O Sampaio venceu o segundo duelo contra o América-PE pelo playoff da Liga de Basquete Feminino (LBF) por 72 a 65 e empatou a série contra as pernambucanas. No primeiro jogo em Recife, o América havia vencido por 45 a 43.
Depois de um início equilibrado, o Sampaio fechou o primeiro tempo vencendo por 3 pontos de diferença. Na volta do intervalo, o time maranhense aproveitou os erros do América e chegou a abrir 10 pontos de vantagem, passando a administrar o placar até o fim da partida.
Com a vitória, o Sampaio força a realização de uma terceira partida para saber quem será finalista contra Corinthians ou Maranhão Basquete que fazem a outra semifinal.
A definição dos finalistas sairá dos jogos que serão disputados nesta quinta-feira, Podemos ter uma final histórica entre duas equipes maranhenses basta que Sampaio e Maranhão vençam.
O Corinthians enfrenta o Maranhão Basquete, no Ginásio do Centro Cívico, em Americana, às 19h. Sampaio e America-PE jogam em seguida às 21h, no Castelinho, em São Luís. Os dois jogos terão a transmissão ao vivo pelo SporTV.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), deu início à instalação de novos abrigos para usuários de transportes públicos nas principais vias e corredores de trânsito da capital nesta terça-feira (12).
Inicialmente, foram contemplados as avenidas dos Holandeses e Jerônimo de Albuquerque, nos pontos de ônibus localizados próximo à rotatória do quartel da Polícia Militar e à Ceasa. A ação se integra às medidas da gestão do prefeito Edivaldo para melhoria do sistema de transporte da capital maranhense, garantindo mais conforto aos usuários de ônibus.
Os abrigos novos seguem tem dimensões-padrão de 3,7m de comprimento, 1,9m de largura e 2,8m de altura, com capacidade para proteger 10 pessoas, quatro delas sentadas. A estrutura tem perfis, vigas e cobertura com chapas metálicas, aberturas laterais para ventilação e assento com chapa inox e inclinação na frente para melhor proteger os usuários.
O abrigo garante acessibilidade a cadeirantes e pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. A Prefeitura incluiu no projeto um espaço para acomodar um cadeirante e ainda instalou piso táctil de alerta no acesso à parada. A adequação, em consonância com as demandas desses usuários, obedeceu às normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Na manhã desta quarta (13), o deputado Sérgio Frota (PSDB) subiu à tribuna para solicitar às devidas autoridades a recuperação das pistas de pouso do aeroporto de São Luís, através da Indicação nº 213/16.
Conforme documentação apresentada pelo comandante da Gol linhas aéreas, Francisco Cabral, em tempos de chuva a pista do aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado não se encontra apta para o pouso de aeronaves.
A falta de cuidado na infraestrutura das pistas causa grandes prejuízos para as companhias, uma vez que os pilotos não pousam em pistas inadequadas.
“Asfaltos com pistas irregulares, blocos de concretos e buracos comprometem não somente o pouso de aeronaves, mas a segurança de passageiros e da comunidade na região próxima do aeroporto. A questão merece um olhar mais atento de nossas lideranças”, relatou o parlamentar.
De acordo com Relatório de Prevenção, Realprev, encaminhado para o sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Sipaer, a pista do aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado se encontra em situação inadequada para o pouso de aeronaves. Asfalto irregular, fragmentos de asfaltos, buracos e poças d’agua decorrente das intensas chuvas na região são alguns dos índices que atestam a inadimplência.
O documento expedido em 14 de abril de 2011 atesta, ainda, coeficiente de atrito inexistente. Até a presente data pequenos reparos foram feitos de modo a resolver emergencialmente a situação. Contudo, devido ao período de chuvas, os problemas retornam com possibilidades reais de agravamento, colocando em perigo os consumidores das companhias aéreas e os cidadãos que moram perto do aeroporto.
O deputado Sarney Filho (PV-MA) líder do partido na Câmara dos Deputados divulgou nota oficial criticando a ação de parlamentares que estão brincando com o impeachment e chegaram até a criar um “bolão”.
Sarney Filho é um dos deputados que já manifestou voto a favor do afastamento da presidenta Dilma Rousseff.
Mesmo assim, o parlamentar lamentou o fato de alguns colegas estarem banalizando o impeachment.
Veja a nota na íntegra:
“Neste momento em que o país vive um período de incertezas e passa por grandes dificuldades diante da recessão, quero expressar minha indignação com a atitude de alguns parlamentares que estão tratando o impeachment de forma leviana, fazendo até “bolão sobre o placar”, conforme publicado na imprensa.
Não cabe, e nem é oportuno, que membros do Poder Legislativo, que no domingo terão a responsabilidade histórica de julgar o mandato de uma presidente eleita democraticamente, banalizem o processo de impeachment em curso, tratando-o como se fosse uma competição esportiva.
Repudio pessoalmente tais atitudes, que irão reforçar uma imagem negativa do Parlamento, e conclamo ao bom senso aqueles que estão agindo dessa forma”.
Os limites territoriais dos municípios da Ilha de São Luís serão discutidos em audiência pública marcada para o dia 4 de maio deste ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13) pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV). O parlamentar é presidente da Comissão de Assuntos Municipais e da Assembleia.
Serão convidados para a audiência pública representantes das prefeituras dos quatro municípios da Ilha (São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar) e também do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).
“Propor uma solução definitiva para esse impasse sobre os limites dos municípios é uma obrigação da Assembleia Legislativa. Esse problema não se restringe à Ilha de São Luís, por isso estamos programando na Comissão de Assuntos Municipais uma série de audiências para discutir essa questão em outras regiões do estado”, declarou o deputado.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semosp) demonstrou nesta quarta-feira (13) que quando se quer é possível ter a agilidade necessária para resolver os problemas.
Acionado no início da manhã, o secretário Antônio Araújo determinou que uma equipe fosse deslocada para tapar os buracos que vinham atormentando a vida dos motoristas na avenida Litorânea e na rua Altamira, no Quintas do Calhau.
Por volta de 13h, todos os buracos já haviam sido tapados.
Nem preciso falar sobre a importância da Avenida Litoränea e da rua Altamira para desafogar o trânsito na hora de pico. Quem passa por lá sabe muito bem o que estou falaando.
Mas para quem não sabe, a rua Altamira é aquela que fica na subida e descida da avenida Litoränea próximo ao restaurante Cabana do Sol.
Além dos buracos, a Semosp prometeu resolver aquele eterno problema de acúmulo de água na rua Altamira.
O policial militar do Maranhão, Jackson Braga Alves de Melo Mesquita, que foi preso em flagrante nesta segunda-feira (13), em Teresina, após assaltar um posto de combustível onde ele havia acabado de abastecer o seu veículo, costumava postar fotos nas redes sociais com grandes quantias de dinheiro.
Após a prisão do PM, foram divulgadas imagens onde ele exibe montantes de dinheiro nas redes sociais. Em uma das imagens postadas, ele chega a varrer várias cédulas que estão espalhadas pelo o chão.
Segundo a polícia, o dinheiro que aparece nas sessões de exibicionismo não seria produto de roubo. As notas pertenceriam a empresas de transporte de valores para quem Jackson prestava serviços em seu horário fora do expediente como PM.
Jackson Braga Alves de Melo Mesquita está preso Quartel Geral da Polícia Militar, em São Luís, onde responderá inquérito administrativo e pode até ser excluído da corporação.
O PM é natural de Teresina e foi admitido na Polícia Militar do Maranhão no ano de 2014. Ele ainda se encontra em estado probatório. Jackson Braga era lotado no 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do município de Caxias, e prestava serviço na cidade de Coelho Neto. Ele estava afastado em virtude de um atestado médico.
Conforme o tenente-coronel Ruy Fernandes, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Caxias, esse pode não ter sido o primeiro assalto cometido pelo PM no Piauí. “Teve um problema de envolvimento. Um provável assalto em 2014 na cidade lá de Teresina e algumas pessoas o reconheceram quando viram as imagens na televisão lá de Teresina”, finalizou.
O deputado Sousa Neto (Pros) denunciou na sessão da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (13) que policiais teriam transferido de ônibus de linha, um preso da delegacia de Santa Luzia para Buriticupu.
As mensagens enviadas, através de um aplicativo de celular foram divulgadas pelo parlamentar e revelam a crise na Segurança Pública no Maranhão.
“Se tem um flagrante em Santa Luzia, os ‘polícias’ devem trazer para Buriticupu, se estiverem sem condução, só pegarem um ônibus que eles pegam de graça”, a declaração é do delegado Diogo Melo, titular da delegacia de Buriticupu, no oeste do Maranhão, em conversa com policiais da delegacia de Santa Luzia.
Ainda segundo as mensagens, o delegado não podia ir buscar o preso em flagrante por conta da realização de um mutirão de segurança e a delegacia de Santa Luzia encontrava-se sem delegado titular, assim como a maioria dos municípios maranhenses, sem viaturas.
“Estou tendo mutirão, secretário dentro da dp de Buriticupu com juiz, promotor, ouvindo todos os presos”, justificou o delegado.
Sousa Neto denunciou, também, na semana passada, o abastecimento de viaturas com combustível doado pela Vale, como forma de recompensa pela elucidação de um furto. Ele tem criticado desde o início do mandato, os altos índices de assaltos a ônibus na Grande São Luís e de agências bancárias em todo o Maranhão.
“O que mais falta acontecer nesse estado para que seja dado oficialmente o selo de incompetência ao secretário de Segurança Pública?”.
O deputado federal, André Fufuca (PP-MA) confirmou nas redes sociais que votará a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).
O anúncio pelo deputado foi feito após o Partido Progressista, do vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão decidir votar pelo afastamento da petista.
“O momento do país é delicado e todos estamos sofrendo com isso. Como cidadão, eu não posso deixar de me solidarizar ao chamado de milhões e milhões de pessoas que exigem novos rumos”, disse.
Para André Fufuca, a presidenta Dilma Rousseff não reúne mais condição de administra o Brasil.
“Hoje acho que os mandatários da nação, não tem condições de continuar seguindo no comando do país. As pedaladas fiscais causaram rombos bilionários nas contas públicas e a total ineficiência do governo em reverter a situação se tornou evidente. No próximo domingo eu votarei a favor do impeachment”.
O parlamentar fez um apelo no sentido de se evitar conflitos no próximo domingo quando a Câmara dos Deputados votará pela saída ou permanência da presidenta Dilma.
“Peço a todos que, independente do resultado, que possamos evitar conflitos e discussões. Não está em jogo um partido ou um político. O que está em jogo é o futuro do nosso país”, finalizou.
O governador Flávio Dino (PCdoB) voltou a comentar no twetter sobre o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff (PT) que será votado pela Câmara dos Deputados.
Dino tem sido um dos principais defensores da tese de “golpe” contra o governo petista.
“Só tenho um imenso temor de a irresponsabilidade golpista conduzir a graves confrontos entre brasileiros. Necessário ter bom senso”, afirmou.
“Nenhum partido de “centro” votará unido, nem a favor, nem contra impeachment. Todos sabem disso. O resto é torcida e tentar ganhar no grito”, acrscentou.
Para Flávio Dino, a mobilização da consciência democrática vai vencer o “golpe”.
“Hoje o golpismo continua bem longe de reunir 342 votos. A mobilização da consciência democrática da Nação vai vencer o absurdo golpe”, finalizou.
Em outra postagem publicada na segunda-feira (11), após a votação do relatório da Comissão Especial do Impeachment, Flávio Dino já havia afirmado que a votação por 38 a 27, seria demonstração de que o impeachment havia sido rejeitado.
“Impeachment não alcançou 2/3 nem na Comissão. Quem conhece a Câmara, sabe que no Plenário mesmo é que não alcançará. Não vai ter golpe. Ou seja, o impeachment na Comissão, na verdade, foi rejeitado, pois o quorum constitucional de Plenário é dois terços. Não vai ter golpe”, disse.