A Câmara Municipal de São Luís aprovou, por unanimidade, requerimento de autoria do vereador Honorato Fernandes (PT), propondo a realização de audiência pública para discutir a importância do Porto do Itaqui para a cidade de São Luís.
Após o afastamento da presidente Dilma Rousseff e a consequente ascensão de Michel Temer, muito tem se falado sobre a possível federalização do Porto do Itaqui, que, juntamente com os terminais da Vale e Alumar, ocupa o segundo lugar do país em movimentação de cargas, além de ser o segundo maior complexo portuário do Brasil e um dos dez maiores do mundo.
Com a federalização, o Porto deixaria de ser comandado pelo estado do Maranhão, passando assim à competência da União, de modo que o Estado perderia uma de suas maiores fontes de receita.
Diante desse contexto de eminente ameaça, o vereador Honorato justificou a importância da proposição.
“Este é um debate necessário, pois será mais um retrocesso, dentre tantos outros já anunciados pelo governo ilegítimo de Temer, que afeta de forma direta o nosso Estado. Sou contra qualquer manifestação neste sentido, pois o Porto do Itaqui é patrimônio do povo maranhense e, agora, por questões políticas, querem usurpá-lo da gente. ”, destacou Honorato, após a aprovação matéria pelos demais membros da Casa.
AMIGO ZECA VOCE SABERIA ME INFORMAR PORUQE A CAMARA MUNICIPAL DE SÃO LUIS NÃO PAGOU A METADE DO 13 DOS SEUS SERVIDORES, POIS TODO ANO PAGAVA NO COMEÇO DE JUNHO. DESDE JÁ AGRADEÇO
“de modo que o Estado perderia uma de suas maiores fontes de receita” O Estado? ou os políticos do estado.