A Prefeitura de São Luís já contabiliza mais de três mil pontos de iluminação de LED nos principais corredores de São Luís com implantação de nova iluminação na avenida principal do Anjo da Guarda.
O processo de modernização da iluminação da capital, que está sendo executado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), representa economia no consumo de energia e proporciona ambientes mais seguros e agradáveis à população.
O prefeito Edivaldo destaca que a modernização da iluminação pública é um importante investimento da Prefeitura.
“Com a implantação das lâmpadas de LED o município economiza energia elétrica e as vias da capital ganham mais beleza e segurança”, enfatizou o prefeito.
No Anjo da Guarda, a avenida que recebeu a iluminação foi a Odylo Costa, filho, também conhecida como Avenida Moçambique. Na via foram implantadas 44 luminárias LED de 269W em 720 metros de percurso.
Com a troca das lâmpadas, o consumo de energia tem uma redução entre 40% a 60%. O custo com manutenção também é menor, pois o sistema é integrado à Central de Atendimento que em caso de defeito, acusa imediatamente qual componente apresenta problemas.
Em pouco mais de dois anos, cerca de 50km de corredores urbanos da cidade já foram beneficiados com a implantação da iluminação em LED executada pela Prefeitura de São Luís. Também estão recebendo nova iluminação praças, campos e quadras. No total, a prefeitura já contabiliza 4318 pontos de led instalados em todos esses espaços.
Ainda como parte do trabalho de melhoria da iluminação pública, já foram feitas substituições de 43 mil pontos de luz que antes eram de vapor mercúrio ou vapor sódio por outras de vapor metálico. Além disso, a Prefeitura expandiu o parque de iluminação da cidade em cerca de 10 mil novos pontos, que abrangem, inclusive, comunidades localizadas às margens da BR-135.
A rotatória do Calhau, em frente ao Comando Geral da Polícia Militar, na Avenida dos Holandeses, vai ficar mais bonita neste domingo (5).
Durante uma ação do Partido Verde (PV) do Maranhão, idealizada pelo deputado estadual Adriano Sarney, serão plantadas mais de 100 mudas ornamentais e arbustivas no local, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Trata-se da campanha Semeie o Verde (#semeieoverde), que conta com apoio do Curso de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (IMPUR) de São Luís.
Segundo a organização do evento, o objetivo é difundir e conscientizar a população de São Luís, atualmente com mais de um milhão de habitantes, sobre a real situação ambiental da cidade, incentivando o cultivo de árvores, arbustos e plantas ornamentais, potencializando atividades relacionadas ao impacto sofrido pelo crescimento desordenado da população e da urbanização, construindo valores sociais e fomentando a educação ambiental.
Para pleitear uma unidade do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para o estado do Maranhão, os deputados federais Juscelino Filho (DEM) e José Reinaldo (PSB) estiveram esta semana nos ministérios da Defesa e da Educação. Para iniciar a fase de estudos e seleção, intuito é utilizar a estrutura da Base Aérea de Alcântara enquanto se constrói a unidade definitiva.
Juscelino Filho comentou sobre as reuniões e se diz muito otimista: “Hoje nos reunimos com os ministros Raul Jungmann (da Defesa) e Mendonça Filho (da Educação) e saí otimista dos encontros. Uma unidade do ITA é um sucesso acadêmico brasileiro e precisamos trazê-lo para nós. Será um avanço tecnológico para nosso estado, para a formação do maranhense. Nas reuniões de hoje já tivemos vários progressos”.
Aluno do ITA de São José dos Campos, em São Paulo, nos anos 50, o deputado José Reinaldo falou da oportunidade que se tem para reverter a atual situação da área da educação no Maranhão: “Me sinto lisonjeado por ter sido aluno do ITA. Uma nova instalação seria uma grande oportunidade de reverter a atual situação da área da educação. Os vestibulares poderiam ser iniciados logo, com essa fase inicial durando dois anos e com a parceria da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), teríamos mais três anos para concluir a construção do complexo.”
Aos ministérios, os parlamentares reivindicaram investimentos para a formação do plano diretor e para a contratação de professores. O secretário de educação superior do Ministério da Educação, PauIo Barone, auxiliará nesta demanda. Mendonça Filho se comprometeu a solicitar os estudos de viabilidade para a execução do projeto e afirmou ser “interessante para o país todo ter mais unidade do Instituto e que essa oportunidade não pode ser desperdiçada”.
O deputado Edivaldo Holanda (PTC), ressaltou na sessão desta quarta-feira, 1º, a entrega da nova sede do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência – Samu, instalada na Avenida Joao Pessoa, no bairro Filipinho.
A nova central do Samu receberá as chamadas feitas de toda a Região Metropolitana da Grande Ilha. Para isto, serão disponibilizadas equipes que trabalharão em turnos de 24 horas.
“O processo de ampliação do atendimento do Samu atende a política de reestruturação da rede municipal de Saúde, determinada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, disse o deputado.
Edivaldo Holanda lembrou que no ato de entrega da nova sede do Samu, o prefeito destacou a ampliação do serviço, enfatizando que o atual quadro daquela área em nada lembrava a situação encontrada por ele quando assumiu a gestão municipal.
O deputado disse que o local foi escolhido por ser por ser um ponto com acessos para maior parte dos bairros da capital. “Mudar a realidade do atendimento móvel de urgência da capital era uma prioridade do prefeito Edivaldo que sempre dedicou atenção especial ao setor. Sem dúvida, é um avanço gigantesco para a área da saúde que agora conta com uma logística de atendimento melhorada e com mais agilidade”, enfatizou ele.
A descentralização do serviço do Samu hoje conta com cerca de 20 ambulâncias, cujas bases, segundo determinação do prefeito, serão na Cidade Olímpica, Distrito Industrial, bairros de São Bernardo e da Cohab.
“Esta é uma ação da mais alta importância para a saúde, sobretudo na região metropolitana de São Luís que envolve, além da capital, as cidades de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Parabéns a nossa cidade; ao prefeito, por este serviço ampliado; aos funcionários do Samu e à administração que disponibiliza este serviço de forma eficiente para o cidadão da nossa Ilha de São Luís”.
Definitivamente a insatisfação dos aliados com o Governo Flávio Dino tem aumentado muito a cada dia e os insatisfeitos começam a publicizar o seu descontentamento.
Depois de vários deputados governistas reclamarem publicamente do Governo Flávio Dino nesta semana, agora foi a vez de um prefeito aliado reclamar do descaso e abandono do governador para com o seu município.
O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, em entrevista exclusiva ao repórter da Rádio/TV Mirante, Marcial Lima, não poupou críticas para o tratamento que o município está recebendo no Governo Flávio Dino.
“Além dos recursos federais terem diminuído, temos o problema da falta de parceria com o Governo do Maranhão. Até hoje Santa Inês não recebeu nenhum recurso”, afirmou.
santaines1Ribamar Alves afirmou ainda que, apesar de aliado do governador, foi abandonado. O prefeito reclamou do descaso do Governo Flávio Dino com Santa Inês, que não conseguiram entregar um hospital que receberam quase pronto e que nem as transferências obrigatórias o Estado tem feito.
“Somos aliados, fiz todo esforço para que ele chegasse ao Governo do Maranhão, trabalhei e votei para isso, mas parece que fui abandonado no meio do caminho, pois até hoje Santa Inês não contou com o Mais Asfalto, o hospital que foi deixado 80% pronto nunca foi inaugurado, na Cultura não recebemos nada, ajuda zero e nem as transferências obrigatórias estão sendo feitas”, disse o gestor revoltado e decepcionado.
O prefeito Ribamar Alves disse ainda que o abandono de Santa Inês não tem nada a ver com a sua prisão, pois desde o início do Governo Flávio Dino nenhum recurso foi repassado. O gestor finalizou destacando a importância da parceria para o município.
“O prejuízo é muito grande para Santa Inês. A parceria funcionou bem entre o ex-prefeito Bringel e a ex-governadora Roseana, que só na Saúde foi repassado em duas parcelas R$ 17 milhões, mas agora estamos abandonado”, finalizou.
E assim segue o Governo Flávio Dino, com mais reclamações do que elogios, inclusive dos aliados, imagina dos adversários.
O atacante Rodrigo Dantas e o volante Felipe Dias são esperados com expectativa nesta sexta-feira (3), no Moto Club para iniciar a preparação para o Campeonato Brasileiro.
Aos 30 anos, Rodrigo Dantas é um goleador conhecido na região e que já jogou em muitos clubes. É o maior investimento do Moto e a contratação mais cara do clube para a Série D.
Já atuou no CRB-AL, Campinense-PB e Náutico-PE, ASA-AL, Salgueiro-PE, Icasa-SE, Guarany de Sobral-CE-Treze-PB. Também jogou no futebol português, além do Botafogo-RJ, Volta Redonda-RJ, Remo-, Juventude-RS, Brasil de Pelotas-RS, Vila Nova-GO, Marília-PR, Maringá-PR e ultimamente estava no Nacional-AL.
O volante Felipe Dias foi campeão maranhense e está de volta ao clube após a folga com a família.
O Moto já recebeu o lateral-esquerdo Jefferson Sandes, o zagueiro Fred, o volante Batata e o goleiro Márcio Arantes. O atacante Lilico Maranhão anunciado como aposta para o ataque rubro-negro não virá mais e o Moto terá que buscar um novo atacante.
O Moto estreia no Campeonato Brasileiro Série D, contra o Santos-AP, em Macapá, no dia 12 de junho.