Na manhã desta terça-feira (2), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para solicitar que o Governo do Estado volte a fornecer alguns medicamentos específicos. Dessa vez, trata-se dos medicamentos Folfox e insulinas do tipo lantus.
“Usamos a tribuna desta Casa para solicitar, mais uma vez, a disponibilização de medicamentos. Solicitamos aqui o fornecimento de insulinas do tipo lantus, no Centro de Medicina Especalizada (CEMESP). Solicitamos também a disponibilização do medicamento Folfox, medicamento destinado ao tratamento do câncer, mas que está faltando no Hospital Tarquínio Lopes Filho. Para quem não necessita, talvez seja irrelevante a disponibilização ou não de medicamentos. No entanto, para quem precisa é essencial. Já sabemos que a saúde é dever do Estado e é por isso que estamos aqui cobrando a efetividade desse direito.”, afirmou.
O Folfox é uma combinação de três produtos químicos – ácido folínico, fluorouracil e oxaliplatina – e são indicados em tratamento de quimioterapia para o câncer de intestino.
O uso de insulinas do tipo lantus são Indicadas para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos de idade ou mais que necessitam de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia.
Foto: agência Assembleia