Edivaldo inaugura nova sede do Samu

6comentários
EdivaldoSamu
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibilizará em turnos de 24 horas

O prefeito Edivaldo inaugurou nesta segunda-feira (30), a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em São Luís. Totalmente reestruturada, com melhor logística de atendimento e mais equipamentos, a nova Central do Samu – instalada na Avenida João Pessoa, Filipinho – receberá as chamadas feitas de toda a Região Metropolitana da Grande Ilha e, para isto, disponibilizará equipes que trabalharão em turnos de 24 horas. O processo de ampliação do atendimento do Samu atende à política de reestruturação da rede municipal de saúde, determinada pelo prefeito Edivaldo.

No ato de entrega da nova sede do Samu, o prefeito destacou a ampliação do serviço e enfatizou que o atual quadro na área em nada lembra a situação encontrada por ele quando assumiu a gestão municipal.

“No início da nossa gestão, encontramos apenas duas ambulâncias do Samu funcionando. Uma situação lastimável, que provocava um grande gargalo no atendimento móvel na nossa cidade e deixava a população à mercê de um serviço deficitário e lento. No decorrer da nossa gestão, ampliamos esse número em mais de cinco vezes e temos melhorado de forma significativa toda a estrutura do atendimento, desde o recebimento das chamadas até o deslocamento e o atendimento médico socorrista com profissionais altamente qualificados”, disse o prefeito Edivaldo.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a localização da nova sede foi definida em conjunto com os profissionais do Samu. O local foi escolhido por ser considerado estratégico para os deslocamentos, por ser um ponto com acessos para a maior parte dos bairros da capital.

”Mudar a realidade do Atendimento Móvel de Urgência da capital era uma prioridade do prefeito Edivaldo, que sempre dedicou atenção especial ao setor. Sem dúvida, é um avanço gigantesco para a área da saúde, que agora conta com uma logística de atendimento melhorada e com mais agilidade”, afirmou Helena Duailibe.

Foto: A. Baeta

6 comentários »

Sampaio vai ao mercado para reagir

10comentários
SergioFrota
Sérgio Frota diz que vai contratar mais oito

Para tentar reagir neste início de Campeonato Brasileiro Série B, o presidente do Sampaio, Sérgio Frota anunciou a contratação de pelo menos mais oito jogadores.

Sem citar nomes, Sérgio Frota disse em entrevista à Rádio Mirante AM que virão dois goleiros, dois zagueiros, um volante, um meia e mais dois atacantes. Os jogadores estão sendo indicados pelo técnico Wagner Lopes.

Sérgio Frota disse que alguns jogadores serão desligados do clube, mas também não confirmou nomes.

O Sampaio fez quatro jogos e sofreu quatro derrotas, sendo duas delas com goleada por 4 a 0 para o Vasco e 5 a 0 para o Náutico. O time levou 13 gols em apenas quatro rodadas e ocupa a última colocação sem sequer pontuar na competição.

“Estou tranquilo e sei que vamos mudar essa situação do Sampaio com muito trabalho. Temos que fazer um campeonato agora de recuperação e não podemos mais errar nas contratações. Vamos reverter esse quadro e calar a boca de muitos pessimistas de plantão”, disse Sérgio Frota.

O Sampaio enfrenta o Bragantino, nesta terça-feira (31), às 19h15, no Estádio Castelão.

Foto: Agência Assembleia

10 comentários »

Justiça afasta prefeito Amarildo Costa

0comentário
Amarildoprefeito
Prefeito de São João Batista, Amarildo Costa

O juiz Marcelo Moraes Rêgo de Souza, titular da Comarca de São Bento respondendo atualmente pela Comarca de São João Batista, determinou na última quinta-feira (25), o afastamento do prefeito, Amarildo Pinheiro Costa; do secretário municipal de Administração e Planejamento, Izael de Oliveira Cassiano; e do presidente da Comissão de Licitação do Município, José Ribamar Pereira Santos, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, sem perda da remuneração mensal dos réus.

Na decisão, o magistrado determina ainda aos substitutos dos afastados que os sucedam imediatamente até ulterior deliberação. A decisão foi cumprida na manhã desta segunda-feira, 30.

No documento, o juiz determina ainda a imediata comunicação da decisão à Câmara Municipal de Vereadores de São João Batista, para que seja providenciada, na forma do Regimento da Casa, a convocação da sessão solene extraordinária e lavratura da respectiva ata de termo de posse e exercício provisório em favor dos respectivos substitutos dos afastados. O prazo para essa determinação é de 5 (cinco) dias.

As agências de todos os bancos estabelecidos no Município também devem ser comunicadas da decisão para ciência do afastamento do prefeito e de sua substituição pelo vice-prefeito, devendo providenciar a imediata habilitação do autógrafo desse último junto às instituições bancárias, consta das determinações.

(mais…)

sem comentário »

Luiz Gonzaga é o novo procurador-geral

4comentários
Governador Flávio Dino recebe o novo procurador-geral Luiz Gonzaga
Governador Flávio Dino recebe o novo procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Coelho

O governador Flávio Dino (PCdoB) nomeou nesta segunda-feira (30), o novo procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, que estará à frente da administração no biênio 2016 – 2018.  O anúncio foi feito pelas redes sociais.

O procurador nomeado foi Luiz Gonzaga Martins Coelho que foi o segundo colocado na eleição realizada no dia 16 de maio.

A posse do novo procurador-geral de justiça está marcada para o dia 15 de junho.

“Resolvi nomear o promotor Luiz Gonzaga como novo procurador-geral de justiça, a partir da lista tríplice que me foi enviada pela instituição”, escreveu Dino.

O promotor nomeado foi o segundo colocado e recebeu 183 votos, vinte e nove a menos que o primeiro colocado. A lista tríplice teve ainda o promotor José augusto Cutrim Gomes, com 212 votos e que foi o primeiro colocado e Justino da Silva Guimarães que ficou em terceiro com 146 votos.

Luiz Gonzaga Martins Coelho ingressou no Ministério Público do Maranhão em 3 de janeiro de 1994, como promotor de justiça substituto. Foi titularizado na Comarca de Olho D’Água das Cunhãs, de onde foi promovido, por merecimento, para a 2ª Promotoria de Justiça de Presidente Dutra.

Em maio de 1998, foi promovido para a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Timon, mais uma vez pelo critério de merecimento. O promotor foi titular, ainda, de promotorias nas Comarcas de Caxias e Bacabal. Desta última foi promovido, em 2012, para São Luís. Na capital, ocupa a 28ª Promotoria de Justiça Especializada, com atribuições na área da infância e juventude.

Luiz Gonzaga Coelho também foi presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão, no período de 2004 a 2007.

Foto: Nael Reis

4 comentários »

Nota de falecimento

0comentário

HebertMoreiraO Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CRO-MA) e o Sindicado dos Cirurgiões-Dentistas do Maranhão (SINCIDEMA), informam com muito pesar o falecimento hoje, 30 de maio, do maior líder da classe odontológica no Maranhão, Hebert de Jesus Moreira, aos 82 anos.

O CRO-MA, o Sincidema e, especialmente, a classe odontológica deste Estado,  sentem-se desnorteados.

Nesta hora de dor e saudade, nos resta agradecer pelo amor e dedicação com que Hebert Moreira dispensou à odontologia maranhense e prestar solidariedade à família.

O velório ocorrerá na Pax União, Rua Grande, Centro, a partir das 13h. O enterro será amanhã, 31, às 9h no Cemitério do Gavião, Rua do Passeio, Centro.

sem comentário »

Moto se reapresenta em meio a incerteza

58comentários
Torcida do Moto Club comemora conquista do 25º título de campeão maranhense
Após a conquista do Campeonato Maranhense time se reapresenta para a preparação da Série D

O Moto se reapresenta somente hoje, 12 dias após o término do Campeonato Maranhense e cheio de incertezas para iniciar a preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro Série D, no dia 12 de junho, contra o Santos-AP.

Após a conquista do título de campeão maranhense, o clube tem problemas para manter a base da equipe campeã. Jogadores importantes como Rodrigo Ramos, Renan Dutra, Robson Simplício, Curuca, Jefferson, Tety e Willian ainda não renovaram contrato e muitos sequer foram procurados.

A diretoria alega falta de recursos para fazer maiores investimento neste momento e que não vai fazer “loucura”, por este motivo, nem mesmo a base campeã deverá ser mantida. O atacante Jeferson, por exemplo esperou uma semana, mas como não obteve retorno dos dirigentes acabou acertando com o modesto Princesa do Solimões, do interior do Amazonas.

O meia Marcos Paulo que foi o artilheiro da equipe no estadual e escolhido craque do ano pela imprensa esportiva não renovou e acertou com o Bragantino para a disuputa da Série B.

Mas é claro que durante este longo período de folga após o Campeonato Maranhense, o Moto se reforçou, mas os jogadores terão que mostrar que tem condições de levar o Moto ao acesso.

O atacante Lilico Maranhão que vem do Monte Azul não marca um gol desde 2014. O goleiro Márcio, por exemplo que estava na reserva do Sertãozinho chegou a encerrar a carreira em 2014, mas depois decidiu continuar jogando futebol e vinha jogando no Sertãozinho. O volante Batata também foi contratado para compor elenco.  Já atuou no Moto e estava no Baraúnas-RN.

O zagueiro Fred demonstrou qualidade quando passou pelo Moto em 2014, mas foi reserva de Luís Fernando e Fernando Fonseca. A situação de Luís Fernando segue indefinida, pois o atleta terá que cumprir suspensão e ainda não se sabe se o recurso do Moto para transformar a punição em pagamento de cesta básica será aceito pelo STJD.

Dos titulares que foram campeões maranhenses devem se apresentar hoje Dieguinho, Wanderson e Chico Bala. O volante Curuca que ainda não teve a renovação anunciada deve se apresentar. Felipe Dias que renovou contrato só deve se apresentar após o dia 1º. Os demais reservas todos renovaram e continuam na equipe.

Nos bastidores, a diretoria do Moto tenta buscar apoio para renovar os contratos e fazer novos investimentos, sem isto o tão sonhado acesso à Série C ficará bem mais difícil, ainda mais tendo que montar uma equipe nova e começar tudo de novo.

Por enquanto, o Moto parece querer repetir o erro do Sampaio que não manteve a base de 2015 e está em situação bastante delicada neste início da Série B, mas vamos aguardar para ver como tudo isto vai ficar.

58 comentários »

O momento de Sarney Filho

2comentários

SarneyFilho

No projeto eleitoral de médio e longo prazo do PMDB e do PV no Maranhão, as eleições de 2016 devem funcionar como espécie de plataforma para o projeto maior, o de 2018. Os dois partidos, que têm hoje como figuras mais reluzentes o ministro de Meio Ambiente Sarney Filho (PV) e o senador Lobão Filho (PMDB) trabalham com a perspectiva de disputar com força o Governo do estado e garantir, pelo menos, uma das vagas no Senado Federal.

E para isso contam também com a força eleitoral da ex-­governadora Roseana Sarney (PMDB). A princípio, Roseana ainda se mostra reticente em relação à disputa, mas sabe que, a qualquer tempo, pode apresentar­-se como candidata, levando em conta, sobretudo, o recall eleitoral que mantém em todos os municípios do Maranhão.

A ex­-governadora pode ser candidata ao governo, ao Senado, a deputada federal e até a deputada estadual, desejo que havia manifestado já no fim do seu mandato, em 2014.

E é exatamente pela posição estratégica de Roseana que o ministro Sarney Filho vive o seu momento de maior expectativa em termos de eleição majoritária. Tanto que, no grupo, já há vozes públicas apontando 2018 como “o momento de Sarney Filho”, a exemplo do que já declararam o próprio senador Lobão Filho, o acadêmico e ex­-deputado federal constituinte Joaquim Haickel, e historiadores políticos como o escritor Benedito Buzar.

Sarney Filho pode ser candidato a governador ou, o mais provável, disputar uma sonhada vaga no Senado, o que agrada, inclusive, adversários do grupo, como o ex-­governador José Reinaldo Tavares (PSB), o senador Roberto Rocha (PSB), deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores de todas as correntes partidárias. Por isso é que a expressão, “o momento é dele” tem sido cada vez mais repetida nos bastidores políticos.

Coluna Estado Maior/ O Estado

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS