O deputado Eduardo Braide (PMN) declarou, na sessão desta segunda-feira (11), que a Assembleia Legislativa do Maranhão está cumprindo o seu papel ao reivindicar obras de recuperação e melhoria da BR-135. Em seu discurso, ele fez um relato da reunião realizada sábado (9), no auditório do Complexo de Comunicação, com a presença de dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Em seu discurso, o deputado frisou que, no que diz respeito à recuperação da BR-135, para que ela possa ficar, pelo menos, trafegável, no trecho do Km 0 ao Km 69, foi celebrado um contrato, por meio do qual seis equipes já se encontram em campo fazendo trabalho emergencial.
Eduardo Braide assinalou que o diretor-geral do Dnit, Fábio Casemiro, que veio de Brasília com a missão de se reunir com parlamentares maranhenses em São Luís, firmou o compromisso de que, ao longo desta semana, mais duas equipes iniciarão seus trabalhos, perfazendo um total de oito equipes em campo.
“São R$ 18 milhões a previsão do valor deste contrato emergencial, e do Km 69 até Matões, mais R$ 19 milhões para fazer a recuperação emergencial. Além disso, tivemos também o compromisso firmado pelo diretor-geral do Dnit de que a obra de duplicação da BR-135 deverá ser reiniciada oficialmente este mês, porque, segundo ele, já começou, inclusive o trabalho de retirada do entulho que se encontra ali na região de Bacabeira, e deve ser entregue até no máximo em janeiro do ano que vem”, declarou Eduardo Braide.
Ele advertiu que caberá aos deputados estaduais, a partir de agora, fazer a cobrança dos prazos que foram anunciados pela direção do Dnit. É de 60 dias o prazo que seja concluída a recuperação emergencial.
“O diretor-geral do Dnit comprometeu-se ainda de abrir o processo de licitação para incluir esse trecho da BR-135 no Crema, que é uma recuperação mais profunda e que vai ficar de maneira mais perene nesse trecho da BR-135. E cobrarmos também a questão da duplicação da BR-135, que esse prazo de uma vez por todas seja cumprido pelo Dnit, uma vez que o próprio diretor-geral esteve presente lá na área, vistoriando o estado dramático em que se encontra esta rodovia no Maranhão”, ressaltou Eduardo Braide.
Foto: JR Celedônio/Agência AL