O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) reagiu nesta segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa, à tentativa do governador Flávio Dino (PCdoB) de transferir a responsabilidade sobre o caos instalado na Segurança Pública, à gestão que o antecedeu.
Ele criticou a “blindagem” feita ao governador por aliados, e fez alusão às ações midiáticas do comunista, como a visita feita ao bairro Coroadinho no último sábado, com forte proteção policial.
“Para o governador Flávio Dino, no Governo passado, quando houve esses ataques aos nossos coletivos, foi por falta de pulso, por falta de comando. Agora não. Agora é porque o Governo está combatendo o crime, é porque o Governo está indo para cima da bandidagem. Ora, aí eu pergunto. O discurso dos comunistas é: passaram-se 17 meses sem ter um incêndio a coletivo, houve agora porque houve um enfrentamento da bandidagem?”, questionou.
Edilázio também criticou o secretário de Comunicação e Articulação Política, Marcio Jerry (PCdoB), por ter classificado de “criminoso” o cidadão que compartilhou as informações sobre os ataques a ônibus, por meio de aplicativos de troca de mensagens e pelas redes sociais.
“O secretário de Comunicação chamou de criminosos aqueles que estavam com medo. Pelo amor de Deus. Como é que eu estou vendo ônibus sendo incendiado, vejo todo esse caos tomando conta de nossa cidade e não vou mandar um WhatsApp para um familiar, para minha mulher, para um amigo não sair de casa?”, indagou.
Sobre a aparição do governador no bairro Coroadinho, Edilázio classificou o ato de midiático.
“O governador jamais havia ido ao bairro Coroadinho. Foi com 12 policiais do Palácio para mostrar que estava tudo ordeiro, em paz. Bateu uma foto e deixou o bairro. E os taques continuaram em São Luís, horas depois”, finalizou.
Nas duas últimas semanas, por mais de uma vez, o vereador Honorato Fernandes (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal para denunciar uma intervenção que a Cemar vem realizando de forma incorreta ao longo da Avenida dos Africanos.
Segundo o vereador, a irregularidade da intervenção se dá, pois alguns dos postes que estão sendo fixados ao longo da via estão instalados no meio da ciclovia, obstruindo a passagem dos pedestres, além de comprometer o visual paisagístico da cidade.
Nas duas vezes que a denúncia foi feita, o parlamentar alertou o secretário municipal de Urbanismo, Diogo Diniz para o problema, solicitando uma vistoria da secretaria na intervenção empreendida pela Cemar.
Desdobramentos da denúncia – No dia 16 do mês corrente, quando a denúncia foi feita pela segunda vez, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação se pronunciou, por meio de nota, esclarecendo que “primará pela observância da acessibilidade ao longo do passeio público, considerando reversível qualquer implantação de estrutura que comprometa tal baliza”.
A Secretaria se comprometeu ainda em agendar uma reunião do secretário de Urbanismo, Diogo Diniz com representantes da Cemar e o vereador Honorato, que aconteceu, na última sexta-feira (20).
A Prefeitura de São Luís está avançando na reforma dos estádios Nhozinho Santos, na Vila Passos e Cardosão, no Sá Viana. A requalificação dos dois espaços foi determinada pelo prefeito Edivaldo com o objetivo de oferecer à população alternativas para o acesso ao esporte e ao lazer.
O estádio Municipal Nhozinho Santos está recebendo serviços de manutenção e requalificação estrutural, coordenados pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel). No Cardosão, por sua vez, as obras de reforma e ampliação estão integradas ao programa Bacia do Bacanga, executado por meio da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe).
“Mesmo com a crise econômica que o país atravessa e que afeta muitos municípios brasileiros, estamos conseguindo avançar com serviços importantes para a nossa cidade em diversas áreas. As melhorias no Nhozinho Santos e no Cardosão estão entre essas obras que vão ampliar o acesso ao esporte e ao lazer. Em breve, as torcidas poderão voltar a acompanhar os jogos dos seus times nesses dois espaços”, disse o prefeito Edivaldo.
As obras de reforma dos estádios estão em estágio avançado e depois de concluídas vão devolver à população novos espaços para a prática esportiva. A lista de melhorias conta com adaptações na arquitetura, reestruturação física, construção de acessos e ampliação de estruturas. O gramado será reduzido e terá a mesma metragem do Castelão como determina a CBF.
Para o secretário municipal de desportos e lazer, Júlio França, a reforma dos estádios representa um momento importante para o esporte, especialmente para o futebol maranhense. “Sabendo que esses estádios são espaços de referência para o esporte local, o prefeito Edivaldo determinou a máxima celeridade possível nessas obras”, reforçou o titular da Semdel.
A expectativa é que o Nhozinho Santos seja entregue antes do início da participação de Moto e Maranhão no Campeonato Brasileiro Série D, mas não deve ser liberado para a estreia do MAC, contra o Altos-PI, no dia 12. Somente deve ficar pronto para a partida entre Moto e Águia de Marabá, no dia 19 de julho.
O prefeito Gil Cutrim (PDT) entregou nesta segunda-feira (23) novo fardamento e kits escolares para os estudantes da rede municipal de ensino de São José de Ribamar.
A entrega simbólica aconteceu na Escola Municipal Paulo Ramos, na sede da cidade, e contou com as participações de vereadores; pais de alunos e professores. Ao longo da semana, o material será entregue aos mais de 23 mil alunos da rede municipal.
A entrega de fardamento e kit escolar (composto por mochila e todo material exigido e necessário) fazem parte do rol de ações no setor da educação desenvolvidas com eficácia pela gestão Gil Cutrim.
Só para se ter uma ideia, até 2010, apenas as Escolas Municipais Liceus Ribamarenses I (Sede) e II (Parque Jair) possuíam salas climatizadas e laboratórios de informática.
Hoje, mais de 30 laboratórios de informática já foram implantados na rede municipal de ensino e 25 escolas foram ampliadas, receberam climatização e novo mobiliário.
Gil Cutrim agradeceu o carinho dos estudantes e de suas famílias. De acordo com ele, além do setor educacional, a prefeitura continua investindo em várias outras áreas, dentre elas a saúde e a valorização dos servidores públicos municipais.
O prefeito anunciou novas ações, em breve, no setor da educação. “Através do programa Escola Bela, iremos ampliar e climatizar novas unidades de ensino. Também implantaremos novos laboratórios de informática e ampliaremos a rede com as inaugurações de novas escolas e creches”, afirmou.
O meia Marcos Paullo, artilheiro do Moto no Campeonato Maranhense não permanecerá no clube para o Campeonato Brasileiro Série D.
Marcos Paullo acertou contrato com o Bragantino e vai disputar o Campeonato Brasileiro Série B. A informação foi confirmada pelo próprio jogador.
A diretoria rubro-negra tratava como prioridade a renovação do contrato do jogador, mas com a excelente campanha que ele fez no Moto ganhou muita visibilidade e acabou chamando a atenção de outras equipes.
Além de Marcos Paullo, o Moto deverá perder outros dos seus principais jogadores nesta campanha vitoriosa no Campeonato Maranhense, o que sem dúvida alguma vai complicar ainda mais o sonho dos torcedores de ver o time na Série C.
Marcos Paullo marcou 7 gols com a camisa do Moto, inclusive o gol na vitória por 2 a 1, contra o Sampaio e que deu o título ao clube após 8 anos de espera.
Além disso, Marcos Paullo foi o principal articulador das jogadas e dos seus pés também sairam as jogadas de bola parada – uma das principais características do atual elenco do Moto.
Após perder Marcos Paullo, o Moto também deverá encontrar dificuldade para renovar com Rodrigo Ramos, Renan Dutra, Robson Simplício e Felipe Dias.
Um preso foi assassinado no fim da tarde desse domingo (22) dentro de uma unidade prisional de Imperatriz (MA), no oeste do Maranhão.
O assassinato aconteceu na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) II, que fica no bairro Itamar Guará, entregue no início de 2016.
O autor do crime já foi identificado.
Segundo a Polícia Civil e Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (Seap), Thiago Nava da Cruz feriu o companheiro de cela Paulo Vitor Lopes Oliveira com um pequeno pedaço de ferro pouco depois do horário de visitas. Uma sindicância foi aberta para apurar as circunstâncias do crime.
Em nota, a Seap diz que já colocou o interno à disposição da Polícia Civil e do Poder Judiciário, e garante que o caso foi isolado.
O Sampaio deve definir ainda hoje o nome do treinador que susbtituirá o técnico Petkovic que foi demitido após a perda do Campeonato Maranhense para o Moto.
Sérgio Frota adiantou que trabalha com quatro nomes: Léo Condé (ex-Bragantino), Sérgio Vieira (Ferroviária), Paulo Roberto (São Bento) e um outro nome que teria passagem pelo Palmeiras, mas não quis adiantar. Mas pelo menos Paulo Roberto já teria descartado a proposta.
Sem dúvida alguma, o nome de Léo Condé que comandou a equipe no ano passado seria a melhor alternativa para o Sampaio, mas resta saber se ele quer mesmo retornar ao Maranhão após ter sido dispensado pelo Bragantino. Ele já teria manifestado interesse em trabalhar num local mais próximo da família em Minas, o que dificultaria um acerto com o Sampaio.
“O momento é muito ruim, mas eu tenho que enfrentar isso com toda tranquilidade. Eu tenho uma bala na agulha e não posso mais errar. Estou trabalhando com uma lista de quatro nomes, técnicos com perfil jovem e estudiodo no futebol e vou definir isso até hoje à noite. Nós temos um outro jogo muito difícil contra o Paraná e para esta partida novamente o time será comandado pelo Arlindo Maracanã”, disse.
Além da definição do nome do novo treinador, Sérgio Frota adiantou que o Sampaio dispensará vários atletas que não estão tendo bom comportamento fora de campo.
“Tem muitos jogadores fazendo farra e isto já foi identificado. Precisamos trabalhar com profissionais focados no projeto de levar o Sampaio à Série A e não com esse tipo de coisas que estamos sabendo. Vamos mandar embora entre seis a oito jogadores até para limpar o elenco porque novos atletas virão com o novo treinador”, disse.
O Sampaio enfrenta o Paraná nesta terça-feira, às 19h15, no Estádio Castelão pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
Cento e vinte e oito policiais da da Força Nacional de Segurança chegam nesta segunda-feira (23) ao Maranhão para combater os ataques de organizações criminosas na Região Metropolitana de São Luís.
Eles vão reforçar o patrulhamento na Capital maranhense. O pedido de envio da Força Nacional foi feito pelo governador Flávio Dino (PCdoB) ao Ministério da Justiça.
Ontem, mais um ônibus foi incediado no Alto do Turu, em São Luís no quarto dia de ataques.
Os ataques tiveram início na noite de quinta-feira. Ao todo, sete ônibus já foram incediados num total de 15 ataques registrados.
Na sexta-feira e no sábado, os ônibus foram recolhidos pelos empresários durante o período da noite.
Os coletivos circulam normalmente nesta segunda-feira.