Sampaio é campeão no basquete

9comentários
Sampaiobasquete
Sampaio vence o Corinthians pela terceira vez e conquista título inédito para o Maranhão

O Sampaio faz história no basquete e conquista o título inédito da Liga de Basquete Feminino (LBF) – a principal competição do basquete feminino do país e interrompendo o tri-campeonato das adversárias.

O time maranhense com uma marcação implacável e jogando coletivamente, atropelou o Corinthians por  78 a 50, com o ginásio Castelinho diante de 7 mil torcedores e fechou o playoff da LBF por 3 a 1.

Para chegar ao título, as maranhenses haviam vencido os dois primeiros confrontos, em Americana duas vezes seguidas: 81 a 58 e 83 a 66. No último domingo, o Corinthians havia vencido no Castelinho 60 a 52, forçando a realização da quarta partida.

Sampaiotorcida
Público maranhense lotou o ginásio Castelinho com 7 mil torcedores incentivando o Sampaio

O Corinthians começou melhor e parecia que ia repetir o jogo do último domingo, mas o Sampaio equilibrou a partida e fechou o primeiro período em 22 a 16.  A partida continuou equilibrada no segundo período que terminou empatado por 14 a 14, com o Sampaio mantendo a diferença de 6 pontos e o placar em 36 a 30.

O segundo tempo das maranhenses foi perfeito. O Sampaio começou ainda mais forte na defesa no terceiro período e chegou a abrir 30 pontos de vantagem. O Corinthians até tentou uma reação, mas o Sampaio fechou o período em 22 a 8 e o placar de 58 a 38, ficando bem pertinho do título.

No último quarto, o Sampaio procurou administrar a vantagem até garantir 78 a 50, no placar e comemorar o título histórico para o basquete maranhense.

Fotos: Biaman Prado

9 comentários »

Deputados vistoriam obra no aeroporto

1comentário
VistoriaAeroporto
Comissão de Obras e Serviços Públicos realizou vistoria nas obras de ampliação do aeroporto 

Atendendo ao requerimento do deputado Eduardo Braide (PMN), a Comissão de Obras e Serviços Públicos realizou, nesta terça-feira (26), uma nova vistoria nas obras de ampliação do aeroporto de São Luís. “A Assembleia está fazendo sua parte por meio da Comissão de Obras, cobrando nesta vistoria, que a obra de ampliação do aeroporto seja entregue o mais rápido possível à população”, destacou Eduardo Braide.

A vistoria dos deputados foi acompanhada pela supervisora da Infraero no Maranhão, Maria do Perpétuo Socorro de Souza Ferreira, além de engenheiros responsáveis pela obra de ampliação. Foram vistoriadas as instalações no piso térreo, a nova área de embarque e de check-in do aeroporto. Do total, 84% da obra já está pronta, segundo a Infraero.

“Constatamos um avanço, se compararmos com a última vistoria feita aqui, no ano passado. Além do andamento das obras, recebemos a informação da instalação de mais três aparelhos de ar-condicionado na área de embarque do aeroporto, bem como fomos informados também, que haverá uma licitação para o funcionamento de um restaurante no local”, comentou o deputado Braide, ainda durante a vistoria.

Sobre denúncias das más condições das pistas do aeroporto de São Luís, o deputado Eduardo Braide informou que, segundo a Infraero, não há mais problemas. “Questionamos a questão da pista do aeroporto e fomos informados pela própria superintendente, que empresas aéreas fizeram vistorias e atestaram as condições de uso da pista. Além disso, segundo a superintendente, a Infraero realiza duas inspeções diárias na pista do aeroporto, atendendo a uma resolução da ANAC”, completou o parlamentar.

Com a ampliação, o fluxo de passageiros no aeroporto de São Luís, passará de 3,4 milhões para 5,9 milhões por ano. Sobre o prazo de entrega das obras, a Infraero informou que elas devem ser entregues em 30 dias. “O prazo para entrega das obras é de 26 de maio, segundo a Infraero. Depois disso, caberá a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a homologação do projeto. O certo é que vamos acompanhar todo esse andamento para que possamos ter um aeroporto maior e melhor para todos os maranhenses e, claro, aos nossos turistas”, finalizou o deputado Eduardo Braide.

Também participaram da vistoria no aeroporto de São Luís, os deputados Léo Cunha, Sérgio Frota, Hemetério Weba, Zé Inácio, Júnior Verde e Fábio Macedo.

Foto: Divulgação/ Assessoria

1 comentário »

Dnit demite superintendente no Maranhão

1comentário
MauricioItaparyDnit
Valter Casimiro e Maurício Itapary na BR-135

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, exonerou o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Maranhão (Dnit-MA), Maurício Abreu Itapary.

A portaria de nº 132, de 25 de abril de 2016, que trata sobre o assunto, foi publicada na edição dessa terça-feira (26) do Diário Oficial da União.

Na página eletrônica da Superintendência Regional do Dnit-MA já não consta o nome de Maurício Itapary como superintendente. Assume como superintendente, Gerardo de Freitas Fernandes que foi superintendente do Dnit e é primo do deputado federal Pedro Fernandes que votou contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

A exoneração vem após a repercussão nacional sobre atrasos nas obras de restauração, recuperação e duplicação na BR-135, única via de acesso terrestre da capital maranhense, São Luís (MA).

A situação fez com que o diretor-geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira, vistoriasse pessoalmente as obras, no início de abril de 2016.

1 comentário »

Falta medicamentos para pacientes renais

1comentário
RobertoCosta
Roberto Costa faz denúncia na Assembleia

O deputado Roberto Costa (PMDB) denunciou nesta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa a grave situação de pacientes renais crônicos do Maranhão, que necessitam de tratamento fornecido pelo Ministério da Saúde.

O parlamentar relatou que durante este fim de semana, em Bacabal, esteve com representantes da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados do Médio Mearim (Apartam) e, na ocasião, eles afirmaram que três mil pacientes renais estão sem receber a medicação fornecida pelo Ministério da Saúde.

“É um assunto grave, porque envolve vida de maranhense, de pessoas realmente que já vivem numa luta diária em função do seu problema renal, de fazer hemodiálise”, disse.

Dos três mil pacientes renais crônicos do Maranhão, 300 são do município de Bacabal. E o deputado confirmou que estará em Brasília na próxima semana, juntamente com o senador João Alberto e o deputado João Marcelo, para viabilizar com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o reestabelecimento do fornecimento da medicação.

“Os pacientes renais precisam urgentemente dessa medicação, caso contrário, eles correm um sério risco de vida e nós temos a responsabilidade de buscar uma solução. 300 destes pacientes estão em Bacabal, são famílias que vivem numa agonia, numa situação de dificuldade em função do tratamento que é delicado e não podemos aceitar que eles fiquem sem essa medicação”, declarou.

(mais…)

1 comentário »

Murad critica ‘boquinha’ de Pacheco

4comentários
RicardoMurad
Ricardo Murad é ex-secretário de Saúde

O ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB) se manifestou nas redes sociais após a demissão pelo governador Flávio Dino (PCDoB) do secretário Marcos Pacheco (PDT) que ocupava desde 1º de janeiro de 2015, a Secretaria de Saúde do Maranhão.

Murad criticou que mesmo com a demissão, Marcos Pacheco foi agraciado com o que chamou de “boquinha” – o cargo de secretário Extraordinário de articulação de Políticas Públicas.

“Dessa vez foi o secretário de Saúde Marcos Pacheco que foi agraciado com a boquinha. Não adiantou ser subserviente porque, como eu sempre disse, Flávio Dino não tem consideração a ninguém, a não ser com o primeiro-damo”, escreveu.

É exatamente a Saúde, a pasta mais criticada na gestão do governador Flávio Dino (PCdoB). Para Ricardo Murad, para que o governo possa resolver o problema da Saúde não basta trocar o secretário.

“Cada um sabe onde o sapato aperta, mas um profissional que se preza jamais poderia aceitar uma boquinha diante da exoneração humilhante que teve. Para resolver o problema do governo e da saúde não adianta esse troca troca de secretários, só vai resolver quando mudar o governador. E já não está tão longe”, afirmou.

4 comentários »

Nova ‘demissão premiada’ de Flávio Dino

14comentários
secretariosdemitidos
Marcos Pacheco, Delma Andrade, Ester Marques, Ednaldo Neves e Áurea Prazeres

O governador Flávio Dino (PCdoB) novamente demite um secretário da pasta e oferece um cargo extraordinário na gestão e como muitos que foram demitidos vai receber aproximadamente salário de R$ 9 mil, afinal emprego não está nada fácil para ninguém.

No dia 7 de abril, havia destacado aqui essas demissões premiadas no governo Flávio Dino.

O caso mais recente é o do ex-secretário Marcos Pacheco demitido hoje. Ele foi demitido por não ter dado conta do recado na Saúde, mas continuará no governo, agora como secretário Extraordinário de Articulação de Políticas Públicas.

O primeiro caso foi da professora Ester Marques demitida da Secretaria da Cultura após muita confusão. Ela é hoje assessora especial para tratar do PAC. Depois veio a demissão do adjunto da Secretaria de Infraestrutura, Ednaldo Neves que também virou assessor especial.

No mês de março deste ano, Flávio Dino exonerou Áurea Prazeres da Secretaria de Educação e ganhou mais uma assessora especial.

O último caso tinha sido o da ex-secretária de Turismo e agora adjunta de Cultura e Turismo, Delma Andrade que passa a ser assessora especial em Brasília para fomentar a Rota das Emoções.

Além desses, Paulo Guilherme que foi exonerado da CCL e Fortunato Macedo, da Agerp, também assumiram cargo na assessoria especial de Flávio Dino.

Assim, o governador vai criando cargos e mantendo salários de gestores que foram demitidos em sua gestão.

Um a um…

14 comentários »

Flávio Dino demite secretário de Saúde

6comentários
MarcosPacheco
Marcos Pacheco em reunião com representantes do Banco Mundial no Palácio dos Leões

O governador Flávio Dino (PCdoB) exonerou na manhã desta terça-feira (26), o médico Marcos Pacheco (PDT), do cargo de secretário de Saúde do Maranhão. Quem assume o comando da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é o advogado e subsecretário Carlos Lula.

A enfermeira Drª Karla Trindade, que era a secretária de Articulação de Políticas Públicas passa a ser a subsecretária de Saúde.

A demissão de Marcos Pacheco foi confirmada pela Secretaria de Articulação Política e Comunicação no momento em que o secretário participava de uma reunião no Palácio dos Leões com representantes do Banco Mundial.

Carlos Lula disse que o seu desafio inicial será colocar em funcionamento as novas unidades de saúde no Maranhão mesmo neste momento de crise e melhorar o serviço oferecido atualmente. Ele confirmou que será ocupará o cargo em definitivo.

O ex-secretário Marcos Pacheco assume o cargo de secretário Extraordinário de Articulação de Políticas Públicas.

Foto: Twitter/ Felipe Camarão

6 comentários »

Sectur garante apoio ao São João em Ribamar

2comentários
GilCutrimDiegoGaldino
Gil Cutrim (prefeito) e Diego Galdino (secretário)

O prefeito Gil Cutrim (PDT) e o secretário estadual de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, realizaram reunião de trabalho na qual ficou acertado que, a exemplo do que ocorreu ano passado, o governo do estado irá apoiar a prefeitura na realização do São João 2016 de São José de Ribamar.

De acordo com Cutrim, o São João ribamarense, mais uma vez, será um festa voltada para as famílias, valorizando as brincadeiras da terra, movimentando o setor turístico e utilizando o período para gerar trabalho e renda para milhares de pessoas.

“São José de Ribamar possui uma cultura efervescente, os maiores e melhores grupos folclóricos do Maranhão, dentre eles os batalhões de Bumba Boi. Faremos uma festa adequada a nossa realidade financeira, mas sem deixar de prestigiar as brincadeiras da terra e aproveitar o período junino para movimentar a economia da cidade, gerando novos empregos temporários e mais renda”, explicou o prefeito.

Já na próxima semana, Gil Cutrim irá se reunir com representantes de grupos folclóricos, oportunidade na qual serão apresentados mais detalhes sobre o São João 2016.

O evento acontece no período de 19 a 29 de junho. Mais de 100 brincadeiras genuinamente ribamarenses irão se apresentar nos vários arraiais espalhados pela cidade.

Já nos dias 2 e 3 de julho, a prefeitura promoverá o tradicional Lava Bois, evento que encerra oficialmente a temporada junina no Maranhão.

2 comentários »

Werther Lima é o novo Defensor Público

1comentário
Werther-de-Moraes-Lima-Junior
Werther Lima com o governador Flávio Dino e o secretário da Casa Civil  Marcelo Tavares

O governador Flávio Dino nomeou, na noite desta segunda-feira (25), o novo Defensor Público-Geral do Estado do Maranhão, Werther de Moraes Lima Júnior. Em ato realizado no Palácio dos Leões, ambos conversaram sobre os novos desafios da Defensoria Pública e projetos em parceria entre o órgão e o Governo em benefício da população maranhense.

Durante a reunião e acompanhado pelo secretário-chefe da Casa Civil Marcelo Tavares, o governador parabenizou o mais novo Defensor Público-Geral, demonstrou confiança em uma boa gestão do defensor Werther de Moraes Lima Júnior e assegurou que o Governo de Maranhão apoiará a Defensoria Pública naquilo que for necessário, sobretudo nos direitos aos mais pobres.

O novo defensor-geral se disse honrado com a nomeação para o cargo e espera corresponder às expectativas com um trabalho importante para a Defensoria e para todo o Estado do Maranhão.

“Foi uma conversa bastante longa com o governador que mostrou muito conhecimento com a questão da Defensoria Pública, demonstrou que entende a importância do órgão e nos perguntou sobre os mais variados assuntos e atuações”, destacou.

Ex-subdefensor geral, Werther Lima Júnior foi escolhido pelo governador Flávio Dino em uma lista tríplice para comandar a Defensoria Pública do Maranhão.

Na subdefensoria geral, o novo defensor escolheu para o cargo o defensor público Emanuel Accioly. Ambos iniciam o trabalho à frente do órgão a partir de 1º de junho.

Foto: Gilson Teixeira

1 comentário »

Palmira pede jogo coletivo no Sampaio

10comentários
Palmira2
Ala Palmira é um dos destaques do Sampaio Basquete que enfrenta o Corinthians na decisão

Já disse aqui que as atletas do Sampaio precisam pensar coletivamente se quizerem de fato conquistar o inédito título de campeãs da Liga de Basquete Feminino (LBF) diante do Corinthians.

Após vencerem as paulistas por duas vezes, em pleno ginásio do Centro Cívico, em Americana, no interior de São Paulo, o Sampaio “amarelou” e perdeu para o Corinthians, no domingo, no Castelinho por 60 a 52.

Ficou visível a apatia do time e a falta de jogo coletivo. Jogadoras discutiram na quadra. A técnica Lisdavi foi xingada por Iziane…. Mas tudo por conta da decisão.

E a necessidade do jogo coletivo ficou evidente na postagem feita pela ala Palmira nas redes sociais. Ele precisou de uma frase apenas para dizer o que o Sampaio precisa para ser campeão:

Talento vence jogos…mas jogo coletivo vence campeonatos.

Belo recado em inglês e português para o bom entendedor e muita sinceridade de Palmira.

Esse é o caminho para o título.

10 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS