Se a primeira impressão é a que fica diria que ela foi a pior possível. Em sua estreia no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio enfrentou o Vasco, no Estádio Castelão, por 4 a 0, diante de mais de 32 mil torcedores.
É isso mesmo. O Sampaio que jamais havia sido derrotado por uma equipe na Série B por dois gols de diferença no Castelão foi impiedosamente goleado pelo Vasco.
Mas todo mundo sabia que seria difícil, por isso acredito que o Campeonato Brasileiro Série B vai começar agora para o Sampaio, no duelo com o Avaí, no próximo sábado (21), às 16h, na Ressacada.
O time maranhese foi irreconhecível no setor defensivo. Até chegou a criar duas belas chances com Edgar mas esbarrou no goleiro Martin Silva e outra que explodiu no travessão.
Os gols do Vasco foram marcados por Riascos aproveitando cruzamento de Nenê. A partir daí, o camisa 19 do Vasco foi soberano na partida. Fez o segundo do Vasco ainda no primeiro tempo numa bela jogada com Riascos.
Quando todo mundo imaginava que o Sampaio tentaria uma reação no segundo tempo, foi o Vasco quem continuou mandando no jogo. Numa bela jogada de Andrezinho, Nenê faz 3 a 0 e ele mesmo ainda faria o quarto gol aos 36 minutos.
Com o resultado, o Vasco lidera a competição com 3 pontos e saldo de 4 gols. O Sampaio é o último com a goleada que levou.
Com a revitalização dos cartões postais de São Luís, o Governo do Estado e a Prefeitura têm dado ainda mais vida aos logradouros públicos da Praia Grande, na região histórica da cidade, tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade.A restauração de monumentos e a reforma de praças, coretos e barracas fazem parte do conjunto de ações para incremento do turismo no Maranhão.
Entre os monumentos já recuperados estão a Pedra da Memória e o Coreto da Beira Mar, dois pontos importantes e que marcam períodos prósperos da história maranhense. A Pedra da Memória foi um presente do Estado destinado ao Imperador Dom Pedro II, no ano de 1841, em comemoração à sua coroação. Além de limpeza e nova pintura, as áreas ganharam novo piso e iluminação especial.
Outro ponto conhecido por maranhenses e muito procurado por turistas é a escadaria do Beco Catarina Mina, que recebeu recuperação completa da escadaria, pintura, recomposição das calçadas e da rua de pedra paralelepípedo.
Também com obras finalizadas, as barracas da Rua da Alfândega, na Praia Grande, ganharam nova iluminação individual, cobertura, pintura, reforço na estrutura e nova identidade visual, com imagens de pontos turísticos e personagens da cultura maranhense.
O monumento Pirâmide de Beckman, na Praça 15 de Novembro, também passa por restauração, assim como outros pontos de grande visitação turística, como as Praças Valdelino Cécio e da Faustina, que terão obras iniciadas assim que cessarem as chuvas.
Uma das praças mais importantes do Centro Histórico de São Luís foi revitalizada e entregue à população em junho de 2015. A reforma da Praça Nauro Machado foi um investimento do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, a fim de melhor receber turistas e frequentadores do Centro Histórico.
Ao participar de audiência pública, solicitada pelo deputado estadual Cabo Campos (DEM), o deputado Wellington do Curso (PP) reafirmou o seu posicionamento em defesa dos servidores públicos do Maranhão.
A audiência que discutiu sobre o Projeto 257/2016 contou com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, Noleto Chaves; do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais, Raimundo Pereira; do presidente da Associação dos Servidores do DETRAN, Perez Paz; além do deputado estadual Júnior Verde (PRB) e diversos servidores públicos.
“Analisando o PLP 257/2016 percebemos que o objetivo do projeto faz referência aos ajustes fiscais, preocupando assim os servidores públicos que são essenciais em um Estado Democrático de Direito. Pelo que sabemos, os estados têm o prazo de seis meses para apresentarem os projetos nas suas assembleias legislativas. O meu posicionamento quanto a essa proposta é plenamente contrário. Esse é um projeto perverso para o servidor, maldoso para a Administração Pública e maléfico para a população.”, ressaltou.
O projeto refere-se a mais um plano de ajustes fiscais do Governo Federal, pacote de medidas em busca de cortar os gastos públicos e melhorar a economia. Nele, o governo propõe cortes como: Concursos públicos; Aumentos salariais e Gastos com indenizações dos servidores.
O projeto prevê o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, o fim das licenças prêmio e dos quinquênios e ainda a demissão voluntária de servidores públicos.
A mudança de direção no Teatro Arthur Azevedo promovida esta semana pelo secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino agradou em cheio à classe artística maranhense ao indicar para o cargo o produtor Cultural Celso Brandão.
A reclamação de produtores e artistas com a gestão anterior era enorme e muitos celebraram nas redes sociais a saída de Américo Azevedo Neto. São depoimentos do pessoal da música, teatro, dança, enfim de conhecedores profundos da nossa cultura.
O ator e diretor César Boaes, do espetáculo Pão com Ovo é sem dúvida uma das pessoas que mais utilizaram o Teatro Artur Azevedo nos últimos anos. Ele acredita em um novo momento de agora em diante.
“A mudança foi muito bem recebida por todos da classe artística. Produtores e artistas ficaram felizes com a nova indicação. Acredito que agora teremos maior flexibilidade e visão nova de gestão cultural. Novos projetos já são vislumbrados e espero que a nova direção transforme a casa em um lugar dinâmico aproveitando todos os espaços da casa com projetos culturais e não só uma casa de aluguel de eventos. Acredito que teremos menos regras e menos burocracia na nova gestão é a nossa expectativa”.
A bailarina Olinda Saul também comentou a mudança no TAA. “Seja bem vindo a nossa casa! Que você faça um ótimo trabalho! Terá todo meu apoio!”
A atriz Rosa Everton também se manifestou. “Com Américo fora, vamos torcer pelo Celso. Boa sorte, meu querido!”.
O músico Paulinho Akomabu comemorou a chegada de Celso Brandão. “Desejo muito sucesso à frente desta empreitada que os Deuses da arte te ilumine sempre!”
O produtor cultural Moraes Júnior, crítico severo da gestão de Américo Azevedo foi curto e grosso: “Celso Brandão é um menino muito empreendedor. Ele não é qualquer um. Deus ouviu nossas preces!”
“O teatro Arthur Azevedo tem que propor à sociedade e à comunidade artística uma programação que contemple o ano inteiro através das diversas artes que possam movimentar essa pauta independente dele ser esse grande templo que nós respeitamos e adoramos, mas que não pode se transformar em um elefante branco. Ele tem que fazer parte da vida da nossa sociedade”, destacou o cantor Mano Borges.
Não tenho a pretensão de afirmar que a indicação de Celso Brandão possa ser uma unanimidade.
É possível que alguns não tenham compreendido a mudança, mas chega a impressionar os depoimentos acima.
Mas a convicção de artistas e produtores dão a certeza que o secretário Diego Galdino foi bastante feliz e dia até que foi corajoso demais ao comprar uma briga e se posicionar ao lado da classe artística.
E, é claro que o governador Flávio Dino também foi decisivo.
Ao assinar embaixo e acatar a decisão de Galdino, Dino definitivamente mostrou ter sensibilidade e apostar no diálogo permanente com artistas e produtores culturais.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro Série D. Este ano serão 17 grupos, com quatro clubes cada. Os primeiros colocados avançam à segunda fase, junto com os 15 melhores segundos. A partir daí, o mata-mata é formado.
A competição este ano terá Moto e Maranhão como representantes maranhenses e começa no dia 12 de junho.
O Moto integra o Grupo A4, ao lado de Águia de Marabá-PA, Santos-AP e Tocantinópolis-TO. O Moto começa a caminhada na Série D fora de casa contra o Santos-AP, às 17h, em Macapá.
Na sequência o Moto pega o Águia, em São Luís, no dia 19 de junho. Na terceira rodada, o Moto permanece jogando em casa e enfrenta o Tocantinópolis, no dia 26 de junho.
O Moto abre a fase de volta jogando com o Tocantinópolis fora, no dia 3 de agosto. No dia 10, o Moto enfrenta o Águia, em Marabá e encerra a primeira fase em casa com o Santos-AP no dia 17 de agosto.
O Maranhão ficou no grupo A5 e terá como adversários Juazeirense-BA, Icasa-CE e Altos-PI. O Maranhão estreia contra o Altos-PI, em São Luís, às 16h.
O MAC sai para jogar fora pela primeira vez no dia 19, em Juazeiro-CE, contra o Icasa e segue jogando fora contra o Juazeirense-BA, no dia 16.
O Juazeirense será o primeiro adversário da volta atleticana, dia 3 de agosto, em São Luís. No dia 10, o MAC recebe o Icasa e fecha fora contra o Altos-PI, no dia 17 de agosto.
Não poderia ter adversário melhor para o Sampaio começar a caminhada no Campeonato Brasileiro Série B. Mesmo sendo uma estreia contra o principal candidato ao título e ao acesso, o duelo com o Vasco é a partida de maior expectativa nesta primeira rodada.
A estimativa de público é de 40 mil torcedores no Castelão. Até ontem já haviam sido vendidos mais de 20 mil ingressos.
O técnico Petkovic chegou a fazer treino fechado no Castelão e deve mudar o time abrindo mão de um dos três atacantes e reforçando a marcação no meio-campo.
Sampaio e Vasco fizeram confrontos emocionantes na Série B em 2014. Foram dois empates, o primeiro por 1 a 1, em Teresina e no segundo houve outro empate por 2 a 2, no Castelão.
Mas as coisas agora são bem diferentes. O Sampaio já não tem aquele belo time com Rodrigo Ramos, Edimar, Willin Simões, Jonas, Uilian Correa e Pimentinha já não é mais o mesmo.
E o Vasco de agora é bem diferente daquela equipe que sofreu para subir apenas na terceira colocação. O time está invicto nesta temporada e vem embalado após a conquista do título de bicampeão Carioca e com todos os seus titulares.
Os ingressos para a partida estão à venda no Castelão. Cadeiras cobertas R$ 100, setor 4 a R$ 70 e os setores 1, 2, 3 5 e 6 a R$ 40. Os setores 5 e 6 destinados aos torcedores do Vasco.
Tudo sobre Sampaio e Vasco, às 16h, no Estádio Castelão você acompanha pela Rádio Mirante AM.