Os Jogos Olímpicos ocorrem de quatro em quatro anos. No intervalo entre eles, despontam novas promessas no esporte nacional. Quem sabe bem disso é a nadadora maranhense Júlia Nina, de apenas 13 anos. Destaque em uma reportagem exibida nesta sexta-feira (5), no programa Bem Estar, Júlia Nina falou sobre sua rotina diária e comentou sobre o sonho de participar das Olimpiadas do Japão, em 2020.
O talento nato e as caracterísitcas físicas são importantes para se formar um grande atleta, mas o fator dedicação também deve ser destacado. Essa palavra é presente no vocabulário de Júlia Nina. Ela é atleta da maratona aquática, modalidade que pede muita força muscular, resistência corporal e coordenação motora. A rotina da nadadora começa às 5h30 da manhã, com treinos três vezes por semana.
Às 7h da manhã, Júlia Nina toma um café rápido antes de ir para a escola. Na hora do almoço, Nina já está acostumada com a comida pesada e separada em porções. Tudo muito bem regrado e definido.
O guarda-roupa de Júlia Nina ostenta várias medalhas conquistadas em sua carreira precoce e bem sucedida. Quando questionada sobre o sentimento que teve ao perceber que ela precisaria se abdicar de muitas coisas para ser uma atleta de alta performance, Júlia respondeu que o esporte é baseado em compromisso.
“Quando eu comecei a competir de verdade, eu percebi que eu precisava ter comrpomisso com o que estava fazendo, se não, não iria funcionar, não iria ganhar medalha. Para isso, eu precisei fazer certas coisas para conseguir o que eu queria”, contou.
No treinamento de Júlia Nina não falta disciplina e foco, mas o carinho e o cuidado são marcas registradas durante a preparação para as provas. Isso porque ela é treinada pelo próprio pai, Alexandre Nina, que pondera que não é tão simples quanto parece, ser o treinador da própria filha. “Às vezes não é tão fácil quanto parece. Às vezes a gente exagera nesse aspecto”, disse.
Às 21h, o dia está terminando, mas Júlia Nina ainda está treinando e se preparando. Além de treinar na água, a nadadora também faz musculação e exercícios aeróbicos. “Meu sonho é ir no mundial no próximo ano e, quem sabe uma olimpiada em 2020. penso em 2020 mas também tenho que pensar no dia de amanhã. O mundial é um novo dia”, disse.
Durante as competições, os novos atletas têm a oportunidade de conhecer os ídolos e atletas em quem se espelham. Júlia Nina conheceu a nadadora Ana Marcela, que já conquistou três campeonatos mundiais. Durante o encontro, Ana Marcela disse palavras de motivação para a jovem Júlia e a aconselhou a seguir os próprios sonhos com dedicação.
“Quando a gente faz o que a gente ama, o que a gente gosta, não chega a ser um sacrifício. E assim, eu sei que ela vai querer correr cada dia mais pelo sonho dela”, aconselhou.
Parabens Julia por todo desenpenho e comprometimento!!Sucesso e parabens a seu pai Alex Nina!!