Se já não estava boa, a cada rodada a situação do Sampaio no Campeonato Brasileiro Série B vai ficando cada vez pior. E agora o que dizer????
Jogando em pleno Castelão, o Sampaio perdeu para o Avaí por 2 a 1 e vai afundando em direção à Série C em 2017. O time segue na lanterna com apenas 14 pontos.
Na terceira partida sob o comando do técnico Flávio Araújo, o Sampaio segue sem vencer e para piorar a situação a derrota ainda é dentro de casa e para um adversário que está na parte debaixo da tabela.
O Avaí abriu o placar aos 27 minutos do primeiro tempo com Rômulo. Um minuto antes do gol do time catarinense, o Sampaio estava no ataque e reclama muito de uma não marcação de pênalti em Pimentinha.
O segundo gol saiu aos 14 minutos do segundo tempo com Lucas Coelho. O Sampaio só diminuiu aos 41 minutos com Elias cobrando pênalti.
O Sampaio volta a jogar na próxima terça-feira (30), às 19h15, contra o Paraná, no Estádio Durival de Brito, em Curitiba.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abre, na próxima terça-feira (30), as inscrições para os processos seletivos simplificados que visam à contratação temporária de professores para atuar nas áreas de: Educação do Campo; Ensino Médio Regular e Quilombola; e nas escolas Indígenas das Unidades Regionais de Educação de Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir das 8h de terça-feira (30) até as 23h59 do dia 5 de setembro (segunda-feira), exclusivamente pelo endereço eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br).
Os processos seletivos simplificados constarão de avaliação curricular de títulos e experiência profissional docente, em etapa única. A entrega dos documentos e títulos, acompanhados da ficha de inscrição, gerada via internet, ocorrerá nas sedes das Unidades Regionais de Educação, de 31 de agosto a 6 de setembro, no horário das 13h às 18h.
Para a Educação do Campo são oferecidas 300 vagas e formação de cadastro de reserva para professores que deverão atuar nas Escolas Familiares Agrícolas (EFA), nas Casas Familiares Rurais (CFR), nas escolas de Áreas de Assentamentos e nas escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), para um regime de 20 horas de trabalho semanais.
No Ensino Médio Regular e Quilombola são 800 vagas para professores e cadastro de reserva. Os candidatos aprovados, dentro do limite de vagas, serão contratados pelo prazo de um ano, em regime de 20 horas semanais.
Já para as escolas indígenas, estão sendo ofertadas 300 vagas e cadastro de reserva para professores no Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e Ensino Médio, para atuarem nas Unidades Regionais de Educação de Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca. Os candidatos aprovados serão contratados por prazo de um ano, também em regime de 20 horas de trabalho semanais.
O técnico do Atlético-AC Álvaro Miguéis disse não estar preocupado com uma possível pressão da torcida do Moto, na partida marcada para o sábado, às 17h, no Estádio Castelão pelo mata-mata que vai apontar as quatro equipes que estarão na Série C em 2017.
Álvaro Miguéis disse ao Globoesporte.com que está buscando informações do Moto e afirmou que torcida não joga.
“Ainda não sei muita coisa. Vou olhar algumas informações que estão me passando. Para mim não faz diferença. Torcida não joga. Quem joga são só 11 dentro de campo. Sei que é um bom time como todos os outros, mas vamos lá, enfrentá-los e esperamos nos classificar”, disse.
A declaração do treinador do time acreano não chega a ser uma provocação, mas serve para motivar ainda mais a torcida do Moto a lotar o Castelão.
Até aqui, apesar de vibrante, a torcida do Moto ainda não mostrou toda a sua força na competição. Os melhores públicos registrados foram contra a Juazeirense (8.416), Águia (6.354) e Santos (5.385).
A expectativa agora é de público superior a 15 mil torcedores.
Ai vamos ver se a torcida do Moto joga ou não com o time…
Simplicidade, humildade e respeito ao eleitor e à cidade. Estes são os alicerces que norteiam a campanha de Marcial Lima, candidato a vereador pelo Partido Ecológico Nacional (PEN). O radialista e jornalista Marcial Lima quer ser a voz ativa do povo na Câmara Municipal de São Luís e, por isso, busca apoio por toda a capital conscientizando, acima de tudo, a necessidade de o eleitor votar consciente.
“Estamos fazendo uma campanha simples com atuação em quase todo o município de São Luís. Nossa capital tem 660 mil votos. O eleitor precisa fazer uma avaliação em quem votar nas próximas eleições”, afirma Marcial Lima, que aproveitou a primeira semana de campanha para realizar um mutirão de entrega do material de divulgação e, ao mesmo tempo, conciliar com visitas a vários bairros.
Responsável diretamente pela Coordenação de Campanha, o candidato a vereador completa: “Vender o voto é eleger quem não tem compromisso com as comunidades, bairros e todo o município”.
Nas redes sociais, a campanha de Marcial Lima já começou e vem ganhando força. O “Moedor”, como é popularmente chamado devido ao seu senso crítico em defesa da população ludovicense, está em todas as listas dos prováveis vereadores eleitos de São Luís. No entanto, o candidato do PEN analisa esta situação positiva com cautela, uma vez que a campanha eleitoral está apenas no começo.
“Agora que começou a campanha, que é rápida. Temos que trabalhar em todo o município, visitando diversos segmentos da população, com humildade, simplicidade e pés no chão. Queremos e iremos fazer uma campanha séria e limpa”, acrescenta o candidato.
No primeiro fim de semana de campanha, Marcial Lima visitou várias comunidades, conversou e ouviu atentamente o que as famílias de São Luís tinham a dizer. “É uma campanha bonita, uma manutenção de amizade e surgimento de outras amizades”, conclui.
Um pedido da presidente afastada, Dilma Rousseff, abriu uma crise entre o comando do PT e do PCdoB.
Na expectativa de conquista de votos contrários a seu impeachment no Senado, Dilma pediu que a cúpula do PT interviesse em cinco cidades do Maranhão em atendimento a reivindicações dos senadores maranhenses João Alberto (PMDB) e Roberto Rocha (PSB).
O comando do PT interveio em apenas dois municípios. Em Codó, quinta maior cidade do Estado, determinou que o PT rompesse a aliança com o PCdoB, na qual ocuparia a vice da chapa, para apoiar o candidato do PSDB.
Em Timon, terceiro maior município do Maranhão, a direção petista decidiu que o partido saísse de uma chapa composta por PSB e PCdoB em favor de outra integrada por PSD e PMDB.
Segundo petistas, a operação também contemplaria o senador Edison Lobão (PMDB-MA).
A Folha apurou que o presidente do PT, Rui Falcão, atendeu parcialmente as solicitações de Dilma. Em respeito aos pedidos do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), não houve intervenção também em São Luís, Imperatriz e Balsas.
As concessões foram, porém, suficientes para incomodar a cúpula do PCdoB, que procurou a cúpula do PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A mobilização foi também para evitar novas intervenções.
A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve decisão de primeira instância, que recebeu ação civil de improbidade administrativa contra o ex-prefeito da capital, Tadeu Palácio. O Ministério Público (MPMA) sustenta que teria havido desvio de finalidade praticado por Palácio, prefeito em 2007, e Paulo Helder Guimarães de Oliveira, então procurador-geral do Município, quando a UTE Porto do Itaqui Geração de Energia teria conseguido obter do Município um decreto que admitisse a instalação de termoelétrica como de uso especial.
O entendimento unânime do órgão colegiado do TJMA é de que há indícios suficientes de autoria e materialidade da prática do ato de improbidade e que o ex-prefeito terá plena oportunidade de exercer seus direitos constitucionais ao contraditório e à ampla defesa.
De acordo com os autos, em 13 de fevereiro e 30 de março de 2007, a empresa requereu ao Município a expedição de licença de uso e ocupação do solo para instalação da termoelétrica a carvão mineral – pedido negado com alegação de que tal atividade não estaria prevista na Lei de Zoneamento Urbano da cidade.
Segundo o MPMA, a UTE Porto do Itaqui logrou êxito ao tentar obter a admissão da termoelétrica como de uso especial, porém com a suposta prática de ilegalidades.
O órgão ajuizou a ação contra o ex-prefeito, uma vez que, à época no cargo, teria desconsiderado pareceres emitidos pelas instâncias técnicas do Município que opinavam pela inviabilidade do empreendimento. Em relação ao então procurador-geral do Município, o órgão afirma que teria dispensado, sem nenhum fundamento, a oitiva do Instituto da Cidade, cuja previsão consta do Plano Diretor. Ele e a empresa são litisconsortes no agravo de instrumento ajuizado pelo ex-prefeito.
A Caravana Pão com Ovo encerra a sua segunda temporada com absoluto sucesso de público mais uma vez no interior do Maranhão.
Após 25 dias na estrada, a Caravana passou por 13 cidades: São Bento, Viana, Santa Inês-MA, Buriticupu, Açailandia, Grajaú, Presidente Dutra, São João dos Patos, Timon, Tutóia, Itapecuru-Mirim e Rosário, além da apresentação no Anjo da Guarda, em São Luís que abriu a temporada.
Por onde passou, a Caravana arrastou multidão e hoje encerra às 18h, na Praça da Matriz, em Rosário.
Na próxima sexta-feira (26), o trio César Boaes, Adeílson Santos e Charles Júnior embarca para uma temporada de quase meses (26 de agosto a 16 outubro) com 32 apresentações no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro.
A Caravana Pão com Ovo tem o patrocínio da Cemar por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Filiado ao PC do B e, atualmente, exercendo o cargo de assessor especial do governo do estado, o professor Júlio Guterres representou, no último fim de semana, o governador Flávio Dino em um grande ato, na cidade de Matinha, que marcou o início da campanha vitoriosa à reeleição do prefeito Beto Pixuta (PDT).
Na oportunidade, Guterres anunciou oficialmente que o governador apoia à reeleição de Beto e tem todo o interesse que o pedetista continue no comando do município a partir de 2017.
“Estive aqui [Matinha] recentemente pela Secretaria do Trabalho visitando alguns povoados com o companheiro secretário municipal de Agricultura da gestão do Beto. E o que eu vi foi compromisso do prefeito com o desenvolvimento da produção, com o desenvolvimento do município. E isso para nós é interessante. O nosso governo, o governador Flávio Dino, que é o governa da mudança, quer que aqueles exemplos de trabalho nos municípios continuem. Por isso, companheiro Beto, conte com nosso apoio. Nós queremos sua reeleição. Isso é de interesse do governador”, afirmou Guterres.
Júlio Guterres destacou, ainda, que Flávio Dino e o PC do B apoiam as candidaturas dos partidos aliados, dentre eles as do PDT. “Em São Luís nós estamos com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. E aqui, em Matinha, a gente apoia a candidatura do companheiro Beto”, disse.
O técnico do Moto Ruy Scarpino espera encontrar muita dificuldade nos dois duelos com o Atlético-AC na luta pelo acesso à Série C em 2017. As duas equipes fazem o primeiro jogo neste sábado (27), às 16h, no Castelão, em São Luís.
Quem pensar em facilidade poderá queimar a língua, afinal, a melhor campanha do adversário que ainda está invicto na competição não foi construída por acaso.
O time acreano tem uma equipe jovem, rápida e que faz muito bem o dever de casa, pois venceu os cinco jogos que realizou diante da sua torcida. Além disso é a sensação na competição e dono de quatro goleadas, inclusive as duas maiores por 5 a 1 e 8 a 1.
O Moto, por outro lado é uma equipe que fez pouco gols, mas também tem uma das defesas menos vazadas. Dos cinco jogos que fez no Castelão venceu quatro.
Ruy Scarpino é um treinador “copeiro” que sabe armar equipes para esse tipo de competição, mas faz um alerta a todos. “Nesta fase agora não tem jogo fácil. Sei que teremos dois jogos bastante difíceis e que serão definidos em pequenos detalhes. Vamos enfrentar um adversário muito qualificado e que tem a melhor campanha e basta isso para ver a dificuldade que vamos ter que vencer”.
Assim como fez contra Águia e Juazeirense nos dois confrontos anteriores, o Moto primeiro vai tentar vencer diante da sua torcida. Depois, vai tentar fazer o resultado para que possa levar uma vantagem para o Acre.
Disposto a se reeleger e avançar nas ações realizadas em São Luís, o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) inicia a semana participando de mais uma caminhada “Todos com Edivaldo”. Agora foi a vez dos moradores e lideranças comunitárias da Vila Riod que, na tarde desta segunda-feira (22), no encontro com o candidato à reeleição, demostraram gratidão pela gestão que Edivaldo vem realizando na cidade.
De acordo com Edivaldo, as caminhadas são momentos muitos importantes, porque se trata de um encontro com o morador, eleitor – uma espécie de prestação de contas. Nelas, o atual prefeito de São Luís escuta, discute sobre as ações e programas que podem se feitos no bairro.
“Na nossa gestão temos o programa Todos por São Luís, no qual reunimos os moradores na ‘Mesa de Diálogo’. As caminhadas representam momentos de celebração, reconhecimento e de firmar novos compromissos. Temos várias ações aqui na Vila Riod. Aqui, sempre sou recebido com carinho”, disse Edivaldo.
Como tem ocorrido nas caminhadas já realizadas, os moradores saem de suas residências e vão ao encontro de Edivaldo. Um breve bate-papo se estabelece e logo em seguida vem o abraço, seguido de um carinhoso beijo. Sem falar dos pedidos de fotos com o candidato.
No bairro da Vila Riod, a atual gestão da Prefeitura de São Luís realiza obras de urbanização que envolvem 33 ruas, sendo 28 ruas asfaltadas e cinco ruas com pavimentação do tipo bloquete. O pacote de serviços inclui também a drenagem superficial, com meio fio e sarjeta, e a construção e recuperação de drenagem profunda – galerias e bocas de lobo. Os serviços se estendem também pela Santa Clara e Janaína.