morada do Sol, que atenderão 120 crianças em tempo integral ou 240 divididas em turnos. Com a conclusão das obras, serão abertas quase quatro mil vagas na rede municipal de ensino.

Edivaldo foi recebido com carinho durante a entrega de três escolas que foram recuperadas
Edivaldo foi recebido com carinho durante a entrega de três escolas que foram recuperadas

As melhorias realizadas nas escolas entregues neste sábado incluíram substituição de ventiladores nas salas de aula, melhoria dos banheiros e manutenção de caixas de água. “Na infraestrutura física foram realizados serviços de reboco de paredes, forro e conserto de telhando com substituição de peças de madeira, em alguns casos como é o caso da Evandro Bessa”, contou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

Para atingir a meta de requalificação de até 70 escolas até dezembro a Prefeitura está trabalhando em ritmo acelerado em várias outras unidades de ensino. Entre as escolas que estão recebendo melhorias e com obras avançadas estão as U.E.B Primavera, no Cohatrac; Bandeira Tribuzi, no Centro; e Alberto Pinheiro, também no Centro.

Com a melhoria da infraestrutura das escolas, a Prefeitura está garantindo mais conforto e segurança para alunos, professores e gestores e mais qualidade no ensino, segundo destacou o secretário. A recuperação dos prédios escolares já existentes soma-se a outras ações como melhoria do transporte escolar, alimentação e segurança das escolas, bem como investimentos em formação continuada de professores, aquisição e distribuição de material didático e fomento a ações e projetos na área da Educação Inclusiva.

Foto: Honório Moreira

8 comentários »

PP comemora crescimento no Maranhão

1comentário
Andreprefeitos2
Presidente do PP André Fufuca reúne correligionários e comemora crescimento do partido

O Partido Progressista (PP) realizou um encontro para comemorar o crescimento da legenda na eleição do dia 2 de outubro.  O PP que obteve quase meio milhão de votos, conseguiu eleger 16 prefeitos e 102 vereadores em todo o Maranhão.

Segundo o presidente estadual do PP no Maranhão, deputado federal André Fufuca, o resultado mostra o crescimento e fortalecimento do partido.

“Essa vitória é de todos do partido, pois, mesmo os que não conseguiram se eleger, trouxeram votos para fortalecer nossa legenda. Estamos vivendo um novo momento dentro do PP e com certeza o partido seguirá crescendo em todo o Maranhão”, afirmou André Fufuca.

PP conseguiu eleger 16 prefeitos e 102 vereadores em todo o Maranhão
PP conseguiu eleger 16 prefeitos e 102 vereadores em todo o Maranhão na eleição 

Além do deputado estadual Wellington do Curso que foi candidato a prefeito em São Luís e terminou em terceiro, participaram do encontro os prefeitos Juran Carvalho (Presidente Dutra) que concorrerá à presidência da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Fufuca Dantas (Alto Alegre do Pindaré), Zé Reis (Aldeias Altas), Dr. Marcone (Cajapió), Jorge Garcia (Palmeirândia), Roberto Maués (Paulino Neves), Ronildo Campos (Penalva), Magno Teixeira (Presidente Juscelino), França do Macaquinho (Santa Luzia do Tide), Dario (Senador La Rocque), Luziane (Santo Amaro), Dr Francisco (Bom Jardim), Cicin (Estreito), Dr Nelson (Porto Franco), Dr Eriverton (Carolina), Arquimedes (Afonso Cunha) e Zé Vieira (Bacabal), mas que ainda aguarda a decisão judicial.

1 comentário »

Morre o ator e diretor Aldo Leite

0comentário
AldoleiteeCesarBoaes
Teatrólogo Aldo Leite dividiu o palco com o ator e diretor César Boaes na peça Marat Sade

Morreu no início da manhã deste sábado, aos 75 anos, o teatrólogo maranhense Aldo Leite. Ele estava internado no Centro Médico Maranhense.

Aldo nasceu em Penalva. Foi professor do departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão, carnavalesco da Escola de Samba Turma do Quinto e atuou como ator e diretor em diversos espetáculos, inclusive fora do Brasil.

Sua peça mais famosa foi Tempo de Espera, com a qual venceu o prêmio Molière – o mais prestigiado prêmio da história teatral brasileira. Chegou a se apresentar na França, Holanda e Alemanha. A sua última obra,  Rainha da Zona está em cartaz São Luís, com direção de Tácito Borralho.

No Facebook, o ator e diretor teatral César Boaes prestou uma homenagem a Aldo Leite.

“Hoje o palco está mais vazio. Aldo Leite o grande mestre do teatro maranhense nos deixou. Aldo você foi uma grande inspiração para mim. Obrigado por dividi o palco com você em Marat Sade e por me dá conselhos e me contar suas historiasse vida quando dividimos o camarim enquanto eu fazia a sua maquiagem. Você deixou um grande legado. Na minha apresentação de hoje subirei ao palco muito mais emocionado. Que Deus o receba muito bem querido mestre. Évoe Baco!!!!!”, escreveu.

O velório de Aldo Leite será Academia Maranhense de Letras, no Centro.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS