O deputado estadual Adriano Sarney (PV), presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, coordenou, nesta terça-feira (19), a reunião preparatória à audiência pública (marcada para 4 de maio) que discutirá soluções para os limites territoriais da Ilha, que integra São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O parlamentar defende soluções objetivas para problemas ocasionados pela legislação desfasada e o crescimento habitacional desordenado dos bairros nas áreas limítrofes municipais.
Para o deputado, o que se começa a discutir a partir deste momento na Assembleia poderá beneficiar os demais municípios do estado.
“Na maioria dos municípios do Maranhão existem problemas de definição territorial e os cidadãos que moram nas áreas limítrofes sofrem com várias dificuldades como falta de coleta de lixo, saúde pública e educação precárias, saneamento básico e infraestrutura deficientes. Por isso temos que definir essas questões de forma objetiva”, informou Adriano.
Participaram da reunião desta terça-feira (19) Marcelo Virgílio de Melo, chefe da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Maranhão; e Felipe de Holanda, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).
O evento contou com a participação dos deputados Antônio Pereira (DEM), Bira do Pindaré (PSB), Eduardo Braide (PMN), Júnior Verde (PRB), Levi Pontes (PCdoB), Sousa Neto (PROS), Vinícius Louro (PR) e Wellington do Curso (PP), além do prefeito de Raposa, Clodomir de Oliveira dos Santos. Representando Paço do Lumiar, compareceram os secretários municipais Antônio de Pádua (Fazenda) e Andréa Feitosa (Infraestrutura). Eudes Sampaio, vice-prefeito de São José de Ribamar e o secretário adjunto de Urbanismo da cidade balneária, Leonardo Oliveira, completaram a lista. A Prefeitura de São Luís não enviou representante para a reunião.
O Sampaio está cada vez mais perto do título inédito de campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) – principal competição do basquetebol nacional.
No último domingo, o Sampaio já havia vencido o Corinthians 81 a 58, em Americana, no interior de São Paulo abrindo vantagem no playoff.
Nesta terça-feira, o Sampaio voltou a bater o Corinthians, com outra atuação de gala, por 83 a 66, novamente no Ginásio do Centro Cívico, em Americana e ampliando para 2 a 0 a vantagem no playoff.
Com a vitória, o Sampaio precisa apenas de uma vitória no domingo (24), às 14h30, no ginásio Castelinho para garantir a conquista histórica.
Fica desde já o convite à torcida maranhense para lotar o Castelinho e levar o Sampaio a essa grande conquista.
O deputado Roberto Costa (PMDB) subiu à tribuna, nesta terça-feira (19), para denunciar a falta d´água nas residências bacabalenses, ocasionada pela má gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Bacabal, gerido pela Prefeitura Municipal.
O parlamentar relatou que a população já não aguenta mais o descaso e a falta de respeito, com os constantes interrompimentos do sistema de abastecimento de água municipal.
No último domingo, a cidade completou 96 anos e o deputado lamentou a situação do município. “A cidade não tem motivos para comemorar. A falta d´água no município chegou a um ponto insuportável e a população não consegue mais admitir o nível de desrespeito do senhor prefeito com a cidade”.
O parlamentar criticou a direção do SAAE em Bacabal pontuando o constrangimento que a situação ocasiona para os bacabalenses . “As pessoas não estão conseguindo há mais de semanas tomar um banho digno na sua casa, porque a água não chega às torneiras dos bacabalenses”, disse Costa.
O peemedebista cobrou um posicionamento da Prefeitura Municipal em relação aos péssimos serviços que o SAAE vem oferencendo aos bacabalenses. “ O queremos na verdade é que o senhor prefeito e a direção do SAAE compreendam a imoralidade e o desrespeito que eles estão cometendo contra a cidade de Bacabal” disse o deputado.
Roberto Costa anunciou que solicitará ao Ministério Publico, que investigue as contas do SAAE de Bacabal.
Chega a ser dramática a situação do MAC no Campeonato Maranhense faltando uma rodada para o término da primeira fase do segundo turno. Nem mesmo o mais pessimista torcedor atleticano imaginaria que o time pudesse ter uma campanha tão ruim no returno.
Após uma excelente campanha no primeiro turno quando foi derrotado na final para o Moto, o time atleticano não conseguiu dar sequência ao trabalho e está perto de amargar a desclassificação na condição de lanterna do seu grupo.
Em três jogos neste returno, o MAC empatou com o São José por 1 a 1. Depois foi surpreendentemente batido pelo Araioses que não havia vencido um jogo e por fim pelo Sampaio.
Ao MAC só resta vencer o Moto e torcer por derrotas de Imperatriz e Cordino em casa, respectivamente contra o Araioses e São José, além de um tropeço do Santa Quitéria diante do Sampaio.
Mas o MAC primeiro tem que tentar fazer a sua parte que é vencer e somar pontos. Depois é esperar pelos outros resultados.
O MAC ainda sonha com vagas no Campeonato Brasileiro Série D, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. O time tem chance pela pontuação em caso de eliminação, mas a tendência é que o time atleticano seja ultrapassado pelo Sampaio, restando neta hipótese apenas a Série D.
A menos que o MAC perca para o Moto e o Sampaio caia diante do Santa Quitéria, o que convenhamos não é muito provável.
O senador Roberto Rocha (PSB) defendeu uma posição unificada da bancada maranhense que seja a melhor para o estado independente de agradar ou não os governos Flávio Dino (PCdoB) e Dilma Rousseff (PT).
Em entrevista ao Blog do Robert Lobato, Roberto Rocha fez uma análise do atual momento político à luz da responsabilidade do Senado no julgamento do processo de impeachment da presidente Dilma.
“Seria importante, sem abrir mão de nossas diferenças e divergências, que acenássemos com um sentido de unidade [da bancada] para podermos depois reivindicar o que o Maranhão merece”, disse.
Sobre o seu voto, o senador respondeu: “Meu partido já decidiu, favorável ao impeachment, mas não é questão fechada”.
Roberto Rocha criticou os movimentos de Flávio Dino contra o afastamento de Dilma e afirmou que nenhum dos senadores foi, até agora, procurado pelo governador comunista para tratar do julgamento do impeachment no Senado Federal.
“Não vejo nem os governadores do PT tomarem uma posição de tamanha exposição. Quando se entra numa retórica de combate, corre-se o risco de dificultar a recomposição do diálogo político. Mas certamente o governador sabe o que está fazendo”.
Sem mais ter o que inventar, o governador Flávio Dino resolveu adotar para si a prática da cortesia com chapéu alheio. Ele anunciou no último domingo, uma “homenagem” aos deputados que votaram contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff na Assembleia Legislativa.
Nada contra os deputados federais que se opuseram ao impeachment, me dou bem com todos. Mas rechaço veementemente esse evento político partidário na Assembleia.
Se o governador quer chamar mais atenção da presidente Dilma e busca holofotes da mídia nacional, que realize essa “homenagem” em sua Casa. Que use as dependências do Palácio dos Leões. Ou retome o trabalho para o qual foi eleito.
Mas, como isso não irá acontecer, coloco a Assembleia Legislativa desde já, à disposição também dos deputados federais que votaram pró-impeachment. Vou entrar em contato com o coordenador da bancada maranhense, e colocar o espaço à disposição.
No mais, espero que Flávio Dino volte a governar. Até porque, o Maranhão precisa caminhar.”, Edilázio Júnior, deputado estadual pelo PV.
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou em redação final, na sessão desta terça-feira (19), o Projeto de Lei nº 270/2015, de autoria do deputado Eduardo Braide (PMN), que institui o Programa Estadual de Doação de Livros Literários e Paradidáticos no Maranhão.
Logo após a votação, Eduardo Braide, subiu à tribuna para agradecer a aprovação do projeto e ressaltar a importância para os estudantes das escolas da rede pública estadual e que recorrem às bibliotecas.
“Ele será de fundamental importância para ampliar o conhecimento aos alunos de nossas escolas e bibliotecas. Temas que serão trabalhados de forma paralela às matérias do currículo regular, de forma a complementar os livros didáticos”, destacou o deputado.
As doações dos livros serão realizadas pela iniciativa privada. Prática já existente e que na visão do deputado Eduardo Braide, precisa ser reconhecida.
“Sabemos que algumas empresas já realizam essas doações, mas sem nenhum incentivo por parte do Estado. A nossa proposta é também fazer um cadastramento dessas empresas e criar o selo ‘Empresa Amiga da Leitura’. Dessa forma, criaremos uma rede de incentivadores à leitura e ao conhecimento no Maranhão”, ressaltou o parlamentar.
Ainda de acordo com o Projeto de Lei n° 270/15 que segue agora para sanção do Governo do Estado, o selo a ser concedido às empresas doadoras de livros literários paradidáticos terá validade de um ano, podendo ser renovado desde que as exigências da proposta sejam cumpridas.
“Teremos empresas como parceiras e não teremos custos para o Estado e, por isso mesmo, acreditamos na sensibilidade do governador Flávio Dino para a sanção da Lei que só vai trazer benefícios para a nossa comunidade escolar. Já dizia Monteiro Lobato: um país se faz com homens e livros”, finalizou Eduardo Braide.
Faltando uma rodada para definição dos semifinalistas do segundo turno do Campeonato Maranhense, sete equipes ainda fazem conta na briga pela classificação e até pelo rebaixamento.
Tranquilo mesmo está apenas o Moto que tem 100% de aproveitamento e já garantiu a sua classificação para a semifinal com uma rodada de antecedência, além disso já está garantido na decisão do Estadual, pois já conquistou o primeiro turno e garantiu também vaga nas competições nacionais.
Na última rodada que será disputada no domingo (24), às 16h se enfrentam Moto x Maranhão; Santa Quitéria x Sampaio; Imperatriz x Araioses e Cordino x São José.
A situação mais grave é a do São José que luta contra o rebaixamento e ainda está com salários atrasados e pode até nem viajar a Barra do Corda. É que o clube não vem recebendo ajuda da Prefeitura de São José de Ribamar e está com mais de dois meses de salários atrasados.
Mas vamos o que as equipes precisam nesta última rodada para garantirem a classificação:
Moto – Precisa empatar com o MAC para garantir apenas a primeira classificação, mas fica em primeiro se o Sampaio não vencer o Santa Quitéria.
Sampaio – Precisa apenas vencer o Santa Quitéria ou em caso de derrota para que o São José não vença o Cordino e o Araioses não goleie o Imperatriz por 8 gols de diferença.
São José – Tem que vencer o Cordino e torcer por derrota do Sampaio para o Santa Quitéria.
Araioses – Tem que vencer o Imperatriz por 8 gols de diferença e torcer para o Sampaio perder para o Santa Quitéria.
Santa Quitéria – Tem que vencer o Sampaio. Se empatar ou perder para Sampaio tem que torcer por derrotas do Imperatriz, Cordino e MAC.
Imperatriz – Tem que vencer o Araioses e torcer por tropeços de Santa Quitéria e Cordino. Em caso de vitória do Imperatriz e do Cordino tudo vai depender do saldo de gols.
Cordino – Tem que vencer o São José e torcer por tropeços de Santa Quitéria e Imperatriz. Em caso de vitória do Cordino e Imperatriz tudo vai depender do saldo de gols.
MAC – Tem que vencer o Moto por pelo menos 3 gols e torcer por tropeços de Santa Quitéria, Imperatriz e Cordino. Nenhuma dessas equipes pode vencer, do contrário tira o MAC da parada.
A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta terça-feira (19) 32 mandados judiciais, sendo nove de prisão temporária, 19 de busca e apreensão e 4 de condução coercitiva, numa operação que desmontou uma quadrilha que praticava crimes previdenciários no Maranhão.
A Operação Vínculos ocorreu nas cidades de São Luís, São Bento, Palmeirândia, Pinheiro e Turilândia, e contou com uma força-tarefa formada pela PF, Ministério do Trabalho e Previdência Social (MPS) e Ministério Público Federal (MPF). O prejuízo identificado é de quase R$ 1,5 milhão.
O esquema criminoso, segundo a PF, contava com a participação do ex-prefeito de São Bento, Luís Gonzaga Barros (PCdoB) e que atualmente é Superintendente de Articulação Regional de São Bento, além de contadores, um advogado especializado em causas previdenciárias, um ex-funcionário do cartório de Palmeirândia, um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros intermediários. Entre os mandados, está a determinação para que o INSS suspenda o pagamento de 11 benefícios de pensão por morte e afastamento do servidor.
As investigações foram iniciadas em 2015 e apontaram que o esquema funcionava desde 2010, com concessão de benefícios de pensão por morte fraudulentos. Os envolvidos usavam identidades fictícias, por meio de falsificação de documentos públicos – por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), com a ajuda da Prefeitura Municipal de São Bento –, para conseguir os benefícios.
Os envolvidos foram indiciados por crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos, associação criminosa e falsidade ideológica, com penas máximas acumuladas que podem chegar a 24 anos de prisão.
O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) oficializou nesta segunda-feira (18), o apoio à pré-candidatura à reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
A reunião foi comandada pelo presidente da Executiva Estadual do Pros, Gastão Vieira e contou também com a participação do vereador do partido Beto Castro. Edivaldo agradeceu o apoio da legenda, e em especial, a Gastão Vieira.
“Estive no Bairro de Fátima, na sede municipal do Partido Republicano da Ordem Social – PROS, onde mais um importante partido de São Luís reafirmou apoio à nossa gestão. Quero agradecer a todos os presentes e, em especial, ao Gastão Vieira, cujo apoio muito me honra”, disse Edivaldo Holanda Júnior.
O vereador Beto Castro também destacou o apoio à gestão do prefeito Edivaldo.
“Demos mais um passo a nossa jornada eleitoral, desta vez com a presença do nosso presidente Gastão viera que na ocasião deu o grito de apoio ao nosso prefeito Edvaldo Holanda e é com esse compromisso que vamos avante rumo à vitória”, destacou.