O deputado Eduardo Braide (PMN) utilizou as redes sociais para fazer um apelo em favor da Apae que vem enfrentando dificuldade financeira e corre ate o risco de fechar.
Braide inclusive destinou repasse da emenda parlamentar que vão garantir recursos da ordem de R$ 500 mil à entidade.
“A APAE São Luís não pode parar! Estive reunido agora com a diretoria da entidade em São Luís para comunicar o repasse da emenda parlamentar, de minha autoria, no valor de R$ 500 mil, que vai permitir que mais de 40 mil crianças – que aguardam o resultado do Teste do Pezinho desde fevereiro deste ano – possam começar a recebê-los”, disse.
Segundo Braide, a situação se agravou com a defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde.
“A suspensão dos resultados foi devido a defasagem da tabela do SUS, pelo Governo Federal, além do aumento do dólar ao longo dos últimos anos, o que comprometeu a compra de insumos necessários para a realização do exame, que nunca deixou de ser coletado pela APAE”, destacou.
Eduardo Braide fez questão de destacar a importância do trabalho desenvolvido pela APAE.
“Com 45 anos de trabalho, a entidade sempre conseguiu se manter sem a necessidade de convênios com o Estado ou o Município, atendendo 215 cidades do Maranhão, sendo a única a fazer o teste do Pezinho e outros procedimentos através do sistema público de Saúde. Porém, neste momento, a realidade da instituição pede atenção e urgência por parte do Poder Público”, lembrou.
Braide finalizou fazendo um apelo ao Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís.
“Faço, portanto, um apelo ao Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís que façam a sua parte, conforme estabelecido nos artigos 197 e 199 – §1°da nossa Constituição Federal e ajudem a APAE São Luís, a continuar o trabalho que se tornou referência no Brasil”, finalizou.
Boa tarde!Sou funcionaria da APAE de São Luis e gostaria de agradecer.
Boa tarde!Obrigada.