O deputado estadual Adriano Sarney (PV) fez duras críticas ao discurso do deputado Bira do Pindaré (PSB), na tribuna da Assembleia, nesta segunda-feira (11). O parlamentar verde rechaçou o socialista em seu intuito de justificar a sua ausência à Sabatina Verde, tentando desqualificar o caráter democrático e de pluralidade partidária que distinguiu o evento, ocorrido sexta-feira (8) reunindo a maioria dos pré-candidatos a prefeito de São Luís.
“Foi um debate propositivo e civilizado. Então, se um pré-candidato não foi à Sabatina é por que não tinha proposta concreta para apresentar à população de São Luís”, ressaltou Adriano.
O deputado do PV informou que a Sabatina Verde foi um evento inédito e inovador em São Luís e que possivelmente será replicado em outras capitais do país, pois reuniu diversas matizes políticas para debater temas comuns e de extrema relevância para a cidade, ou seja, as propostas de cada pré-candidato para a área do meio ambiente.
Segundo Adriano Sarney, a Sabatina Verde foi um evento de caráter suprapartidário, voltado ao debate democrático e que por isso não há motivo para discursos discriminatórios e preconceituosos, baseados em ranços políticos ultrapassados.
Compareceram à Sabatina Verde seis dos dez atuais pré-candidatos a prefeito: Eliziane Gama (PPS), João Bentivi (PHS), Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PMB), Eduardo Braide (PMN), Wellington do Curso (PP). Não compareceram: Edivaldo Holanda Júnior (PDT), Bira do Pindaré (PSB), Zeluís Lago (PPL) e Valdeny Barros (PSOL). A sabatina ocorreu no auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa.
A lista dos pré-candidatos a prefeito de São Luís que fazem parte da base governista aumentou depois que o presidente do Diretoria Estadual do PCdoB e secretário de Articulação Política, Márcio Jerry voltou às rdes sociais para acrescentar o nome do deputado Eduardo Braide (PMN).
“Governador Flávio Dino respeitará o fato de ter vários aliados na disputa e por isso manterá postura neutra. Além de Edivaldo Holanda Jr, os deputados Bira do Pindaré e Eliziane Gama integram a coalizão liderada por Flávio Dino”, afirmou mais cedo.
Em uma nova postagem, Márcio Jerry lembrou de Eduardo Braide que é pré-candidato pelo PMN.
“Acresço a pré-candidatura do deputado Eduardo Braide a prefeito de São Luís. Também ele integrado desde o início à base de apoio de Flávio Dino na Alema”, disse.
O deputado estadual Wellington do Curso que é pré-candidado pelo Partido Progressista (PP) e que também é da base governista na Asssembleia Legislativa, onde mantém uma linha independente mais uma vez foi ignorado pelo homem que é o braço direito de Flávio Dino.
“Não citei o deputado Welington em respeito à posição dele de independência politica. Apóia o governo na Alema, mas sempre frisa postura independente. A propósito há pouco conversei ao fone com o deputado Welngton, com quem mantenho respeitosa relação política e pessoal”, explicou Jerry.
Com o Planeja, Luis Fernando e comunidade discutem propostas para o Esporte e Lazer
A tarde-noite do último sábado, dia 9, foi marcada por mais um momento importante no planejamento de ações nas áreas de Esporte e Lazer no município de São José de Ribamar. Em mais um Planeja, militantes do setor esportivo tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias e propostas no seminário.
Mediado pelo pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), foi mais um Planeja exitoso em termos de presença de público e de proposições. Antes da parte mais importante do seminário, que é a participação dos cidadãos, Luis Fernando elencou as diversas ações desenvolvidas nos seis anos de sua gestão e da importância desses setores, como políticas públicas.
“Esporte é qualidade de vida. Precisamos entender que o Esporte e Lazer são tão importantes quanto Educação, Saúde, Segurança, enfim, tão necessária quanto as demais políticas públicas. E na nossa passagem pela prefeitura fizemos um grande esforço para incentivar e estimular as práticas do esporte e lazer na nossa cidade”, ressaltou o pré-candidato.
Luis Fernando lembrou que mesmo antes de ter sido prefeito ribamarense já trabalhava em prol dos dois setores no município. Citou como exemplo, a construção de quadras poliesportivas. “Quando fui secretário de Educação do Estado, fizemos uma na Vila Flamengo, ao lado da escola Lírio dos Vales. Foi a primeira da região das vilas”, rememorou o ex-prefeito, que destacou ainda os quase quinze aparelhos públicos de práticas esportivas construídos nos seis anos de sua gestão, em diversos bairros.
Durante a participação das lideranças, vários delas lembraram outras ações da gestão de Luis Fernando: competições esportivas; praças da juventude; programas de incentivo ao futebol amador e outros esportes; apoio financeiro, por meio de lei aprovada na Câmara Municipal, ao São José, primeiro time de futebol profissional ribamarense, entre outras.
“Tinha e tem no coração ribamarense essa marca, vontade e consciência da necessidade de se desenvolver o esporte. E hoje precisamos ter a visão ainda mais ampla. O esporte não é só bola e não é só futebol. Todas as modalidades esportivas precisam ser apoiadas, estimuladas e incentivadas pelo poder público”, analisou Luis Fernando, pré-candidato do PSDB à prefeitura de São José de Ribamar.
O duelo contra o Bahia, na próxima sexta-feira (15) às 21h30, no Estádio Castelão será determinante para o futuro do Sampaio no Campeonato Brasileiro Série D.
No Castelão, o Sampaio obteve até aqui apenas duas vitórias, o que é pouco para quem precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento.
Após o confronto com o Bahia restarão mais três jogos neste primeiro turno. O time maranhense sai para enfrentar Londrina e Atlético-GO longe da sua torcida e encerra no Castelão com o Goiás.
Além de ter que vencer os jogos em casa contra Bahia e Goiás, o Sampaio terá que buscar pontos contra Londrina e Atlético-GO.
Se vencer os jogos em casa e marcar pelo menos 3 pontos fora, o Sampaio subirá um pouco na tabela e quem sabe poderá se recuperar no returno.
Um novo tropeço em casa, diante do Bahia será fatal para o Sampaio. Não chegaria o ponto de dizer que o time estará rebaixado até porque tem os jogos de volta, mas a sua situação será agravada.
Por isso não vejo outra alternativa. Ou o Sampaio vence ou definitivamente estará a caminho da tão lamentável queda para a Série C.
O secretário estadual de Comunicação e Articulação Política e presidente do Diretório Estadual do PCdoB, Márcio Jerry divulgou esclarecimento nas redes sociais onde reafirma que o governador Flávio Dino manterá postura neutra em relação à eleição para prefeito de São Luís e que respeitará o fato de ter vários aliados na disputa.
Ele garante que os deputados Bira do Pindaré e Eliziane Gama integram a coalizão liderada por Flávio Dino.
Segundo Jerry, o PCdoB “está firme no projeto reeleição” e seguirá apoiando a candidatura de Edivaldo Holanda Júnior, descartando os nomes dos deputados Wellington do Curso e Eduardo Braide, também da base governista na Assembleia Legislativa.
O esclarecimento foi feito após surgir na imprensa versão de que membro do PCdoB estaria “tramando” contra a candidatura de Edivaldo Holanda Júnior.
Jerry finaliza afirmando que o PCdoB não fará coligação para a disputa de vereador.
Veja o esclarecimento:
1. Eleições São Luís: Governador Flávio Dino respeitará o fato de ter vários aliados na disputa e por isso manterá postura neutra;
2. Eleições São Luís: O PCdoB São Luís definiu ainda no final do ano passado e mantém posição de apoio à reeleição prefeito Edivaldo Jr;
3. Eleições São Luís: PCdoB São Luís foi fundamental na eleição de Edivaldo Jr. em 2012, atuou e atua na gestão, está firme no projeto reeleição;
4. Eleições São Luís: Além de Edivaldo Holanda Jr, os deputados Bira do Pindaré e Eliziane Gama integram a coalizão liderada por Flávio Dino;
5. Eleições São Luís: PCdoB São Luís definiu que disputará com chapa própria vagas à Câmara Municipal de nossa capital.
Horário de funcionamento do Caminhão do Peixe em todos os locais será das 16h às 20h30
O Caminhão do Peixe, projeto itinerante implantado pelo prefeito Gil Cutrim (PDT), continua percorrendo os bairros de São José de Ribamar beneficiando pescadores e consumidores; gerando novos empregos e renda; e movimentando a economia da cidade.
Esta semana, o veículo estará na chamada região limítrofe com a capital São Luís, nos bairros Parque Jair (segunda-feira), Parque Vitória (terça), Alto do Turu (quarta) e Parque São José (sexta). A exemplo do que vem ocorrendo desde o ano passado, na quinta-feira (14) o Caminhão participará de mais uma edição da Feira do Agricultor Familiar, promovida pela prefeitura no Viva Outeiro, na região da sede. O horário de funcionamento em todos os locais será das 16h às 20h30.
O Caminhão do Peixe de São José de Ribamar funciona como uma feira itinerante que leva aos consumidores produtos variados a preços bem abaixo dos praticados nos mercados e feiras da Grande Ilha.
É uma iniciativa que beneficia o consumidor e centenas de profissionais da cidade que vivem da pesca, uma vez que eles têm a oportunidade de comercializar seus produtos diretamente com o cliente, afastando a figura do atravessador.
O veículo, adquirido através de parceria com o Governo Federal, é totalmente adaptado para transportar, armazenar e comercializar até 3,5 toneladas de pescado e mariscos por dia.
Em uma semana de atividades, o Caminhão comercializa, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Abastecimento, cerca de três toneladas de alimentos.
De 2011 até o momento, o projeto itinerante da prefeitura já comercializou em toda cidade mais de 530 toneladas de pescados e mariscos.
Foto: Divulgação/ Prefeitura de São José de Ribamar
Após muito debate, o PT decidiu apoiar a reeleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior
No Encontro Municipal Tático Eleitoral de São Luís, realizado no fim de semana, o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu por apoiar a pré-candidatura do prefeito Edivaldo Júnior (PDT).
O partido chegou, como de costume, dividido ao encontro, pois alguns defendiam candidatura própria, o deputado estadual Zé Inácio e o ex-presidente da OAB, Mário Macieira já havia demonstrado interesse na disputa, e outros defendiam uma composição com outras pré-candidaturas.
Até mesmo na questão das alianças existiam divergências, já que a preferência de alguns petistas seria por apoio a pré-candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), mas diante da indefinição do PSB, a possibilidade acabou sendo descartada.
Depois de muito debate e discussão, o PT decidiu apoiar a reeleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior.
Entretanto, não é verdade que caberá ao PT a indicação do candidato a vice-prefeito, como alguns blogs divulgaram. O debate em torno do nome do companheiro de chapa de Edivaldo Júnior só será oficialmente definido quando concluir as alianças para a disputa eleitoral.
Com a chegada do PT aumenta para 15 o número de partidos que devem apoiar a reeleição de Edivaldo Júnior. Além do PT e PDT, devem seguir com o prefeito os partidos: PEN, DEM, PL, PSD, PTB, PROS, PSDC, PRP, PSL, PSC, PCdoB, PTC e PRB.
Moto e Maranhão já sabem que terão que vencer seus jogos na última rodada do Campeonato Brasileiro Série D para passar ao mata-mata.
O Moto depende apenas de si, mas o MAC terá que vencer e torcer por outro resultado.
O time rubro-negro com o empate em 1 a 1, ontem, contra o Águia, em Marabá, caiu para a terceira colocação com 7 pontos, mas se classifica com uma vitória por qualquer placar contra o já desclassificado santos, do Amapá, no Castelão.
Se empatar com o Santos, mesmo que tenha um vencedor no confronto entre Tocantinópolis e Águia, o Moto ficará empatado com 8 pontos na segunda colocação, mas perderá a classificação no número de vitórias.
Por isso, o Moto tem que vencer para garantir a classificação e com 10 pontos deverá estar entre os 15 melhores colocados. Para ser o primeiro tem que vencer e torcer por um empate entre Tocantinópolis e Águia.
O MAC goleou o Icasa por 4 a 0 e respira na competição. Para passar à próxima fase, o MAC tem que vencer o Altos, em Teresina e torcer por uma vitória do Icasa sobre o Juazeirense, em Juazeiro do Norte, no Ceará.
Além de ter que vencer uma das melhores equipes até aqui na competição fora de casa, o problema do MAC é esperar pelo Icasa que até aqui não ganhou de ninguém.
Os jogos pela última rodada serão no domingo (17), às 18h.