Definidas as semifinais do segundo turno do Campeonato Maranhense. Além do Moto que já estava classificado, Sampaio, Imperatriz e Cordino seguem vivo e vão brigar pelo título.
No Castelão, o Moto venceu o Maranhão por 2 a 1 e com 12 pontos ganhos garantiu a primeira colocação no Grupo A. O adversário rubro-negro será o Cordino que venceu o São José por 4 a 3 e ficou com a segunda colocação no Grupo B.
Em Santa Quitéria, O Sampaio fez 3 a 1, no Santa Quitéria e com 9 pontos ficou com a segunda colocação no Grupo A. O Tricolor pega na semifinal o Imperatriz que bateu o Araioses por 3 a 0 e ficou com a primeira colocação no Grupo B.
Por terem sido campeões de seus grupos, Moto e Imperatriz terão a vantagem e jogam por dois resultados iguais. Os jogos de ida serão no próximo fim de semana.
Nesta semana, mais precisamente no dia 19 de abril, a AGED – Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão completou 14 anos de existência. A data foi destacada pelo deputado Eduardo Braide nas redes sociais.
“Data importante para todos nós, que acompanhamos os serviços prestados pelos mais de 800 servidores da Agência, no desenvolvimento das atividades do setor primário do Estado”, disse.
Eduardo Braide lembrou que o Maranhão é considerado um estado livre da febre aftosa por conta do trabalho exitoso da AGED.
“A agricultura familiar, a inspeção sanitária e o apoio a programas de alimentação básica e merenda escolar são algumas dessas atividades que merecem o reconhecimento de todos os maranhenses. Por meio do trabalho da AGED, o Maranhão é considerado um estado livre da febre aftosa por vacinação, além de ter uma eficaz política de fiscalização do comércio e uso dos agrotóxicos”.
O deputado destacou ainda que é necessário ainda melhores condições de trabalho aos profissionais da AGED.
“À equipe de profissionais da AGED, o nosso respeito e que melhores condições de trabalho possibilitem resultados ainda mais expressivos para que, juntos, possamos celebrar conquistas sempre relevantes para o Maranhão”, finalizou.
O clima era de festa antes da partida. O torcedor maranhense lotou o ginásio Castelinho para terceira partida do playoff da Liga de Basquete Feminno (LBF) entre Sampaio e Corinthians.
O Sampaio que havia vencido os dois primeiros confronto em Americana e precisava de apenas uma vitória para fazer história no basquete nacional e levantar o seu primeiro título.
Mas bastou a bola rolar para perceber que o dia não era do time maranhense. O time errava demais no ataque e o Corinthians demonstrava mais equilíbrio para a partida decisiva.
E em uma tarde em que Iziane e Wheeler estiveram irreconhecíveis, o Corinthians não tomou conhecimento e venceu por 60 a 52 forçando uma quarta partida que será na terça-feira, às 19h30, também no Castelinho, em São Luís.
Chamou atenção do público o certo desequilíbrio da jogador Iziane que discutiu em quadra no início da partida com Palmira e depois, ao ser substituída gritou e gesticulou contra a técnica Lisdeivi Pompa num completo desrespeito.
Até mesmo aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) já cansaram da defesa permanente que o chefe do executivo no Maranhão tem feito da presidenta Dilma Rousseff (PT) que luta para se livrar do impeachment.
O Jornal Pequeno, na Coluna do Dr. Pêta, na edição deste domingo classifica a postura “guerrilheira” do governador de “insana, suicída e egoísta”.
“Que ele tenha suas ideologias e convicções, até dá para entender!!! Mas o Estado não tem ideologia; o Estado é pragmático, e, como tal, precisa do Governo Federal; seja esse governo de Dilma, de Lula, de Cunha, de Temer, de quem for…!!!”, diz a coluna.
Para o JP, o governador Flávio Dino está pensando mais nele do que no Maranhão.
Veja na íntegra:
…O Flávio Dino tem um plano em mente…, só pode ter!!! E se tem tá pensando mais nele do que no Maranhão!!! Não vamos falar em “se”, em “pode ser”; tratemos do que está aí, na nossa cara…, palpável, real…! E o que temos aí é a presidente Dilma fora do governo e o vice Michel Temer como novo presidente do Brasil!!! Ou não é???!!! E o governador de todos nós ´birrando` e ´batendo de frente` como o governo que está prestes a se instalar no país!!! Que ele tenha suas ideologias e convicções, até dá para entender!!! Mas o Estado não tem ideologia; o Estado é pragmático, e, como tal, precisa do Governo Federal; seja esse governo de Dilma, de Lula, de Cunha, de Temer, de quem for…!!! O Governo Dilma Rousseff acabou, e quem vem aí e o Governo Temer!!! Se ele vai se sustentar é outra história!!! O governador Flávio Dino precisa, no mínimo, ficar quieto; e, no mínimo também, procurar uma interlocução com um futuro governo que se mostra aberto ao diálogo, procurando conversar com todas as correntes políticas, que está pensando num pacto de governabilidade!!! Insistir nessa postura guerrilheira é insanidade, é suicídio político e administrativo!!! Ainda mais com o ´imorrível` José Sarney ´rodeando`!!! A não ser que ele tenha um plano!!! E olha que tem que ser um plano bem amplo, que extrapole as fronteiras maranhenses!!! E, se tiver esse plano, o nome já é outtro: egoísmo!!!
O senador Roberto Rocha (PSB-MA) que ainda não se posicionou publicamente a respeito do seu voto no processo de impeachment da presidente Dilma Roussef (PT), mas tudo leva a crer que o seu voto será a favor do afastamento da petista.
“O Maranhão, pela quantidade de votos que despejou nos governos do PT, é credor de uma dívida que não pode ser paga em poucos anos. Somos o único estado da federação que não teve uma única obra estruturante em mais de uma década. Fomos vítima do conto do vigário da Refinaria”, disse nas redes sociais.
Embora possa ter deixado claro o seu voto nas entrelinhas, o senador maranhense diz que não pode pré-julgar, mas adianta que julgamento no Senado será político.
“Por respeito aos princípios básicos do Direito e da Constituição que jurei defender, não me posicionei publicamente sobre o meu voto. Não posso pré-julgar, sob o risco de ferir um principio básico do direito, embora o julgamento, no Senado, seja também de caráter político”, disse.
O Partido Socialista Brasileiro, na votação do impeachment na Câmara dos Deputados determinou posição a favor do afastamento (29 a favor e 3 contra), posição mantida em relação ao Senado.
Domingo de definição de mais três semifinalistas do segundo turno do Campeonato Maranhense. As oito equipes que disputam a competição entram em campo a partir de 16h.
No Castelão, Maranhão e Moto fazem o clássico da rodada. O Moto é aúnica equipe classificada, mas precisa empatar para ficar com a primeira colocação e garanti vantagem na semifinal. O MAC tem um ponto e precisa vencer e torcer por tropeços do Santa Quitéria, Imperatriz e Cordino, além de ter que vencer o Moto por pelo menos três gols ou torcer por goleada do Sampaio diante do Santa Quitéria.
No Rodrigão, em Santa Quitéria, o time da casa enfrenta o Sampaio precisando de vitória simples. As duas equipes até se classificam com empate ou derrota, desde que São José e Araioses não vençam, isto no caso do Sampaio ou que MAC, Imperatriz e Cordino tropecem, o que será bom para o Santa Quitéria.
O Imperatriz pega o Araioses, no Frei Epifânio D’Àbadia. Em meio à uma crise que culminou com a troca de treinadores, o Imperatriz precisa vencer para seguir na competição. O Araioses tem que vencer e torcer por derrotas de Sampaio e São José.
No outro confronto da rodada, o Cordino recebe o São José. O Cordino tem que vencer e torcer por tropeço de Santa Quitéria ou Imperatriz. O São José tem que vencer e esperar uma derrota do Sampaiopara o Santa Quitéria que nesta hipótese fariam uma das semifinais.