O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, nesta terça-feira (3), por 6 votos a 1, o mandato do vereador Beto Castro (Pros).
Com a decisão do TSE, quem assume a vaga na Câmara de São Luís é o suplente Paulo Roberto Pinto (PHS), conhecido por Carioca.
Beto Castro foi acusado por Carioca de usar duas identidades com nomes diferentes: Werbeth Macedo Castro e Werbeth Machado Castro. Ele chegou a ser autuado pela Policia Civil em 2008, ao ser preso quando dirigia uma pick-up com placa clonada.
A briga na Justiça entre o vereador Beto Castro e o suplente Carioca vem desde a eleição em 2012. O então vereador chegou a ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) em dezembro de 2013.
Em março de 2014, por 4 votos a 3, os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão decidiram reformar sentença do juízo da 3ª zona de São Luís que cassava o mandato de vereador Beto Castro.
Beto Castro havia sido cassado pelo TRE num processo por falsidade ideológica movido pelo suplente Carioca.
Agora, o suplente Carioca aguarda o TSE encaminhar a decisão à Câmara para assumir a vaga de Beto Castro nestes oito meses que faltam para terminar o mandato.