Projeto prioriza idosos em São Luís

0comentário
Deputado estadual Wellington do Curso (PP)
Deputado estadual Wellington do Curso (PP)

O deputado estadual Wellington do Curso defendeu projetos de sua autoria em defesa dos idosos do Maranhão. Wellington destacou algumas solicitações já feitas por ele, a exemplo da instalação de delegacias de Polícia de Proteção ao Idoso em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Na ocasião, Wellington mencionou projeto que prioriza idosos e viabiliza a marcação de consultas e exames no prazo máximo de 15 dias.

“Esse projeto nasceu de sugestões de senhoras e de uma, em específico, que estava há 2 meses tentando autorizar um exame. Senhoras que nós encontramos em uma de nossas visitas à Central de Marcação de Consultas em São Luís. É algo que, em tese, a Constituição já assegura está englobado no conceito de ‘prioridade’. Infelizmente, prioridade que acaba ocupando uma das últimas posições quando o assunto é respeito e saúde. Essa ideia tem por objetivo atenuar esse desrespeito que é ver idosos padecendo em filas. É nossa obrigação, enquanto ser humano, cuidar daqueles que cuidaram da gente. Portanto, respeitá-los é dever e honrá-los é obrigação moral hoje e sempre”, declarou Wellington.

O Projeto de Lei N.º 95/2016 segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

sem comentário »

Juscelino Filho coordenará bancada do MA

0comentário
JuscelinoFIlho
Deputado federal Juscelino Filho (DEM)

O deputado Juscelino Filho (DEM) é o novo Coordenador da Bancada Federal do Maranhão, no Congresso Nacional. O deputado João Marcelo (PMDB) será o subcoordenador. A vaga surgiu após o licenciamento do deputado André Fufuca (PP).

O parlamentar comentou sobre os novos desafios que terá pela frente.

“É uma honra ter merecido a confiança unânime dos meus colegas parlamentares para coordenar a bancada federal maranhense no Congresso Nacional. Ela é uma das mais heterogêneas do Congresso Nacional, reúne vários partidos, mas tem como denominador comum a defesa intransigente dos interesses do Maranhão e a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses. Temos de reunir a sabedoria e a experiência dos parlamentares de longa tradição e de reconhecida atuação no parlamento brasileiro com a garra e a força dos mais jovens, inclusive os de primeiro mandato, como eu. Eu tenho consciência do tamanho do desafio e estou certo de que, juntos, todos os partidos, todos os parlamentares, iremos saber implantar essa receita de sucesso, construir essa ponte com o governo federal e conseguir trazer recursos e benefícios para o povo maranhense”, afirmou Juscelino.

Na próxima terça-feira (5) em nova reunião da Bancada maranhense, serão indicadas e definidas as emendas deste ano. Na reunião de hoje, foi definida que uma das prioridades é a emenda para a instalação do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) na Base Aérea de Alcântara.

sem comentário »

Hospital da Criança entra em nova etapa

0comentário
Prefeito Edivaldo Holanda Júnior vistoria obra do Hospital da Criançca
Prefeito Edivaldo Holanda J. e os secretários Antônio Araújo e Helena Duailibe vistoriam obra

Após a conclusão da croncretagem de todas as lajes, as obras do Hospital Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança) iniciaram nova etapa do cronograma com a construção da estrutura de alvenaria. Os serviços executados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), vão transformar o hospital em referência na saúde infantil da capital. A construção do novo Hospital da Criança é fruto de parceria celebrada entre o governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.

O novo Hospital da Criança terá melhor estrutura física, modernos e novos equipamentos para exames e diagnósticos e vai oferecer mais leitos para internação e mais especialidades médicas. Entre os novos serviços oferecidos pelo hospital estarão também um centro cirúrgico com quatro salas e uma UTI infantil.

O prefeito Edivaldo destacou a relevância da obra para a área da saúde. “Com o novo Hospital da Criança, construído a partir da parceria com o governador Flávio Dino, vamos ampliar os serviços oferecidos ao público infantil em nossa cidade, aumentando a capacidade e a agilidade de atendimento, oferecendo serviços que até então não eram oferecidos na modalidade pediátrica e garantindo dignidade no tratamento de saúde de nossas crianças”, disse o prefeito Edivaldo.

O novo Hospital da Criança também vai garantir atendimento mais humanizado e com mais qualidade ao público infantil. Serão 25 enfermarias com 178 leitos, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, área de isolamento. O setor será dotado de equipamentos modernos, com alta uso de alta tecnologia, monitoramento 24 horas.

Além disso a nova estrutura contará com sala de tomografia, salas de ultrassom, lactário, sala de nebulização, laboratório, sala de sutura, sala de coleta, dois elevadores para transporte de macas e pacientes, farmácias satélite, duas recepções de espera infantil.

A secretária municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe, ressaltou como ponto importante a inclusão de novos serviços na unidade. Ela ressalta que os usuários terão acesso a procedimentos que antes não eram oferecidos, além da melhor estrutura. “Estes novos ambientes favorecem o aprimoramento da qualidade e uma melhor assistência de saúde. Isso mostra a preocupação do prefeito Edivaldo com um atendimento mais qualificado para nossas crianças”, pontuou.

Foto: A. Baeta

sem comentário »

Servidores do Judiciário fazem protesto

0comentário
Servidores do Judiciário se unem em Ato de Protesto Pelas Perdas Inflacionárias de 6,3%
Servidores do Judiciário se unem em Ato de Protesto Pelas Perdas Inflacionárias de 6,3%

Os servidores do Poder Judiciário mobilizados pelo Sindicato dos Servidores da Justiça – Sindjus/MA realizaram nesta terça-feira, 28/06, mais um Ato de Protesto pela campanha #EuNãoAbroMão, em todas as unidades judiciais para garantirem o pagamento das Perdas Inflacionárias de 6,3%, de 2014.

Em São Luís, o movimento ficou concentrado no Fórum Des. Sarney Costa, na Corregedoria Geral da Justiça, no Tribunal de Justiça, nos Juizados, nos Fóruns da região metropolitana São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, além das 117 comarcas do interior do Estado, onde os servidores a partir das 10 horas, como Ato de Protesto, cruzaram os braços e manifestaram sua indignação pela falta de valorização aos trabalhadores por parte do Tribunal de Justiça.

“É um direito e não se discute, não é justo trabalhar tanto tempo como eu com mais de trinta anos de atividade no judiciário e não poder continuar a trabalhar com dignidade. Não estamos querendo nada exorbitante, além do que realmente nos é de direito e necessário”, disse a servidora Rosalina Silva, auxiliar judiciária.

A categoria já espera angustiamente há seis meses, um posicionamento do presidente do Tribunal de Justiça, Cleones Cunha, que desde sua posse afirmou que a prioridade de sua gestão seria o pagamento da reposição inflacionária. No entanto, já foram priorizados a convocação de magistrados com suplementação do Governo do Estado no valor de 11 milhões de reais.

Os magistrados também já receberam suas perdas inflacionárias desde janeiro de 2015 e tendo em vista que a Câmara dos Deputados está na iminência de aprovar mais 16,38% de reposição inacionária para a magistratura, para ser implantada em 2016.

Foto: Sindjus

sem comentário »

Sampaio bate o Tupi no Castelão

0comentário
Sampaio bate o Tupi, por 3 a 1, no Estádio Castelào pelo Brasileirão Série B
Sampaio bate o Tupi, por 3 a 1, no Castelào pelo Brasileirão Série B, mas segue em último

O Sampaio conquistou a sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro Série B ao bater o Tupi, de Minas Gerais, por 3 a 1, no Estádio Castelão, em São Luís.

A vitória começou com um gol olímpico de Lucas Sotero. No fim do primeiro tempo, a defesa do Sampaio falhou e Rubens empatou para o Tupi.

No segundo tempo, Pimentinha e Luís Otávio fecharam o placar para o Sampaio.

Com o resultado, o Sampaio chegou a 9 pontos, a mesma pontuação do Tupi, mas perde no saldo de gols e continua na última colocação e a 5 pontos do Goiás que é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

O próximo jogo do Sampaio será contra o Paysandu, na sexta-feira, às 19h15, no Estádio Castelão.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS