Por Zeca Soares • terça-feira, 29 de março de 2016
O ex-deputado e ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB) criticou nas redes sociais a postura do partido que decidiu se retirar da base do Governo Dilma Rousseff (PT).
Para Ricardo, mais uma vez o PMDB toma uma decisão sem a unidade necessária para ser levada a sério.
“Lideranças do porte de Sarney, Renan, Jader Barbalho, João Alberto, Kátia Abreu e muitos outros importantes líderes do PMDB, declaram que permanecerão no governo, isso logo após a “decisão” da reunião convocada para esse fim, determinando ainda que todos entreguem os cargos que possuem no governo”, disse.
Segundo Ricardo Murad, os peemedebistas não levaram em conta os interesses da nação, mas sim os interesses pessoais.
“Um blefe onde, pelo que parece, todos de alguma forma se posicionaram em função de seus interesses pessoais deixando em segundo plano os interesses da nação. Para ser assim, melhor fariam se não tomassem decisão alguma. Qualquer que seja o resultado do processo de impeachment que segue na Câmara dos Deputados, o fato é que a presidente Dilma perdeu todas as condições de continuar à frente do governo”.
“Seu final será igual a um balcão de quitanda tendo que dar e ceder para garantir o apoio individual de cada parlamentar. Que governo teremos sem apoio de partidos formais? Uma decepção que só irá tornar ainda mais volátil o quadro de instabilidade política que vive o Brasil. Após esse episódio de hoje, protagonizado pelo PMDB, insisto que a solução seria a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte a ser eleita em outubro deste ano com eleições gerais em 2018”, finalizou.
Foto: Biaman Prado/ O Estado
Categoria Notícias • Política | Tags Dilma Rousseff, PMDB, PT, Ricardo Murad
Por Zeca Soares • terça-feira, 29 de março de 2016
O deputado estadual Sousa Neto (Pros), fez pronunciamento nesta terça-feira (29) sobre a Medida Provisória assinada pelo governador Flávio Dino, semana passada, que institui premiação para policiais civis e militares da ativa por apreensão de armas de fogo em situação irregular.
“Não estou aqui condenando a ação do governador, mas antes de espalhar aos quatro cantos que esta Medida Provisória é um benefício aos policiais militares do Maranhão ele precisa é cumprir pelo menos um dos oito itens do Termo de Compromisso assinado em abril do ano passado pelo seu secretariado e que são promessas de campanha”, indagou Sousa Neto.
A premiação pecuniária varia entre R$ 300 e R$ 1,5 mil de acordo com o potencial lesivo da arma – conforme o Estatuto do Desarmamento (Lei Federal nº 10.826/03) – e circunstâncias da apreensão, segundo o texto da MP. O valor é condicionado à situação de flagrante e à entrega das armas não municiadas aos órgãos competentes e será divido em partes iguais para cada membro da equipe.
“Os policiais militares são unânimes ao afirmar que essa premiação não pode vir antes da PEC 300, da Lei de Ordem Básica, que 300 reais, dividido por 4 ou 5 policiais não pode vir antes do auxilio alimentação se transformar em vale alimentação e antes do programa de financiamento habitacional”, cobrou o parlamentar.
Apresentando a cópia do Termo de Compromisso assinado em abril de 2015 pelo Secretário de Segurança Jeferson Portela, pelo então secretário adjunto da Casa Civil, Carlos Eduardo Lula e e por Márcio Jerry, que na época era secretário de Assuntos Políticos e Federativos, o governo se comprometeu que seriam analisados e cumpridos até junho do ano passado.
“Minha insatisfação não é pela Medida Provisória, mas sim pelos acordos que não foram cumpridos, até hoje, por parte do Governo do Estado do Maranhão com os policiais militares”, concluiu Sousa Neto.
Foto: Agência Assembleia
Categoria Notícias • Política | Tags Polícia Militar, sousa neto
Por Zeca Soares • terça-feira, 29 de março de 2016
O volante Marcos Assunção, de 39 anos foi apresentado como principal reforço do Sampaio nesta reta final do Campeonato Maranhense.
Contratado na semana passada, Marcos Assunção só desembarcou ontem em São Luís, iniciou os treinamentos, mas não será utilizado pelo treinador Petkovic no clássico decisivo contra o MAC, no sábado, às 19h15, no Estádio Castelão até porque a sua última partida oficial foi no fim do mês de outubro do ano passado.
Em sua apresentação, o jogador citou atletas como Paulo Baier e Zé Roberto que mesmo com idades avançadas ainda estão jogando futebol. “jogadores que se cuidam a vida inteira tem essa longa vida no futebol”, disse.
Marcos Assunção disse que não veio ao Maranhão nenhuma para brincadeira e muito menos para passear e que chega com vontade de levar o Sampaio à Série A em 2017.
“O meu trabalho não é fora de campo, o meu trabalho vai ser dentro de campo e vou fazer de tudo para demonstrar o profissionalismo que sempre tive em todos os clubes que atuei. Eu estou com 39 anos, mas eu tenho uma vontade muito grande ainda de jogar e de conquistar títulos e principalmente aqui é fazer com que o Sampaio possa ir para a primeira divisão no ano que vem. É um desafio novo, longe de São Paulo, longe da minha casa, da minha família, então eu não estou aqui para brincadeira… Não vim para passear”, afirmou.
O experiente jogador foi uma indicação do treinador Petkovic com quem Assunção trabalhou no Criciúma e marcou, de falta o gol no empate por 1 a 1, com o Sampaio, pelo Campeonato Brasileiro Série B. Marcos Assunção já atuou em diversos clubes da primeira divisão como Palmeiras, Santos, Flamengo e no futebol internacional em equipes como Roma e Betis.
Foto: Vinícius Bogéa/ Sampaio
Categoria Esporte • Futebol | Tags Marcos Assunção, Petkovic, Sampaio
Por Zeca Soares • terça-feira, 29 de março de 2016
Presente à reunião do PMDB que aprovou o rompimento do partido com o governo Dilma por aclamação, a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney afirmou nesta terça-feira (19) que a sigla desembarcou na hora certa.
“Estou acompanhando o partido. Está no timing certo. Era uma questão só de decisão”, afirmou Roseana, que é membro do diretório nacional da sigla.
A ex-governadora evitou fazer comentários mais detalhados sobre o governo Dilma.
Filha do ex-presidente da República e ex-senador José Sarney, também do PMDB, Roseana negou que o pai tenha tido alguma influência em sua decisão de apoiar o desembarque. “Lá em casa todo mundo tem autonomia”, disse.
Questionada se acredita que há motivos para o impeachment da presidente Dilma Rousseff, ela desconversou. “Ainda não avaliei. Mas o que o partido decidir, estarei junta”, disse.
Estadão
Categoria Notícias • Política | Tags Dilma Rousseff, PMDB, Roseana Sarney
Por Zeca Soares • terça-feira, 29 de março de 2016
A duplicação da BR-135 será retomada a partir do mês de abril. A informação foi confirmada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) em seu perfil no Twitter após receber visita de dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O assunto ganhou repercussão e virou alvo de muitas críticas, após a morte neste fim de semana da bailarina Ana Duarte. Ela foi assassinada durante um assalto ao reduzir a velocidade do veículo que dirigia para tentar passar por um dos buracos na BR-135.
“Recebi agora visita de dirigentes do DNIT do Governo Federal. Continuarei cobrando para que compromissos deles sejam atendidos sobre as BR-135 e 222”, escreveu.
Segundo o governador, O DNIT garantiu que oito equipes iniciarão na próxima semana a recuperação das duas BRs.
“O DNIT assumiu compromisso de que haverá 8 equipes recuperando BR-135 na próxima semana. Também BR-222. E que duplicação será retomada em abril”.
Nesta terça-feira (29), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) protocolou, na Justiça Federal, uma Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar contra a União e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) pedindo a recuperação imediata da BR-135.
Foto: Flora Dolores
Categoria Notícias • Política | Tags BR-135, BR-222, DNIT, Flávio Dino
Por Zeca Soares • terça-feira, 29 de março de 2016
O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado estadual Edilázio Júnior (PV), apontou incoerência nos discursos do governador Flávio Dino (PCdoB).
Ele citou os diferentes posicionamentos do comunista em relação às promessas de campanha; a uma solução à falta de infraestrutura da BR-135; a crise política e econômica nacional e em relação ao juiz federal Sergio Moro, que é quem conduz a Operação Lava Jato.
Sobre o primeiro aspecto, Edilázio lembrou que durante a campanha eleitoral, em 2014, Dino prometia utilizar voos comerciais para se deslocar de São Luís, e não jatinhos e helicópteros pagos por dinheiro público.
“Ele agora é governador e não sabe mais o que é andar de carro pelas rodovias estaduais e federais no Maranhão. Diferentemente do que pregou na campanha e logo após ter sido eleito, quando posou para um selfie dentro de um voo comercial, ele agora gasta milhões com jatos e helicópteros. É um falastrão”, afirmou.
Já em relação a situação precária da BR-135, Edilázio também lembrou que no ano passado, o governador se posicionou contrário à emenda da bancada federal para a continuidade da obra de duplicação da rodovia.
“Flávio Dino foi contra a emenda de bancada. Depois da morte da bailarina Ana Duarte, ficou comprovado mais uma vez que o governador Flávio Dino é inoperante e não tem prestígio com o Governo Federal, uma vez que ele precisa entrar na Justiça contra o Dnit – e não mais para fazer a obra, como havia dito antes -”, disse.
Edilázio também relacionou às críticas de Dino àqueles que se colocam favoráveis ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
“Nós não podemos ser extremistas. Flávio Dino se porta como mulçumano do Estado Islâmico, como um talibã, um extremista. Quem não é a favor da presidente Dilma não presta, é golpista, é facista. E isso ele fala dos próprios aliados. Quando ele fala que todo mundo é golpista, ele está falando do seu vice-governador e de vários secretários de estados, de vários deputados federais que o ajudaram”, enfatizou.
(mais…)
Categoria Notícias • Política | Tags BR-135, Dilma Roussesff, Edilázio Júnior, Flávio Dino
Por Zeca Soares • terça-feira, 29 de março de 2016
Essa é uma cena que tem se tornado bastante comum em São Luís e por isso você até possa imaginar que estou postando uma matéria repetida. Mas não é isso…
Muitas vezes já registramos que a Prefeitura de São Luís alfalta os bairros e logo em seguida aparece a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para abrir buracos nas ruas.
Essa prática é antiga, mas no governo anterior sempre se dizia que era perseguição da ex-governadora Roseana Sarney com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Agora, o governador é Flávio Dino, aliado do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a Caema continua trabalhando da mesma forma. Será que é ainda é perseguição ao prefeito?
Sem qualquer planejamento e parceria cada um faz o seu e a população é quem sai perdendo com ruas esburacadas e prejuízo para quem tem carro, além do poder público gastar duas vezes para fazer a mesma obra.
O resultado está ai nesta imagem. Um caminhão de lixo da própria Prefeitura de São Luís afundou em um buraco feito pela Caema no Parque Shalom numa via importante e que dá acesso ao Grand Park.
E diga-se de passagem que várias ruas do Parque Shalon estão assim por conta das obras de péssima qualidade da Caema.
Mas fatos assim se multiplicam pela cidade…
Categoria Notícias • Política | Tags Edivaldo Holanda Júnior, Prefeitura de São Luís
Por Zeca Soares • terça-feira, 29 de março de 2016
O MAC tem jogo decisivo nesta quarta-feira, às 15h45, contra o Araioses, no Cardosão pelo segundo turno do Campeonato Maranhense.
Não existe outro resultado para o MAC senão a vitória. O empate com o São José por 1 a 1, na primeira partida do returno deixou o time atleticano em sinal de alerta, pois uma equipe que quer ir longe não pode vacilar neste tipo de jogo. Até porque vai enfrentar uma equipe que perdeu os sete jogos que já realizou até agora.
O MAC é o terceiro colocado com apenas um ponto, mas pode pular para a liderança se vencer. Os concorrentes diretos Imperatriz e Cordino perderam no fim de semana, o que foi muito bom para o MAC.
O problema é que após o Araioses, o MAC terá pela frente Sampaio e Moto e terá que vencer um dos dois confrontos para ir à semifinal do returno.
Mas antes de pensar em Sampaio e Moto, o MAC tem que vencer e com bom saldo de gols o Araioses, pois se tropeçar poderá comprometer a sua sequência na competição.
Qualquer vacilo do Maranhão nestas três partidas que restam poderá custar muito caro, pois o time briga por vaga na final do Estadual, no Campeonato Brasileiro Série D, além da Copa do Nordeste e Copa do Brasil em 2017.
Foto: Biaman Prado/ O Estado
Categoria Esporte • Futebol | Tags Araioses, Maranhão, Moto, Sampaio
Por Zeca Soares • terça-feira, 29 de março de 2016
O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) apresentou moção de repúdio à presidenta Dilma Rousseff (PT) por conta do descaso do Governo Federal em relação à situação da BR-135.
“No que se refere a BR-135 tem-se ainda o total descaso em relação à duplicação da mesma, uma vez que há mais de 15 anos nunca foi entregue sequer o primeiro trecho dessa importante BR, única via de acesso à capital do estado do Maranhão”, disse.
Braide relatou a morte da bailarina Ana Duarte no fim de semana. Ela foi alvo de bandidos no momento em que reduziu a velocidade do veículo para passar por um dos buracos na BR-135.
“É inadmissível a situação com que o governo federal trata o Maranhão no que diz respeito a BR. Já extrapolou todos os limites do ser humano aguentar essa situação das BRs do Maranhão. Hoje, já não temos só mais as filas do congestionamento na BR-135, temos as filas daqueles carros que furaram o pneu também e que ficam ali no acostamento. Já tivemos casos de gestantes que deram luz na BR-135, já tivemos inúmeros casos de acidentes e agora, por fim, essa triste morte da senhora Ana Duarte que perdeu a sua vida ao diminuir a velocidade do seu veículo e praticamente pará-lo agora no trecho da BR-135”, destacou.
Além da BR-135, Braide lembrou a situação caótica também da BR-222.
O Plenário da Assembleia Legislativa deve apreciar o Requerimento de Eduardo Braide à presidenta dilma Rousseff na Ordem do dia desta terça-feira (29), pela manhã.
Categoria Notícias • Política | Tags Assembleia Legislativa, BR-135, Dilma Rousseff, Eduardo Braide, Moção de Repúdio
Por Zeca Soares • terça-feira, 29 de março de 2016
Ao se pronunciar na Tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (28) sobre o polêmico assassinato da bailarina Ana Duarte e cobrar também mais competência da Segurança Pública do MA quanto ao índice de mortes violentas no feriadão, a deputada Andrea Murad (PMDB) relembrou que o governo anterior conseguiu manter a conserva da BR através de um ofício ao DNIT objetivando a manutenção da estrada.
A deputada criticou o governador Flávio Dino (PCdoB) que, segundo ela, apenas um ano e meio após assumir o governo resolveu falar sobre a situação da BR-135, mas pressionado após a repercussão da morte da bailarina e das criticas que foi alvo nas redes sociais por parte de quem se arriscou ir até o interior do Maranhão neste feriadão.
“Todos os dias são várias mortes violentas, trágicas, como a de Ana Duarte. O governador já expressou que o problema era culpa do governo anterior. Um ano e meio depois o problema é de quem Flávio Dino? Coloca a culpa na buraqueira da estrada de Perizes, quando ele, com um simples ofício para o DNIT, conseguiria pedir a conserva do Estado para ele fazer a manutenção da estrada. E vem agora com essas mensagens através de Facebook e Twitter, não sabe o que faz, antes disse que vai na justiça pra ele resolver o problema e cobrar os gastos do Governo Federal, mas hoje já disse que vai entrar na justiça para garantir que o DNIT conclua a obra, não é mais ele, que não é obrigação dele cuidar de buracos. Ele tem obrigação de cuidar de tudo, sim. Ele foi eleito para isso, para cuidar de qualquer coisa que o Estado precise. Vamos parar de ladainha em rede social, parar de reclamar e tratar de trabalhar”, disse a deputada.
Ainda em crítica ao governador Flávio Dino sobre a sua falta de entendimento e cuidado com as demandas do Estado, a deputada cobrou proatividade do governador e menos intromissão nas demandas nacionais do país.
“Ele tem tanto prestígio com a Presidente Dilma, quem ele está defendendo com unhas e dentes, mas a obra parou justamente quando ele assumiu o Governo. Ele tem é que procurar resolver os problemas ao invés de ficar se metendo nessa questão do impeachment de Dilma. Porque é isso que ele gosta de fazer, ficar pagando imprensa nacional para ficar aparecendo, ele devia cuidar dos problemas aqui do Maranhão, do povo maranhense, das mortes que estão acontecendo”, disse.
Foto: Nestor Bezerra
Categoria Notícias • Política | Tags Andrea Murad, Assembleia Legislativa, BR-135