Braide faz apelo em favor da APAE

2comentários
Deputado estadual Eduardo Braide (PMN)
Deputado estadual Eduardo Braide (PMN)

O deputado Eduardo Braide (PMN) utilizou as redes sociais para fazer um apelo em favor da Apae que vem enfrentando dificuldade financeira e corre ate o risco de fechar.

Braide inclusive destinou repasse da emenda parlamentar que vão garantir recursos da ordem de R$ 500 mil à entidade.

A APAE São Luís não pode parar! Estive reunido agora com a diretoria da entidade em São Luís para comunicar o repasse da emenda parlamentar, de minha autoria, no valor de R$ 500 mil, que vai permitir que mais de 40 mil crianças – que aguardam o resultado do Teste do Pezinho desde fevereiro deste ano – possam começar a recebê-los”, disse.

Segundo Braide, a situação se agravou com a defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde.

“A suspensão dos resultados foi devido a defasagem da tabela do SUS, pelo Governo Federal, além do aumento do dólar ao longo dos últimos anos, o que comprometeu a compra de insumos necessários para a realização do exame, que nunca deixou de ser coletado pela APAE”, destacou.

Eduardo Braide fez questão de destacar a importância do trabalho desenvolvido pela APAE.

“Com 45 anos de trabalho, a entidade sempre conseguiu se manter sem a necessidade de convênios com o Estado ou o Município, atendendo 215 cidades do Maranhão, sendo a única a fazer o teste do Pezinho e outros procedimentos através do sistema público de Saúde. Porém, neste momento, a realidade da instituição pede atenção e urgência por parte do Poder Público”, lembrou.

Braide finalizou fazendo um apelo ao Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís.

“Faço, portanto, um apelo ao Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís que façam a sua parte, conforme estabelecido nos artigos 197 e 199 – §1°da nossa Constituição Federal e ajudem a APAE São Luís, a continuar o trabalho que se tornou referência no Brasil”, finalizou.

2 comentários »

Sousa Neto lamenta crise na Saúde

0comentário
Deputado estadual Sousa Neto (Pros)
Deputado estadual Sousa Neto (Pros)

O deputado Sousa Neto (Pros) criticou nas redes sociais a gestão da Saúde Pública no Maranhão.  Sem recursos, o ambulatório, pediatria e clínica médica foram desativados.

O parlamentar lamentou a situação da Santa Casa de Misericórdia que está pedindo doações de material hospitalar e até de alimentos.

“Absurdo o que o governador Flavio Dino está fazendo com a Saúde do nosso estado. Veja mais um lamentável episódio, o presidente do CRM Dr. Abdon Murad pedindo socorro à sociedade maranhense para doações de materiais hospitalares e alimentos para a Santa Casa, que em toda sua história, segundo ele, jamais passou por uma crise tão grave. E isso ocorre por falta de gestão do atual do governo.

Sousa Neto fez um apelo ao Governo do Estado e Prefeitura de São Luís para que ajudem a direção Santa Casa a enfrentar a situação de crise.

“É preciso, urgentemente, que o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís tomem as providências necessárias para que a Santa Casa tenha condições de prestar assistência de qualidade à saúde da população”, disse.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Projeto beneficiará saúde do idoso

0comentário
Deputado estadual Wellington do Curso (PP)
Deputado estadual Wellington do Curso (PP)

O deputado Wellington do Curso (PP) apresentou mais uma proposta de Lei na manhã de terça-feira (12), na Assembleia Legislativa. Desta vez, o projeto foi voltado para a Saúde Auditiva do Idoso.

O projeto de Lei visa desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde auditiva dos idosos residentes no Estado do Maranhão.

“É uma proposta muito boa para milhares de idosos do nosso Estado que tem problemas de saúde auditiva. Juntos, queremos garantir ações educativas em saúde auditiva, dirigidas aos profissionais de saúde, educadores, estudantes, familiares de idosos, principalmente sobre questões de promoção, prevenção e conservação da audição”, explicou Wellington.

Wellington pontuou que estudos revelam que a deficiência auditiva atinge hoje em média 70% dos nossos idosos. “Fica evidente que essa deficiência se inicia principalmente após os 60, 65 anos de idade, e depois se estabelece. Mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas de audição, segundo a Organização Mundial de Saúde. Com esse projeto queremos melhorar a saúde do idoso em nosso Estado”, enfatizou Wellington.

O deputado concluiu, “Queremos adotar uma ação integrada das várias Secretarias Municipal e Estadual, cujas competências estejam afetas ao Programa, bem como garantir a participação de Técnicos dos Conselhos Regionais, Associações e instituições universitárias de ensino das áreas relacionadas”.

Após a apresentação, o projeto foi encaminhado às comissões técnicas da Assembleia, depois será votado no plenário por todos os deputados.

sem comentário »

Luís Otávio aponta caminho do Sampaio

1comentário
Sampaio enfrenta o Bahia, nesta sexta, às 21h30, no Estádio Castelão
Sampaio enfrenta o Bahia, nesta sexta, às 21h30, no Estádio Castelão precisado muito da vitória

Um dos poucos titulares do Sampaio desde a primeira rodada da Série B, o zagueiro Luiz Otávio não esconde o extremo desconforto com a situação do Tricolor no torneio. O defensor, que chegou a destacar o crescimento do time nas últimas rodadas, alertou que não adianta apenas melhoras e o time precisa de um triunfo contra o Bahia.

“Depende só da gente. A vitória leva para um lugar e a derrota para outro. A gente está consciente disso. Isso é uma cobrança nossa para resolver essa situação. A gente está focado em buscar os três pontos. Acabou essa história de “está melhorando”. Acabou. O que importa é a vitória”, disse Luiz Otávio.

O zagueiro também destacou a ausência de uma sequência positiva para o Sampaio engrenar uma reação na Série B. Com apenas dois triunfos e quatro empates, o Tricolor acumula apenas 10 pontos em 15 jogos disputados.

“As coisas não tem acontecido. Equipes passam por essa fase dentro da competição. A gente também passou por um momento ruim, mas ainda não conseguimos nos firmar, com duas três vitórias seguidas. Se a gente fizesse isso, hoje não estaria na zona de rebaixamento. Conversamos bastante, creio que chegamos em um consenso entre nós e as coisas vão mudar”, disse.

Para deixar a lanterna da Série B, o Sampaio tentará vencer o Bahia na sexta-feira e torce por um tropeço do Tupi, diante do CRB. Na briga contra o rebaixamento o Tricolor tem cinco ponto a menos que o Goiás, primeiro time fora da zona, com 15 pontos conquistados.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

Leia mais

1 comentário »

Luís Fernando reúne coligação em Ribamar

0comentário
Luís Fernando Silva, pré-candidato do PSDB
Luís Fernando Silva, pré-candidato do PSDB

O pré-candidato do PSDB à prefeitura de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, reuniu na noite da última segunda-feira (11), presidentes e lideranças de dezoito partidos que seguirão juntos numa coligação que terá o tucano como cabeça de chapa.

O objetivo do encontro foi começar as tratativas para a realização da convenção, que vai apresentar o nome de Luis Fernando como candidato, e iniciar as conversas para a formação das coligações proporcionais.

Além do PSDB, participaram do encontro presidentes e representantes do PTB, PRTB, PV, DEM, PSDC, PHS, PSD, PTC, PSC, PRB, PSL, PMB, PMN, PROS, SD, PCdoB e PEN.

José Malheiros, presidente do Diretório Executivo do PCdoB de São José de Ribamar, reconheceu a importância do encontro para consolidação das alianças partidárias e elogiou a forma democrática do pré-candidato a prefeito, Luis Fernando Silva, ao reunir os presidentes dos partidos para iniciar as tratativas da convenção. “É muito importante momentos como este para ajustarmos os nossos objetivos”, disse o comunista.

Para o presidente do DEM, vereador Antonio Augusto, todos estão unidos num só propósito: “eleger Luis Fernando e o maior número de vereadores da base aliada”.

Foto: Assessoria

sem comentário »

Petista destaca apoio a Edivaldo Júnior

3comentários
Deputado estadual Zé Inácio (PT)
Deputado estadual Zé Inácio (PT)

O deputado estadual Zé Inácio (PT) destacou, em discurso na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (11), a aliança do Partido dos Trabalhadores de São Luís à pré-candidatura à reeleição de Edivaldo Holanda Júnior (PDT).  A decisão foi tomada em plenária realizada no último domingo (10).

“De forma madura, entendemos que o momento era para se trabalhar uma aliança, até porque esse era o sentimento da maioria do partido. E eu tenho certeza de que aqui no Maranhão, o PT tem muito a contribuir com o PDT, muito a contribuir com o prefeito Edivaldo”, afirmou Zé Inácio.

O petista acredita ainda na força da ampla frente partidária que já está ao lado de Edivaldo Holanda Júnior. Ele frisou ainda que a defesa pela reeleição do pré-candidato pedetista mobilizará o PT de São Luís a partir de agora.

“Nós acreditamos que com o apoio dos partidos que já integram a base de apoio do prefeito Edivaldo, com a militância do seu partido, do PDT, com a militância aguerrida do PCdoB e, agora, também com a do PT, as ruas de São Luís, a partir do dia 16 de agosto, serão tomadas por uma grande frente democrática e popular. Apoiamos este projeto porque entendemos que o prefeito precisa dar continuidade ao trabalho que vem realizando em São Luís”, finalizou.

Os deputados Othelino Neto (PCdoB) e Rafael Leitoa (PDT) avaliaram a decisão do PT em se aliar a Edivaldo Holanda Júnior como “coerência política”. “O Partido dos Trabalhadores, com toda a sua base social, com toda sua militância, será fundamental na campanha e no êxito do projeto de reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, destacou Othelino Neto.

Já o deputado Rafael Leitoa afirmou que o PDT recebeu a notícia com muita alegria “O PT acertou demais na decisão de apoiar o Prefeito Edivaldo Holanda Júnior na sua reeleição”, parabenizou.

Foto: Agência Assembleia

3 comentários »

PSTU terá candidatura própria em São Luís

0comentário
Cláudia Durans pré-candidata do PSTU
Cláudia Durans pré-candidata do PSTU

O PSTU em São Luís lançou no último sábado (9), a pré-candidatura de Cláudia Durans à prefeitura da capital do Maranhão. Cláudia Durans é assistente social e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“Foi uma plenária muito emocionante, que debateu a conjuntura, os desafios colocados para a nossa classe, principalmente para este período que vivemos agora com as eleições”, afirma Durans.

Os desafios são grandes para uma candidatura revolucionária e socialista num dos estados mais pobres do país. O Maranhão é formado por uma população de quase 70% de negros e marcado pela desigualdade.

“O PSTU está lançando em todo o Brasil candidaturas operárias, de mulheres, negros, LGBT’s, para discutir a condição dos explorados e oprimidos, apresentando um programa que chama a nossa classe pra lutas efetivas para derrubar Temer através de uma greve geral, e construir uma nova forma de poder”, resume a pré-candidata.

Foto: Assessoria/ PSTU

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS