O Sampaio abriu o placar no Bento de Freitas logo a 2 minutos com um belo chute de Lucas Sotero dando a impressão que a história da partida desta vez seria diferente.
Mas ainda não foi hoje… O Sampaio mais uma vez não venceu para tristeza e desespero do torcedor Tricolor.
Numa falha do setor defensivo que deixou o atacante gaúcho finalizar sozinho e sofrer o empate com Ramon e ficar no 1 a 1 com o Brasil de Pelotas, pelo Campeonato Brasileiro Série B.
Com o empate, o Sampaio segue na lanterna da competição com 22 pontos e caminha rumo ao rebaixamento para a Série C em 2017.
O próximo confronto do Sampaio será contra o Luverdense, no sábado (8), 1as 16h, no Estádio Castelào, em São Luís.
Em sua segunda caminhada neste segundo turno, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, candidato à reeleição da coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, DEM, PROS PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL) foi recebido na tarde desta terça-feira (04) por um “Mar Vermelho” de moradores e militantes no bairro do São Bernardo. Lideranças políticas da capital e do estado do Maranhão prestigiaram o ato de campanha, que contou com cerca de 3 mil pessoas.
Acompanhado do vice do Júlio Pinheiro (PCdoB), o candidato do PDT cumprimentou os moradores; dando sempre uma palavra de esperança de que os avanços alcançados no bairro do São Bernardo continuarão na sua próxima gestão. Em seu programa de governo, consta para o município, o asfaltamento de mais 3.600 ruas, 31 intervenções viárias, semáforos sincronizados e ciclovias que irão dar mais mobilidade.
“Temos trabalhado desde que chegamos na Prefeitura. Muitas obras de urbanização e avanços nas áreas da educação, saúde, mobilidade urbana, entre outras, continuarão nos próximos quatro anos. Venho a este bairro pedir o seu voto para continuarmos construindo uma São Luís de todos nós”, falou Edivaldo.
Uma multidão acompanhou Edivaldo pelas ruas. Moradores acenavam com as bandeiras de suas janelas e saíam nas portas de casa para saudar o prefeito. Vereadores eleitos da coligação “Pra Seguir em Frente”, entre eles, Pedro Lucas, Fátima Araújo, Raimundo Penha e Concita Pinto; mais o deputado estadual Bira do Pindaré; e os presidentes do PEN, Jota Pinto; e do PTC, Manoel Lima se juntaram ao grande cortejo, formando um “Mar Vermelho”.
“Estamos todos trabalhando em cada bairro para Edivaldo se reeleger, pois o trabalho que realizou é a sua marca de campanha e fará muito mais. Debates democráticos são sempre importantes, mas uma boa administração é o que a população quer ver no gestor municipal. Isso Edivaldo fez!”, ressaltou a vereadora eleita Fátima Araújo.
Para os moradores do São Bernardo, nenhum outro político teve a coragem de promover políticas públicas como Edivaldo. “A maioria deles nem aqui vem, mas Edivaldo fez e nos ajudou a melhorar nossas vidas”, disse a comerciária Midiane Batista Rocha, moradora da Primeira Travessa Tiradentes. “De historinhas e de promessas a população já está cansada. Queremos é mudança e ela começou com o prefeito Edivaldo e não pode ser interrompida”, completou o conselheiro de saúde do município, José Marques.
Conhecidos os adversários de Sampaio e Moto na Copa do Nordeste 2017. O sorteio foi realizado na noite desta terça-feira (4), em João Pessoa.
A competição terá no próximo ano como representantes maranhenses o Moto (campeão Estadual) e o Sampaio (vice).
A cota de partipação das equipes ainda não foi definida. No ano passado, os clubes maranhenses receberam R$ 300 mil.
Os presidentes de Sampaio e Moto não compareceram ao sorteio, apenas o presidente da Federação Maranhense de Futebol, Antônio Américo esteve presente.
Se classificam para a segunda fase, os cinco primeiros colocados de cada grupo e os três melhores segundos colocados dos cinco grupos.
O Moto Club está no grupo B e terá como adversários o Altos-PI, Fortaleza-CE e Bahia-BA
O Sampaio caiu no Grupo C e vai enfrentar Juazeirense-BA, Ríver-PI e Sport-PE.
Falta a definição apenas do segundo representante do Ceará, pois Uniclinic, Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro desistiram da competição abrindo vaga para o Ceará que foi o quinto colocado no Campeonato Cearense. O caso será definido pela CBF.
Veja os grupos:
Grupo A – Representante do Ceará, Campinense-PB, Santa Cruz-PE e Náutico-PE
Grupo B – Altos-PI, Moto Club-MA, Fortaleza-CE e Bahia-BA
Grupo C – Juazeirense-BA, River-PI, Sampaio-MA e Sport-PE
Grupo D – Itabaiana-SE, CSA-AL, CRB-AL e ABC-RN
Grupo E – Sergipe-SE, Botafogo-PB, América-RN e Vitória-BA
O candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PMN), recebeu, nesta terça-feira (4), o apoio da vereadora Rose Sales (PMB), para a sua campanha no segundo turno. Para a vereadora, o apoio é o reforço do compromisso pelo bem de São Luís.
“Meu apoio a Eduardo Braide é com base no meu compromisso com São Luís. Sei que ele será um gestor competente e que tem compromisso. Nosso apoio é a favor de São Luís. Pela educação, por políticas públicas, por mais saúde, pela restauração da dignidade, pela inclusão. Acredito que Eduardo fará uma grande gestão. E quero dizer que não estou somente declarando apoio a ele. Eu estou entrando na campanha. Vamos chão a chão, bairro a bairro, mostrar que São Luís merece um gestor competente”, declarou a vereadora, que acompanhou Eduardo Braide em uma caminhada na Cidade Operária.
Para Eduardo Braide, o apoio de Rose Sales mostra o compromisso de quem quer São Luís muito melhor. “Fico muito feliz em receber o apoio da vereadora Rose Sales, uma pessoa honrada, de princípios e de uma vida ao lado dos trabalhadores e movimentos sociais de nossa cidade. A sua caminhada ao nosso lado neste segundo turno, é a prova de que o maior interesse que temos, tanto ela quanto eu, é buscar uma São Luís muito melhor para todos”, finalizou.
O deputado Sousa Neto (PROS), na sessão desta terça-feira (04), parabenizou a ex-deputada Vianey Bringel e o seu vice Marcelo Cabral que venceram a disputa pela prefeitura de Santa Inês. Eles foram eleitos com 32.874 votos, contra 6.870 votos do atual gestor, Ribamar Alves.
Sousa Neto frisou que Santa Inês, mais uma vez, entra para a história de uma forma positiva, com a vitória esmagadora de Vianey Bringel, Marcelo Cabral e toda a população que, segundo ele, hoje se sente em uma liberdade absoluta.
“A cidade entrou no mar azul, todos felizes pelo que aconteceu no último domingo. Essa resposta foi dada ao atual gestor e à administração desastrosa em que se encontrava na nossa cidade. Agora a cidade respira aliviada pois teremos uma administração voltada para o povo e pelo povo”, acentuou Sou Neto.
Ele também frisou o seu empenho pela vitória de Vianey Bringel, bem como dos ex-prefeitos Robert Bringel e Valdivino Cabral; de Cirino, Rodrigues e o Irmão Fernando da Ipiranga que abdicaram das suas candidaturas para apoiar Vianey Bringel.
“A população de Santa Inês abraçou a causa em peso e votou pela liberdade da nossa cidade. Eu passei praticamente vinte dias em Santa Inês pedindo e mostrando que a cidade teria a sua liberdade e não aceitava mais ser destratada, com o povo sofrendo o descaso administrativo”, finalizou Sousa Neto.
O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) fez hoje na tribuna da Assembleia Legislativa uma análise do desempenho do governador Flávio Dino (PCdoB) nas eleições 2016 no Maranhão.
“O PCdoB lançou 103 candidatos a prefeito e elegeu apenas 46. Veja a ineficiência do comunismo no Maranhão afora. O governador levou taca em tudo quanto foi canto do Maranhão”, disse.
Edilázio lembrou que apesar de o PCdoB ter conseguido eleger apenas 46 prefeitos, nenhum dos eleitos possuem mais de 3 anos de filiação na sigla.
“Nenhum dos prefeitos eleitos têm ideologia do comunismo, nenhum nasceu no berço do comunismo. Estão lá por quê? Estão lá porque imaginavam que teriam apoio do Governo. Imaginavam que o Governo teria popularidade, que iria lhe ajudar nas urnas, mas não houve isso, pelo contrário. O partido acumulou grande derrota nestas eleições”, completou.
O parlamentar lembrou que além de não ter conseguido eleger a maioria dos candidatos do seu partido político, o governador Flávio Dino perdeu as eleições em alguns dos maiores colégios eleitorais do Maranhão, apenas dois anos depois de ter sido eleito chefe do Executivo Estadual.
“Em Imperatriz, maior cidade do interior do estado, o governador tinha uma candidata que demitiu do serviço público e estava morando lá. Quando abriram as urnas, o resultado foi a vitória do 15, do PMDB do senador Lobão Filho, que estava lá há dois anos. Foi a vitória do 15 de Roseana Sarney, do senador João Alberto”, disse.
Ele também listou outras cidades que registraram derrota de Dino nas eleições 2016.
“Em Pinheiro, na Baixada Maranhense, ele levou taca. Em Lago da Pedra, levou taca. Em Caxias, levou mais taca. Em Barreirinhas, taca. Em Pedreiras, taca. Em Grajaú, que ele morou lá, taca. Dom Pedro, por onde ele passou, taca. E foi assim. Onde Flávio Dino passou deixou rastro de derrota”, finalizou.
As provas do curso de certificação Básica em Gestão Escolar/Mais Gestão, pré-requisito aos professores e especialistas em Educação que pretendem concorrer nas próximas eleições ao cargo de gestor escolar, acontecem no próximo domingo (9), das 9h às 12h, nas Unidades Regionais de Educação (URE) do Maranhão.
A realização das provas marca o encerramento do curso de gestão e faz parte do processo seletivo democrático/consulta pública 2016 para a função de gestor escolar na Rede Estadual de Ensino.
Os cursistas deverão comparecer ao local de prova, com no mínimo 30 minutos de antecedência, munidos de documentos de identificação com foto e caneta preta ou azul. Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos durante a realização da prova.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (4), as notas por escola da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No Maranhão, considerando apenas as provas objetivas, entre as 10 escolas que melhor pontuaram todas são particulares, sendo oito de São Luís, uma de Balsas e uma de Imperatriz. Entre as escolas públicas, três são de São Luís, uma de Bacabal e uma de Caxias.
No topo da lista, está o Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, em São Luís, com nota 637,73 e na 269ª posição em todo o país. Em segundo está o COlégio Educallis com nota 626,14 (419ª posição), Jardim Escola Crescimento com a média 620,18 (535ª posição), Centro Educacioonal Internacional com média 602,53 (982ª posição), Colégio Literato 596,96 de média (1.148º posição), Upaon Educacional 587,74 de média (1.476ª posição), Colégio Dom Bosco 583,89 de média (1.628ª posição), Complexo educacional Dom Bosco de Balsas 583,65 de média (1.639ª posição), Instituto Educacional Sul Maranhense – COC Imperatriz 568,45 de média (2.2367ª posição) e a Escola Santa Teresinha com a média de 567,89 (2.395ª
posição).
Entre as escolas públicas, as melhores médias foram alcançadas pelos alunos do Colégio Universitário UFMA com a média 577,54 (3.636ª posição Colégio Militar da Polícia Militar do Maranhão em São Luís com 530,69 (4.788ª posição). Em seguida aparecem o Colégio Militar 2 de Julho 517,75 de média (5.779ª posição), Centro de Ensino Liceu Maranhense 505,18 de média (7.173ª posição), Colégio Militar Tiradentes de Bacabal 502,13 de média (7.550ª posição) e Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves – Sede, em Caxias que tem a média 498,81 (8.064ª posição).
O Maranhão tem três escolas entre as 10 com as menores médias no país. São o Centro de Ensino Marcelina Nora Alves Anexo I, de Alto Alegre do Pindaré que tem a média 420,52 (14.995ª posição), Centro de Ensino Dr. Adonias Lucas de Lacerda Anexo Várzea com 4,19,62 de média (14.996ª posição) e o Centro de Ensino Cristino Pimenta Anexo II, em Bacuri que tem a menor média no Maranhão com 417,28 (14.997ª posição) à frente apenas do Colégio Estadual Quilombo 27 de maio, de Sergipe que tem média 413,16% e está na última posição (14.998ª).
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) que disputa o segundo turno da eleição em São Luís com candidato Eduardo Braide (PMN), venceu a eleição no primeiro turno nas nove Zonas Eleitorais. Edivaldo Holanda Júnior obteve 45,66% (239.737 votos) e Eduardo Braide 21,34% (112.041 votos). Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O maior percentual de votação obtido pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi 89ª, 90ª e 91ª Zonas Eleitorais, abrangendo a Zona Rural e a Região Itaqui-Bacanga.
Já o candidato Eduardo Braide foi o segundo colocado em seis Zonas Eleitorais, perdendo para o candidato Wellington do Curso (PP) em outras três Zonas.
Eduardo Braide (PMN) alcançou os seus melhores resultados na 1ª, 88ª e 89ª, correspondendo ao Centro, Renascença, Cohama, Turu, Divinéia e Cohatrac, dentre outros bairros.
Veja a votação dos candidatos por Zonas Eleitorais:
1ª Zona Eleitoral
Bairros: Centro, Lira, Canto da Fabril e Lira
10ª Zona Eleitoral
Bairros: Vila Palmeira, Radional, Vila Lobão, Santa Cruz, Anil, Aurora, Ipase, Maranhão Novo, Bequimão, Angelim, Cohab Anil III, João de Deus, Vila Isabel Cafeteira e Santo Antônio
88ª Zona Eleitoral
Bairros: Turu, Cohab Anil IV, Divineia, Cohab Anil, Cohatrac III, Cohatrac II, Vila Luizão, Sol e Mar, Bom Jardim Turu, Olho d’Água, Habitacional Turu, Cohatrac e Primavera.
89ª Zona Eleitoral
Bairros: Santa Bárbara, Estiva, Quebra Pote, São Cristóvão, Tibiri, Cidade Operária, Itapera, Taçjaçoaba, Rio Grande, Jardim São Cristóvão, Vila Brasil, São Raimundo, Jardim América, Vila Magril, Cajupe, Vila Janaína, Santa Clara, São Bernardo, Vila Cascavel, Cidade Olímpica e Tajipuru.
90ª Zona Eleitoral
Bairros: Sacavém, Parque Timbira, Estiva, Maracanã, Pedrinhas, Coheb Sacavém, Coqueiro, Vila Itamar, Vila Sarney, Rio Grande, Porto Grande, Tauá-Mirim, Coroadinho, Estiva e Vila Nova República
91ª Zona Eleitoral
Bairros: Anjo da Guarda, Fumacê, Bonfim, Vila Embratel, Bacanga, Vila São Luís, Vila Nova, Vila Isabel, Vila Bacanga, Mauro Fecury I e Cidade Nova
Se o slogan de campanha de Zé Martins dizia que o “Trabalho tem que continuar”, a população de Bequimão logo entendeu e mostrou nas urnas que o município tem um gestor de verdade. Aprovado por 51% do eleitorado bequimãoense, Zé Martins (PMDB) entrou para a história por ser o segundo prefeito reeleito em Bequimão.
Tendo Magal (PT) como vice-prefeito eleito, Zé Martins renovou seu mandato com 7.048 votos, uma diferença de 333 votos para o segundo colocado, César Cantanhede (PSDB). Em 2012, o pmdbista foi eleito com 6.505 (49,21%) dos votos.
O grito de vitória ecoou na cidade por volta das 19h, quando o Comitê Central lotou de guarás, como são conhecidos os eleitores de Martins, que se vestem de vermelho. O deputado estadual Zé Inácio (PT) participou da comemoração.
Batizado pela população de Bequimão como prefeito trabalhador, o apelido se tornou a marca da campanha, coroada com a vitória neste domingo (2). Após a apuração, a Praça da Matriz ficou completamente lotada com correligionários de todos os povoados e bairros.
Zé Martins fez questão de agradecer ao seu pai (o ex-prefeito Juca Martins), pelo momento feliz que passava. “Primeiramente, quero agradecer a Deus por este momento e, também, ao povo de Bequimão por acreditar no meu trabalho e renovar este mandato. A responsabilidade é ainda maior a partir de agora”, destacou o prefeito, que se emocionou ao agradecer pela confiança.