O Partido da Mobilização Nacional definiu, nesta sexta-feira (5), o nome de Dilmar Araújo, como candidato a vice-prefeito de São Luís. Dilmar, que é professor e policial militar, se destaca como articulador socioambiental, na cidade, tendo como base a Zona Rural de São Luís.
“Fico muito feliz pelo Dilmar ter aceito o nosso convite. A escolha é uma homenagem a Zona Rural de São Luís, que há muito tempo é esquecida pelas administrações municipais da cidade. Com este ato, reforço o meu compromisso com todos os moradores das comunidades rurais que terão uma participação efetiva na nossa administração”, declarou o candidato a prefeito Eduardo Braide.
Dilmar Araújo é casado, pai de dois filhos e tem 45 anos. É professor e policial militar. Tem como destaque, o trabalho realizado com crianças e adolescentes em escola comunitária. Além disso, coordena as atividades da Brigada Verde Ambiental, na zona Rural de São Luís, bem como em outros bairros da cidade.
“Estamos prontos para contribuir com o projeto de cuidar da nossa cidade. É preciso estar na comunidade, como sempre estive, para entender dos problemas e solucioná-los de forma eficiente. Vamos honrar a confiança depositada em nosso nome pelo amigo Eduardo Braide. Juntos, mostraremos que São Luís tem jeito”, finalizou o candidato a vice-prefeito.
Até a semana passada, o Partido Republicano Progressista estava na base do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Havia expectativa que o presidente do PRB, ex-vereador Severino Sales fechasse com o PP de Wellington do Curso, mas nesta sexta-feira (5), o partido tomou a decisão.
O PRB vai apoiar a candidatura do vereador Fábio Câmara (PMDB) a prefeito de São Luís. Ele terá como vice o coronel PM reformado Flávio de Jesus (PMDB).
Com bons resultados no futsal e no basquete, o Moto abre espaço agora para outra modalidade. O handebol, na categoria feminino. O lançamento oficial do time foi nessa quinta, em São Luís, para jogar a Liga Nacional.
A jogadora Sílvia Helena foi parceira na seleção brasileira de outra maranhense, Ana Paula, que continua no time principal do país e vai jogar a Olimpíada Rio 2016. Foram 10 anos de seleção, e agora toda a experiência e técnica estarão à serviço do Moto Club.
“É o sonho de todo atleta pode voltar a sua terra e saber que tem um projeto como este do Moto Club com o apoio do Governo do Estado. Essa é uma forma de nós, que somos apaixonadas pelo esporte, continuar em atividade. O handebol marcou a minha vida. E é um prazer jogar em casa, perto da minha família”, disse Silvia Helena.
A atleta conquistou o Pan, em Guadalajara no México, em 2011, e ainda participou de duas Olimpíadas, Pequim e Londres.
Na Liga Nacional, o Moto vai primeiro disputar a fase regional. Se conseguir avançar, passará a brigar pelo título nas etapas decisivas.
O comandante vai ser o treinador Pinheiro. Ele, antes da Liga Nacional, comanda o Moto no Campeonato Maranhense, que começa em agosto. A primeira etapa da competição terá as participações de Imperatriz, Codó, Santa Inês e São Luís. Na segunda etapa, Caxias e Bacabal também participam.
“O Campeonato Maranhense será um teste, sendo bom para equipe aumentar o ritmo de jogo. Agora as atletas estão em outro momento. Precisam conciliar treinos com estudos, trabalho, as tarefas de casa. Mas a expectativa é para uma boa campanha tanto no Maranhense quanto na Liga Nacional de Handebol”, destaca o técnico Pinheiro.
O time treina no Castelinho e tem o apoio por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
O vereador Honorato Fernandes (PT) participou, nesta quinta-feira (4), da convenção realizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), onde foi oficializada a pré-candidatura do parlamentar à reeleição. Realizada na Assembleia Legislativa, a cerimônia foi acompanhada por centenas de pessoas.
Na oportunidade, o vereador, cuja marca do mandato se traduz na participação popular, falou da importância de continuar o processo de construção de espaços de diálogocom a população, independente da conjuntura política que será formada. “Continuaremos a fazer o debate com a sociedade e permanecermos de cabeça erguida, independente do cenário político que se formate”, afirmou Honorato, que lembrou ainda dos ideais que o motivaram a ingressar na vida política.
“Foi um sonho que fez eu abdicar da minha vida profissional em 2012 para me colocar à disposição do meu partido e ajudar a construir dias melhores não somente para os meus. Um sonho de poder ver o filho de um pobre sentado na cadeira de uma universidade pública ao lado do filho do rico e de poder ajudar a construir um caminho que possibilitou milhões de brasileiros realizarem o sonho de ter sua casa própria”, afirmou o vereador.
A coligação do PT para candidatura majoritária foi outra decisão oficializada durante a convenção. A legenda manteve o apoio ao projeto de reeleição do prefeito Edvaldo Holanda Júnior, que também se fez presente na convenção e agradeceu o apoio do PT.
“Quero agradecer ao PT, a toda militância do partido pelo apoio a este projeto quem vem dando certo para a cidade de São Luís”, afirmou Edvaldo.
Durante o discurso, o prefeito pontuou ainda avanços alcançados durante a gestão dele e a contribuição do vereador Honorato Fernandes na elaboração do tão esperado projeto de licitação do transporte público.
“Avançamos na licitação dos transportes e em breve teremos ônibus novos e com ar-condicionado chegando. Uma sugestão feita e sempre defendida pelo vereador Honorato”, destacou o prefeito.
Honorato por sua vez, defendeu o apoio do PT à reeleição de Edvaldo, por representar, segundo o parlamentar, a melhor alternativa para a continuidade de avanços para a cidade.
“Não tenho dúvida de que a candidatura de Edivaldo, dentre as outras candidaturas postas, é a opção onde encontramos a garantia de continuidade de avanços”, afirmou Honorato, que finalizou o discurso firmando o compromisso de lutar pelo avanço da cidade de São Luís e contra toda ameaça de atraso.
“Aqui em São Luís, nós do Partido dos Trabalhadores não permitiremos que o atraso bata a nossa porta. Nosso partido estará nas trincheiras, sempre na luta e entendendo que é no diálogo que nós superaremos todas as dificuldades”, finalizou Honorato.
Ex-líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Honorato vem se projetando de forma significativa no Parlamento, graças a atuação dele junto às comunidades e as articulações no meio político.
Aliança – Único representante do PT na Câmara, Honorato segue na disputa por uma vaga no Legislativo Municipal com mais 12 pré-candidatos indicados pela legenda, que fechou aliança com o Partido Trabalhista Cristão – PTC, na coligação proporcional.
Os Jogos Olímpicos ocorrem de quatro em quatro anos. No intervalo entre eles, despontam novas promessas no esporte nacional. Quem sabe bem disso é a nadadora maranhense Júlia Nina, de apenas 13 anos. Destaque em uma reportagem exibida nesta sexta-feira (5), no programa Bem Estar, Júlia Nina falou sobre sua rotina diária e comentou sobre o sonho de participar das Olimpiadas do Japão, em 2020.
O talento nato e as caracterísitcas físicas são importantes para se formar um grande atleta, mas o fator dedicação também deve ser destacado. Essa palavra é presente no vocabulário de Júlia Nina. Ela é atleta da maratona aquática, modalidade que pede muita força muscular, resistência corporal e coordenação motora. A rotina da nadadora começa às 5h30 da manhã, com treinos três vezes por semana.
Às 7h da manhã, Júlia Nina toma um café rápido antes de ir para a escola. Na hora do almoço, Nina já está acostumada com a comida pesada e separada em porções. Tudo muito bem regrado e definido.
O guarda-roupa de Júlia Nina ostenta várias medalhas conquistadas em sua carreira precoce e bem sucedida. Quando questionada sobre o sentimento que teve ao perceber que ela precisaria se abdicar de muitas coisas para ser uma atleta de alta performance, Júlia respondeu que o esporte é baseado em compromisso.
“Quando eu comecei a competir de verdade, eu percebi que eu precisava ter comrpomisso com o que estava fazendo, se não, não iria funcionar, não iria ganhar medalha. Para isso, eu precisei fazer certas coisas para conseguir o que eu queria”, contou.
No treinamento de Júlia Nina não falta disciplina e foco, mas o carinho e o cuidado são marcas registradas durante a preparação para as provas. Isso porque ela é treinada pelo próprio pai, Alexandre Nina, que pondera que não é tão simples quanto parece, ser o treinador da própria filha. “Às vezes não é tão fácil quanto parece. Às vezes a gente exagera nesse aspecto”, disse.
Às 21h, o dia está terminando, mas Júlia Nina ainda está treinando e se preparando. Além de treinar na água, a nadadora também faz musculação e exercícios aeróbicos. “Meu sonho é ir no mundial no próximo ano e, quem sabe uma olimpiada em 2020. penso em 2020 mas também tenho que pensar no dia de amanhã. O mundial é um novo dia”, disse.
Durante as competições, os novos atletas têm a oportunidade de conhecer os ídolos e atletas em quem se espelham. Júlia Nina conheceu a nadadora Ana Marcela, que já conquistou três campeonatos mundiais. Durante o encontro, Ana Marcela disse palavras de motivação para a jovem Júlia e a aconselhou a seguir os próprios sonhos com dedicação.
“Quando a gente faz o que a gente ama, o que a gente gosta, não chega a ser um sacrifício. E assim, eu sei que ela vai querer correr cada dia mais pelo sonho dela”, aconselhou.
A disputa pela Prefeitura de São Luís terá nove candidatos disputando a cadeira que é ocupada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
Serão seis homens e três mulheres na disputa da Prefeitura de São Luís.
Ontem foram definidos mais três candidatos. O PMDB homologou o nome de Fábio Câmara. O PPL lançou mais uma vez Zéluis Lago e o PSTU vai com Cláudia Durans.
No último dia para realização das Convenções Partidárias, mais dois partidos homologarão seus candidatos: PPS e PP.
O Partido Popular Socialista (PPS) realiza convenção, às 15h, no Espaço Renascença para holologar a candidatura de Eliziane Gama que terá como vice o vereador José Joaquim Ramos (PSDB).
O Partido Progressista (PP) lança, às 16h, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa o nome de Wellington do Curso para prefeito e do vereador Roberto Rocha Jr. (PPS) a vice.
Veja os candidatos a prefeito e vice:
PDT – Edivaldo Holanda Júnior e Júlio Pinheiro
PPS – Eliziane Gama e José Joaquim
PP – Wellington do Curso e Roberto Rocha Jr.
PMDB – Fábio Câmara e Flávio de Jesus
PMN – Eduardo Braide (vice indefinido)
PMB – Rose Sales e Sidnei Lima
PPL – Zéluis Lago e Simone Klaid
PSTU – Cláudia Durans e Jean Magno
PSOL – Valdeny Barros e Aline Maria dos Santos
É hoje, a abertura oficial da cerimônia de Abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro – a Olimpíada do Brasil.
A cerimônia será às 20h, no Estádio do Maracanã – um dos templos do futebol mundial e deverá ser acompanhada por mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.
A expectativa é para saber quem vai acender a Pira Olímpica, na Candelária. O convite foi feito ao rei do futebol Pelé, mas por questões de saúde ainda não está confirmado. Gustavo Kuerten e Robert Scheidt também estão cotados.
Atletas de ponta do mundo inteiro estão no Rio, mas as nossas atenções estarão voltadas para os maranhenses que disputarão a Olimpíada. Árbitros, técnico, voluntários e quatro atletas: Iziane Castro (basquete), Ana Paula (handebol) e Ana Paula, no Handebol, e Codó e Cristiane dos Santos (atletismo).
A partir de hoje vale a nossa torcida pelo Brasil e em especial pelos nossos maranhenses.