Ônibus são incendiados em São Luís

2comentários

Onibusincendiado

Três ônibus foram incendiados no início da noite desta quinta-feira (19) na região metropolitana de São Luís.

Segundo informações do secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, os ataques tiveram início por volta das 19h30 na Vila Roseana Sarney, no município de Paço do Lumiar, e nos bairros da Cidade Operária e Liberdade, na capital.

“Confirmados nós tivemos apenas esses três primeiros ataques que foram na área de Paço do Lumiar, Cidade Operária e Liberdade em São Luís”, revelou o secretário de Segurança do Maranhão.

Ainda segundo o secretário, equipes especiais das Polícias Militar e Civil, além do Grupo Tático Aéreo (GTA) e o Serviço de Inteligência já foram acionados para tentar conter novos ataques em São Luís. “Nós já acionamos todas as polícias e isso inclui o pessoal da Civil e Militar, e mais o GTA e o Serviço de Inteligência para fazer a segurança”.

Por telefone, o assessor de Comunicação do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (Sttrema), Ciro Mineiro, disse ao G1 que a ordem a partir de agora é recolher todas as frotas de ônibus que circulam em toda a região metropolitana da capital a fim de evitar novos ataques. “A direção do sindicato se reuniu e achou melhor propor o toque de recolher em todas as linhas até no máximo dez horas da noite”, finalizou.

Foto: Werton Araújo/ TV Mirante

Leia mais

2 comentários »

FMF denunciará Moto por invasão

14comentários
InvasaoMoto
Torcedores do Moto invadem o gramado do Castelão para comemorar conquista do título

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) deverá denuncia o Moto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA) pela invasão dos torcedores após a partida final do segundo turno do Campeonato Maranhense 2016.

A informação foi adiantada pelo presidente da FMF, Antonio Américo Lobato Gonçalves no momento em que estava sendo preparada a festa de premiação do Moto.

Segundo a FMF, a responsabilidade pela invasão dos torcedores no gramado do Castelão é do Moto Club que tinha o mando de campo e ficou responsável pela logística no segundo jogo da decisão do returno.

Houve um princípio de confusão entre torcedores do Moto e do Sampaio e por pouco não tivemos o registro de uma tragédia no Castelão.

Pelos incidentes o Moto poderá ser multado pelo TJD.

Bom, por tudo o que aconteceu nesta decisão, ficou claro que a FMF não deve deixar com os clubes a organização dos jogos. Por isso, além de denunciar o Moto, a FMF deveria tomar para si a responsabilidade em todas as partidas.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

14 comentários »

Projeto de Braide estimula conhecimento

1comentário
EduardoBraideeFelipeCamarao
Eduardo Braide pede agilidade na implantação do programa ao secretário Felipe Camarão

O deputado Eduardo Braide (PMN) disse nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa que a Lei n° 10.449/16, de sua autoria e que já está em vigor vai estimular o conhecimento dos maranhenses por meio da leitura.

“Primeiramente quero dizer da satisfação em termos uma lei como essa, sancionada pelo Governo do Estado. Isso é mais conhecimento, mais informação, especialmente porque iremos somar aos estudos regulares, os livros literários e paradidáticos, contando com a parceria da iniciativa privada para essa doação dos livros”, destacou o deputado, reforçando que as empresas doadoras serão reconhecidas pela adesão ao Programa.

Ainda em seu pronunciamento, o deputado Eduardo Braide destacou a reunião com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, sobre a implantação da Lei de autoria do parlamentar. “Estive ontem (18) conversando com o secretário Felipe [Camarão] e tratamos da aplicação da Lei. Sem custos para os cofres públicos, este instrumento torna a leitura mais acessível. Por isso mesmo, é importante garantir que essa Lei seja publicizada e implantada o mais rápido possível”, completou o deputado.

O Programa de Doação de Livros Literários é destinado preferencialmente aos alunos da rede pública estadual, professores, além de bibliotecas públicas estaduais. Para o deputado, “é preciso entender e facilitar o acesso à leitura para a população”, concluiu Braide, citando o escritor Monteiro Lobato, com a frase “Um país se faz com homens e livros”.

Sancionada no dia 12 de maio, a Lei 10.449/16, criou o Programa Estadual de Doação de Livros Literários e Paradidáticos. O Programa tem o objetivo de dar ao aluno da rede pública estadual a oportunidade ao acesso ao mundo literário, por meio de doações realizadas pela iniciativa privada.

A empresa participante do Programa de Doação de Livros receberá o selo “Empresa Amiga da Leitura”, podendo, inclusive, utiliza-lo em materiais publicitários da empresa, demonstrando, assim, sua responsabilidade social. O selo tem validade de um ano podendo ser renovado desde que cumpridas as diretrizes constantes na Lei.

1 comentário »

Sousa Neto denuncia manobra do governo

1comentário
SousaNetodeputado
Deputado Sousa Neto (Pros)

O deputado estadual Sousa Neto (Pros), em discurso nesta quinta-feira (19), denunciou a circulação de ofícios da Secretária de Transparência que obriga todo servidor público do Poder Executivo a assinar autorização para que o setor de recursos humanos e órgãos de controle interno tenham livre acesso ao sigilo fiscal.

“ O que torna ainda mais grave a inconstitucional e ilícita a devassa fiscal do governo que perdeu os sentidos é que o ofício diz que tal ação é obrigatório porque está em lei. Digo, sem receio, de que este argumento é mentiroso”, explicou o parlamentar.

Sousa Neto explicou em seu discurso que o que a Lei 8429/92 diz, no parágrafo 4º do artigo 13 é que o servidor público deve apresentar declaração de bens e, voluntariamente, ou seja, se o servidor quiser, “poderá entregar cópia da declaração anual de bens apresentada à Delegacia da Receita Federal na conformidade da legislação do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza”.

“Quero registrar uma interrogação que me ocorre. O que pretende fazer Flávio Dino com a obtenção de acesso irrestrito ao sigilo fiscal de todos os servidores? Ele desconfia que todos os servidores têm patrimônio incompatível com a renda? Vai utilizar essas informações para quê? Essa devassa fiscal visa escolher eventuais doadores de campanha eleitoral? É para fazer chantagem? ”, questionou Sousa Neto.

Foto: Agência Assembleia

1 comentário »

A volta por cima de Robson Simplício

2comentários
RobsonSimplicio
Gabriel, Felipe Dias, Rodrigo Ramos, Robson Simplício e Marcos Paullo comemora título

A conquista do título de campeão maranhense é também uma conquista pessoal para o volante Robson Simplício.

O ex-volante do Sampaio chegou ao Moto em meio a uma desconfiança por conta de uma sequência de contusões.

Chegaram até a questionar se ele ainda teria condições de seguir com a carreira.

Simplício começou a trabalhar forte e começou a dar resposta dentro campo. Melhorou a sua condição física e mostrou que ainda tem muita bola.

Ganhou a confiança e o apoio do técnico Ruy Scarpino e aos poucos foi se tornando peça fundamental na conquista do título rubro-negro.

“Ser campeão do Maranhense 2016 é mais uma benção para contar na presença do Pai. Um sonho sonhado e realizado. Minha gratidão primeiramente a Deus e a todos que sonharam conosco essa grande vitória. Somos campeões!”, escreveu Simplício nas redes sociais.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

2 comentários »

Drama do ‘herói’ Márcio Ronny

2comentários

MarcioRonny

Em 3 de janeiro de 2014, Márcio Ronny da Cruz ficou nacionalmente conhecido após ter 72% do corpo queimado ao tentar salvar a vida de passageiros que estavam em um ônibus incendiado em São Luís. Entre eles estava a menina Ana Clara, de 6 anos, que não resistiu às queimaduras. Desde o início do ano, Márcio Ronny disse que vem passando por dificuldades para ter seus direitos garantidos pelo Governo do Maranhão.

“O governo cortou a minha fisioterapia, por exemplo. Era para eu fazer de segunda a sexta, mas agora só posso fazer duas vezes por semana”, contou Márcio.

Após do ato heróico que marcou sua vida, Márcio precisa de uma série de cuidados especiais com a pele, que por causa das queimaduras ficou mais fina e sensível. “A pele fica repuxando porque ela fica muito ressecada. Os produtos que eu uso devem ser diários, principalmente o hidratante e o filtro solar”, disse.

Também passaram a fazer parte da rotina de Márcio luvas e roupas especiais que protegem contra a ação dos raios solares. O problema é que boa parte desses produtos são caros e a pensão de R$1060 que ele recebe do Governo é insuficiente para custear os artigos e ainda manter a família. As roupas especiais custam, em média, R$270. Atualmente Márcio precisa de cinco peças e o estado ainda não liberou a verba para a aquisição dos produtos.

Para a psicóloga Sandra Lima, que faz terapia em Márcio, a situação que ele está passando é muito triste. “Ele se tornou um herói invisível”, desabafou. “Ele tem uma série de condições por causa das queimaduras que não tem como custear”, completou.

Foto: Maurício Araya/ G1

(mais…)

2 comentários »

Petkovic é demitido do Sampaio

12comentários
PetkoviceArlindo
Petkovic e Arlindo Maranhão

Após perder o título de campeão maranhense para o seu maior rival, o Sampaio anunciou a demissão do técnico Petkovic.

Ele comandou a equipe em 13 partidas e obteve 9 vitórias e 5 derrotas. A estreia de Petkovic foi no dia 16 de março contra o Imperatriz com derrota por 3 a 2.

A badalada permanência do sérvio no Sampaio durou exatos 67 dias.

No último sábado, o Sampaio foi impiedosamente goleado pelo Vasco na estreia no Campeonato Brasileiro Série B.

A derrota provocou uma reunião na qual Petkovic foi questionado cobrado pelo presidente Sérgio Frota.

Além disso, o time perdeu as duas últimas partidas que fez no Castelão pela Copa do Brasil por 1 a 0 para o Inter de Lages-SC e Figueirense por 2 a 1.

Nomes? Especulam a volta de Léo Condé (atualmente no Bragantino), Paulo Roberto (ex-São Bento-SP), além de Paulo César Gusmão (Ex-Vasco e Ceará) e Roberto Fernandes (ex-Capivariano).

Para o jogo com o Avaí, neste sábado, às 16h, na Ressacada pela Série B, o Sampaio será dirigido interinamente pelo ex-jogador Arlindo Maracanã.

Foto: Biaman Prado / O Estado

12 comentários »

Adriano debate limites de Paço do Lumiar

1comentário

AdrianoPacodoLumiar
O deputado estadual Adriano Sarney (PV), presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, coordenou nesta quarta-feira (18), uma reunião técnica para discutir os limites territoriais de Paço do Lumiar, um dos quatro municípios da Ilha de São Luís.

Compareceram à reunião representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Maranhão e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

Como encaminhamento, ao final, ficou decidido que será criada uma comissão mista de técnicos de Paço, do IBGE e do IMESC, bem como da Assembleia e também do município de São José de Ribamar. Também serão convidados a participar representantes da diretoria cartográfica do Exército Brasileiro.

Essa comissão irá analisar documentos e fará um trabalho de campo (geográfico, cartográfico) para revisar minuciosamente e atualizar os dados dos limites de Paço, principalmente em relação a São José de Ribamar, pois há uma região entre os dois municípios sob litígio judicial.

Estiveram presentes à reunião Josiel Ferreira (diretor do IMESC), Maria de Lurdes Silva (chefe do departamento de cartografia do IMESC), Wenderson Carlos Silva Teixeira (chefe da divisão de geoprocessamento do IMESC), Eli Marta Veras Barroso (coordenadora da base territorial do IBGE).

Representando Paço do Lumiar compareceram os vereadores Leonardo Bruno (PPS, presidente da Câmara), Wellington Sousa (PSB) e Miau Oliveira (PDT); pela Prefeitura: Antônio de Pádua (Secretaria de Fazenda), Andréia Feitoza (Secretaria de Infraestrutura), Bruno Leonardo Silva Rodrigues (Procurador-geral), Evandro Brandão (procurador), Ivan Alves (técnico da prefeitura).

1 comentário »

Momento começou a ser construído em 2013

6comentários
Roberto Fernandes e Hans Nina no começo do Moto em agosto de 2013 com Hans Nina, diretor de marketing
Roberto Fernandes no começo do Moto em agosto de 2013 com Hans Nina, diretor de marketing

Nesta quinta-feira (19) o Maranhão amanheceu “vermelho e preto”, os torcedores rubro-negros comemoram o título de campeão maranhense depois de oito anos de jejum.

Foi um título perfeito, o Moto foi o time que teve a melhor defesa, o melhor ataque e conquistou o campeonato sem a necessidade de final, pois venceu os dois turnos. Somando-se a tudo isso, venceu o Sampaio, mais tradicional adversário, na decisão do 2º Turno.

O título conquistado na noite de quarta-feira (18), foi apenas a cereja do bolo. O mais importante, o rubro-negro já havia conquistado antes. O Moto estará de volta ao cenário nacional, já que voltará a ser o representante do Maranhão na Série D e carimbou o passaporte para as duas competições mais rentáveis do futebol brasileiro para as equipes maranhenses, a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste.

Todos estão de parabéns, o presidente Hans Nina pela criatividade, esforço e dinamismo implantado no clube, o diretor de futebol Waldemir Rosa (Dadá) pela montagem da equipe, a comissão técnica e jogadores pelo resultado brilhante obtido dentro de campo e a torcida que jamais abandonou o time e sempre incentivou.

Entretanto, seria uma injustiça enorme não mencionar o nome do ex-presidente, o jornalista Roberto Fernandes. O momento vivido pelo Moto hoje, começou a ser construído em 2013.

Naquele ano, o rubro-negro vivia um dos seus piores momentos. O time além de estar rebaixado, pela segunda vez, no campeonato maranhense, estava desacreditado, sem credibilidade alguma, sem comando e muitos chegaram a cogitar o fim do Moto Club.

Só que naquele momento, a paixão de um motense falou mais alto que a razão. O “maluco” Roberto Fernandes, mesmo com restrição de familiares e amigos, decidiu emprestar sua “marca” para o rubro-negro.

Roberto Fernandes foi aclamado presidente do Moto Club e com ajuda de alguns motenses, inclusive do atual presidente, conseguiu resgatar a dignidade e credibilidade do Papão do Norte.

Indiscutivelmente todos que estão no presente são merecedores de parabéns, mas seria injusto esquecer o passado e a semente plantada em 2013 e colhida agora em 2016.

A nação rubro-negra agradece a todos…

Foto: Douglas Júnior

Leia mais

6 comentários »

Escolas ainda não iniciaram ano letivo

0comentário

escolafechada

Após o protesto de alunos no município de Coroatá, a deputada Andrea Murad (PMDB) pediu informações à Seduc sobre todas as escolas estaduais que ainda não iniciaram o ano letivo.  A parlamentar também repercutiu a situação de Coroatá onde os centros de ensino Clodomir Milet, Lêda Tajra e Francisco Gonçalves Magalhães estão fechados.

“Um absurdo, alunos de escolas estaduais em Coroatá ainda não iniciaram o ano letivo e resolveram sair em protesto pela negligência de Flávio Dino. Como esses estudantes podem se preparar para o ENEM com toda essa irresponsabilidade do governo??? E a escola está fechada porque iniciaram uma reforma que não conseguiram concluir. E ainda sem previsão para o início”, escreveu em seu perfil nas redes sociais.

O pedido de informações visa entender e cobrar providências não apenas para as escolas estaduais em Coroatá, mas em todo o Maranhão. Andrea Murad quer saber quantas escolas, onde, quais os reais motivos de estarem fechadas e a previsão para iniciarem as aulas.

“Hoje pedi informações à Seduc sobre as unidades de todo o estado que se encontram na mesma condição para cobrar providências sobre essa perda irreparável para milhares de estudantes”, disse.

Fica o espaço para esclarecimento da Seduc.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS