O Moto goleou o Santos pelo Campeonato Brasileiro D por 4 a 0 e garantiu a classificação para a próxima fase. O atual campeão maranhense encerrou a primeira fase invicto (com 2 vitórias e 4 empates) e tomou apenas 2 gols.
Os gols da vitória rubro-negra foram marcados por Felipe Dias, Marco Goiano, Cris e Muller.
Com a vitória, o Moto chegou a 10 pontos e garantiu a segunda colocação no grupo A5. O outro classificado no grupo foi o Águia que bateu o Tocantinópolis fora de casa por 2 a 0.
O adversário do Moto na próxima fase será o Águia de Marabá, dentro dos critérios definidos pela CBF. A primeira partida será em São Luís, no domingo (24) e o jogo de volta em Marabá, no dia 30.
Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram por duas vezes. No primeiro jogo o Moto venceu em São Luís por 2 a 0 e depois houve empate em Marabá por 1 a 1.
Em Teresina, o Maranhão foi goleado pelo Altos, no Lindolfo Monteiro por 4 a 1 e deu adeus à Série D.
Veja os confrontos da próxima fase:
Atlético-AC x Náutico-RR
Princesa do Solimões-AM x Palmas-TO
São Raimundo-PA x Juazierense-BA
Águia de Marabá-PA x Moto Club-MA
Altos-PI x América-PE
CSA-AL x Parnahyba-PI
Globo-RN x Campinense-PB
Uniclinic-CE x Itabaiana-SE
Ceilândia-DF x Aparecidense-GO
Sete de Setembro-MS x Fluminense de Feira-BA
Volta Redonda-RJ x URT-MG
Caldense-MG x Anápolis-GO
São Bento-SP x Brusque-SC
J. Malucelli-PR x Espírito Santo-ES
Inter de Lages-SC x Caxias-RS
Ituano-SP x Linense-SP
Destaque na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) deverá ser ampliado num possível segundo mandato.
Com o PPA, o pequeno agricultor ganha estímulo para cultivar produtos de qualidade que são distribuídos gratuitamente às famílias que mais precisam.
O Partido Verde não se aprisiona na estreita polarização esquerda versus direita. Situa-se à frente. Está aberto ao diálogo com todas as demais forças políticas com o objetivo de levar à prática as propostas e programas do partido. Nesse sentido, foi realizada a Sabatina Verde, um momento ímpar na história do partido na cidade, reunindo os principais pré-candidatos a prefeito de São Luís para debater propostas de conservação ambiental, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.
Durante a sabatina, ocorrida no dia 8 de julho deste ano, no auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, fizemos para os pré-candidatos perguntas relativas ao plano diretor, lei de zoneamento e código de postura do município, arborização, gestão de resíduos sólidos e tratamento de esgoto, animais abandonados e metropolização.Compareceram à Sabatina Verde a maioria dos atuais pré-candidatos a prefeito: Eliziane Gama (PPS), João Bentivi (PHS), Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PMB), Eduardo Braide (PMN), Wellington do Curso (PP). Cada um apresentou suas propostas para o meio ambiente. Foi um eventodemocrático, pluripartidário, caracterizado pelo respeito mútuo e a valorização do diálogo. Seguramente foi o primeiro grande evento do período pré-eleitoral de 2016, com boa repercussão na imprensa maranhense, jornais, televisão e blogs.
No final do evento, o PV de São Luís entregou aos pré-candidatos a Carta Verde, um documento com 43 propostas para a cidade. O documento contempla, campanhas e ações permanentes de conscientização ambiental, apoio a cooperativas de reciclagem, fomento a hortas comunitárias, incentivo a projetos voltados à inclusão social de forma sustentável, promovendo a geração de emprego e renda, entre outras propostas.
Segundo a Carta, os cuidados com o meio ambiente não devem se restringir aos limites do município, por isso a política ambiental da cidade deve levar em conta a parceria em forma de consórcio com os municípios vizinhos. Isso é vantajoso para todos, pois minimiza custos e otimiza o aparelho público tanto na gestão de resíduos sólidos, quanto na gestão dos recursos hídricos, para que se estabeleça uma política conjunta de destinação e reaproveitamento do lixo, assim como a preservação dos mananciais e cursos d’água contra qualquer tipo de poluição e contaminação por resíduos industriais e humanos. É preciso salvar os rios da Grande Ilha.
O documento também prevê medidas objetivas como a que amplia a arborização das ruas e estabelece meta de plantio de 1 milhão de mudas. O intuito é o de ampliar espaços verdes e amenizar o calor para pedestres e ciclistas.
O evento Sabatina Verde foi inovador e deu a oportunidade de conhecermos as ideias e a capacidade de cada pretenso candidato à prefeitura de São Luis. Os participantes também se comprometeram em estudar e avaliar a incorporação das propostas da Carta Verde em seus planos de governo. No caso dos ausentes, fica o alerta, a cada eleição a população se interessa mais pelas propostas dos candidatos. Não participar de um evento como esse é um tiro no pé. Já os pré-candidatos presentes, a quem o PV agradece a participação, demonstraram espírito público, coragem e preocupação com o debate democrático.
*Adriano Sarney é economusta, administrador e deputado estadual (PV-MA)
O técnico Wagner Lopes se diz tranquilo quanto à sua continuidade no comando do Sampaio após o empate por 0 a 0, com o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro Série D.
A sua permanência no time tem sido bastante questionada por torcedores, mas a diretoria descarta qualquer possibilidade de mudança na equipe.
“Eu continuo fazendo meu trabalho da melhor maneira possível. Converso sempre com a diretoria e em nenhum momento estamos satisfeitos com os resultados. Estamos perdendo chances de pontuar em casa… Só trabalhando para sair dessa situação.”, disse.
Com apenas 11 pontos, em dezessete rodadas, o Sampaio é o último colocado. O time volta a jogar no próximo sábado, às 21h contra o Londrina. Na terça-feira, o Sampaio pega o Atlético-GO, no Serra Dourada.
A comédia Pão com Ovo encerra a temporada de férias com duas sessões neste domingo (17), no Teatro Arthur Azevedo. As sessões serão às 17h e 20h.
Mais uma vez, o espetáculo foi sucesso absoluto de público, inclusive com duas sessões em horários extras.
Após a temporada de férias, César Boaes, Adeílson Santos e Charles Júnior pegam a estrada pelo Maranhão para mais uma Caravana do Pão com Ovo em sua segunda temporada patrocinada pela Cemar e Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo à Cultura de 24 de julho a 23 de agosto.
A primeira apresentação será em São Luís, no dia 24 de julho, às 19h, na Praça do Anjo da Guarda. As apresentações da Caravana Pão com Ovo são sempre gratuitas e em praças públicas.
O trio segue para uma temporada no Rio de Janeiro de 26 de agosto a 16 de outubro, no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea.
Os dois representantes maranhenses decidem vaga na segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D.
Em São Luís, o Moto recebe o Santos-AP, às 18h, no Estádio Castelão precisando vencer para chegar ao mata-mata.
Com 7 pontos, se vencer o Moto chega a 10 pontos e garante classificação na segunda colocação caso ocorra um vencedor no confronto entre Tocantinópolis e Águia. Mas se este confronto terminar empatado, o Moto fica com a primeira colocação em caso de vitória.
O time está escalado pelo técnico Ruy Scarpino com Márcio Arantes; Luís Fernando, Fred e Wanderson; Diego Renan, Felipe Dias, Chico Bala, Kléo e Marco Goiano; Gabriel e Muller.
Em Teresina, o Maranhão enfrenta o Altos-PI, também às 18h. Com 6 pontos, o MAC tem que vencer e torcer que oJuazeirense não vença o Icasa, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará.
O técnico Luís Miguel definiu o MAC com: Paulo Rafael; Wellington, Johildo e Yuri; Daylson, Sandro Bacabal, Cleyton, Rodrigo, Maurício e Elton; Jone Chulapa.