O candidato a vereador Raimundo Penha (PDT) realizou neste sábado (1) a sua última atividade de campanha na briga por uma das 31 vagas na Câmara de São Luís.
Em 45 dias, Penha realizou mais de 100 reuniões com comunidades para apresentação das suas propostas nos bairros.
“Hoje fizemos nossa última ação de campanha. Nesta jornada que durou 45 dias, fizemos mais de 100 reuniões e 10 caminhadas. Foi muito intenso, mas foi maravilhoso, lindo e já está dando saudades. Cada lugar que chegamos encontramos, carinho, atenção, motivação e respeito”, destacou.
Penha disse ter a convicção de estar no caminho certo e de ter feito uma campanha a melhor campanha da sua vida.
“Agradeço as pessoas de cada bairro em que fomos recebidos, vocês me fizeram ter a convicção de que estamos no rumo certo. Estou vivendo dias que ficarão marcados na minha memória para sempre. Tenho certeza que essa foi a melhor campanha, que eu poderia ter feito, e ela foi proporcionada por todos que fizeram parte dela”, disse.
Neste sábado (1º), mais um instituto de pesquisa confirmou que o candidato do PRB, Gilberto Aroso, será eleito o novo prefeito de Paço do Lumiar. Depois da Escutec foi a vez do instituto Perfil assegurar a vitória de Gilberto Aroso nas urnas.
De acordo com o levantamento, Gilberto Aroso aparece com 34,3% das intenções de voto e estaria quase 20 pontos à frente do segundo colocado, Domingos Dutra que teria somente 15%. Na sequência aparecem, Inaldo Pereira com 11,3%, Professor Josemar (atual prefeito) com 10,5%, Raimundo Filho 6,5%, Moraes Marinho 1,3%. A pesquisa assegurou que 16% não sabem ou não quiseram opinar e 5,3% disseram não votar em nenhum candidato.
Na pesquisa estimulada, onde é apresentado os nomes dos candidatos, o cenário é praticamente o mesmo, a vatagem de Gilberto Aroso chega a 19 pontos, pois ele aparece com 34,8% contra 15,8% de Domingos Dutra. Os outros dois candidatos que alcançaram dois dígitos são Inaldo Pereira com 11,8% e Professor Josemar com 10,5%.
No quesito rejeição, Gilberto Aroso também leva vantagem diante dos seus dois principais concorrentes. O mais rejeitado é o atual prefeito Josemar, com 51,5% dos entrevistados afirmando não votar nele de jeito nenhum. Domingos Dutra é o segundo mais rejeitado com 12,5%. Já Gilberto Aroso aparece com 10,5%.
O instituto Perfil vai confirmando o que disse a pesquisa Escutec e o que se percebe nitidamente em Paço do Lumiar, a vitória de Gilberto Aroso será sacramentada neste domingo.
A pesquisa Perfil foi registrada no dia 25 de setembro, sob o protocolo MA-00533/2016. Foram ouvidos 600 eleitores entre os dias 26 a 29 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos para mais ou menos e o intervalo de confiança do levantamento é de 95%.
O prefeito Edivaldo Holanda (PDT) postou nas redes sociais um vídeo de agradecimento à população pelo carinho recebido em todos os bairros que visitou durante a campanha à reeleição.
Edivaldo disse ter feito uma campanha limpa e sem baixarias. Disse ter feito uma administração possível dentro das adversidades.
“Encerro essa jornada agradecendo, primeiramente, a Deus e a nossa população pela acolhida, pelo apoio e todo carinho que recebi por onde passei. Estou satisfeito porque fiz uma campanha limpa, sem baixaria, assim como fiz a melhor administração possível dentro das adversidades que encontrei quando assumi o cargo”, afirmou.
Em sua mensagem final, o prefeito pede o voto à população para que possa continuar efetivando as mudanças que São Luís tanto necessita.
˜Trabalhei com muita vontade e amor por nossa cidade, e quero ter a oportunidade de continuar trabalhando e mudando ainda mais a vida da nossa gente”, finalizou.
Faltando poucos horas para o início das eleições, a Justiça Eleitoral do município de Codó, está trabalhando intensamente para coibir a prática de crimes eleitorais. A maioria está envolvendo meios de comunicação que prestam serviços e de propriedade dos ex-prefeitos Biné Figueiredo e Ricardo Archer.
Ontem (30) o juiz eleitoral Holídice Cantanhede Barros fechou por 24h a TV Cidade por inúmeras irregularidades que configuram claramente a prática de crimes eleitorais contra o candidato do PDT, Francisco Nagib. Hoje de manhã, foi a vez da Rádio Eldorado ter sua programação suspensa pelos mesmos crimes.
Desta feita, a Polícia Militar invadiu a emissora e flagrou Ricardo Archer, juntamente com o ex-deputado Camilo Figueiredo e o ex-prefeito José Inácio. O juiz foi rapidamente informado sobre a manifestação irregular em que Ricardo fazia uso indevido de sua rádio para difamar o atual prefeito Zito Rolim, o empresário Chiquinho Oliveira e o candidato Francisco Nagib.
Em virtude da ondas de ataques registrados na Região Metropolitana de São Luís desde a última quinta-feira (29), a coordenação de campanha do candidato Luís Fernando Silva à Prefeitura de Ribamar decidiu cancelar a “Caminhada da Vitória”que seria realizada hoje à tarde em São José de Ribamar.
Em nota, o candidato esclareceu a razão do cancelamento do ato político que encerraria a sua campanha.
“A decisão objetiva garantir, preventivamente, a segurança e a integridade de todos os militantes que participariam da caminhada.”, dia a nota.
Nota Oficial
A coordenação de campanha do candidato a prefeito Luis Fernando comunica o cancelamento da “Caminhada da Vitória”, programada para esta tarde, às 16h, partindo do Outeiro até o Santuário de São José de Ribamar.
A decisão de cancelamento da caminhada atende a recomendação do comando do 13º Batalhão da Polícia Militar, em razão das últimas ocorrências registradas na Ilha de São Luís na área da Segurança Pública.
A coordenação da campanha ressalta, ainda, que a decisão objetiva garantir, preventivamente, a segurança e a integridade de todos os militantes que participariam da caminhada.
Atenciosamente,
Edson Pedro de Sousa Calixto
Representante da Coligação Aliança Democrática Ribamarense
Muita gente tem cobrado minhas análises sobre a eleição de vereadores de nossa capital, coisa que fiz pelo menos nas últimas cinco eleições, uma vez que era deputado, estava envolvido na campanha eleitoral e tinha informações seguras e confiáveis sobre o desempenho dos partidos, das coligações formadas por eles e muitas vezes, até sobre os desempenhos individuais de alguns candidatos, fatos que me davam garantia de um percentual muito alto de acerto, tanto na quantidade de parlamentares eleitos por partido ou coligações e até mesmo, em muitos casos, dos nomes dos eleitos naquele pleito.
O fato de estar afastado da política partidária e eleitoral dificulta muito a realização de um levantamento confiável, portanto nesta eleição não farei esse estudo.
No entanto, estive observando a lista de candidatos a vereador de São Luís e posso assegurar que 80% dos nomes que nela constam são completamente irrelevantes, tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista eleitoral.
Dos 639 candidatos que eu encontrei na lista do TRE (não sei se todos continuam candidatos) imagino que apenas uns 20% deles, ou seja, algo em torno de 124 poderiam realmente ser citados como candidatos, e destes, acredito que apenas 10% do total, ou seja, 62, que eu relaciono abaixo, realmente poderiam estar em verdadeiras condições de disputar uma das 31 vagas à Câmara Municipal de São Luís.
Afonso Manoel, Aldir Junior, Aldo Rogério, Alan Ramalho, Alencar Gomes, Armando Costa, Astro de Ogum, Bárbara Soeiro, Barbosa Lages, Basileu, Batista Matos, Beto Castro, Carioca, Chaguinhas, Chico Carvalho, Concita Pinto, Cristovam, Coronel Ivaldo, Dr. Fernando Lima, Dr. Gutemberg, Edmílson Jansen, Eidimar Gomes, Estevão Aragão, Evan de Andrade, Gutemberg Braga, Hans Nina, Honorato Fernandes, Israel Ferreira, Ivaldo Rodrigues, Ivan Sarney, Josué Pinheiro, Kátia Lobão, Luciana Mendes, Manoel Rêgo, Marcelo Duailibe, Marcelo Poeta, Marcial Lima, Marco Aurélio, Marília Mendonça, Marlon Garcia, Marquinhos, Miguel Pinheiro, Nato, Nelsinho, Osmar Filho, Paulo Luiz, Pavão Filho, Pé no Chão, Pedro Lucas, Pedrosa, Pereirinha, Pintinho Itamaraty, Prof. Oduvaldo, Professor Lisboa, Raimundo Penha, Ricardo Diniz, Rômulo Franco, Sebastião Albuquerque, Sebastião Uchôa, Silvino Abreu, Umbelino Junior, Vieira Lima e Zé Raimundo Rodrigues são os nomes que reputo serem os mais aptos a vencer a eleição, tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista eleitoral.
Posso ter me esquecido de incluir nesta lista um ou outro candidato e posso inclusive desconhecer a situação eleitoral de algum que venha surpreender no dia da eleição, mas isso acontece.
Devo ressaltar algumas coisas interessantes desse pleito como a ausência de quatro dos melhores vereadores de nossa cidade nessa disputa, dois deles, candidatos a prefeito, Rose Sales e Fábio Câmara e outros dois, Roberto Rocha Junior e José Joaquim Ramos, candidatos a vice-prefeito. Logo são quatro vagas certas que se abrem.
O fato de candidatos de alto nível não colocarem seus nomes na disputa como é o caso de Bentivi, empobrece o pleito.
Existem, no entanto, nomes consagrados como o dos ex-deputados estaduais Pavão Filho, Afonso Manoel e Zé Raimundo Rodrigues e de vereadores veteranos de diversos mandatos como é o caso de Chico Carvalho, Astro de Ogum, Ivan Sarney, Pereirinha, Dr. Gutemberg e Sebastião Albuquerque que garantem um alto nível entre os que realmente disputam uma vaga na Casa de Simão Estácio da Silveira.
Na lista acima existem jovens que se eleitos, poderiam fazer muito por nossa cidade. É o caso de Nelsinho, Marcelo Duailibe, Hans Nina e Gutemberg Braga.
Há entre os citados um nome excelente que muito possivelmente não se elegerá, pois será muito difícil que seu partido faça o número necessário de legendas para eleger pelo menos um candidato. Falo do Pedrosa.
Por fim, devo declarar o nome daquele que em minha opinião e na de muitas outras pessoas, é um dos candidatos mais bem preparados para defender os interesses de nossa cidade e do povo que nela vive.
É pessoa de grande dedicação às causas humanitárias, sociais, culturais, esportivas e em defesa do meio ambiente. Experiente, tendo sido vereador anteriormente por três mandatos quando honrou as prerrogativas que lhe foram outorgadas pelo povo de São Luís, é autor de diversas e importantes leis que melhoraram a vida de nossa população.
Trata-se de Ivan Sarney, candidato em quem vou votar e a quem confio a missão de conclamar a todos, vereadores e a população de São Luís, a amar nossa cidade e a trabalhar para fazer dela um lugar melhor.
Comandada pelo prefeito e candidato à reeleição Filuca Mendes (PMDB), a Caminhada da Vitória reuniu mais de 15 mil pessoas ontem (29), lotando as ruas de Pinheiro no maior evento político da cidade em tempos recente.
Com um percurso de 8 km, entre a Praça de São José [na saída da cidade no sentido do município de Pedro do Rosário], a caminhada cortou a cidade de sul a norte, encerrando com um comício na Praça São Benedito, onde Filuca discursou para uma multidão, acompanhado de vereadores, familiares e do deputado federal Victor Mendes.
Aos pinheirenses, Filuca manifestou a confiança na reeleição, lembrando as dificuldades para empreender uma gestão responsável e realizadora mesmo em tempos de crise, lembrando obras importantes para a cidade, mesmo sem o apoio do governo estadual.
“As eleições em Pinheiro ganharam uma dimensão que extrapolou os limites do município, com participação direta do governo em favor de seu próprio candidato [o pedetista Leonardo Sá]. Isso nos serve de motivação para a luta e para evitar que Pinheiro caia em mãos de pessoas inexperientes, embarque em aventuras ou retroceda a um passado que nossa cidade rejeita, neste momento que exige preparo do gestor e experiência para comandar um município que é a 11ª economia do Estado”, disse ele.
“Depois de vencer adversidades e de reconstruir o que foi destruído na gestão anterior, meu compromisso com vocês é fazer Pinheiro avançar, em paz, com segurança. Esta demonstração de apoio que Pinheiro me oferece hoje é a certeza da nossa vitória no dia 2 de outubro”, completou.
Segundo levantamento realizado pelo instituto Escutec, nos dias 20 e 21 de setembro, o candidato da coligação “Pelo Bem de Pinheiro”, aparece com 7% de vantagem para o segundo colado, o candidato Luciano Genésio (PP).
De acordo com a pesquisa, Filuca detém 35,8% dos votos válidos. A pesquisa, registrada no Tribuna Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo MA-05457/2016, ouviu um universo de 600 pessoas e tem um nível de confiabilidade de 95%.
A pesquisa, contratada pela Gráfica Escola/Jornal O Estado do Maranhão, aponta ainda o candidato Dr. Leonardo Sá (PC do B) com 22,7%, Antônio Américo (PPS) com 1,2%, Kelson Vinicius (PSC), que desistiu da disputa para apoiar Leonardo Sá com 0,2% e indecisos, não sabem ou não responderam, com 11,3%. A margem de erro é de 3,5%.
A deputada AndreaMurad, mesmo em Coroatá, acompanha atenta a onda de ataques das facções em São Luís e em outros 2 municípios. Ela usou as redes sociais para expressar revolta com a irresponsabilidade do governo e da secretaria de segurança no caso.
“Ônibus, escolas, carros, o que mais será incendiado enquanto esse governador perseguidor e esse secretário inoperante trabalham pra perseguir adversários nestas eleições? Enquanto São Luís está em pânico, as viaturas da polícia estão nos municípios onde o governador quer perseguir adversários políticos. Irresponsável! Deus nos guarde para que nenhuma morte ocorra pela falta de autoridade de Flávio Dino diante dessas ações das facções em São Luís. E as ameaças estão constantes, saindo de dentro de presídio e aterrorizando a população”, escreveu.
AndreaMurad ainda repercutiu sobre um possível acordo entre o governo e os criminosos que não estaria sendo cumprindo por parte do Estado e culpa Flávio Dino pelo caos e a falta de segurança. Andrea ainda criticou o governador por declarar que os atentados tem apoios políticos.
“Onde fomos parar???? Até a entrega das urnas eleitorais chegaram a ser suspensas. Até toque de recolher foi anunciado pelos bandidos e circula nas redes sociais. E qual foi o resultado das providências que o governo diz ter tomado até agora? Nenhum, apenas falácias, como sempre vai ao Twitter dizer que a onda de violência tem “apoios de políticos”. Uma justificativa para sua incompetência e descontrole na segurança pública. Mas tudo isso é culpa dele que fez acordo com criminosos dentro dos presídios e não cumpriu. Agora estamos assistindo ao caos, isso é o que acontece quando se faz acordo com bandidos. Nunca vi tanta negligência de um governador”, disse AndreaMurad.
O Instituto Data M divulgou neste sábado (1), véspera de eleição, mais uma pesquisa de intenção de voto para a corrida eleitoral em São Luís. A consulta, que ouviu 1.000 eleitores em vários bairros da capital, entre os dias 29 e 30 de setembro, evidencia a liderança do candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Junior (PDT), e a vitória dele em primeiro turno.
O candidato pedetista alcançou a sua maior vantagem desde o início da campanha, com mais de 29 pontos à frente de Wellington do Curso (PP) que se mantém em segundo lugar.
Na pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Edivaldo está com 48,9% de intenções de voto, Wellington do Curso com 18,1%, Eduardo Braide (PMN) com 11,7%, Eliziane Gama (PPS) com 5,1%, Fábio Câmara (PMDB) com 2,5%, Rose Sales (PMB) com 1,1%, Cláudia Durans (PSTU) com 1,1%, Valdeny Barros (PSOL) com 0,2% e Zé Luis Lago (PPL) com 0,2%. 6,7% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 4,4% não sabem ou não responderam.
Votos válidos – Nos votos válidos, desconsiderando brancos, nulos e indecisos, o candidato Edivaldo soma 55,0%. O percentual garante a vitória do pedetista no primeiro turno. Wellington aparece em segundo com 20,4% das intenções de voto, seguido de Eduardo Braide com 13,2%, Eliziane com 5,7%, Fábio Câmara com 2,8%, Rose Sales com 1,2%, Cláudia Durans com 1,2%, Valdeny Barros com 0,2% e Zé Luis Lago também com 0,2%.
Segundo turno – Nas simulações de segundo turno, Edivaldo também lidera e venceria em todos os cenários. Numa possível disputa entre Edivaldo e Wellington do Curso, Edivaldo seria reeleito com 55,4% das intenções de voto, contra 28,3% do adversário Wellington. 14,7% não votariam em nenhum deles e 1,6% não sabem ou não responderam.
No cenário em que o prefeito Edivaldo enfrenta a candidata do PPS, Eliziane Gama, Edivaldo também sairia vitorioso com 56,0% das intenções de voto, contra 20,9% de Eliziane. 20,7% não votariam em nenhum deles e 2,4% não sabem ou não responderam.
Na simulação de uma possível disputa entre Eliziane Gama e Wellington do Curso, Wellington aparece com 36,1% das intenções de voto contra 23,5% de Eliziane. 37,3% não votariam em nenhum deles e 3,1% não sabem ou não responderam.
Expectativa de vitória – Os eleitores ouvidos na pesquisa também foram questionados quanto à expectativa de vitória. 77,5% dos eleitores acreditam na vitória de Edivaldo. 12,0% apostam em Wellington, 2,1% em Eduardo Braide, 1,8% em Eliziane, 0,7% em Cláudia Durans, 0,3% em Rose Sales e 0,2% em Fábio Câmara 0,1%. Valdeny Barros e Zé Luis Lago não pontuaram. 0,2% não acredita em nenhum deles e 5,2% não sabem ou não responderam.
Rejeição – No levantamento, 20,0% não votam de jeito nenhum na candidata Eliziane Gama. Já Edivaldo tem rejeição de 19,6%, Wellington do Curso 17,0%, Fábio Câmara 11,3%, Eduardo Braide 3,9%, Zé Luis Lago 3,1%, Rose Sales 2,1%, Valdeny Barros 2,1% e Cláudia Durans 1,6%. 13,5% disseram que votariam em todos e 5,8% não sabem ou não responderam.
A pesquisa foi encomendada pela TV Difusora e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão/ Sinduscon, e foi registrada na Justiça Eleitoral no dia 25 de setembro, sob o número MA-04091/2016. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Uma multidão vestiu azul e foi às ruas de Codó no último ato da campanha do candidato Francisco Nagib (PDT) e do vice Ricardo Torres rumo à Prefeitura de Codó.
O ponto de concentração foi a Praça São Sebastião seguindo em caminhada pelas ruas de Codó. Por onde passava, Francisco Nagib apresentava as suas propostas para a cidade.
Francisco Nagib e Ricardo Torres foram para o corpo-a-corpo nas ruas em busca dos votos que necessita para consolidar a sua grande vitória.
O pedetista lidera as duas últimas pesquisas de intenções de voto em Codó. Pesquisa Data M, divulgada na quinta-feira (29), apontou a liderança do candidato Francisco Nagib (PDT). Ele tem vantagem de 10,5% pontos percentuais em relação ao segundo colocado e aparece com 40,7% das intenções de votos. Em segundo aparece Biné Figueiredo que tem 30,2%.