Prefeitura inicia melhorias no Nhozinho

5comentários

NhozinhoSantos

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), iniciará, nesta segunda-feira (11), os trabalhos para recuperação emergencial do Estádio Nhozinho Santos. Na última semana, as roçadeiras já começaram o serviço de capina no gramado do estádio. A previsão de reabertura do estádio é para o fim de maio.

A reforma determinada pelo prefeito Edivaldo integra-se às diretrizes da atual gestão para a área do esporte, visando oferrecer à população uma alternativa para o acesso ao lazer e ao esporte.

O projeto de recuperação emergencial do Estádio Nhozinho Santos inclui serviços de pintura, instalação de nova iluminação e placar eletrônico, limpeza e higienização de toda a área interna, incluindo lanchonetes, banheiros e vestiários.

Os sistemas hidráulico e elétrico, os portões de entrada e saída, bem como das saídas de emergência, também serão substituídos. Os extintores serão repostos e as paredes serão reforçadas para garantir mais segurança aos torcedores.

Será criada ainda acessibilidade para frequentadores com deficiência ou locomoção reduzida. As modificações atenderão as especificações definidas em Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e às diretrizes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Para o secretário municipal de Desportos e Lazer, Julio França, esse é um momento importante para o futebol maranhense.

“O prefeito Edivaldo reforçou a importância da reativação deste importante espaço da nossa cidade para a população de São Luís e determinou a realização, com a maior brevidade possível, de todas as adequações necessárias para que o Nhozinho volte a contemplar o futebol maranhense, e que nossa torcida possa vibrar com nossos times e jogadores em partidas emocionantes”, pontuou.

5 comentários »

Audiência debate saúde pública no MA

0comentário

WellingtondoCursoaudiencia

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) realizou na última quinta-feira (7), Dia Mundial da Saúde uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a atual situação da saúde pública no Maranhão e em São Luís, bem como seus retrocessos e avanços.

Inicialmente, o deputado Wellington realizou uma dinâmica diferente e fez a composição da mesa prestigiando populares e líderes de movimentos sociais que expressaram suas indignações com a precariedade no sistema de saúde pública em São Luís. Dentre os diversos fatos denunciados, foi relatada a falta de médicos em algumas unidades, problemas no atendimento e na estrutura de hospitais, a humilhação no Centro de Marcação de Consultas, dentre outros fatores que vêm incomodando a população.

“Sempre tive muita determinação na vida, mesmo com todos os desafios que me trouxeram até aqui. Esta audiência foi um grande aprendizado a todos nós, representantes do povo, pois serviu para nos alertar sobre quanto a nossa saúde pública está padecendo e pedindo socorro. Enquanto cidadão e representante do povo maranhense, reafirmo o meu apoio incondicional a cada um de vocês, que aqui representam parte de uma população decepcionada e revoltada com a humilhação diária a que são submetidos, como é o caso do movimento em defesa dos autista”, disse Wellington.

Estiveram presentes o secretário adjunto de Estado da Saúde, Arnaldo Garcia; a secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe; a representante do Ministério Público, Fabíola Moucherek; o defensor público federal, Yuri Costa; o representante do Conselho Estadual de Saúde, Jhonny Sousa; o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Dilson Bessa, além de representantes de diversos movimentos sociais e membros da sociedade civil que sofrem diariamente com o descaso da saúde pública.

sem comentário »

Glaubert assegura benefícios a Matinha

0comentário

GlalbertCutrim

O deputado Glalbert Cutrim (PDT) garantiu nesta última sexta-feira (8) a retomada do ano letivo em duas unidades de ensino médio localizadas no município de Matinha.

Em reunião de trabalho com estudantes, pais, o secretário estadual adjunto de Educação, Anderson Lindoso; e o prefeito Beto Pixuta (PDT); Cutrim recebeu dos empreiteiros responsáveis pelas obras de reforma das escolas estaduais Aniceto Mariano e Astolfo Serra a garantia de que os serviços serão concluídos em breve.

Na primeira, os trabalhos ganharam ritmo acelerado, o que resultará na retomada das aulas já nesta próxima semana. Na segunda, o prazo é de que a reforma seja concluída até o fim do mês, o que proporcionará que o ano letivo tenha início em maio.

“Estou muito feliz em poder estar contribuindo com a formação e bem-estar dos jovens matinhenses”, afirmou o parlamentar.

Também participaram do encontro os vereadores Mastrangelo, Tom e Gil Matinha.

Ainda como parte da sua agenda de trabalho no município, Glalbert Cutrim visitou o projeto “Alinhavando e Construindo Sonhos”, fruto de uma parceira entre a prefeitura municipal e o governo federal e que está capacitando mais de 200 mulheres.

O deputado também esteve conferindo o andamento das atividades do “Mais Lazer”, inciativa desenvolvida na cidade pelo governo do estado.

Beto Pixuta e os vereadores destacaram o trabalho de Glalbert Cutrim em favor de Matinha e do seu povo. “O Glalbert está sempre presente nos municípios, conversando com a classe política e o povo, ouvindo suas reivindicações e trabalhando na Assembleia Legislativa para torna-las realidade. É um parlamentar atuante e amigo da Baixada Maranhense”, disse Pixuta.

sem comentário »

Sampaio lança novo uniforme

13comentários

SampaioUniforme

O Sampaio lançou ontem à noite o seu novo uniforme que será utilizado ainda no Campeonato Maranhense e no Campeonato Brasileiro Série B.

O novo uniforme que também tem novo fornecedor – a Numer, preservou o modelo tradicional Tricolor e o segundo uniforme na cor branca. Os dois terão “gola v”.

A estreia do novo uniforme já deverá ocorrer na partida do próximo domingo (17), contra o Maranhão, pelo Campeonato Maranhense e também deverá estar disponível nas lojas do clube.

Foto: Elias Auê/ Sampaio

13 comentários »

Bancada é contra antecipação da eleição

0comentário

bancadamaranhense

Paralelamente ao assunto principal da política no Brasil que é o processo de impeachment, tramitam no Congresso Nacional propostas que se aceita podem modificar o processo eleitoral brasileiro este ano. A antecipação de eleição presidencial ou mesmo das eleições gerais para 2016 é tema que já vem sendo debatido em Brasília. O Estado ouviu deputados federais do Maranhão sobre o assunto mostrando que há uma tendência da bancada em Recusar tais propostas.

O primeiro a cogitar a antecipação de eleição presidencial foi o senador Valdir Raupp (PMDB­-RO), que em discurso comentou que a saída para a crise política do país não é o impeachment da presidente Dilma Rousseff ou a renúncia, mas uma nova eleição para escolha de um novo presidente dois anos antes do previsto.

Outra proposta com o mesmo teor será apresentada pelo PTN na Câmara dos Deputados. Foi o que informou o deputado federal da legenda, Aluísio Mendes. Segundo o parlamentar maranhense, para atender a demanda da sociedade, a classe política precisa avançar mais e estudar a possibilidade de fazer novas eleições para que a população tenha a possibilidade de julgar e escolher um novo representante.

“Acredito ser viável sim a antecipação da eleição presidencial porque somente assim poderemos atender os anseios da sociedade, que não serão atendidos com o impeachment ou mesmo a renúncia da presidente. A sociedade teria a opção de escolher um novo presidente que teria a missão de reorganizar o país acabando com a crise política e também econômica”, disse Mendes.

Nenhum cenário pode ser descartado, para que possamos ter amanhã saídas. Existem correntes que defendem ouvir a sociedade. E ouvir a sociedade nunca será uma ideia ruim Renana Calheiros, presidente do Congresso Também é a favor da proposta o deputado Sarney Filho (PV). Segundo ele, é uma opção para retirar o país da crise política apesar de acreditar que uma nova proposta como essa em um momento em que o impeachment está sendo discutido pode fazer com que o foco do processo seja desviado.

“Não me oponho a uma eleição presidencial ou mesmo uma eleição geral antecipada. Acho que seria uma saída para crise política. Mas uma ideia nova como essa pode tirar um pouco a atenção ao processo que vivemos na política nesse momento que é o impeachment”, disse.

A opinião de Aluísio Mendes é contestada pelos deputados André Fufuca (PP), Pedro Fernandes (PTB) e João Marcelo de Sousa (PMDB), João Marcelo acredita que a proposta é inviável porque atropela a constituição e causará gastos maiores aos cofres públicos.

“O Brasil passa por um momento decisivo na sua história. Antecipar uma eleição presidencial neste momento, ou termos eleições gerais ainda esse ano é sem dúvida um atropelo às normas já definidas na nossa Constituição Federal. Nesse sentido, novas eleições trariam inúmeros problemas partidários, desgastes desnecessários ao país e à população, e um gasto inviável aos cofres públicos”, afirmou o parlamentar peemedebista.

A mesma opinião é a do deputado André Fufuca. Segundo ele, a antecipação da eleição não é a saída para a crise política no Brasil. “Essa proposta não tem pé nem cabeça. Não é essa a saída que precisamos. A saída que precisamos é o diálogo e o equilíbrio entre os poderes”, afirmou.

(mais…)

sem comentário »

Maranhão bate Corinthians na LBF

0comentário

MaranhaoCorinthians

O Maranhão Basquete saiu na frente do Corinthians/Americana ao vencer o primeiro duelo do playoff disputado ontem à noite, no ginásio Castelinho, por 81 a 74, pela Liga de Basquete Feminino (LBF).

Atual campeão da LBF, o Corinthians/Americano entrou como favorito neste confronto, pois nos quatro confronto da fase de classificação havia vencido o Maranhão Basquete, mas desta vez a história foi bem diferente.

O Corinthians/Americana chegou a abrir vantagem de 20 pontos. No primeiro período, o Timão após um forte início fez 21 a 11. E continuou dominando o jogo no segundo período fechando em 41 a 30.

A reação maranhense começou no terceiro período quando o MB fez 25 a 17, conseguindo dimunuir a vantagem para apenas um ponto: 59 a 58. No quarto período, o Maranhão Basquete continou arrasador e venceu por 26 a 16 fechando o jogo em 81 a 74.

As duas equipes se enfrentam na terça-feira (12), às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV em Americana.

Se vencer, o Maranhão Basquete garante vaga na final. O Corinthians/Americana precisa vencer para forçar uma terceira partida.

No outro duelo pela LBF, o América-PE recebe o Sampaio, hoje, às 12h, em Recife.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS