Semifinais começam no fim de semana

0comentário
SampaioeMoto
Torcedores esperam final entre Moto e Sampaio

As semifinais do segundo turno do Campeonato Maranhense começam a ser disputadas neste fim de semana. Por terem terminado a fase de classificação na primeira posição em seus grupo, Moto e Imperatriz terão vantagem, respectivamente contra Cordino e Sampaio.

O título do segundo turno vale ao campeão vaga na decisão do Campeonato Maranhense contra o Moto que venceu o 1º turno e no Campeonato Brasileiro Série D deste ano, além da Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro Série D em 2017.

Cordino e Moto abrem as semifinais, no sábado, às 16h, no Estádio Leandrão, em Barra do Corda. As duas equipes já se enfrentaram três vezes e o Moto levou a melhor em todas. A partida de volta será na quarta-feira (4), às 20h15, no Estádio Castelão, em São Luís.

No outro confronto, o Sampaio enfrenta o Imperatriz, no domingo (1º), às 18h, no Estádio Castelão. No único encontro entre as duas equipes, o Imperatriz levou a Melhor e venceu por 3 a 2, na estreia do técnico Petkovic no comando do Sampaio. O jogo de volta será na quarta-feira (4), às 20h15, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia, em Imperatriz.

Os vencedores das semifinais farão a decisão do segundo turno.

Copa do Brasil

O Imperatriz foi derrotado pelo Fortaleza por 2 a 0 e foi eliminado da Copa do Brasil. No primeiro jogo, no Frei Epifânio, as duas equipes haviam empatado por 1 a 1. O adversário do Fortaleza na próxima fase será o Flamengo.

Foto: De Jesus/ O Estado

sem comentário »

Deputados discutem sobre rateio do ICMS

2comentários
Adriano Sarney, Rogério Cafeteira, Josemar de Maranhãozinho e Gil Cutrim, presidente da Famem
Adriano Sarney, Rogério Cafeteira, Josemar de Maranhãozinho e o prefeito Gil Cutrim

O deputado estadual Adriano Sarney (PV), presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, promoveu uma reunião, nesta quinta-feira (28), para acertar detalhes da audiência pública que será realizada no próximo dia 5 de maio, sobre o projeto de lei do governo que modifica o rateio do ICMS para os municípios.

Participaram da reunião os deputados Josimar de Maranhãozinho (PR), líder do bloco União Parlamentar; Rogério Cafeteira (PSB), líder do governo; e o prefeito de São José de Ribamar e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Gil Cutrim.

Em trâmite na Assembleia, o projeto de lei que redistribui o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos 217 municípios maranhenses tem sido bastante debatido no meio político e entre lideranças municipais do estado.

“O projeto do Governo segue linhas de propostas que estão em vigor em outros estados, inclusive da região Nordeste. A ideia é interessante. No entanto, muitas dúvidas ainda são levantadas, como é o caso do coeficiente que será utilizado para a nova base de cálculo. E é por isso que se faz necessário ampliar o debate e tratativas”, diz Gil Cutrim.

Segundo o projeto, a repartição da parcela pertencente aos municípios deve privilegiar com maior percentual de verba as prefeituras que apresentarem melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O assunto será debatido amplamente em audiência pública marcada para o próximo dia 5 de maio na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, a partir da 15h. Além de lideranças políticas municipais, estão convidados representantes do Governo do Estado e deputados estaduais.

Foto: Divulgação/ Assessoria

2 comentários »

Reino esclarece suposto caso de injúria racial

36comentários

A direção do Reino Infantil divulgou nota esclarecendo suposto caso de injúria racial divulgado nas redes sociais.

Leia o esclarecimento na íntegra:

O Centro Educacional Montessoriano Ltada – “Reino Infantil”, há 42 anos atuando com responsabilidade e compromisso na educação e formação de crianças e adolescentes, coerente com o zelo no cumprimento de seus deveres, vem, através desta nota, esclarecer os fatos abaixo descritos em função da divulgação ampla nas redes sociais de notícia intitulada “Vereador de São Luís denuncia ato de racismo na escola Reino Infantil”.

A escola, por respeito à sociedade e, principalmente, por respeito à “Família Reino””, composta por nossos alunos, pais, professores e colaboradores, vem a público esclarecer um equívoco divulgado através de sítios da internet e redes sociais virtuais.

Esclarecimentos:

1 – Esclarecemos que, em momento algum, como noticiado, o aluno fo vítima de ato desumano ou sofreu injúria racial;

2 – Em momento algum, o caso foi tratado com descaso, tendo a escola dado a devida atenção que o fato requereu, apurando, com rigor, todo o ocorrido junto aos alunos e ao professor.

Entendemos a relação entre a escola e os pais como uma parceria na missão de educar. Portanto, tudo que nos é trazido pelos pais, sempre vigilantes e atentos, como nós, ao bem-estar de seus filhos, e tudo o que acontece em cada uma de nossas dependências é sempre apurado de forma devida.

Jamais diminuindo a importância da preocupação do pai, tampouco desmerecendo a consciência do aluno e sua capacidade de perceber o que lhe rodeia, temos tranquilidade em afirmar que o suposto episódio de agressão verbal foi, na verdade, uma palavra ouvida de forma equivocada. Explicação tão simples quanto verdadeira, afirmada pelos próprios companheiros de sala de aula.

É lamentável que um episódio de comunicação ruidosa tenha causado, no aluno e em seus familiares, uma ideia equivocada em relação à conduta de um de nossos professores, um profissional de reconhecida competência e conduta idônea e respeitosa.

Temos certeza, no entanto, de que tal episódio irá solidificar a confiança em nossos profissionais, pois as manifestações de vários de nossos alunos e ex-alunos em redes sociais, empenhados em esclarecer o equívoco, demostra o sucesso de nosso trabalho, pelo qual percebemos e tratamos nossos alunos não apenas como crianças em formação, mas como indivíduos capazes de assimilar valores como justiça e verdade. Orgulhamo-nos em constatar, em uma situação de vida real, a internalização desses valores.

Cientes de termos, através desta nota, esclarecido o ocorrido e de termos, como de costume, tomado todas as providências cabíveis no esclarecimento do fato, agradecemos a todos a confiança depositada em nossa Instituição.

A direção.

36 comentários »

Braide pede agilidade em obras de USC

2comentários
EduardoBraidedeputado
Eduardo Braide em pronunciamento na AL

Em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Braide (PMN) solicitou que as obras da Unidade de Segurança Comunitária (USC) da Cidade Olímpica sejam finalizadas e entregues à população. Para o parlamentar, a USC possibilitará a redução no índice de violência em toda a região.

“Com cerca de 70% dos trabalhos já concluídos, faço um apelo ao secretário de Segurança, que agilize a entrega da USC à Cidade Olímpica. A unidade precisa ser entregue o mais rápido possível àquela comunidade, que hoje, vive sobressaltada com a onda de violência”, ponderou o parlamentar.

Ainda no discurso, o deputado, que falou do Mapa da Violência – estudo feito pelo Ministério Público que mostra a Cidade Olímpica como o bairro mais violento de São Luís, citou exemplos de comunidades onde com as Unidades os índices de violência diminuíram. “A exemplo de outras já em funcionamento, como na Vila Luizão, os índices diminuíram. É preciso que entendamos que nessas comunidades, em sua maioria, vive gente de bem e é preciso resguardar a todos com boas iniciativas como essa da Unidade de Segurança Comunitária”, disse o deputado Eduardo Braide.

O deputado fez questão de destacar que a obra é uma parceria dos governos estadual e federal, com recursos do BNDES autorizados pela Assembleia Legislativa. “Cabe a nós, além da autorização desses recursos, a fiscalização e cobrança pela obra concluída e entregue. Esperamos que o secretário de Segurança, Jefferson Portela, possa intervir para que a USC da Cidade Olímpica seja entregue o mais rápido possível e em pleno funcionamento”, finalizou Eduardo Braide.

2 comentários »

Fufuca e Wellington mantidos na direção do PP

3comentários
WellingtonPP
Deputados André Fufuca e Welligton do Curso com o senador Ciro Nogueira, presidente do PP

A juíza Cristiana Ferraz Leite, da 14ª Vara Cível de São Luís, indeferiu nesta quita-feira (28), o pedido de liminar do deputado federal Waldir Maranhão que pretendia retornar ao comando do Partido Progressista (PP), no Maranhão.

Resolução nº 10/2016 da Comissão Executiva do Diretório Nacional do Partido Progressista dissolveu o deputado Waldir Maranhão da Comissão Executiva Regional, após decisão de mudar o voto e se posicionar contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) divergindo da posição do partido.

Como resultado, o antes presidente do Diretório Estadual do Partido Progressista, Waldir Maranhão, continua afastado, por decisão judicial, da presidência do PP, o que torna ainda mais legítima a condução do Diretório Estadual e Municipal pela atual presidência dos deputados André Fufuca (Estadual) e Wellington do Curso (Municipal) que também é pré-candidato a prefeito de São Luís.

Foto: Divulgação/ PP

3 comentários »

Frente discute Diques da Baixada

1comentário
FrenteBaixada
Deputados discutem sobre o projeto dos Diques na Frente Parlamentar da Baixada Maranhense

Por iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense da Assembleia, presidida pelo deputado Júnior Verde (PRB) foi realizada, na tarde desta quarta-feira (27), na sala das Comissões, uma audiência pública para discutir sobre o Projeto Diques da Baixada. “Nossa intenção é retomarmos a discussão e darmos os encaminhamentos necessários à efetivação do Projeto Diques da Baixada, considerado de vital importância para o desenvolvimento dessa estratégica e importante região do Estado do Maranhão”, declarou Júnior Verde ao abrir a os trabalhos.

Participaram da audiência a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, a secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), os deputados Sousa Neto (Pros), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Bira do Pindaré (PSB), Zé Inácio (PT), vereadores, populares e técnicos de diversos municípios da Baixada.

“O projeto Diques da Baixada representa a redenção da Baixada Maranhense porque vai trazer desenvolvimento social, econômico e ambiental para essa importante região do estado. Em resumo esse projeto visa represar água doce e impedir a invasão de água salgada nos campos da Baixada”, argumentou, categoricamente, Fábio Braga, presidente do Fórum em Defesa da Baixada.

O secretário de Estado da Agricultura, Márcio Honaiser, prestou informações sobre a concepção do projeto e a fase na qual se encontra, salientando que é de interesse do governo do Estado sua execução. “Desde 2012 que a Sagrima colabora com o projeto no que diz respeito aos procedimentos para viabilizar a licença ambiental e o estudo arqueológico. O primeiro aguarda a liberação e o último, até final de julho próximo, será concluído”, acrescentou.

Leia mais

1 comentário »

Copa do Nordeste: alerta aos clubes do MA

7comentários
AlexiPortela
Alexi Portela, presidente da Liga Nordeste

Uma boa notícia, mas que deve deixar os clubes maranhenses em alerta sobre a Copa do Nordeste.

Em  entrevista ao Globoesporte.com, o presidente da Liga Nordeste de clubes, Alexi Portela descartou qualquer mudança no número de clubes e fórmula de disputa da competição em 2017. Ele diz desconhecer qualquer discussão sobre possíveis mudanças na Copa Nordeste.

No entanto, na mesma entrevista, o dirigente da Liga revela algo que considero bastante preocupante. Diz Alexi que a participação dos clubes do Maranhão e Piauí está garantida até 2017.

E a permanência das equipes daqui e do Piauí ficará condicionada à decisão dos outros estados.

“O Piauí e o Maranhão tiveram concessões de participação pela Liga por três anos. Esse prazo termina em 2017 e os outros clubes da região irão definir se esses estados continuam ou não na Copa do Nordeste depois desse período. Acho que todos devem participar, mas são os clubes pertencentes à Liga que vão definir. Não decido sozinho”, diz Alexi.

Mas como assim? Será que ainda não entenderam que Maranhão e Piauí fazem parte do Nordeste?

Acho importante que os clubes acordem o quanto antes…

E que acordem agora…

Ou vão acabar mesmo tirando Maranhão e Piauí da Copa do Nordeste.

Fica o alerta.

7 comentários »

Fundador de seita é preso em Petrópolis

1comentário
Donato Brandão Costa preso em Petrópolis
Donato Brandão Costa preso em Petrópolis

Donato Brandão Costa, de 56 anos, foi preso na noite desta terça-feira (26) em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Ele é apontado como líder de uma seita e responsável pela castração de três jovens em São Luís do Maranhão, em 1994. O acusado foi retirado pela Polícia Civil da sala de aula de uma universidade.

Donato chegou a ficar preso por 10 anos e 4 meses antes de conseguir um Habeas Corpus. Ele saiu da cadeia em 2010, mas a regressão da pena foi decretada pela Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro porque há indícios de que a seita ainda esteja atuando.

Segundo o delegado titular da 105ª Delegacia de Polícia, Alexandre Ziehe, o acusado mora em Petrópolis há três anos e cursa o 9º período de direito. Ainda segundo o delegado, ele disse à polícia que trabalha em uma empresa de turismo no município e mora em um sítio na BR-040.

Segundo informações que constam no site do Tribunal de Justiça, Donato “constrangeu três meninos a praticarem atos libidinosos, mediante grave ameaça”. Ainda de acordo com o processo, o acusado formou uma espécie de centro comunitário e usava a suposta função de guia espiritual para ter domínio sobre os frequentadores do local. Ele foi preso em 1999 e condenado a 37 anos e 8 meses de reclusão.

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Leia mais

1 comentário »

Adriano defende audiência sobre ICMS

3comentários
AdrianoSarney1
Adriano Sarney mantém contato com a Famem

O deputado oposicionista Adriano Sarney (PV) voltou a defender a sua proposta de realização de uma audiência pública, junto a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), para tratar do Projeto de Lei que altera a distribuição de repasses aos municípios, oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Ele adiantou que uma discussão com os prefeitos já estava agendada por ele na Casa. “A respeito da questão do ICMS e os municípios, nós tínhamos já agendada uma audiência pública para o dia 5 de maio pela Comissão de Assuntos Municipais. Esse projeto já estava aqui há um tempo, agora veio à tona. Mas ele já estava há algumas semanas aí, deputado Cafeteira. Até porque nós tivemos a visita do presidente da Famem, o Gil Cutrim na presidência. Eu estava lá presente também. E naquela época decidimos, então, ampliar essa discussão na Casa”, revelou.

Adriano afirmou que tem mantido contato com a Famem e ressaltou a importância de a Assembleia somente votar a proposta, após os municípios se posicionarem efetivamente.

“Ontem mesmo o presidente da Famem me ligou. Então, acredito que com o apoio desta Casa, com o seu apoio como líder do Governo [Rogério Cafeteira], nós podemos fazer uma grande discussão que seja em prol da sociedade do Maranhão. O ICMS educacional existe em outros estados e o governador está trazendo isso para Maranhão e tem que ser discutido com os prefeitos”, finalizou.

Foto: Agência Assembleia

O Estado

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS