O Sampaio voltou a ser derrotado pelo Campeonato Brasileiro Série B. O time maranhense tentava a segunda vitória, mas caiu no Serra Dourada para o Vila Nova por 1 a 0 e caiu novamente para a última colocação com 4 pontos.
A partida foi bastante equilibrada e o Sampaio tinha tudo para sair com um resultado positivo. A melhor chance no primeiro tempo foi do Vila. Fabinho cabeceia e Rodrigo Ramos defende com os pés. Na sequência, Éder tira para linha de fundo.
No segundo tempo, numa bela arrancada de Edgar, o Sampaio teve tudo para abrir o placar. Ele serviu a Léo Rodrigues que chutou para fora.
O Vila abriu o placar numa jogada que Robstron chutou errado e encontrou Frontini livre na marca do pênalti que recebeu e chutou sem chance de defesa para o goleiro Rodrigo Ramos.
Com o gol do Vila, o Sampaio foi buscar o empate e numa bola arrumada por Willian Paulista, o atacante Henrique chutou para fora. Em seguida, numa cobrança de escanteio quase o zagueiro Luis Otávio empata.
O próximo jogo do Sampaio será na sexta-feira, às 21h, contra o Brasil de Pelotas, no Estádio Castelão, em São Luís.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki negou, pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para prender o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-senador e ex-presidente da República José Sarney.
Na decisão, Teori disse que não há motivos para decretar a prisão dos senadores. “Ao contrário do que sustenta o procurador-geral da República [Rodrigo Janot], nem se verifica – ao menos pelos elementos apresentados – situação de flagrante de crimes inafiançáveis cometidos pelos aludidos parlamentares, nem há suficiência probatória apta, mesmo neste momento processual preliminar, a levar à conclusão de possível prática de crimes tidos como permanentes”, entendeu o ministro.
Na mesma decisão, o ministro decidiu retirar o sigilo dos depoimentos de delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Foi com base nos depoimentos do delator que as prisões foram solicitadas. Pedidos de busca e apreensão contra os senadores foram rejeitados pelo ministro.
O ministro entendeu que o teor das gravações, nas quais os parlamentares citam ministros da Corte e o procurador-geral “não se mostram à altura de agentes públicos titulares dos mais elevados mandatos de representação popular”. No entanto, para Zavascki, o conteúdo das gravações, “por mais graves e reprováveis que sejam as condutas”, não são suficientes para justificar as prisões.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou hoje o pedido de cassação do mandato do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar.
Por 11 votos a nove, os deputados acataram o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) que afirma que Cunha quebrou o decoro ao mentir sobre ter contas no exterior durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.
Segundo o relator, Cunha é o dono de pelo menos quatro contas nna Suíça: Köpek; Triumph SP, Orion SP e Netherton. Ao pedir a cassação de Cunha, Rogério disse que as contas são verdadeiros “laranjas de luxo”.
“Estamos diante do maior escândalo que este colegiado já julgou, não se trata apenas de omissão, de mentira, mas de uma trama para mascarar a evasão de divisas, a fraude fiscal”, disse Rogério.
“Estamos diante de uma fraude, de uma simulação de empresas de papel, de laranjas de luxo criadas para esconder a existência de contas no exterior”, acrescentou.
Veja como foi o voto dos deputados:
A favor da cassação
Marcos Rogério (DEM-RO), relator do processo
Sandro Alex (PSD-PR)
Paulo Azi (DEM-BA)
Júlio Delgado (PSB-MG)
Nelson Marchezan (PSDB-RS)
Zé Geraldo (PT-PA)
Betinho Gomes (PSDB-PE)
Valmir Prascidelli (PT-SP)
Leo de Brito (PT-AC)
Tia Eron (PRB-BA)
Wladimir Costa (SD-PA)
Contra a cassação
Alberto Filho (PMDB-MA)
André Fufuca (PP-MA)
Mauro Lopes (PMDB-MG)
Nelson Meurer (PP-PR)
Sérgio Moraes (PTB-RS)
Washington Reis (PMDB-RJ)
João Carlos Bacelar (PR-BA)
Laerte Bessa (PR-DF)
Wellington Roberto (PR-PB)
A nova iluminação da avenida Jerônimo de Albuquerque – uma das mais movimentadas de São Luís – além da beleza representa mais segurança e economia aos cofres públicos.
Segundo o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) já foram implantadas mais de 600 novas luminárias com tecnologia LED na região, bem como em outras avenidas e bairros da cidade como por exemplo o Anjo da Guarda.
“Esta ação representa mais economia para os cofres públicos, mais segurança para a população e mais visibilidade no trânsito da capital”, garante o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
O técnico Dunga foi demitido da Seleção Brasileira em reunião agora à tarde na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A decisão foi tomada após o vexame da Seleção Brasileira na Copa América quando foi eliminada na primeira fase da competição ao ser derrotada pelo Peru por 1 a 0, além é claro por conta da péssima campanha nas Eliminatórias, onde o Brasil ocupa apenas a 6ª colocação, após seis rodadas disputadas.
Dunga deve ser substituído por Tite, atual técnico do Corinthians.
Por meio de um comunicado, a CBF, além da demissão de Dunga confirmou a queda do coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi.
Leia o comunicado:
“A Confederação Brasileira de Futebol comunica que decidiu, nesta terça-feira, dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. Deixam os cargos o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e toda a sua equipe.
A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião nesta tarde e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da Seleção Brasileira.
A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho”.
O auditório do PDT ficou pequeno para a grande quantidade de militantes que se reuniu na noite desta segunda-feira (13).
A reunião de mobilização contou com a presença do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e de figuras importantes do PDT, como o deputado federal Weverton Rocha e o deputado estadual Rafael Leitoa, bem como representantes de movimentos negro, da juventude e da mulher, que também reforçaram o apoio a Edivaldo.
Durante a reunião, Edivaldo cumprimentou os militantes e reforçou a importância histórica da legenda para o Maranhão.
“O apoio vindo dos militantes deste partido do qual agora faço parte é de grande importância, porque é um partido com uma vasta história na política maranhense”, disse.
O deputado federal Weverton Rocha reforçou o apoio integral à reeleição de Edivaldo e pediu ao partido toda a sua dedicação.
“Estamos com Edivaldo pra vencer. A cidade deve e merece continuar a ter este trabalho sério que ele vem realizando. Ele sabe de cada problema e de cada desafio da cidade, tem feito o possível para resolvê-los e está conseguindo. É preciso que a militância esteja mais unida e mobilizada como sempre foi”, afirmou.
A deputada Eliziane Gama (PPS) está Belo Horizonte (MG) para conhecer o modelo de gestão do prefeito Márcio Lacerda (PSB) em importantes áreas da cidade como educação, saúde e mobilidade urbana.
“Minha vinda em Belo Horizonte foi muito produtiva, pois consegui sentir a importância das PPPs na gestão pública. Nós só conseguiremos enfrentar esta crise econômica se chamarmos o poder privado para ter função ao lado do poder público”, destacou.
Nesta segunda-feira (14), ela e o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB) conheceram modelos de parcerias público-privada(PPS) para a construção de creches e hospitais na capital mineira.
“Conhecemos o modelo de PPP para creches. Em Belo Horizonte, foi possível a construção de quase 50 creches em 2 anos com este modelo. Infelizmente, em São Luís nenhuma foi construída em 4 anos”, disse.
Eliziane Gama também visitou o projeto de hospital avaliado em 300 milhões, em que a parceira público-privada contribuiu com a entrega mais rápida da unidade.
“O projeto do hospital foi iniciado diretamente pelo poder público, mas depois de vários problemas foi encaminhado para PPP e assim foi possível o hospital ser entregue em um prazo de um ano e dois meses”, comentou.
Na manhã desta terça-feira(14), Eliziane Gama visitou o modelo de BRT(transporte rápido por ônibus) de Belo Horizonte, um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade rápida. “O projeto em BH foi avaliado em mais de um bilhão de reais e fruto do PAC da Copa”, completou.
Desde o ano passado, a deputada Eliziane Gama visita e acompanha gestões que são referências no país em várias áreas, principalmente na saúde, educação, mobilidade urbana e destinação do lixo. Ela pretende incluir e adaptar as experiências no plano de governo do PPS para a cidade de São Luís.
A Câmara Municipal de São Luís realizou, na tarde desta segunda-feira (13), Audiência Pública para discutir a importância do Porto do Itaqui para o desenvolvimento da cidade de São Luís. A proposta do debate, solicitado pelo vereador Honorato Fernandes (PT), surgiu diante do contexto de eminente ameaça que o porto sofre por conta de uma possível federalização.
O Porto do Itaqui, juntamente com os terminais da Vale e Alumar, ocupa o segundo lugar do país em movimentação de cargas, além de ser o segundo maior complexo portuário do Brasil e um dos dez maiores do mundo. Com a federalização, o porto deixaria de ser comandado pelo estado do Maranhão, passando assim à competência da União, de modo que o Estado perderia uma de suas maiores fontes de receita.
Dirigindo os trabalhos da audiência, o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) dividiu a mesa do debate com o autor da proposta, vereador Honorato Fernandes, o presidente da Emap, Ted Lago, o secretário de Estado da Transparência, Rodrigo Lago, representando o governador Flávio Dino, o secretário adjunto de Planejamento do município, Pablo Rebouças, representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão, Fábio Nahuz.
Abrindo a discussão, o vereador Honorato Fernandes ressaltou que o objetivo do debate reside na necessidade de repercutir para a população de São Luís a importância do conjunto portuário para o desenvolvimento do estado do Maranhão e para a cidade de São Luís, uma vez que o Porto do Itaqui representa uma parcela significativa do montante que o Estado arrecada em termos de receita.
‘Há poucos dias, durante visita que fiz com uma comitiva de vereadores à Emap, tive conhecimento que, 35% do montante arrecadado pelo Estado em termos de ICMS é oriundo das atividades portuárias. Isso significa dizer que o conjunto de empresas ligadas a atividade do porto representa um alto potencial em termos de arrecadação e geração de empregos para o Estado. Este é um dos motivos pelos quais solicitei a realização desta audiência. Precisamos trazer à luz estes fatos e esclarecer a relação direta que o Porto do Itaqui tem com o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o vereador.
Noite de terça-feira com rodada completa pelo Campeonato Brasileiro Série B.
Após a primeira vitória, o Sampaio volta a campo, às 19h15, no Serra Dourada, em Goiânia para enfrentar o Vila Nova.
O clima no Sampaio melhorou após a vitória por 1 a 0, contra o Criciúma, mas nem de longe podemos afirmar que a situação é tranquila.
Mas uma nova hoje pode significar muito para o Sampaio que busca a reabilitação total na competição.
Com apenas 4 pontos em vinte disputados, o Sampaio é apenas o décimo nono colocado e o duelo com o Vila é uma espécie de confronto direto, pois o time goiano tem 7 pontos e é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
Se o Sampaio vencer e houver empate nos jogos entre Paysandu e Avaí, além de Paraná e Goiás, o time maranhense ficará pertinho de sair da zona de degola.
Até aqui após oito rodadas, o Sampaio sempre esteve na zona de rebaixamento e só conseguiu deixar a última colocação na rodada passada.
A cobertura de Sampaio e Vila Nova você acompanha pela Rádio Mirante AM.