A onda de violência ocorrida em São Luís na noite de quinta-feira (19), quando vários ônibus foram incendiados em diferentes pontos da Ilha, em ataques que, segundo o governo, foram ordenados por lideranças de facções criminosas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, motivou o deputado estadual Adriano Sarney (PV) a cobrar novamente a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para apurar as responsabilidades dos fatos.
“A onda de terror que tinha sido controlada após as eleições de 2014, volta agora a atacar a população. Isto nos leva a suspeitar que acordos e concessões a facções criminosas deixaram de ser cumpridos pelo governo eleito. Diferentemente do que o governo tenta imprimir, o estado não tem autoridade sobre o sistema carcerário e esses recentes episódios demonstram isto. Já defendi e volto a pedir a CPI do Sistema Carcerário e acredito que agora é um momento oportuno para a instauração”, declarou Adriano.
No início de janeiro deste ano, o parlamentar havia pedido à Assembleia Legislativa a instauração de uma CPI para apurar uma denúncia feita pelo ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, advogado Luís Antonio Pedrosa, de que “o governo Flávio Dino (PCdoB), tem feito concessões a facções criminosas com o objetivo de conter a violência no Sistema Penitenciário do Estado”, conforme noticiário da época.
O prefeito Gil Cutrim (PDT) inaugurou nesta sexta-feira (20), durante uma grande festa popular, a nova Unidade Básica de Saúde do Miritiua, em São José de Ribamar. A UBS construída pela prefeitura é uma das maiores e mais modernas da Grande Ilha.
Com uma equipe médica formada por vários profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde), a nova unidade de saúde é totalmente climatizada e possui cinco consultórios clínicos; três consultórios odontológicos; sala de procedimentos e coleta de exames; sala de nebulização; auditório; farmácia; sala de vacinação; sala de curativo; escovódromo; auditório; brinquedoteca; dentre outras dependências.
“Mesmo diante das dificuldades financeiras, estamos trabalhando e levando novos benefícios para a população de São José de Ribamar”, disse o prefeito.
A ampliação da oferta dos serviços de saúde no município é uma das políticas públicas que vem sendo executada com eficiência pela prefeitura. Em menos de três anos, a estrutura física da rede pública de saúde foi consideravelmente expandida com as construções de várias novas UBS (Turiúba, Nova Terra, Nova Aurora, Juçatuba, Vila São Luís), reforma de ampliação de outras (casos da UBS Dr. Raimundo Balbino, Maiobinha e Vila Flamengo, por exemplo). Estão, neste momento, em fase de construção as unidades do Pitangueiras, Parque Vitória, Recanto Verde e J. Câmara – serão inauguradas em breve – sendo que as da Vila Kiola, Jardim Tropical e o Centro de Saúde Honório Gomes estão recebendo serviços de ampliação e reforma.
Um dos grandes atletas do handebol brasileiro, o maranhense China postou em seu perfil no Facebook um artigo no qual se manifesta sobre o fator de ficar fora da lista de atletas que conduzirão a Tocha Olímpica no Maranhão.
Aos desavisados, antes de cometerem esse equívoco grave um lembrete: China foi atleta da seleção brasileira olímpica de handebol em Atlanta em 1996. Acredito que isso já diz muita coisa.
Mas de forma lamentável, um dos maiores atletas do Maranhão ficou fora e ninguém sabe os motivos. Mas quem são as pessoas que conduzirão a Tocha?
“Quem escolheu? Quem elegeu os contemplados para carregar a tocha olímpica em sua peregrinação pelo Brasil? Nos estados? Nas cidades? Os delegados dessa missão ouviram a população? A classe esportiva? Ou escolheram aleatoriamente pessoas em uma decisão meramente politiqueira como sempre fazem em um segmento que eles são completamente perdidos? Que legitimidade esses senhores que escolheram os condutores da tocha possuem para ter escolhido ou sequer ocupar o cargo que ocupam? Sabem das responsabilidades dos seus cargos, executam suas funções adequadamente ou ocupam as cadeiras e cargos como cabide de emprego e para justificar cargos e salários?”, pergunta China.
China faz um desabafo e diz que o esporte faz parte dele.
“Eu não vou conduzir a tocha porque fui para rede social brigar para conduzir algo. Eu não fui colocado no esporte como aventureiro, não caí de paraquedas no meio esportivo, sou legítimo, o esporte faz parte de mim, tenho a minha história nas páginas do esporte nacional e internacional, o esporte faz parte do meu DNA, diferentemente de quem está de passagem por secretarias e se locupletando em cargos e desempenhando pessimamente a função que era para ser de técnicos, por pessoas que estudaram sobre o esporte, o lazer e atividade física, enfim, por quem entende de esporte e não por aventureiros incompetentes e péssimos gestores”, escreveu.
O governador Flávio Dino falou nesta sexta-feira (20) sobre os episódios de incêndios criminosos a ônibus registrados em São Luís. Ele garantiu que o sistema de segurança do Governo está totalmente mobilizado para garantir a paz e evitar qualquer tipo de ocorrência, especialmente no período da noite.
“Nós estamos neste momento com a cidade em absoluta normalidade porque há essa mobilização. E nós estamos prontos exatamente a continuar aquilo que temos feito”, destacou.
Flávio Dino reuniu com dirigentes do sistema de segurança pública e penitenciária ainda na madrugada, e imediatamente providências foram tomadas no que se refere à identificação dos mandantes da determinação criminosa. “Eu quero pedir à população muito especialmente, que não leve em conta boatos, mensagens falsas, porque essa é uma estratégia, inclusive desses grupos criminosos, quando eles buscam criar uma instabilidade na ordem pública eles se utilizam muito especialmente do WhatsApp”, enfatizou.
De acordo com Flávio Dino, o Governo está com todo o efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, com engajamento da Guarda Municipal, com a colaboração determinada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
“Quero garantir a população que vamos vencer essa etapa, e que a cultura da paz vai vencer, que as pessoas de bem podem ter a tranquilidade que nós vamos, progressivamente, com a autoridade da lei, garantir que essas organizações criminosas deixem de atuar como infelizmente vem atuando há muitos anos no Maranhão”, ressaltou.
Encerrado o Campeonato Maranhense é hora de apontar os destaques na competição. A lista que publico aqui é o meu voto encaminhado à Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão (Aclem) que deve divulgar ainda hoje a Seleção do Ano.
A seleção dos melhores no Campeonato Maranhense na minha votação é a seguinte: Rodrigo Ramos (Moto), Denílson (MAC), Renan Dutra (Moto), Guilherme (Imperatriz) e Rômulo César (MAC). Felipe Dias (Moto), Curuca (Moto), Ulysses (Cordino) e Marcos Paullo (Moto), Edgar (Sampaio) e Gileard (MAC).
O craque do campeonato foi o goleiro Rodrigo Ramos responsável por grandes vitórias do Moto com suas defesas, inclusive na decisão. Os outros destaques foram Edgar que faz a sua melhor temporada no Sampaio e o meia Marcos Paullo.
O craque revelação pelo excelente primeiro turno foi o Gileard do MAC e o treinador do ano Ruy Scarpino, do Moto Club. Diretor de futebol Waldemir Rosa (Moto) e presidente Hans Nina (Moto).
Na arbitragem, o trio que escolhi como de nelhor desempenho na temporada foi Mayron Frederico dos Reis Novais e os assistentes Cícero Romão Batista e o Carlos André Sousa Pereira.
Quero deixar bem claro que é apenas a minha opinião e não significa dizer que escolhi os melhores na opinião das outras pessoas.
O ex-secretário de Segurança Pública e atual deputado federal, Aluísio Mendes utilizou as redes sociais para se manifestar sobre os ataques a ônibus registrados nesta quinta-feira (19) em São Luís.
O parlamentar se colocou à disposição para ajudar o governo estadual a resolver o problema, mas não disse que forma poderia contribuir para resolver uma situação que não se registrava desde 2014, exatamente quando comandava a Segurança Pública no Maranhão.
“Ao contrário do que ocorreu quando eu era secretário de Segurança e tive que enfrentar situação semelhante, sem contar com nenhum apoio da Oposição à época, coloco-me à inteira disposição para colaborar com o governo estadual, pois a proteção dos cidadãos de bem sempre deve estar acima das divergências partidárias”, escreveu.
Aluísio Mendes se disse preocupado com a situação.
“Acompanho com preocupação o noticiário sobre os ataques a ônibus ocorridos ontem à noite em São Luís e me solidarizo com a população”, disse.
O deputado estadual Adriano Sarney (PV), presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia, anunciou na tribuna, nesta quinta-feira (19), que realizará uma audiência pública em Balsas, no Sul do Maranhão, para avaliar o andamento do projeto Anel da Soja. A audiência deverá ser realizada na segunda quinzena de junho.
O Anel da Soja é uma obra iniciada pelo Governo do Estado (na gestão Roseana Sarney) que visa integrar um conjunto de rodovias estaduais (MA-006, MA-007, MA-132 e MA-140) e tem importância estratégica para o desenvolvimento do agronegócio no Maranhão, pois visa incrementar a logística facilitando o escoamento pelo Porto do Itaqui. Ao todo serão mais de 600 quilômetros de estradas, somando investimento de mais de R$ 600 milhões.
“É um grande sonho de toda a região, espero que possa se tornar realidade em breve”, declarou o deputado. Segundo Adriano, o empreendimento vai beneficiar aproximadamente 150 mil habitantes dos principais municípios da região como: Balsas, Riachão, Carolina, Tarso Fragoso e Alto Parnaíba.
O deputado fez uma explanação do andamento da obra até o final de 2014, portanto, no governo passado, destacando trechos do empreendimento até então realizados e também dados dos recursos alocados.
“Nós precisamos saber em que pé está cada fase do Anel da Soja para que, com a sociedade, possamos pressionar o governo a fazer este grande sonho da região virar realidade e, assim, a desenvolver de forma sustentável a economia do nosso Estado”, finalizou o deputado Adriano Sarney.
Sete suspeitos de ataques a ônibus em São Luís foram presos durante a madrugada desta sexta-feira (20). Entre os suspeitos estão cinco homens, duas mulheres e um adolescente.
Segundo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela a ordem para os ataques a exemplo dos ataques que ocorreram em 2014 partiram de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Durante os ataques registrados ontem à noite, três ônibus foram incendiados na Região Metropolitana.
O secretário Jefferson Portela informou que os os ataques começaram volta das 19h30 na Vila Roseana Sarney, em Paço do Lumiar e nos bairros da Cidade Operária e Liberdade, em Sâo Luís.
Na manhã de hoje, a SSP-MA realiza uma grande operação no bairro da Liberdade – um dos locais onde um dos ônibuis foi incendiado.
Durante a madrugada, o governador Flávio Dino comandou reunião com a cúpula da Segurança Pública. “Determinei as medidas necessárias e cabíveis para garantia da paz”, escreveu nas redes sociais.
A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) e os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) será realizada, nesta sexta-feira (20), às 9h, no Teatro da Cidade, em São Luís. O evento, promovido pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o governo do Estado, incentiva a competição desportiva, lazer e interação social.
Pela primeira vez, a Prefeitura de São Luís realiza a etapa municipal dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) em parceria com o governo do Estado. São competições nas modalidades basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol, no período de 21 de maio a 30 de junho.
Para o titular da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), Júlio França, a realização do JELs 2016 celebra a parceria em prol do desenvolvimento esportivo em São Luís. “A iniciativa segue a política do prefeito Edivaldo para a área do Esporte. O JELs 2016 sela mais uma importante parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado”, disse Júlio França.
Segundo o secretário Júlio França, um dos resultados significativos dessa parceria foi o aumento da participação das escolas públicas na edição deste ano. “Já contabilizamos o acréscimo de 30% de escolas públicas que participam desta etapa dos Jogos Escolares em relação ao ano passado na etapa metropolitana”, enfatizou Júlio França. Ao todo, participam 49 escolas públicas e 34 particulares.