Por Zeca Soares • segunda-feira, 11 de abril de 2016
A comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (11), por 38 votos a 27, o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT).
Dos 65 deputados que integram a comissão, os três deputados maranhenses titulares votaram contra o relatório: Weverton Rocha (PDT), João Marcelo Souza (PMDB) e Júnior Marreca (PEN).
O resultado da votação na comissão deve ser lido no plenário da Câmara nesta terça-feira (12) e publicado no Diário Oficial da Câmara dos Deputados na manhã de quarta (13).
Depois de respeitado um prazo de 48 horas, a expectativa é de que a votação no plenário da Câmara comece na próxima sexta-feira (15) e leve três dias, terminando no domingo (17).
Para ser aprovado e seguir para o Senado, instância à qual cabe julgar a denúncia, são necessários os votos de 342 dos 513 deputados.
Leia mais
Categoria Charges | Tags Dilma Rousseff, Impeachment, João Marcelo Souza, Júnior Marreca, Weverton Rocha
Por Zeca Soares • segunda-feira, 11 de abril de 2016
O III Congresso do Partido Ecológico Nacional (PEN), realizado no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (AL-MA), confirmou o apoio ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Cerca de mil militantes e 60 pré-candidatos a vereadores e prefeitos lotaram o espaço do evento.
O encontro teve a presença do presidente nacional do PEN, Adilson Barroso; do presidente estadual do Maranhão, Jota Pinto; do presidente regional do Rio de Janeiro, Chiquinho Silva; dos deputados da legenda, federal Júnior Marreca e estadual César Pires; e dos presidentes da Juventude, Marcelo Calvet e da Mulher, Concita Pinto. Também compareceram ao congresso o deputado federal Rubens Brito (PCdoB), a deputada estadual Valéria Macedo (PDT); o presidente municipal do PR, Hélio Soares; e o chefe da Casa Civil do Estado do Maranhão, Marcelo Tavares, que representou o governador Flávio Dino.
“Tenho muitos companheiros no PEN. Este partido, com o qual tive oportunidade de conviver quando era vereador, tem um grande time com nomes importantes para a politica municipal, estadual e nacional. Quero agradecer o apoio que estou recebendo do PEN”, disse Edivaldo, sinalizando ainda avanços da sua gestão na Prefeitura de São Luís. “Temos trabalhado muito ao longo desta gestão e hoje temos obras espalhadas em toda a cidade”, afirmou Edivaldo, que compareceu ao evento acompanhado da primeira-dama de São Luís, Camila Holanda.
O presidente da executiva nacional da legenda destacou a opção do PEN pelo apoio a Edivaldo. “O prefeito de São Luís sempre se mostrou companheiro e esteve ao lado do PEN. A reeleição do prefeito Edivaldo vai fortalecer a capital”, enfatizou Adilson Barroso.
O presidente do PEN Maranhão, Jota Pinto, deu boas vindas ao prefeito Edivaldo, reforçando que o conhece desde a Câmara Municipal de São Luís, e sempre viu nele um jovem político promissor. “Nossas decisões são feitas e aprovadas pela militância. Queremos um partido forte e comprometido. E por isso abraçamos o nome de Edivaldo para dar continuidade à administração da Prefeitura de São Luís”, destacou Jota Pinto. “Nós acreditamos nesta gestão, e na integridade do prefeito Edivaldo, que foi o que nos conquistou. Ele é o melhor para São Luís”, acrescentou o deputado federal Júnior Marreca.
Categoria Notícias • Política | Tags Edivaldo Holanda Júnior, Jota Pinto, PEn
Por Zeca Soares • segunda-feira, 11 de abril de 2016
A Câmara de São Luís aprovou requerimento de autoria do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) solicitando a realização de campanha educativa junto a motoristas em defesa dos atletas de rua.
A proposta é mais do que oportuna, afinal a cada dia cresce o número de corredores e ciclistas nas avenidas de São Luís.
Categoria Esporte | Tags Atletas de rua, Pedro Lucas Fernandes
Por Zeca Soares • segunda-feira, 11 de abril de 2016
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) adiou pela terceira vez a partida entre São José e Imperatriz pela terceira rodada do segundo turno Campeonato Maranhense.
A partida que estava marcada para o último domingo (10) foi adiada devido à falta de laudos do Estádio Dário Santos, em Sâo José de Ribamar para quarta-feira (13). Nesta segunda (11), a FMF adiou a partida par domingo (17).
Além do adiamento dos jogos que seriam disputados no Castelão por conta do entupimento das galerias, agora, por falta de laudos a partida no Dário Santos também foi adiada por mais uma vez.
Dessa forma, a rodada que teve início no dia 27 de março com a vitória do Santa Quitéria por 4 a 3 sobre Araioses, no Cardosão, em Araioses será complementada neste fim de semana com destqque para o clássico Samará que será decisivo.
O Moto enfrenta o Cordino, no sábado (16), às 16h, no Estádio Castelão. No domingo (17), o São José recebe o Imperatriz, às 16h, no Dário Santos, em São José de Ribamar e o Sampaio pega o Maranhão, no clássico, às 17h, no Estádio Castelão.
Foto: Biaman Prado/ O Estado
Categoria Esporte • Futebol • Sampaio | Tags FMF, MAC, Moto, Sampaio
Por Zeca Soares • segunda-feira, 11 de abril de 2016
Posicionando-se contra o processo de impeachment da presidente Dilma, o vereador Honorato Fernandes (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta segunda-feira (11), para afirmar que insatisfação política não constitui base que fundamente o processo, sendo preciso, portando, ter o ordenamento jurídico e os princípios constitucionais como fio condutor do julgamento do mesmo.
“Nunca ouvi dizer que impopularidade leva a impeachment. O cenário político atual é um momento de divisão, entre caminhar na legalidade e o que determina o regimento jurídico, ou seguir o caminho da intolerância, da construção do medo, do terror. Impopularidade não justifica nenhum processo de impeachment, caso justificasse, muitos vereadores, deputados e senadores não se ergueriam para fazer a disputa eleitoral, pois onde há quem aplauda, sempre haverá também quem critique”, afirmou o parlamentar, o qual reforçou que a ação processual constitui um golpe.
“O que está em jogo não é o PT, tampouco a vontade da presidenta Dilma ou do ex-presidente Lula. O que está em jogo é a verdadeira justiça, a garantia de direitos, da legalidade do processo e do respeito ao voto. O impeachment está sim previsto na constituição, mas impeachment fora do ordenamento jurídico e daquilo que determina as leis, é sim um golpe. ”
O vereador disse ainda que a luta contra o processo de impeachment se justifica na garantia de direitos conquistados pelas classes populares ao longo dos anos nas gestões petistas.
“Quero dizer ainda da minha esperança é de que novos ares baterão a nossa porta, após essa crise política. Ares que permitirão que mais famílias tenham suas casas, que a agricultura familiar se fortaleça ainda mais, que o bico de luz, que ainda falta chegar em muitos rincões desse país, permita que a luz entre porta adentro e que outros filhos e filhas de empregadas domésticas continuem podendo frequentar os bancos das universidades públicas. Esse é o projeto que nós defendemos”.
(mais…)
Categoria Notícias • Política | Tags Dilma Rousseff, Honorato Fernandes, Impeachment, PT
Por Zeca Soares • segunda-feira, 11 de abril de 2016
Alguns defensores da pré-candidatura da deputada federal Eliziane Gama (PPS) e a própria, comemoram os números da pesquisa Escutec divulgados nesta segunda-feira (11), pelo jornal O Estado.
Entretanto, numa análise fria dos números da Escutec, quem tem motivo para comemorar é justamente o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT). A Escutec já fez três levantamentos sobre a disputa eleitoral na capital maranhense e Edivaldo segue diminuindo a diferença para Eliziane.
O primeiro levantamento da Escutec, em maio de 2015, Edivaldo aparecia na terceira colocação e a diferença para Eliziane Gama era de quase 30%, pois Eliziane tinha 42,8% das intenções de voto, contra 13,3% de Edivaldo.
Já no segundo levantamento da Escutec, pois o Blog compara apenas pesquisas do mesmo instituto, a diferença caiu absurdamente. A segunda pesquisa foi feita em setembro de 2015 e naquela oportunidade era de aproximadamente 8%. Eliziane apareceu com 28,7% contra 20,6% de Edivaldo.
Nesta terceira pesquisa, divulgada hoje, a diferença segui diminuindo e está na casa dos 6%. Eliziane, no cenário mais provável, aparece com 21,9% contra 16,3% de Edivaldo.
Ou seja, numa matemática básica, afinal contra números não existem argumentos, a diferença entre Eliziane e Edivaldo segue diminuindo.
Blog do Jorge Aragão
Categoria Notícias • Polícia • Política | Tags Edivaldo Holanda Júnior, Eliziane Gama, Escutec, O Estado, Pesquisa
Por Zeca Soares • segunda-feira, 11 de abril de 2016
A pesquisa Escutec divulgada por o Estado, nesta segunda-feira (11) avaliou o governo Flávio Dino (PCdoB)
Após 1 ano e 4 meses de governo, a avaliação de Flávio Dino é considerada ótima para 2,2% dos entrevistados e boa para 23,6%.
A maioria dos entrevistados 31,1% considera o governo Flávio Dino apenas regular. Ainda 15% consideram o governo ruim e péssimo 23,8%. Não sabe/não responderam soma 4,4%.
A pesquisa ouviu 1001 pessoas entre os dias 5 e 7 de abril e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 5 de abril, o número MA-01393/2016. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Categoria Notícias • Política | Tags Escutec, Flávio Dino
Por Zeca Soares • segunda-feira, 11 de abril de 2016
Pesquisa do Instituto Escutec divulgada nesta segunda-feira (11) pelo jornal O Estado aponta que a eleição para prefeito de São Luís seria definida em um segundo turno se a eleição fosse hoje.
Na primeira pesquisa oficial registrada e divulgada no ano da eleição, o que chama bastante atenção é o alto percentual de eleitores indecisos ou que disseram não votar em nenhum dos candidatos aprsentados que varia entre 20% a 34%.
A deputada Eliziane Gama (PPS) está na frente com índices que variam entre 21,9% e 26%, de acordo com o cenário. Em segundo aparecem o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PCT) com índices que variam de 15,5% a 16,9% e o ex-prefeito de São Luís e deputado federal João Castelo com percentuais que variam de 15,6% a 15,7%.
Em um segundo pelotão, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) aparece com índices que variam entre 5,5% e 8,6%, o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) varia de 3% a 8,7%, a vereadora Rose Sales (PMB) entre 6,5% e 8,8%, Fábio Câmara (PMDB) com índices entre 6,5% e 8,8% e João Bentivi (PHS) entre 1,1% e 1,8%.
Em outros dois cenários, com os candidatos Andréa Murad (PMDB) e Neto evangelista (PSDB) os números são os seguintes: Andrea Murad registra índices entre 3,7% e 4,2%, enquanto Neto Evangelista de 3,3% a 3,7%. O levantamento não incluiu o nome do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) que somente na quinta-feira (7) anunciou a sua pré-candidatura.
Encomendada pelo PMDB, o levantamento ouvi 1001 pessoas entre os dias 5 e 7 de abril. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 5 de abril, o número MA-01393/2016. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Categoria Notícias • Política | Tags Edivaldo Holanda Júnior, Eleição, Eliziane Gama, João Castelo