Criminosos realizaram uma série de ataques a ônibus do transporte coletivo de São Luís.
A polícia confirma que há pelo menos quatro veículos completamente queimados, sendo um na Avenida dos Africanos, outro no bairro da Forquilha, um no bairro do Recanto do Vinhais e outro no bairro do Angelim.
Outras cinco tentativas de ataques criminosos nos bairros Vila Industrial, Parque dos Nobres, Vila Isabel Cafeteira, Altos do Turu e Santa Efigênia ainda estão sendo apuradas pela polícia.
Por telefone, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema) informou ao G1, que os ônibus foram recolhidos das ruas por volta das 21h desta quinta-feira.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), a ordem para execução dos ataques pode ter vindo de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
A três dias do primeiro turno das eleições, a segunda consulta realizada pelo Instituto Ímpar Pesquisas avaliando a disputa eleitoral em São Luís apresenta um cenário incerto sobre a realização de segundo na capital maranhense. No cenário estimulado, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) ampliou sua liderança, com 42% das intenções, tendo Wellington (PP), que também cresceu, em segundo, com 23%.
O segundo pelotão, formado pelos candidatos que não alcançaram os dois dígitos, é aberto por Eliziane Gama (PPS). Despencando na preferência do eleitorado, a popular socialista agora soma minguados 9%. Eduardo Braide (PMN) e Fábio Câmara (PMDB) somam 3% cada um. A vereadora Rose Sales (PMB) foi citada por 2% dos entrevistados, Cláudia Durans (PSTU) e Zé Luís Lago (PHS), tem 1% de preferência e Valdeny Barros (PSOL) não pontuou.
Votos válidos
Considerando uma projeção apenas dos votos válidos, contagem semelhante a que é realizada na apuração das urnas, Edivaldo Holanda aparece com 52% do Eleitorado, o que lhe dá vitória no primeiro turno. Wellington do Curso teria 26%, Eliziane Gama 11%, Fábio Câmara 4%, Rose Sales (3%), Eduardo Braide 3%, Cláudia Durans 1%, Zeluis Lago 1% e Valdeny Barros 0%.
A pesquisa foi contratada pelo grupo O Imparcial junto ao Instituto Ímpar Pesquisas e registrada na Justiça Eleitoral no dia 22 de setembro com o protocolo MA‐07924 no TRE‐MA. Foram ouvidas 1.100 pessoas em 108 bairros da capital, incluindo a zona rural. O levantamento foi realizado entre 23 e 27 de setembro, a margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O plano amostral segue o método da amostra aleatória simples para a proporção.
Com alegria contagiante e o desejo de celebrar o crescimento da candidatura de Gilberto Aroso (PRB) à Prefeitura de Paço do Lumiar nas pesquisas eleitorais, uma multidão tomou conta das ruas da Pindoba numa caminhada histórica ao lado de Gilberto Aroso, do candidato a vice-prefeito Jorge Marú e do seu grupo político na última quarta-feira (28).
Com a música “Agora é 10 pra valer!”, que já se consagrou na campanha política de Gilberto Aroso, os moradores foram incansáveis na caminhada sempre exaltando a satisfação de estar presente nessa ocasião. Alguns eleitores relembraram a gestão de Gilberto Aroso quando foi prefeito e relataram os motivos de terem lhe escolhido como candidato.
Para encerrar o grandioso evento foi realizado um comício que contou com a presença de um grande número de candidatos a vereadores que fazem parte das coligações que apoiam o candidato, além de diversas lideranças locais. Onde a D. Concita da Pindoba uma das maiores lideranças registrou seu apoio ao candidato a prefeito Gilberto e ao vice-prefeito Jorge Marú.
“Sou nascida e criada na Pindoba e já trabalhei na gestão de Gilberto, onde sempre fui ouvida, e nessa época observei um salto de qualidade na educação e na agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Gilberto nunca mandou a polícia me bater e nem prender agricultor e pescador, o que já aconteceu em outra gestão e é por isso que estou com o 10”, declarou a líder Concita da Pindoba.
Na ocasião o candidato a prefeito, Gilberto Aroso agradeceu a presença de todos que tornaram esse momento inesquecível e fez um discurso que despertou a euforia e uma salva de palmas de todos.
“Temos em Paço do Lumiar uma gestão desastrosa, não temos saúde, educação em uma cidade com quase 150 mil habitantes, não temos apoio no esporte e na cultura como tínhamos no passado, mas nós vamos mudar a história de Paço do Lumiar com respeito com os cidadãos, à mulher e a família luminense. Vamos buscar parceiras para resgatar a educação, a saúde, a cultura, a infraestrutura e a produção, Deus e o povo vão me dar essa oportunidade por mais quatro anos para trabalharmos diuturnamente, quero fazer muito mais para este povo luminense. Meus adversários políticos afirmaram que eu não seria candidato, não teria a candidatura registrada, sou candidato sim e recebo o apoio, carinho e respeito em todas as minhas caminhadas”, enfatizou o candidato a prefeito, Gilberto Aroso.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte (SMTT) vai viabilizar a frota total de ônibus coletivos neste domingo (2) em razão das eleições 2016.
A disponibilização total da frota, durante todo o dia, igual aos dias úteis da semana, visa facilitar o deslocamento dos eleitores, ida e volta, até os respectivos locais de votação, considerando a necessidade de adequação do quantitativo de ônibus para a demanda proveniente da realização do processo eleitoral.
A SMTT destaca que, em complemento a esta ação, será disponibilizada a frota reserva nos terminais de integração, a mesma dos dias úteis. Acrescenta que, em relação ao trânsito será realizada operação regular, também dos dias úteis, nas vias de acesso aos locais de votação.
A noite de ontem foi de festa em Mirador, no comício de encerramento da campanha de Armandinho Galvão (PSD) à prefeitura. Foi a noite da “onda azul” que já tomou conta de Mirador.
A deputada estadual, Nina Melo, filha do ex-deputado Arnaldo Melo participou da grande manifestação ao lado de Armandinho Galvão e do vice Tomé.
“Cada encontro com minha gente, meu coração se enche de garra e vontade de mostrar que Mirador trilhará um Novo Caminho. O que me incentiva e me ajuda a seguir em frente de cabeça erguida é ver nossa gente cheia com a esperança de uma cidade melhor, mais justa e fraterna. É muito bom olhar no olho de cada cidadão, abraçar, acenar, ouvir incentivos e receber apoio. Nosso povo precisa de dignidade e respeito”, garante Armandinho Galvão.
Nesta quinta-feira, Armandinho Galvão e Tomé realizam outro grande comício, desta vez no povoado de Cocos.
Pesquisa Data M, divulgada nesta quinta-feira (29), aponta a liderança do candidato Francisco Nagib (PDT) na disputa da Prefeitura de Codó. Ele tem vantagem de 10,5% pontos percentuais em relação ao segundo colocado
O candidato Francisco Nagib tem 40,7% das intenções de votos. Em segundo aparece Biné Figueiredo que tem 30,2%. Em terceiro está Pedro Belo com 10,3%. Chiquinho e Profesor Rafael estão empatados com 2,3% cada. Nenhum deles tem 7,4% e não sabe/não respondeu 6,8%.
O levantamento também avalia a rejeição dos candidatos e Biné Figueiredo tem a maior com 27,5%. Francisco Nagib tem 25,4%, Chiquinho 18,2%, professor Rafael 10% e Pedro Belo 6,8%. Disseram que poderiam votar em todos 4,3% e não sabe/não respondeu 6,8%.
A pesquisa Data M registrada sob o protocolo MA-05217/2016 foi realizada entre os dias 16 e 17 de setembro e ouviu 350 pessoas. A margem de confiança é estimada em 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A corrida para a Prefeitura de São Luís está polarizada nesta reta final entre os candidatos Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP). São eles que disputam os votos de 659 mil eleitores na capital maranhense, mas tem outra eleição sendo disputada nas redes sociais.
ontem, mais uma vez, dois dos nossos representantes políticos aproveitaram para “trocar farpas” no Twetter. O governador Flávio Dino (PCdoB) e o senador Roberto Rocha (PSB), aliados na eleição passada, agora não falam mais a mesma língua.
O governador Flávio Dino que apoia o prefeito Edivaldo Holanda Júnior à reeleição, mesmo sem citar nomes disse abominar traidores. “Não sou adepto de traições. Abomino traidores. Por isso, me mantenho fiel a princípios, ideias, compromissos”. Hoje, o governador voltou à tona: “Em São Luís, Imperatriz e outras cidades, bastante clara a articulação entre criminosos e políticos para tentar influenciar nas eleições”.
O senador Roberto Rocha que é pai do candidato a vice na chapa de Wellington do Curso, o vereador Roberto Rocha Júnior numa espécie de “deboche” afirmou: “Um segundo turno nas eleições de SL era tudo que os Leões queriam. Só que entre Edivaldo e Bira do Pindaré”.
Vamos esperar os próximos capítulos dessa história que está apenas começando…
Proporcionar melhorias na mobilidade urbana e conforto aos cidadãos que utilizam o transporte público, essa tem sido a tônica da gestão Edivaldo Júnior, na Prefeitura de São Luís. Na próxima semana serão entregues mais 40 ônibus novos com ar-condicionado para reforçar o sistema integrado de transporte da capital maranhense.
A renovação da frota faz parte do processo da licitação do sistema de transporte, realizado pela Prefeitura de São Luís. As linhas renovadas são as que fazem a rota Vinhais/São Francisco, Vinhais/Ipase, Cohama/Bandeira Tribuzi, Cohatrac/Rodoviária e Vicente Fialho. A meta é entregar até o final deste ano cerca de 210 ônibus novos, em substituição à frota antiga.
Da frota apresentada um dos ônibus chamado “Modelo Articulado” rodará na linha Cohatrac/Rodoviária por comportar um número maior de passageiros. O planejamento de utilização dos novos ônibus atende as demandas dos terminais de integração.
Os novos veículos são equipados com ar-condicionado, adaptados com elevadores para pessoas com deficiência e três portas, que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, sistema de fiscalização por biometria facial, bilhetagem eletrônica com recarga embarcada, bilhete único, cartão criança e GPS, para localização através da Central de Controle Operacional (CCO) e aplicativos de smartphones.
Vale destacar que a licitação do transporte público em São Luís é uma conquista histórica da gestão Edivaldo, pois outras administrações já haviam prometido, mas não conseguiam seguir adiante e desta vez, mesmo com as inúmeras dificuldades, a licitação virou uma realidade para quem utiliza realmente o transporte público coletivo na capital maranhense.
O debate na TV Mirante que acontece nesta quinta-feira (29), logo após a novela Velho Chico terá a participação de cinco dos nove candidatos que concorrem à Prefeitura de São Luís.
Quatro candidatos já estavam garantidos de acordo com as regras do TSE, os candidatos de partidos com maiores representações na Câmara dos Deputados: Edivaldo Holanda Júnior (PDT), Wellington do Curso (PP), Eliziane Gama (PPS) e Fábio Câmara (PMDB).
O quinto candidato foi confirmado após a divulgação da pesquisa Ibope. A TV Mirante oficializou a participação do candidato Eduardo Braide (PMN) que alcançou 5% na pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (28).
O debate na TV Mirante terá duração de 1h36min e será dividido em quatro blocos, dois com temas determinados e outros dois com temas livres, além das considerações finais. Os candidatos terão 30 segundos para fazer a pergunta, 1min30 para a resposta, 1min para a réprica e 45 para a tréplica.
O mediador será o jornalista Tonico Ferreira, da Rede Globo de Televisão.
A três dias do primeiro turno das eleições, o candidato Edivaldo Holanda Junior (PDT), ampliou vantagem e lidera isolado a corrida para a disputa da Prefeitura de São Luís, segundo nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29), pelo Instituto Data M.
De acordo com o placar das intenções de voto, o candidato pedetista abriu vantagem de mais de 26 pontos sobre Wellington do Curso (PP), atualmente seu principal adversário.
Na pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Edivaldo está com 48,0% de intenções de voto, Wellington do Curso com 21,3%, Eliziane Gama (PPS) com 6,2%, Eduardo Braide (PMN) com 3,5%, Fábio Câmara (PMDB) com 1,9%, Rose Sales (PMB) com 1,1%, Cláudia Durans (PSTU) com 0,8%, Valdeny Barros (PSOL) com 0,1% e Zé Luis Lago (PPL) não pontuou. 9,7% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 7,4% não sabem ou não responderam.
Considerando somente os votos válidos — sem os brancos e nulos, que é o formato utilizado pela Justiça Eleitoral para contabilizar os resultados —, Edivaldo lidera com 57,9% dos votos. O percentual seria suficiente para o pedetista ser reeleito ainda no primeiro turno. Wellington se mantém na segunda posição, com 25,7% das intenções de voto, seguido de Eliziane com 7,5%, Eduardo Braide com 4,2%, Fábio Câmara com 2,3%, Rose Sales com 1,3%, Cláudia Durans com 1,0%, Valdeny Barros com 0,1% e Zé Luis Lago não pontuou.
Segundo turno
A Data M também fez três simulações de segundo turno. No cenário entre Edivaldo e Wellington do Curso, Edivaldo seria reeleito com 54,9% das intenções de voto, contra 30,3% do adversário Wellington. 12,1% não votariam em nenhum deles e 2,7% não sabem ou não responderam.
No cenário em que o prefeito Edivaldo enfrenta a candidata do PPS, Eliziane Gama, Edivaldo também sairia vitorioso com 60,0% das intenções de voto, contra 19,2% de Eliziane. 17,8% não votariam em nenhum deles e 3,0% não sabem ou não responderam.
Na simulação de uma possível disputa entre Eliziane Gama e Wellington do Curso, Wellington aparece com 44,8% das intenções de voto contra 25,1% de Eliziane. 26,3% não votariam em nenhum deles e 3,8% não sabem ou não responderam.
Expectativa de vitória
Os eleitores ouvidos na pesquisa também foram questionados quanto à expectativa de vitória. 70,0% dos eleitores acreditam na vitória de Edivaldo. 16,5% apostam em Wellington, 2,2% em Eliziane, 0,9% em Eduardo Braide, 0,3% em Fábio Câmara, 0,2% em Cláudia Durans, 0,1% em Rose Sales, 0,1% em Valdeny Barros e 0,0% em Zé Luis Lago. 1,2% não acredita em nenhum deles e 8,5% não sabem ou não responderam.
Rejeição
A Data M também mediu a rejeição eleitoral dos candidatos. A poucos dias da eleição, Eliziane Gama continua sendo a mais rejeitada por 19,6% dos eleitores. Edivaldo aparece em segundo com 17,3% de rejeição, Wellington do Curso com 12,9%, Fábio Câmara 5,8%, Zé Luis Lago 4,2%, Cláudia Durans 2,9%, Rose Sales 1,9%, Eduardo Braide 1,7%, e Valdeny Barros 1,6%. 19,1% disseram que votariam em todos e 13,0% não sabem ou não responderam.
A pesquisa foi encomendada pela TV Difusora e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão/ Sinduscon, e registrada na Justiça Eleitoral, no dia 23 de setembro, sob o protocolo MA06630/2016. A Data M ouviu 1.000 eleitores, entre os dias 25 e 27 de setembro, em vários bairros da capital. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, sendo 95% de confiabilidade.