A Câmara dos Deputados aprovou o andamento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Após cinco horas e meia de sessão, a votação terminou com o placar de 367 votos a favor, 137 votos contra, 7 abstenções e 2 ausências.
A grande maioria dos deputados aproveitou para dedicar o voto aos seus familiares. Também a maioria dos deputados que votou contra o impeachment aproveitou para hostilizar o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha.
Com o voto do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), a Câmara dos Deputados alcançou às 23h08, os 342 votos necessários.
Os dezoito deputados maranhenses estiveram presentes na votação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), na Câmara dos Deputados.
A votação dos maranhenses ficou 10 a 8 a favor do impeachment. Chamou atenção o voto do deputado José Reinaldo Tavares (PSB) que pediu desculpas ao governador Flávio Dino (PcdoB), mas decidiu votar contra a sua orientação.
O vice-presidente Waldir Maranhão (PP) que decidiu mudar de opinião na sexta-feira foi bastante vaiado no momento do voto. Ele votou contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
Na lista dos que votram pelo impeachment: André Fufuca (PP), Alberto Filho (PMDB), Cléber Verde (PRB), Eliziane Gama (PPS), Hildo Rocha (PMDB), Juscelino Filho (DEM), José Reinaldo Tavares (PSB), João Castelo (PSDB), Sarney Filho (PV) e Victor Mendes (PSD)
Votaram contra o impeachment, os deputados: Aluísio Mendes (PTN), Júnior Marreca (PEN), João Marcelo Sousa (PMDB), Pedro Fernandes (PTB), Rubens Jr. (PCdoB),Waldir Maranhão (PP), Weverton Rocha (PDT) e Zé Carlos (PT).
O Sampaio venceu o Maranhão por 3 a 2 e se aproximou da classificação para a semifinal do segundo turno do Campeonato Maranhense.
Os gols do Sampaio foram marcados por Diego Lorenzi, Carlos Alberto e Daniel Barros, enquanto Hélton e Gileard marcaram para o MAC.
O MAC terminou o jogo com dois atletas a menos, pois o zagueiro Leomar e o lateral Denílson foram expulsos, bem como o técnico Meinha.
Com o resultado, o Sampaio chegou a 6 pontos e só precisa de uma vitória simples contra o Santa Quitéria para ir à semifinal, mas pode se classificar até com a derrota, desde que o São José não vença o Cordino na última rodada.
No outro jogo deste domingo, o São José bateu o Imperatriz por 4 a 2, no Estádio Dário Santos, em São José de Ribamar.
Classificação
Grupo A
1 – Moto – 9 pontos (classificado)
2 – Sampaio – 6 pontos
3 – São José – 5 pontos
4 – Araioses – 3 pontos
Grupo B
1 – Santa Quitéria – 4 pontos
2 – Imperatriz – 3 pontos
3 – Cordino – 3 pontos
4 – Maranhão – 1 ponto
Próximos jogos
24/04 – Domingo
16h – Moto x Maranhão
16h – Santa Quitéria x Sampaio
16h – Imperatriz x Araioses
16h – Cordino x São José
O Sampaio deu uma aula de basquete na primeira partida do playoff decisivo da Liga de Basquete Feminino (LBF), no ginásio do Centro Cívico, em Americana-SP.
O time maranhense conquistou uma grande vitória contra o Corinthians, por 81 a 58, e agora precisa vencer dois dos quatro jogos que ainda falta para conquistar o título inédito nacional.
O Sampaio começou o jogo com uma forte marcação e estava preciso nos arremessos de três pontos fechando o primeiro período por 20 a 13. No segundo período, as maranhenses mantiveram o ritmo fechando o primeiro tempo com a diferença de 16 pontos e 44 a 28 no placar.
Na volta do intervalo, o Corinthians tentou uma reação, mas o Sampaio administrou a vantagem e empatou o terceiro quarto em 16 a 16, fechando o placar em 60 a 44. No último quarto, o Sampaio chegou a abrir vantagem extraordinária de 27 pontos. E terminou o jogo com 81 a 58.
Dos 12 jogos do Corinthians em Americana pela LBF, o time paulista só havia perdido uma partida.
O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) classificou como boato uma possível mudança de voto por parte do deputado Waldir Maranhão (PP) que na sexta-feira decidiu mudar de opinião e votar contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
“Se golpistas tivessem a maioria que dizem, não precisariam ficar espalhando boatos, tentando criar “fato consumado””, escreveu nas redes sociais.
O próprio deputado Waldir Maranhão que é vice-presidente da Câmara dos Deputados se manifestou nas resdes sociais, também negando ter mudado de opinião.
“Não vou recuar. Não ao Impeachment!”, disse Maranhão.
Domingo, 17 de abril de 2016. A data é histórica para o Brasil. Todas as atenções do povo brasileiro estarão voltadas para a Câmara dos Deputados, em Brasília para a votação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).
São necessários, no mínimo, 342 votos dos 513 deputados para que o relatório do impeachment seja aprovado, e o processo siga para o Senado.
No Maranhão, 18 deputados federais vão votar. A bancada está dividida e a previsão é de empate em 9 a 9.
Devem votar contra o impeachment, os deputados: Weverton Rocha (PDT), Júnior Marreca (PEN), João Marcelo Sousa (PMDB), Pedro Fernandes (PTB), Zé Carlos (PT), Rubens Jr. (PCdoB), Aluísio Mendes (PTN), José Reinaldo Tavares (PSB) e Waldir Maranhão (PP).
Na lista dos que devem votar pelo impeachment estão: André Fufuca (PP), Sarney Filho (PV), Eliziane Gama (PPS), Juscelino FIlho (DEM), João Castelo (PSDB), Victor Mendes (PSD), Cléber Verde (PRB), Alberto Filho (PMDB) e Hildo Rocha (PMDB).
A sessão que definirá a abertura ou não do processo de impeachment está marcada para começar às 14h. O relator do parecer, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), terá 25 minutos para falar.
Em seguida, os líderes poderão falar entre 3 e 10 minutos, de acordo com o tamanho da bancada, além de mais um minuto para orientar suas bancadas para a votação.
Por volta das 15h, deve começar a votação, que será nominal. Os deputados serão chamados um a um ao microfone para declarar seu voto de “sim” ou “não” pela aprovação do parecer do relator de impeachment. Os deputados também podem se abster. A previsão é que cada deputado leve 30 segundos, em média, para votar.
A ordem da votação alternará deputados do Norte e do Sul, começando pelo Norte. Dentro de cada estado, a chamada terá ordem alfabética. Cunha poderá votar dentro da chamada dos deputados do Rio de Janeiro ou assim que todos os parlamentares da Casa tiverem se manifestado.
Ao fim da chamada dos 513 deputados, será realizada uma segunda chamada para os que estavam ausentes na primeira possam se manifestar.
É tudo ou nada para Sampaio e Maranhão no Campeonato Maranhense. As duas equipes se enfrentam neste domingo (17), no horário incoveniente para o torcedor às 19h15, por conta da transmissão pela TV e ninguém pode pensar em perder.
Com 3 pontos ganhos, o Sampaio é o segund17o colocado do Grupo A. A equipe se reabilitou na última rodada ao golear o Cordino por 6 a 0, antes havia sido batido pelo Imperatriz por 3 a 1.
No MAC, a situação é de total gravidade. Com um empate por 1 a 1 com o São José e uma derrota surpreendente para o Araioses por 3 a 1, o MAC é o lanterna do Grupo B, com apenas um ponto.
O Sampaio está definido com: Rafael, Léo Rodrigues, Rodrigo Arroz, Luiz Otávio e Guilherme Santos; Diego Lorensi, Daniel Barros e Felipe; Edgar, Pimentinha e Carlos Alberto
O MAC terá a sequinte equipe: Raniere; Denílson, Leomar, Johildo e Rômulo Ferreira (Wellington); Sandro Bacabal, Cleyton, Rogério, Rômulo César e Elton; Gileard.
No outro jogo pela terceira rodada, o São José recebe o Imperatriz, às 16h, no Estádio Dário Santos, em São José de Ribamar.