Após o resultado da pesquisa Ibope para a disputa pela Prefeitura de São Luís, divulgado na noite de quarta-feira (14) pela TV Mirante, o que se percebeu nitidamente por parte dos assessores e até mesmo da alta cúpula da campanha do candidato Wellington do Curso (PP) foi uma comemoração excessiva e cega.
Os “cursistas”, como estão sendo chamados os apoiadores da candidatura de Wellington, comemoram os números e parecem ter entrado no clima de já ganhou. O problema é que a comemoração excessiva fez com que deixassem de analisar outros fatos importantes da pesquisa.
Obviamente que o resultado do levantamento foi bom para o candidato do PP, mas não apenas para ele. Talvez o candidato do PDT, o prefeito Edivaldo Júnior, tenha até mais motivos para comemorar que Wellington. Vamos aos fatos.
Se Wellington cresceu 11% no Ibope, pois saiu de 20% para 31%, Edivaldo não está “derretendo” como afirmaram os “cursistas”, ao contrário, seguiu crescendo, pois saltou de 29% para 37%, ou seja, cresceu 8%.
A pesquisa demonstrou ainda que não é Edivaldo o candidato que possui a maior rejeição entre os postulantes ao cargo de prefeito. A rejeição de Edivaldo que chegou a beirar 50%, hoje está abaixo do permitido para quem ocupa cargo no Executivo e busca a reeleição. O teto seria de 30%, a rejeição de Edivaldo já está em 26% e caindo.
Outros dois detalhes da pesquisa Ibope são amplamente favoráveis a Edivaldo. Atualmente o candidato do PDT possui 41% dos votos válidos e precisaria de mais 9% e um voto para vencer a eleição no 1º Turno e faltando mais de 15 dias para a eleição.
A pesquisa também questionou aos entrevistados, independente do voto, quem venceria a eleição em São Luís. A maioria absoluta afirmou que Edivaldo será o vitorioso nas urnas da capital maranhense. 58% apostam na vitória de Edivaldo, contra apenas 23% que dizem que Wellington será o vitorioso.
Denúncias – Além do aspecto positivo da pesquisa para Edivaldo, que os “cursistas” fizeram questão de não enxergar, é preciso dizer que o IBOPE não mensurou o estrago que as inúmeras denúncias que o candidato Wellington foi alvo nos últimos dias.
Ficou demonstrado que o famoso Curso Wellington, estranhamente, não é no nome do candidato. Ficou demonstrado que os prédios onde funcionam o Curso, é de propriedade de Wellington, mas está com o IPTU inadimplente, ou seja, o candidato não estaria pagando os impostos que beneficiariam a cidade que ele almeja administrar.
Também, nos últimos dias, ficou demonstrado que Wellington possui débitos em seu nome nas Agências dos Correios e também com relação ao IPVA. Além disso, nas últimas horas, ainda repercute a acusação de que Wellington teria invadido um terreno público e ainda teria tentado vender o terreno.
O desgaste proporcionado por essas denúncias, indiscutivelmente graves, não foi mensurado pelo Ibope.
Sendo assim, a comemoração dos “cursistas” parece ter sido extremamente excessiva e é melhor aguardar os próximos levantamentos na corrida eleitoral por São Luís. Lembrando que teremos duas novas pesquisas nos dois próximos dias, Data M divulga na sexta-feira (16) e Escutec no sábado (17).
Mais do que nunca, é aguardar e conferir.
O Ibope foi contratado pela TV Mirante e registrado no dia 08 de setembro sob o protocolo MA 00239/2016. A pesquisa ouvirá 805 eleitores entre os dias 09 e 14 de setembro, sendo divulgada no dia 14 de setembro, quarta-feira, no JMTV 2ª Edição. A margem de erro do levantamento é de 3% para mais ou para menos e tem um intervalo de confiança de 95%.
É pra quem teve uma empres que faturou milhoes do governo do estado não vou duvidar se ela for reativada pra patrocinar jornada esportiva com a dinheirama da prefeitura e São Luis abadonada ta claro que o prefeito contratou você e outros jornalistas da mirante a peso de ouro resta saber se você se enquaduna com a turma que critica vocês
Rapaz você pode até desmentir que não apoia niguem que faz análise politica mais todo mundo te conhece e conhece as entranhas de como um sistema de comunicação pode mudar e agir á favor de um candidato
O voto é meu, cara. Voto em quem eu quiser e ninguém tem nada a ver com isso e se tiver que trabalhar trabaho para quem quiser. Não estou ligando para quem trabaha para este ou aquele. O que muda uma eleição o fato de votar ou apoiar alguém. EU sou um cidadão livre para votar e apoiar quem eu quiser. Onde está escrito algo diferente? Agora aqui eu faco o que eu quiser, na empresa que eu trabalho não.
Ta tudo muito estranho nessa hitória. DO NADA Welligton sobre na porcentagem de intenção de votos?! Isso é muito suspeito. Eu mesmo não confio nessa onda de pesquisa.
Estamos com EDVALDO HOLANDA É 12 É 12
Como que ele pode ter subido isso tudo em uma semana? Bem estranha essa pesquisa, ainda mais sabendo quem a encomendou.
Acredito que a vitória será do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior que recebeu a herança maldita de Joào castelo e teve muita dificuldade para avançar como está acontecendo a partir de agora e vai melhorar muito mais.
Que desespero é esse, caro Zeca? Esta ficando veio essa campanha escancarada (mesmo que negando). Sabia que o ataque que ia tirar a caixa de ferramenta pra detonar Wellington. Vou acompanharm
Tá maluco? Aqui é uma análise politica. Quando você deixar a paixão por uns e o ódio por outros de lado a gente discute tecnicamente.
Não estou entendendo é a tua preocupação em me monitorar. Isso não funciona comigo.
Não é monitorando, não confunda. Não tem paixão, só para deixar claro, votarei na Professora Durans. Você que tem amor (ou outra coisa) por Edivaldo, já te alertei sobre o blog/panfleto.
Ok. Já perdi muito do meu tempo. Só lembrando que a Professora Cláudia Durans é candidata a prefeita pela primeira vez.
Eu vi até comemoração do Wellington em blogs que são pagos para falar bem dele porque ele só vive na mídia.
O que tem? O aprendiz de prefeito não paga um monte de blog também?
EDIVALDO PREFEITO DE NOVO.
Edivaldo Holanda Júnior é o candidato mais preparado para continuar administrando São Luís nos próximos quatro anos com o meu voto é claro.