Este veículo da Força Estadual de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão foi flagrado nas dunas do município de Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses.
A imagem ganhou repercussão nas redes sociais o que levou o secretário de Saúde, Carlos Lula a abrir sindicância.
“Sobre carro da Secretaria de Saúde em dunas no município de Santo Amaro: mandei abrir sindicância para apurar responsabilidades”, disse no tweeter.
Carlos Lula disse que a foto parece ser verdadeira e que o motorista do veículo estará hoje na Secretaria de Saúde para explicar o ocorrido.
Se confirmado o caso, o motorista além de responder por uso irregular do veículo deverá ser enquadrado por crime ambiental, uma vez que é proibido usar veículos nas dunas.
O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) repudiou nesta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa, a decisão do governador Flávio Dino (PCdoB) de tirar da Associação de Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), o controle do Parque Independência, local onde tradicionalmente se realiza a Expoema.
O tema foi explorado na coluna Estado Maior e ganhou forte repercussão no Legislativo e entre os próprios criadores, que já anunciaram a provável não realização da Expoema este ano. O evento, que já faz parte do calendário tradicional do estado, ocorre sempre no mês de setembro.
Para Edilázio Júnior, mais uma decisão intempestiva e incoerente do governador Flávio Dino. O Parque Independência estava cedido à Ascem pelo Executivo até o ano de 2026. A cessão se deu por meio de um contrato de comodato, assinado em 1990 e ratificado em 2009.
“Estive na semana passada com o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão, senhor José Assub, e ele me falou muito entristecido do que vinha acontecendo, da forma como nós aqui sabemos, ditatorial que o governador Flávio Dino trata todos. Não existe nenhuma justificativa para findar o contrato que existe até o ano de 2026”, disse.
Edilázio afirmou que além de afetar o turismo, o fim da Expoema resultará num impacto gigantesco na economia local, uma vez que o evento movimentava mais de R$ 20 milhões por ano.
“Nós temos um parque de exposição. Fortaleza tem um parque, Teresina também. Nós já não temos mais o Carnaval, não temos mais o São João e agora vamos perder algo que era já tradicional em nosso calendário. Movimentava-se na Expoema mais de R$ 20 milhões e gerava-se mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. Estou falando de restaurantes, comércios, operadores de máquinas agrícolas, enfim, tratadores. Mas agora o governador Flávio Dino sem ter o menor diálogo com a Associação dos Criadores, acabou com tudo isso”, finalizou.
Uma obra que diria “interminável” vem chamando a atenção de motoristas e pedestres que passam pela avenida Daniel de La Touche, na Cohama.
Mais uma vez, naquele velho local, onde já estamos acostumados a ver, máquinas e homens estão trabalhando desde a semana passada. Mas o que de fato existe ali?
A obra da Caema virou até piada. Muita gente quer saber se existe algum “tesouro” no local, pois somente nos últimos três meses esta é a terceira vez que trabalham no local.
Agora, imaginem vocês se Governo do Estado e Prefeitura de São Luís não fossem parceiros? O que iriam dar como explicação?
Para piorar, após a conclusão desses reparos, o asfalto colocado por cima deixará ondulações que dificultam bastante o tráfego de veículos.
Até lá, motorista vão ter que enfrentar o transtorno de uma obra que parece não ter fim.
Que explicação dariam a Caema e o Governo do Maranhão?
Via importante da Grande Ilha que interliga os municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, a Avenida Nossa Senhora da Vitória terá a sua malha viária recuperada e receberá serviços de urbanização. O anúncio foi feito pelo prefeito Gil Cutrim (PDT) nesta segunda-feira (6) durante visita à obra de construção da Unidade Básica de Saúde do Parque Vitória, que será inaugurada em breve.
O trabalho será executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, que atendeu pedido feito por Cutrim, vereadores e outras lideranças políticas que integram o grupo do prefeito. Desde 2014, a prefeitura ribamarense tem cadastrado no Governo do Estado projeto que prevê a urbanização da avenida.
A ordem de serviço autorizando o início da obra de urbanização e pavimentação da Nossa Senhora da Vitória será assinada nesta terça-feira, às 10h30, pelo governador Flávio Dino (PC do B) durante cerimônia que acontece nas proximidades da UPA do Parque Vitória.
“Estamos felizes e satisfeitos pelo fato do governador ter atendido nosso pedido. Quem irá ganhar são as milhares de pessoas que utilizam esta via todos os dias”, afirmou Gil Cutrim.
Além do Parque Vitória, a obra beneficiará moradores de vários outros bairros ribamarenses (Alto do Turu, Parque Jair, Canudos/Terra Livre, Jardim Turu, Parque das Palmeiras, Residencial São José, Espaço Sideral, dentre outros) e de municípios vizinhos que, diariamente, transitam pela via, que também funciona como importante ligação com a rodovia estadual MA – 202 (Estrada da Maioba).
A campanha Semeie o Verde, realizada pelo Partido Verde (PV) no Maranhão e idealizada pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV), realizou neste domingo (5) o plantio de mais de 600 mudas ornamentais na a rotatória do Calhau, em frente ao Comando Geral da Polícia Militar, na Avenida dos Holandeses, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
“O plantio dessas mudas é uma realização muito importante pois árvores, arbustos e plantas ornamentais contribuem não somente para o meio ambiente, mas também para o bem-estar da população, pois nós vivemos em uma cidade extremamente quente e a cobertura vegetal ajuda a atenuar o calor. Então, esse evento de educação ambiental, é uma forma de comunicarmos à sociedade que é simples contribuir com a qualidade de vida”, declarou o deputado.
O plantio das mudas foi resultado de uma campanha que contou com apoio do Curso de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (IMPUR) de São Luís.
Segundo a organização do evento, o objetivo é difundir e conscientizar a população de São Luís, atualmente com mais de um milhão de habitantes, sobre a real situação ambiental da cidade, incentivando o cultivo de árvores, arbustos e plantas ornamentais, potencializando atividades relacionadas ao impacto sofrido pelo crescimento desordenado da população e da urbanização, construindo valores sociais e fomentando a educação ambiental.
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior esteve reunido na manhã de hoje (5) na sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT) com representantes de 15 partidos políticos que apoiam o projeto da sua pré-candidatura à reeleição em São Luís.
A expectativa é que este número venha a ser ampliado com novas conversas até o dia 17 de junho. Nesta data, Edivaldo Holanda Júnior fará o lançamento da sua pré-candidatura a reeleição por mais 4 anos.
Estiveram presentes lideranças dos partidos: PCdoB, DEM, PSD, PROS, PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PRP, PSDC, PRTB, PR e PSL, além do PDT que garantirão a Edivaldo Holanda Júnior maior tempo no horário da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
Além dos representantes desses 15 partidos, também participaram do encontro no PDT, os deputados federais Weverton Rocha e Juscelino Filho e os estaduais Othelino Neto e Stênio Rezende.
O presidente do Sampaio, Sérgio Frota reagiu à postura de torcedores que atiraram objetos no gramado no Castelão e que poderá vir a prejudicar o clube com a perda do mando de campo nos próximos jogos pelo Campeonato Brasileiro Série B.
Após a derrota para o Ceará por 3 a 2, “torcedores” atiraram garrafas dentro de campo, mas o árbitro Wanderson Alves dos Santos, de Minas Gerais nada relatou na súmula. Identificado no setor 1, o “torcedor” foi pego pela polícia, mas o árbitro disse não ter visto nenhum objeto ser jogado em campo.
Melhor então para o Sampaio, mas não cabe esse tipo de comportamento daqueles que se dizem torcedores e que estão preocupados com a situação da equipe.
Sérgio Frota disse que considera normal os protestos, mas lamentou a postura de “torcedores” que segundo ele estão agindo como “vagabundos”.
“Protesto é normal. Ele não tem é o direito de jogar o material no campo como fizeram. Isto quem faz é vagabundo. Eu não sou burro e nem louco de chamar a torcida do Sampaio de vagabundos, mas tem gente vestindo a camisa do Sampaio e agindo como vagabundo e estão extrapolando e demonstram não ter nenhum tipo de compromisso com o clube. O torcedor tem o direito de protestar, mas não pode jogar objetos dentro de campo. Não chamei nenhum torcedor de vagabundo, mas tem vagabundos dentro da torcida organizada no Sampaio”, disse em entrevista à Rádio Mirante AM.
De fato, o dirigente do Sampaio tem razão. O torcedor pode e deve protestar, mas não deve de forma alguma prejudicar o clube. E que fique bem claro, não houve nenhuma generalização aos torcedores do Sampaio, mas apenas à aqueles que estão tentando prejudicar o clube com a postura que considero equivocada.
Se as coisas já não estão boas, elas podem ficar ainda piores se o clube vier a sofrer algum tipo de punição com a perda de mando de campo.
Pelo país, várias obras que poderiam melhorar a mobilidade urbana estão atrasadas ou pararam de vez. O assunto foi destaque na edição desta segunda-feira (6) do Bom Dia Brasil, na TV Globo com participação ao vivo da repórter Regina Souza.
Em São Luís (MA), os trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começaram a ser construídos, mas só começou a obra. Depois, parou no meio do caminho.
Os ônibus ainda são o único meio de transporte público coletivo na capital maranhense. São cerca de mil veículos para mais de 700 mil usuários.
Em 2012, começou a ser instalado o sistema de VLT para interligar o Centro da cidade a bairros da periferia. Seriam 13 km de trilhos. No entanto, apenas 800 metros de trilhos foram instalados.
Quatro anos depois, algumas peças já foram roubadas. O que sobrou, está se acabando no meio do mato, sumindo. O VLT custou aos cofres públicos R$ 7 milhões e está guardado em um galpão.
A atual gestão diz que não deu continuidade ao projeto iniciado pela gestão anterior por falta de planejamento e estudo de viabilidade, e que já apresentou um novo projeto ao governo federal e aguarda a liberação de recursos.
Sem tempo para treinamento, o Sampaio vai tentar buscar a recuperação no Campeonato Brasileiro Série B, nesta terça-feira (6), contra o CRB-AL.
O técnico Wagner Lopes fez apenas um treinamento antes do embarque na manhã de hoje (5) para Maceió, mas não divulgou oficialmente a equipe que começa a partida. Nem mesmo a lista dos atletas relacionados para a viagem foi fornecida, o que evidencia o clima de incerteza no Sampaio.
“Tudo que precisamos é recuperar a confiança. Só podemos reverter essa situação com trabalho. Não tem como ser diferente. Vamos nos dedicar bastante para dar a volta por cima e iniciar a reação o mais rápido possível”, garante o treinador.
Com problemas sérios no gol, o técnico Wagner Lopes deve confirmar a estreia do goleiro Rodrigo Ramos. Esta deverá ser uma das mudanças na equipe. Titular nos dois últimos jogo, o goleiro Jean falhou no terceiro gol do Ceará na derrota por 3 a 2, no último sábado. O lateral-esquerdo Guilherme Santos, expulso após o jogo com o Ceará está fora da partida.
Com 5 derrotas e apenas um empate, o Sampaio é o último colocado com apenas 1 ponto. O time perdeu os dois jogos que realizou fora de casa até aqui Avaí (2 a 0) e Náutico (5 a 0).
A partida entre CRB e Sampaio será às 19h15, no Estádio Rei Pelé, em Maceió e você acompanha todos os detalhes pela Rádio Mirante AM.