Edivaldo inaugura nova sede do Samu
O prefeito Edivaldo inaugurou nesta segunda-feira (30), a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em São Luís. Totalmente reestruturada, com melhor logística de atendimento e mais equipamentos, a nova Central do Samu – instalada na Avenida João Pessoa, Filipinho – receberá as chamadas feitas de toda a Região Metropolitana da Grande Ilha e, para isto, disponibilizará equipes que trabalharão em turnos de 24 horas. O processo de ampliação do atendimento do Samu atende à política de reestruturação da rede municipal de saúde, determinada pelo prefeito Edivaldo.
No ato de entrega da nova sede do Samu, o prefeito destacou a ampliação do serviço e enfatizou que o atual quadro na área em nada lembra a situação encontrada por ele quando assumiu a gestão municipal.
“No início da nossa gestão, encontramos apenas duas ambulâncias do Samu funcionando. Uma situação lastimável, que provocava um grande gargalo no atendimento móvel na nossa cidade e deixava a população à mercê de um serviço deficitário e lento. No decorrer da nossa gestão, ampliamos esse número em mais de cinco vezes e temos melhorado de forma significativa toda a estrutura do atendimento, desde o recebimento das chamadas até o deslocamento e o atendimento médico socorrista com profissionais altamente qualificados”, disse o prefeito Edivaldo.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a localização da nova sede foi definida em conjunto com os profissionais do Samu. O local foi escolhido por ser considerado estratégico para os deslocamentos, por ser um ponto com acessos para a maior parte dos bairros da capital.
”Mudar a realidade do Atendimento Móvel de Urgência da capital era uma prioridade do prefeito Edivaldo, que sempre dedicou atenção especial ao setor. Sem dúvida, é um avanço gigantesco para a área da saúde, que agora conta com uma logística de atendimento melhorada e com mais agilidade”, afirmou Helena Duailibe.
Foto: A. Baeta