Surpresa na reunião do Conselho Deliberativo do Moto. O que seria uma reunião para discutir o planejamento e orçamento do time para a próxima temporada acabou virando o dia da despedida do presidente Hans Nina.
Alegando problemas de saúde, Hans Nina renunciou a presidência do Moto.
“Com o apoio de todos, conseguimos o título estadual é o acesso para Série C, mas minha família me cobra por conta da minha saúde e este ano, todos sabem, fui parar no hospital durante o Estadual”.
Em meio à disputa do Campeonato Brasileiro Série D, após garantir o acesso do Moto à Série C, Hans Nina ainda chegou a disputar a eleição para vereador, mas não conseguiu se eleger com o apoio da torcida rubro-negra e isto pode também ter pesado em sua decisão.
Também conseguimos apurar que a dificuldade na captação de recursos para bancar o clube em 2017 pode teria sido outro motivo. É que o governo cortou recursos para esporte e o Moto este ano se viabilizou por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Hans Nina deixa um saldo bastante positivo. Foi campeão maranhense e conseguiu levar o time ao acesso à Série C. O time tem um calendário cheio na próxima temporada. Vai disputar o Campeonato Maranhense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série C.
Com a renúncia de Hans Nina, o Moto agora terá que urgentemente encontrar um nome que possa continuar tocando o destino da equipe.
O prefeito reeleito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) foi o entrevistado desta terça-feira (1º), no Panorama, com Jorge Aragão, na Rádio Mirante AM. Ele destacou que a vitória é reflexo do trabalho que vem realizando neste primeiro mandato.
“Temos feito um trabalho com muita responsabilidade, com muita transparência, com muito amor sempre para transformar a vida das pessoas para melhor. Creio que a população avaliou os quatro anos de gestão. A população lembra que eu assumi em meio a um caos muito grande e no primeiro momento procuramos organizar a casa e em seguida iniciamos o trabalho e que estamos
desenvolvendo nestes quatro anos”, disse.
Edivaldo conclamou a participação de todos na construção de uma cidade melhor. “Parte do eleitorado não votou em mim, mas eu quero neste momento conclamar a unidade de todos e que a gente possa estar juntos nos próximos quatro anos. Vamos trabalhar todos os dias para que isso aconteça. Nós levamos a mensagem nesta eleição da continuidade. Nós temos ai muitas ações que estão em andamento e muitas delas serão concluídas na nova gestão e eu cito como exemplo o Hospital da Criança que é uma construção moderna e que será um marco da nossa gestão”.
O prefeito apontou avanços no sistema de transporte e descartou qualquer tipo de aumento de tarifas. “Assumimos o sistema um sistema de transporte totalmente falido e já conseguimos trocar 60% por cento da frota, além de outros avanços. Posso garantir a vocês que não haverá aumento de passagem. Está circulando por meio do whatsapp uma informação errada e que está sendo colocado nas redes sociais é uma informação falsa”, destacou.
Edivaldo destacou que as creches serão construídas e prometeu entregar o Nhozinho Santos até dezembro.”As creches estão sendo concluídas. Ontem estive visitando a creche na Morada do Sol que ficará pronta para o início do ano. Quanto ao Nhozinho Santos, o estádio está 90 por cento concluído. Até o mês de dezembro estaremos entregando aos desportistas”.
O prefeito também falou sobre a metropolização e disse que o assunto será tratado na próxima semana em reunião com o governador Flávio Dino. “Não tenho dúvida que nós conseguiremos avançar na metropolização. O governador Flávio Dino deverá estar reunido na próxima semana com os prefeitos e acho que em breve conseguiremos avançar neste tema tão importante para as cidades”.
Alvo de críticas na campanha por conta do tema Cultura, Edivaldo admitiu problemas no pagamento de brincadeiras. “Investimos muito na cultura em nossa gestão. Criamos a Secretaria Municipal de Cultura. Aprovamos o Plano Municipal de Cultura, estamos regulamentando o fundo. Fizemos investimentos no Carnaval e no São João, mas tivemos atraso na questão do pagamento de cachês, mas tudo muito natural num cenário de crise, mas vamos honrar todos os compromissos até dezembro”, explicou.
Sobre a eleição para a presidência da Cãmara, Edivaldo disse que não vai participar. “São poderes independentes. A Câmara tem trinta e um vereadores que vão saber o melhor caminho. O prefeito não vai se meter nisto”., finalizou.
O subprefeito do Centro Histórico de São Luís na gestão Edivaldo Júnior, Fábio Henrique Farias Carvalho, utilizou as redes sociais para apresentar, ainda extraoficialmente, o modelo do novo Mercado Central da capital maranhense.
Fábio Carvalho destacou que os projetos complementares estão sendo finalizados e que a licitação deverá ser feita no início de 2017.
“Futuro Mercado Central de São Luís. Projeto arrojado, bonito e 100% funcional. Parabéns ao escritório de arquitetura pela elaboração do Projeto. Os projetos complementares sendo finalizados e certamente a licitação será feita logo no início do ano de 2017”, afirmou.
O deputado Rogério Cafeteira utilizou a tribuna, na tarde desta segunda-feira (01), para parabenizar o prefeito Edivaldo Holanda Júnior pela sua reeleição e à prefeitura de São Luís e também fez um cumprimento para a população de São Luís.
“Aqui venho para cumprimentar a população de São Luís que ontem celebrou a democracia. Que ontem no segundo turno fez a melhor opção, escolheu a melhor opção e está de parabéns. Elegeu o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, homem certo, correto, honesto e que merece, sem dúvida nenhuma, mais quatro anos à frente da Prefeitura de São Luís”, ressaltou.
Durante o seu discurso, ele falou do importante papel desenvolvido pelas esposas dos candidatos no processo eleitoral. “Queria ainda destacar duas participações nesta eleição: a da Camila, esposa do nosso prefeito Edivaldo Holanda Júnior, e da Dra. Graziela, esposa do deputado Eduardo Braide, que disputou com ele. De parabéns, ambas, pelo trabalho que fizeram ao lado dos seus maridos”, lembrou.
O deputado Rogério Cafeteira, que também é líder do Governo na Assembleia, rebateu críticas do deputado Eduardo Braide a respeito de suposta utilização de máquina pública para favorecer a reeleição do prefeito.
Ele desmentiu a afirmação e destacou que ser prefeito não garante reeleição. “Ouvi o deputado Eduardo Braide que teve uma grande votação, uma votação expressiva, falar sobre máquinas trabalhando para eleição do seu adversário. Se fizermos uma avaliação sobre máquinas trabalhando em eleições de prefeitos, candidatos à reeleição, eu acho que não haveria um número tão grande de derrotados nas eleições municipais”, refletiu.
O parlamentar disse que acredita na índole tanto do governador Flávio Dino quanto na do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e que fez a defesa por convicção pessoal. “Defendo aqui e defendi na campanha o Prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Fiz por convicção. E sobre o Governador Flávio Dino, o faço acima de tudo por convicção, a sua defesa porque sendo um homem sério e honesto que é. Quando não mais tiver, se um dia não mais tiver, não mais o farei”, afirmou.
A Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão divulgou nota de esclarecimento sobre notícia divulgada nesta terça-feira (1º) sobre uma suposta investigação contra o deputado e presidente da Casa, Humberto Coutinho.
Na nota, a assessoria afirma que Humberto Coutinho está pronto para esclarecimento dos fatos assim que for notificado.
Veja a nota na íntegra:
“A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, instada a se manifestar sobre suposta abertura de investigação contra o seu presidente, o deputado Humberto Coutinho, vem informar que não há, até o presente, qualquer notificação formal sobre a extensão do inquérito policial aos então prefeitos dos mais de dez municípios mencionados nos respectivos autos judiciais.
Com base nos documentos somente conhecidos após publicação por blogs locais, infere-se que até a atual fase do inquérito os Prefeitos Municipais não ostentam a condição técnico-formal de investigados, estando sob análise da Polícia Federal apenas e tão somente os contratos celebrados pelas empresas investigadas com várias prefeituras, contratos estes que, até conclusão do inquérito bem como do trânsito em julgado dos processos dele oriundos, não implicam, por si sós, em ilegalidades ou improbidades.
Assim, caso no decorrer das investigações seja o deputado Humberto Coutinho chamado a fornecer informações a qualquer dos órgãos de Justiça, em razão de fato ocorrido quando ainda prefeito municipal de Caxias, certamente contribuirá para o esclarecimento do mesmo”.
O prefeito eleito de Codó, Francisco Nagib (PDT) esteve reunido, nesta segunda-feira (31), em Brasília com o senador maranhense Roberto Rocha (PSB).
Numa demonstração de que fará uma administração diferente em Codó, antes mesmo de tomar posse, prefeito e vice eleitos no municípios já estão trabalhando em busca de recursos que poderão vir a assegurar projetos futuros na cidade.
O senador Roberto Rocha assegurou a Francisco Nagib que a bancada maranhense em Brasília não medirá esforços para dar a sua contribuição com o município de Codó.
Foi a segunda viagem de Francisco Nagib e do vice Ricardo Torres, a Brasília após a eleição em busca de apoio para a gestão que se inicia no dia 1º de janeiro.
Há duas semanas, Nagib esteve reunido com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho e o deputado João Marcelo (PMDB).
A diretoria do Moto se reúne hoje (3) para discutir o planejamento e orçamento da equipe para a próxima temporada.
Com um calendário cheio em 2017, no primeiro semestre com o Campeonato Maranhense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, além do Campeonato Brasileiro Série C, os dirigentes rubro-negros sabem que precisam investir bem mais para que a equipe repita o sucesso deste ano.
O retorno do técnico Ruy Scarpino é dado como certo. A renovação de contrato com jogadores como Marcos Paullo, Felipe Dias, Fred, Curuca, Luís Fernando, Wanderson, Chico Bala e Diego Renan, dentre outros será definida de imediato após a reunião de hoje.
Segundo o diretor de futebol Waldemir Rosa, o Moto deverá manter toda a base de jogadores da atual temporada, mas uma lista com novos nomes será discutida com o presidente Hans Nina.
“Os reforços já estão apalavrados, mas somente após essa reunião e a definição da presidência é que iniciaremos os contatos”, disse.