O vereador Honorato Fernandes (PT) utilizou, na manhã desta segunda-feira (16), a tribuna da Câmara Municipal de São Luís para fazer denúncias e cobrar do poder público providências no que diz respeito a organização urbanística da cidade de São Luís.
A primeira denúncia tratava dos pontos de lixo que tem se espalhado pelos quatro cantos da cidade, problema cuja causa Honorato atribuiu, tanto à falta de mecanismos do poder público, quanto a falta de educação ambiental por parte da população. A imagem acima mostra um lixão numa área na avenida Camboa.
“Todos os dias passo pelo retorno do Olho D´água que dá acesso ao Turu e observo, nas imediações, um terreno abandonado, que, diariamente, amanhece limpo, mas no período da noite se transforma em um verdadeiro lixão. Uma realidade comum em diversas regiões da cidade, por conta da falta de consciência ecológica da população e da falta de mecanismos mais eficientes no processo de limpeza da cidade. Por isso, peço ao secretário da Semosp, Antônio Araújo, uma atenção especial para os mais de 200 pontos de lixo espalhados por São Luís”, afirmou o vereador.
A segunda denúncia feita pelo parlamentar se referia a uma intervenção que a Cemar vem realizando na avenida dos Africanos. De acordo com Honorato, a Companhia vem instalando postes ao longo da via de forma irregular, sem levar em consideração os aspectos urbanísticos.
“Peço uma atenção especial também ao secretário de urbanismo, Diogo Diniz, com relação a avenida dos Africanos, onde a Cemar tem instalado postes ao longo de toda a via. O problema é que a instalação está sendo realizada de forma irregular, sem levar em consideração os aspectos urbanísticos, uma vez que os postes estão sendo instalados no meio da ciclovia, obstruindo a passagem dos pedestres”, finalizou Honorato.
Esta foi a segunda vez que o vereador Honorato Fernandes subiu à tribuna para denunciar o problema da avenida dos Africanos. No mesmo dia, no período da tarde, o secretário de Urbanismo, Diogo Diniz marcou uma reunião com o vereador para tratar do assunto.
Eclarecimento da Cemar
A Cemar, com foco em um dos seus principais valores – Segurança – tem investido em ações para minimizar os riscos de acidentes com a comunidade, em sua área concessão.
Desta forma, por solicitação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação – SEMURH, a Companhia elaborou uma proposta de regularização da linha de subtransmissão de 69 kV, que liga a subestação São Luís I a Itaqui, pois a mesma apresentava risco à comunidade local. O crescimento urbano desordenado na região acabou por conflitar com a faixa de segurança da rede de subtransmissão, instalada em 1981.
Hoje, a referida linha encontra-se em local adequado e fora de uma área residencial, antes sujeita a interferência por terceiros, causando acidentes com risco de morte.
Portanto, a Cemar, visando garantir a continuidade do sistema e, principalmente a segurança da população residente no local, promoveu a alteração do traçado desta rede, em conformidade com as regras da própria SEMURH.
O vereador Honorato Fernandes desde que brigou com Edivaldo Holanda Jr. agora consegue visualizar coisas erradas na administração de São Luís isto deve ser por interesses contrariados e infelizmente na política as coisas só funcionam assim e isso é muito triste e lamentável.
O secretário já se mostrou muito disposto a ajudar, agora temos que esperar a mesma disposição da CEMAR e dos moradores que jogam lixo nesses locais.
Esse poste aí no meio da calçada é complicado mesmo, e ta inclusive sem aquelas proteções que eles sempre colocam em caso de acidente. E quanto ao lixo, infelizmente não tem como os garis darem conta de tanta sujeira. Primeiro a população precisa parar de jogar lixo nas ruas. E não vem dizer que é pra garantir o trabalho do gari não. Quero ver quem vai garantir o trabalho do coveiro, eu heim..
Isso é verdade. A sujeira é causada pelos proprios moradores, que insistem em jogar o lixo onde nao deve ou criar depositos de lixo improvisados. Uma questao de educaçao.
Já cansei de presenciar aqui próximo a minha casa no Parque Athenas, o carro do lixo passa a noite e quando é pela manhã já ta uma pilha de lixo, o que parece é que o pessoal faz de mal, e joga de madrugada na rua, só pode, acho que se existe horário de limpeza que passa o caminhão, não custa deixar o lixo no seu quintal e colocar na porta só no dia de coleta, não custa nada , mais eles preferem viver com a porta cheia de lixo, espalhado pela cidade quando chove, entupindo bueiros. Não há prefeitura que consiga limpar uma cidade se os próprios moradores não ajudam.
Até entendo o vereador, mas a má educação da população é demais! O povo parece que não se importa com nada, jogam lixo em qualquer lugar, o que dificulta qualquer ação por parte do poder público.
Concordo contigo Márcio. A própria população é que é mal educada e joga lixo na rua.