O deputado Roberto Costa (PMDB) usou a tribuna, na terça-feira (9), para denunciar um problema que preocupa muito a população: a falta de segurança dos estudantes na Universidade Federal do Maranhão. Na ocasião, lamentou o assassinato do estudante Kevin Rodrigues Ribeiro em um banheiro da universidade Federal em São Luís, e relatou o descaso que os universitários da instituição sofrem em Bacabal.
“Nós temos uma dificuldade hoje na cidade, que é a falta de transporte público coletivo, os estudantes para se dirigirem à Universidade Federal do Maranhão vão de bicicleta, moto, moto táxi. A falta de segurança na área já é conhecida pelo número excessivo de assaltos que acontecem contra os estudantes, contra os professores, contra os funcionários. Não só da Universidade Federal do Maranhão, porque o Instituto Federal de Educação Tecnológica, o IFMA, fica na mesma região, todos ficam nesse setor universitário e todos passam a mesma situação de insegurança, de falta de infraestrutura nas ruas, na avenida por falta de iluminação pública”, ressaltou.
Outro ponto relatado pelo deputado foi a falta de estrutura da universidade. “Na Universidade Federal do Maranhão em Bacabal a situação é extremamente crítica, a começar pela questão da infraestrutura. Nós já estivemos com o antigo Reitor, o nosso querido Doutor Natalino Salgado, já estivemos com a atual Reitora, Doutora Nair Portela, uma audiência que tive ainda com o Ministro da Educação, Aluísio Mercadante, na qual relatei toda a situação pela qual a Universidade Federal do Maranhão passava por falta de recursos e falei, frisei, pra ele a situação de dificuldades que vive a Universidade Federal, o campus da cidade de Bacabal. Nós temos obras pelo campus inacabadas, obras importantes, fundamentais para os estudantes, como o RU, o restaurante universitário, uma obra que tem mais de 4 anos que não conseguem finalizar para que ela possa dar o suporte necessário na alimentação dos estudantes da Universidade Federal do Maranhão de Bacabal”.
“Nós temos um problema muito sério da falta de alojamento, a reforma que foi feita em parte do alojamento não foi a contento e a obra maior de construção está paralisada. A situação é de extrema dificuldade para os estudantes da Universidade Federal do Maranhão, lá no campus de Bacabal, porque essas obras seriam fundamentais, como o restaurante popular, o alojamento para os estudantes que precisam se deslocar da zona rural de Bacabal e de outros municípios. Até agora nada foi feito para a concretização dessas obras”, afirmou.
O deputado ainda frisou: “Precisamos de uma resposta imediata da Reitoria para que atenda as reivindicações de todo o alunado da Universidade Federal, que dê continuidade à obra e conclua o restaurante universitário, que conclua a obra do alojamento, porque é fundamental para os estudantes que estudam e precisam desse suporte”, finalizou o parlamentar.
Foto: Agência Assembleia